Referendo sobre o Aborto - Saiu hoje a legislação

A Sociologia tem, graças a este referendo, pano para mangas para multiplicar estudos nos próximos tempos...

referendo2007.jpg

Por acaso....Não tinha pensado nisso...Até é bem visto, já que as listas de eleitores ficam tanto tempo sem serem actualizadas...

Mas, no presente caso (vitória indicativa do SIM), o suceder ou não vinculativo é IRRELEVANTE, já que a AR passa a poder legislar independentemente do estatuto vinculativo ou não deste referendo:

Se ele for vinculativo a AR está obrigada a legislar no sentido do voto maioritário expresso no referendo.

Se ele não for vinculativo, a AR está livre para alterar ou não a actual lei. Sabe-se, porém, qual a orientação dominante da AR: alterar a actual lei no quadro proposto pela pergunta do referendo.

para mim a questão das mulheres irem presas ou não é absolutamente irrelevante... as pessoas que cometem crimes são levadas para a cadeia, seja com vergonha ou sem vergonha... o que estamos a definir agora é que já não é crime matar um feto com 10 semanas. mas com 10 semanas e um dia já é.

Calma, só vao presas as que o fizerem em portugal.
se for em espanha ta tudo em ordem [:)][:)][:)][:)]

Aviso

Aviso

A troca de argumentações e violações das regras do forum irá custar a alguns users uns pontos.

Por isso pede-se que refreiem os ânimos para não haver futuras alegações de injustiça.

Um insulto não tem de ser respondido forçosamente com outro.

Agradeço a compreensão de todos.

A troca de argumentações e violações das regras do forum irá custar a alguns users uns pontos.

Por isso pede-se que refreiem os ânimos para não haver futuras alegações de injustiça.

Um insulto não tem de ser respondido forçosamente com outro.

Agradeço a compreensão de todos.

Tens razão ! [;)]

EDIT: Oops, levei amarelo !!

Esta está a ser uma manhã de muita azia para quem pensava poder continuar a impôr a sua cultura de valores a todos os outros através da lei...

Lenta, mas inexoravelmente, vamos progredindo, libertando-nos das âncoras dos poderes presumidos como «trancendentes». Ainda ontem vária imprensa europeia titulava: «Hoje Portugal testa a sua modernidade».

Basta dar uma volta pelos bloges do NÃO, para ver a multiplicação das atitudes e comentários revanchistas sobre o resultado de ontem.

A esses deixo um caminho: se quiserem, comecem já a trabalhar para requerer outro referendo, ao lado do PNR e da Santa Madre Igreja que não perde a mania de interferir no estado como o fez durante séculos, e aí se ridicularizarem ainda mais e perderem por valores cada vez mais significativos...

Num dos blogues do NÃO até se ousa o rídiculo de perguntar:
«Que democracia é esta em que prevalece a vontade de apenas 25% dos eleitores?!»...

Haja paciência...

Esta resposta demonstra o nível de argumentação de muitos apoiantes do Não e, quiçá, uma razões porque o Não não ganhou !!!

Mas, já que me chamaste fdp, permite que te diga, ÉS UM FDP !!!!

Gostas ?

Não és o primeiro nem de certeza serás o último a chamar-me tal coisa...

E de certeza que não fui o único a dizer tal coisa... apenas exprimi publicamente aquilo que estava a pensar!

Nós sabemos o que temem alguns (muitos?!...) dos defensores de uma cultura própria, ideológica e específica de valores para uso de todos, nem que seja por imposição legal: é o abrir da porta para a libertação de outros questionamentos de consciência, livres do jugo de tal cultura de valores.

São os questionamentos sobre a Eutanásia, os casamentos homossexuais, etc...

Haverá mais rasgar de vestes nos próximos anos...

Nem que fosse a vontade de UM só eleitor que fosse às urnas...Democracia é respeitar a vontade de quem vota, não de quem fica em casa !

Votar é um direito, mas também um dever cívico dos eleitores !

Mas de qq das formas é bom saber fazer contas:

100%-56,4% = 43,6%... daí a 25% vai uma distanciazita...digo eu !

Interessante como isto está...[:D]

Falta de Fair-Play? Mais um vez pergunto quem é que andou a vaiar quem...
Há pessoas, mas ainda bem que nem todas, parecem meninos de 12 anos que acham que se fumarem um cigarro já sao considerados grandes...[:)]
Aqui, se votarem sim é porque são civilizadas![:)]

Sim, o SIM ganhou... seria algo mt estranho se assim não acontecesse, afinal é a segunda vez e um assunto que já chateia profundamente já que já se fala disso pouco tempo depois do 1º referendo (que lógica!!!!!!).

Agora para mim, preciso é de saber se o € que pago de impostos serão gastos a fazer abortos, se a operação que alguem terá de fazer não sei a onde será menos importante que um aborto, etc. etc.

Nós sabemos o que temem alguns (muitos?!...) dos defensores de uma cultura própria, ideológica e específica de valores para uso de todos, nem que seja por imposição legal: é o abrir da porta para a libertação de outros questionamentos de consciência, livres do jugo de tal cultura de valores.

São os questionamentos sobre a Eutanásia, os casamentos homossexuais, etc...

Haverá mais rasgar de vestes nos próximos anos...

Podemos incluir a Eugenia...?

Enquanto se fala, mais uns quantos estão a caminho de Espanha. Outros tantos na clandestinidade e para desgraça outros tantos a receberem assistência medica de urgência.
Enfim é a lei que temos, a lei que uns tantos negam em mudar.
Agora pergunto: Será que todas as mulheres que abortam ou abortaram não pertencem ao grupo do NÃO?

Eu acho que, tendo em conta que os jovens votaram em grande número, talvez começem a ver que votar faz diferença e lhes desperte o interesse para próximos actos eleitorais.
Afinal de contas qd as pessoas se mobilizam as coisas mudam. E pode parecer uma coisa pequena, pq ja se faziam abortos e bla bla bla, mas a vitória do SIM mostra que ha mta coisa a mudar em Portugal. Não tou a dizer que é pra bem ou pra mal, mas tá a mudar!

Eu não vi foi ninguém do Não pedir pena máxima para a mulher que aborta...

Sim, porque para haver coerência, e já que dizem que quem aborta mata uma vida humana, deviam pedir que se mudasse a pena para 25 anos de prisão, uma vez que é a pena de homicídio voluntário !!!

Voltar
Superior