Referendo sobre o Aborto - Saiu hoje a legislação

É uma coisa q já se sabia mas Portugal é mto mal governado e a grande parte dos niveis. Mas o ponto é q as pessoas com algum poder de decisão são de facto ridiculos.

Basta ver as reacções aos resultados. Todos dizem q o Sim ganhou: "A maioria dos Portugueses votou sim". Mas estão enganados (ou preferem-se enganar a si próprios). A mioria dos Tugas... nem foi votar!

Outros dizem: Basta a maioria para se fazer o q o pvo manda. Então 5 milhoes dizem não lá vou (o q se calhar até pode querer dizer: Que anormais ainda não perceberam q essa coisa é para manter?) 3 milhoes dizem q sim e 2 milhões dizem q não.

Fazendo contas 3 milhoes dizem q sim e 7 milhões dizem não/não ao referendo.

Outra coisa ignominosa. Eles dizem q há q ser coerentes. O Sim ganhou por isso muda-se a lei. E eu pergunto quem é q ganhou há 8 anos?? Foi o não não foi. Pq é q os resultados desse referendo foram considerados letra morta e este não? Vai haver novo daqui a + 8 anos. E os politicos não fazem mais nada? Para q servem Estas cenas servem para anestesiar o povo de modo a não se aperceberem q tá td cada x mais na mm.

Onde está p Pacto da Justiça? Há uns regula/ e pco mais.

Urgências médicas entupidas? O pessoal q vá morrer longo mas é! E "de forma a sermos coerentes até vamos acabar com mais umas" dizem eles. É q o pessoal q morre a andar dum lado para o outro já não se queixa.

"Tás doente?", "queres um médico?" pergunta o Pinto de Sousa. "Arranja mas é um seguro de saúde seu pelintra!"

Nem o PSD se safa. A única coisa boa foi terem-no (ao Macedo) obrigado a esperar que os movimentos acabassem.

A RTP tb é uma bela porcaria. No painel principal de comentadores têm um a favor do Sim outra a favor do Sim mas como eu quero.

Enfim uma vergonha.

P.S. Lamento a parte do off-topic.

Este post está muito mauzinho. Vê lá se te organizas e se escreves como deve ser que assim não vais longe [:p]

Bem, eu fui votar, acho que deveia ser uma preocupação e um interesse de todos, a não ser que fosse de todo impossivel...apesar de não ter sido a opcção que votei a mais votada, o povo é quem mais ordena e vamos a ver no futuro:)

[;)]

É uma coisa q já se sabia mas Portugal é mto mal governado e a grande parte dos niveis. Mas o ponto é q as pessoas com algum poder de decisão são de facto ridiculos.

Basta ver as reacções aos resultados. Todos dizem q o Sim ganhou: "A maioria dos Portugueses votou sim". Mas estão enganados (ou preferem-se enganar a si próprios). A mioria dos Tugas... nem foi votar!

Outros dizem: Basta a maioria para se fazer o q o pvo manda. Então 5 milhoes dizem não lá vou (o q se calhar até pode querer dizer: Que anormais ainda não perceberam q essa coisa é para manter?) 3 milhoes dizem q sim e 2 milhões dizem q não.

Fazendo contas 3 milhoes dizem q sim e 7 milhões dizem não/não ao referendo.

Outra coisa ignominosa. Eles dizem q há q ser coerentes. O Sim ganhou por isso muda-se a lei. E eu pergunto quem é q ganhou há 8 anos?? Foi o não não foi. Pq é q os resultados desse referendo foram considerados letra morta e este não? Vai haver novo daqui a + 8 anos. E os politicos não fazem mais nada? Para q servem Estas cenas servem para anestesiar o povo de modo a não se aperceberem q tá td cada x mais na mm.

Onde está p Pacto da Justiça? Há uns regula/ e pco mais.

Urgências médicas entupidas? O pessoal q vá morrer longo mas é! E "de forma a sermos coerentes até vamos acabar com mais umas" dizem eles. É q o pessoal q morre a andar dum lado para o outro já não se queixa.

"Tás doente?", "queres um médico?" pergunta o Pinto de Sousa. "Arranja mas é um seguro de saúde seu pelintra!"

Nem o PSD se safa. A única coisa boa foi terem-no (ao Macedo) obrigado a esperar que os movimentos acabassem.

A RTP tb é uma bela porcaria. No painel principal de comentadores têm um a favor do Sim outra a favor do Sim mas como eu quero.

Enfim uma vergonha.

P.S. Lamento a parte do off-topic.

Vai aqui muita indignação e pouca coisa acertada...Mas pronto...

Há que aceitar os resultados democraticamente.:)

E, mais uma vez, ninguém é obrigado a seguir esta lei!!! Só faz aborto quem quer...

E se a percentagem de abstenção é pertencente ao não, eles que lá fossem votar, ganhavam por maioria e a lei continuava como estava...Esteve tudo nas suas mãos...

Já se estava a espera que o Não fosse buscar a abstenção como pretensos Não...

Mas nada que não surpreenda, quer nesta como em qq outra votação. Ganham sempre todos.
Desculpa lá, mas que eu tenha visto só um utilizador associou os abstencionistas a presumíveis votantes do "não".

Agora um utilizador é representativo de todos os apoiantes do "não"?...

Tanto quanto eu sei, a quase totalidade dos apoiantes do "não" aceitou a derrota democraticamente.

Houve algo que me inquietou...Quando se divulgaram os primeiros resultados, a plataforma do "não" bateu palmas infinitamente, parecia que tinham ganho...

Confesso que não percebi...Alguém me poderá ilucidar? Estou mesmo a zeros nesse ponto...:sh)

Houve algo que me inquietou...Quando se divulgaram os primeiros resultados, a plataforma do "não" bateu palmas infinitamente, parecia que tinham ganho...

Confesso que não percebi...Alguém me poderá ilucidar? Estou mesmo a zeros nesse ponto...:sh)
pensaram q nao ia haver lei a autorixzar o abrto, mas enganara-.se

Já se estava a espera que o Não fosse buscar a abstenção como pretensos Não...

Mas nada que não surpreenda, quer nesta como em qq outra votação. Ganham sempre todos.

Essa foi uma das manobras politiqueiras mais repugnantes escutada na noite do referendo.

O mais cómico e rídiculo consegue ser mesmo o Luís Delgado (o tal que defendia com unhas&dentes a intervenção militar no Iraque para agora dizer "antes pelo contrário!"...), que queria fazer decorrer do aparente cariz não-vinculativo deste referendo um impedimento para qualquer alteração legal...

A malta cá do «rectângulo de jogo» não é muito esclarecida, mas também não é assim tão parva por quanto o sr. comentador a toma...

Esses deviam estar em sintonia com o Luís Delgado: pensariam que o aparente cariz não-vinculativo do actual referendo impediria qualquer alteração na lei...

Malta crédula, já se vê...

Aqueles que têm uma visão confessional do direito e acham que as penas servem para impor as suas convicções morais sofreram hoje um duro golpe.

Que a lição lhes seja proveitosa.

Desculpa lá, mas que eu tenha visto só um utilizador associou os abstencionistas a presumíveis votantes do "não".

Agora um utilizador é representativo de todos os apoiantes do "não"?...

Tanto quanto eu sei, a quase totalidade dos apoiantes do "não" aceitou a derrota democraticamente.
Concordo plenamente. O sim venceu, então deve se aprovada a lei no parlamento. Como sabem votei não.

Quanto à questão da abstenção, não são votos no não nem no sim. Ou são pessoas que não querem saber do assunto, ou indecisos que simplesmente não quiseram ir votar, ou alguns q tenham pensado q ao não ir nada ia ser mudado. No entanto o nosso primeiro ministro ja tinha dito antes do referendo q msm q n fosse vinculativo, a lei seria discutido no parlamento caso o sim ganhasse e nada seria feito caso o não ganhasse...

Essa foi uma das manobras politiqueiras mais repugnantes escutada na noite do referendo.

O mais cómico e rídiculo consegue ser mesmo o Luís Delgado (o tal que defendia com unhas&dentes a intervenção militar no Iraque para agora dizer "antes pelo contrário!"...), que queria fazer decorrer do aparente cariz não-vinculativo deste referendo um impedimento para qualquer alteração legal...

A malta cá do «rectângulo de jogo» não é muito esclarecida, mas também não é assim tão parva por quanto o sr. comentador a toma...
Foi...no referendo de 1998. Pelos apoiantes do "Sim".

Neste, tirando uma ou outra excepção (que tu, evidentemente, tinhas que realçar e generalizar...) todos os apoiantes do "Não" aceitaram a derrota.

E agora já se ajustam as contas entre os vários NÃO:

«Uma das coisas mais desagradáveis da campanha que hoje culminou no voto, foi ver que nem toda a gente que se envolveu nela directamente percebeu de que lado estava. Explico-me. Amanhã, ou o mais tardar depois de amanhã, o país tal como ele é volta às nossas vidas em todo o seu horrível esplendor. Começa, finalmente, o pior ano da legislatura - não me digam que ainda não tinham percebido a evidência- e aquele que poderá salvar ou crucificar o governo e a maioria do espartano Sócrates. Muita gente válida do lado da denúncia e da crítica impiedosas (não conheço outras) ao manto diáfano de fantasia em que o PS e o governo nos pretende envolver com o seu "reformismo" de opereta - devidamente apaparicado pelo prof. Cavaco - esteve com o governo e com o PS nesta campanha. Por exemplo, ao alinhar pelo "sim", essa gente está implicitamente a dizer que acredita no SNS, nas urgências, nos hospitais e no INEM do dr. Campos, que aceita o negócio privado e chorudo do aborto "privado", que acha sublime essa fada do PS que se chama Maria de Belém, que aceita o autoritarismo do chefe e do seu - para já - mais dilecto colaborador nesse autoritarismo "democrático", o dr. Costa (o tal do "não estão em causa considerações éticas"), etc., etc. Como o "sim" ganhou, convém a esses colaboracionistas perceberem que, acima de tudo, ajudaram a uma vitória deste PS e deste governo. Ou será que, na sua inquietante ingenuidade, imaginam que são as mulheres, humilhadas e ofendidas, que preocupam o senhor engenheiro e respectiva tropa de choque? Que foi por causa delas, coitadinhas, que Sócrates veio a correr da China, declamou piedosa retórica em jantares e conferências, e mandou avançar com o espantalho do "fica tudo na mesma se não me derem o votinho"? A "direita" sai duplamente humilhada desta cena. Primeiro, pelas parvoíces que alguns dos seus prosélitos disseram e escreveram a propósito do aborto. Em segundo lugar, pelos silêncios comprometidos e pelos alinhamentos com espertalhões da política "dura" com quem andaram a dançar o vira em nome de uma "causa" que não lhes pertencia. Ninguém, da "esquerda" ou da "direita", lhes agradecerá o disparate e, muito menos, o frete.

Adenda: Este texto é igual ao que escrevi de manhã, no
Portugal dos Pequeninos. Limitei-me a actualizar os tempos verbais e a evidência da vitória do "sim", desaparecendo os "ses". Apenas uma palavra final sobre isto. Marcelo Rebelo de Sousa teve uma péssima prestação durante toda a campanha, ora aparecendo como "comentador", ora como "partidário", ora como nada. Mais valia ter ficado pela última. »

Foi...no referendo de 1998. Pelos apoiantes do "Sim".

Neste, tirando uma ou outra excepção (que tu, evidentemente, tinhas que realçar e generalizar...) todos os apoiantes do "Não" aceitaram a derrota.

Sabes, Lukin, eu sei o que é a «dialéctica erística»...

Se em 1998 se solicitou, apesar dos resultados, a mudança da lei, tal era correcto e legítimo, pois o referendo não foi vinculativo.

Agora o referendo voltou, aparentemente, a não ser vinculativo, e por isso, apesar dos resultados, a mudança da lei pode ou não ser feita: só depende da AR!

Agora, o que um referendo não vinculativo não pode exigir é um congelamento ou impedimento de alteração da lei!

Quanto à tua noção de generalização, também ela é bem conhecida dos manuais onde se pretende tomar a parte pelo todo... Desde quando é que a referência a Luís Delgado (ou a mais uns poucos que aplaudiram a abstenção...) se inscreve na generalização?!...

O "sim" ganhou definitivamente, ou ainda está em discussão se a abstenção vai por em causa o resultado final?

Cumps

Última edição:
Boas. Bem este resultado não me surpreende nada, vivemos numa sociedade cada vez mais dominada pelas mulheres, uma sociedade cada vez mais despida de valores, uma sociedade que no meu entender está a passar o limiar do aceitável mas enfim o problema não é meu eu votei escolhi e serei eu a escolher quando me acontecer a mim se alguma vez acontecer...ou melhor escolherei se puder pois pode-se dar o caso da mulher não querer e simplesmente não poder fazer nada pois a vida está nas mãos da mulher e não do conjunto Homem-Mulher(a vida no seu sentido mais puro).
Dá que pensar não dá.

Como se esperava, ganhou o Sim...

Agora, pela lógica, daqui a 8 anos voltamos a ter mais um referendo sobre o aborto...[:)]

Mas foi bom... foram uns meses que se esqueceu dos verdadeiros problemas do pais... Assim anda toda a gente contente...

Só uma coisinha...
O sim ganhar é uma coisa... Agora vaiar quem não pensa como eles significa falta de educação, respeito, falta de personalidade, etc etc...
Dizer «Bem vindos ao século XXI»????
Acho que queriam dizer: «Bem vindos a mentalidade do século XIX»
Uma vergonha nesse aspecto.
Ai como queria que o BE fosse exterminado...[:vm)]

Agora, pela lógica, daqui a 8 anos voltamos a ter mais um referendo sobre o aborto...[:)]

Só uma coisinha...
O sim ganhar é uma coisa... Agora vaiar quem não pensa como eles significa falta de educação, respeito, falta de personalidade, etc etc...
Dizer «Bem vindos ao século XXI»????
Acho que queriam dizer: «Bem vindos a mentalidade do século XIX»
Uma vergonha nesse aspecto.
Ai como queria que o BE fosse exterminado...[:vm)]

Quanto a 1ª parte ja nao ira haver mais referendos porque o sim ganhou..era o que tanto queriam por isso a questao ta encerrada..a meu entender iriamos andar nisto ate o sim ganhar por isso ta feito..
Quanto a 2ª parte houve comentarios dos defensores do sim simplesmente repugnantes..uma coisa é terem uma opiniao diferente dos do nao outra é chamarem os outros de retrogradas, nao civilizados..axo que ai se viu donde veio a falta de educaçao..ou seja o sim ganhou Portugal passou de 3º mundo para um país civilizado..ta certo..

Voltar
Superior