Referendo sobre o Aborto - Saiu hoje a legislação

Ainda agora estive a ouvir o Professor Daniel Serrão na TSF (pelo NÃO), que diz que por ele nenhuma mulher abortante, seja em que estádio da gravidez for, deve ser penalizada! E lembra ele, e bem, que por alguma coisa mesmo na moldura penal que considera o aborto crime, este não é equiparável ao crime de eliminação do recém-nascido!

Recém nascido é uma coisa...juridicamente é uma pessoa! O que te perguntei directamente, à tua consciência, é muito simples: aceitas que a mulher possa, livremente e por sua exclusiva decisão, praticar o aborto até ao dia anterior ao termo natural da gravidez, no pressuposto ( por ti expressado) que o feto não tem consciência e não é pessoa ?

O que tu referes não será possível.
Um médico NUNCA pode dizer não a algo que um utente queira. Este é apenas aconselhado, mas é SEMPRE o utente que toma a decisão sobre determinado tratamento, ou seja o que for

A sério!? Quer dizer que se eu necessitar ficar de baixa médica sem estar doente e pedir a um médico para passa-la o gajo não pode recusar o meu pedido.

Estás a brincar com coisa sérias, K2000.

Então a grávida que pretende abortar vai a um hipermercado buscar algum estojo de «faça você mesmo»?!...

Até para dar uma injecção num centro de saúde tens que te sujeitar a um procedimento médico, e agora querias o aborto em centro de saúde como «ida ao bar»...

Afinal quem anda a brincar e a usar exemplos disparatados? O médico fará o aborto porque a isso é obrigado, mas absolutamente nada nos garante que irá aconselhar bem ou mal a pessoa em causa, quanto mais não seja porque os médicos também terão as suas opiniões sobre o caso. Porque partes para o exagero? Achas que fazes assim melhor valer o teu ponto de vista?

Eu defendo um ponto de vista, e nenhuma das respostas ao referendo irá garantir isso. O que o referendo garante, e já é a segunda vez que o digo, é uma desresponsabilização do estado no que ao acompanhamento diz respeito.

Como disse ontem:

«O NÃO contém a preponderância da EMOÇÃO (+ primitiva).

O SIM, acusado de ser RAZÃO (- primitiva), é-o de facto mas também marcado por emoção (não há ausência de emoção na raz
ão). O que não há é o domínio da mais primitiva EMOÇÃO, como foi sucedendo nas eras do tempo para que o Homem fosse evoluindo e completando o instinto pela reflexão e consciência.»
Realmente só falta chamar primitivos aos defensores do NÃO! Sim porque os do NÃO só mostram inferioridade com a sua opinião. Não têm uma mente evoluido. São um atraso na evolução humana...

Quando o sol nasce é para todos

Quando o sol nasce é para todos

Na idade média havia pessoas prepotentes que quando não gostavam de alguem mandavam queimar a pessoa. Na Europa isso deixou de se passar assim e ainda bem. Alguém teve a brilhante ideia de instituir os tribunais. A partir daí ficou bastante mais dificil alguem mandar para a pira qualquer um por dá cá aquela palha sem qualquer acusação formada, pois passou a ser necessário ter provas, ter quem advogasse pela defesa e quem o fizesse pela acusação. Nasceu na altura o que agora alguns espumam de raiva ,estou a referir-me à Santa Inquisição. Infelizmente, como sempre e em todas as epocas, há sempre ums filhos duma realissima ***piiiiiiii***** (auto censurado) que desvirtuaram completamente o sentido e o objectivo da sua criação. Felizmente que isso acabou com o fecho e encerramento e os tais sacaninhas deixaram de poder continuar a fazer mal aos outros aproveitando-se das instituições da Igreja catolica. Antigamente, havia em algumas ordens relegiosas a chamada "roda", mas isso pelos vistos acabou em muito por casa das perseguições movidas aos cristãos. Felizmente que Portugal tem a honra de ter sido o primeiro a abolir a pena de morte e que o ultimo referendo juntou pessoas com o objectivo de ajudarem as mulheres em dificuldade e as gravidas. Hoje existem varias instituições particulares cujas pessoas que lá trabalham tem o estatuto muito honroso de serem voluntários sem salario. As gravidas tem apoio gratuito a todos os niveis, tanto para ela como para o bebé pelo tempo que for necessário. Em resumo, todos temos o direito à nossa liberdade e não é licito ser racista contra alguém que ainda não tem BI. Não roubou, não matou, não mentiu, em suma não fez nada de errado perante a sociedade, porque raio à de ser castigado ? E logo com a pena de morte ?

Última edição:
Concordo que ninguém faz um sem pensar duas vezes. Mas, quando adolescentes que vão ao planeamento familiar pedem pilula do dia seguinte, quando já tomaram mais de uma vez essa pílula (que é uma autentica bomba hormonal e não deve ser usada frequentemente!) e dizem que não tomam a pílula tradicional pq se não querem e os namorados tb n usam preservativo pq não querem, o que acham que farão em relação ao aborto? Sendo legal não será uma decisão mais fácil de tomar?

Então é mesmo abortar pq sim! Não precisa ter um fundamento...

E resposta à outra pergunta?

Como já disse várias vezes sou a favor da despenalização, mas não a fazer desta liberalização escondida nesta pergunta...

A resposta à outra pergunta não se pode evitar... Claro que recorrerão na mesma à clínica clandestina.

Mas tenho a certeza que 10 semanas dá para uma grávida ter consciência se está ou não grávida.

Assim terá tempo para decidir.

Concordo que ninguém faz um sem pensar duas vezes. Mas, quando adolescentes que vão ao planeamento familiar pedem pilula do dia seguinte, quando já tomaram mais de uma vez essa pílula (que é uma autentica bomba hormonal e não deve ser usada frequentemente!) e dizem que não tomam a pílula tradicional pq se não querem e os namorados tb n usam preservativo pq não querem, o que acham que farão em relação ao aborto? Sendo legal não será uma decisão mais fácil de tomar?

Nisto tens razão...Há muita gente que toma pílula do dia seguinte como se não houvesse amanhã...

Em relação a abortar, acho que os casos não têm comparação. Como se alguém fizesse um aborto e ficasse com vontade de fazer outro...Não me parece que as coisas funcionem assim.

Afinal quem anda a brincar e a usar exemplos disparatados? O médico fará o aborto porque a isso é obrigado, mas absolutamente nada nos garante que irá aconselhar bem ou mal a pessoa em causa, quanto mais não seja porque os médicos também terão as suas opiniões sobre o caso. Porque partes para o exagero? Achas que fazes assim melhor valer o teu ponto de vista?

Eu defendo um ponto de vista, e nenhuma das respostas ao referendo irá garantir isso. O que o referendo garante, e já é a segunda vez que o digo, é uma desresponsabilização do estado no que ao acompanhamento diz respeito.

Obrigado?!

Eu não favoreço a violentação, de conciência de outrem (como faz o NÃO...), respeito a objecção de consciência!

Se o médico tem objecção de consciência em realizar o aborto nem sequer deve atender a grávida! Esta deve passar paar alguém que esteja em condições de a aconselhar tecnicamente sem interferência moral! Para dimensão moral presente já basta a da mulher grávida!

Realmente só falta chamar primitivos aos defensores do NÃO! Sim porque os do NÃO só mostram inferioridade com a sua opinião. Não têm uma mente evoluido. São um atraso na evolução humana...

Lê e interpreta correctamente!

Onde é que eu escrevo que os defensores do NÃO são primitivos?!

O que eu afirmo, e é incontornável, é que a característica da emoção é mais primitiva que a da razão.

Querer inverter ou dar outros sentido ao que eu escrtevi é que não vale.

Última edição:
"Mas tenho a certeza que 10 semanas dá para uma grávida ter consciência se está ou não grávida."

Normalmente. só se dá pela gravidez passadas algumas semanas após a concepção..não é logo no dia seguinte! Assim, as 10 semanas na realidade são apenas 6, 7...

"Mas tenho a certeza que 10 semanas dá para uma grávida ter consciência se está ou não grávida."

Normalmente. só se dá pela gravidez passadas algumas semanas após a concepção..não é logo no dia seguinte! Assim, as 10 semanas na realidade são apenas 6, 7...

Eu sei!!

Mas nem que sejam 4 ou 5 semanas, não dá o tempo suficiente para reflectir sobre o que fazer?

É aí que quero chegar.

Nisto tens razão...Há muita gente que toma pílula do dia seguinte como se não houvesse amanhã...

Em relação a abortar, acho que os casos não têm comparação. Como se alguém fizesse um aborto e ficasse com vontade de fazer outro...Não me parece que as coisas funcionem assim.
Tb concordo com a tua ultima frase, mas se for legal, mt provavelmente nem pensam no filho que podem ter! Pensam se dá jeito ou não tê-lo. Obviamente isto está dito de uma forma um pouco exagerada... mas penso q conseguem perceber onde quero chegar.

Lê e interpreta correctamente!

Onde é que eu escrevo que os defensores do NÃO são primitivos?!

O que eu afirmo, e é incontornável, é que a característica da emoção é mais primitiva que a da razão.

Querer inverter ou dar outros sentido ao que eu escrtevi é que não vale.
Devo ter interpretado mal, mas foi isso que me pareceu...

Tb concordo com a tua ultima frase, mas se for legal, mt provavelmente nem pensam no filho que podem ter! Pensam se dá jeito ou não tê-lo.
A parte de pensar no filho que poderão ter terá que ser abordada quer por familiares, pessoas próximas e pelas consultas médicas e de aconselhamento, que eu acho serem fundamentais.

Ainda agora estive a ouvir o Professor Daniel Serrão na TSF (pelo NÃO), que diz que por ele nenhuma mulher abortante, seja em que estádio da gravidez for, deve ser penalizada! E lembra ele, e bem, que por alguma coisa mesmo na moldura penal que considera o aborto crime, este não é equiparável ao crime de eliminação do recém-nascido!

Recém nascido é uma coisa...juridicamente é uma pessoa! O que te perguntei directamente, à tua consciência, é muito simples: aceitas que a mulher possa, livremente e por sua exclusiva decisão, praticar o aborto até ao dia anterior ao termo natural da gravidez, no pressuposto ( por ti expressado) que o feto não tem consciência e não é pessoa ?

Zen, eu gostaria mesmo de ler a tua opinião sobre isto...

Obrigado?!

Eu não favoreço a violentação, de conciência de outrem (como faz o NÃO...), respeito a objecção de consciência!

Se o médico tem objecção de consciência em realizar o aborto nem sequer deve atender a grávida! Esta deve passar paar alguém que esteja em condições de a aconselhar tecnicamente sem interferência moral! Para dimensão moral presente já basta a da mulher grávida!

Mas desrespeitas as opiniões e valores de quem defende o não.

E se... se... se... Até parece que não conheces o serviço nacionald e Saúde.

Não defendo o "não" mas há alguns defenssores do "sim" que parecem estar numa batalha moral em que quem não parilha do mesmo credo é logo catalogado com adjectivos feios.

Não consigo olhar para nenhum dos campos e encontrar alguma superioridade moral em algum, há tantos extremistas de um lado como de outro.

Voltar
Superior