Regeneração de FAP

Apesar da FAP ser uma coisa aborrecida, como tudo na vida as pessoas habituam-se...
Eu tenho um Cruze e desde já vos digo que não conheço nenhuma marca que tenha uma luz a indicar que o carro está a fazer a regeneração, o que sinceramente não compreendo. Se excluirmos as questões da má fé... A luz que todos trazem apenas acende quando a FAP tem imperiosamente de efectuar a regeneração sob pena de avariar.
Já que as marcas não se preocupam muito com estas questões, tem de ser o consumidor a conhecer bem o seu carro e a topar-lhe as manhas. O meu, apenas noto que ele está a regenerar quando ando a baixa velocidade e ouço as duas ventoinhas em grande rotação. Outro método que considero bom é olhar para o CB e ver que ele, no consumo instantâneo, apresenta consumos quando tem a mudança engrenada mas sem acelerar.

Viva,

É normal que durante a regeneração se ouçam uns estalos que saem da zona da saída de escape? Tenho o carro há 3 anos e nunca tinha acontecido...

Sinceramente ja tenho o meu carro a algum tempo e nunca me apercebi do funcionamento do FAP... e concordo com alguem que disse que ja que interromper as regeneraçoes e prejudicial para o FAP nao se compreende nao haver uma indicaçao seja ela qual fosse do funcionamento do FAP,ja que hoje em dia os carros tem avisos para tudo,desde a entrada na reserva ao deixar as luzes ligadas ou mesmo deixar o carro destravado quando se desliga nao vejo mesmo razao para nao ter um aviso do funcionamento do FAP...:sh)

Ou simplesmente já tens uma FAP da nova geração que não necessita do tal processo de regeneração [;)]

Boa tarde,

Concordo c/ a necessidade/utilidade dos carros trazerem uma luz avisadora quando a regeneração está em curso. Também constato que o meu carro faz a regeneração através do aumento do consumo de gasóleo. Uma luzinha ajudava.

Dantes desligava o carro durante a regeneração. Agora já não o faço. Penso que é melhor esperar que ela termine e depois desligar o carro. Tenho a ideia que agora faz menos vezes a regeneração. Pode ser apenas sensação.

Quanto a custos adicionais, penso que não existem. Pelo menos no tipo de regeneração usada pela Toyota. A minha viatura tem motor D-4d.

Nova geração de fap's que não necessitam de regeneração? Como é isso?
Já agora, tenho um colega no trabalho que tem uma Focus que acendeu a luz do fap e pela marca tem que substituir o filtro, pediram-lhe 1700€, alguem por aqui já o substituiu? É que para um valor destes mais vale andar a gasolina, o carro tem cerca de 120 000 km's.

Por acaso não faço ideia como seja, mas sei que por exemplos nos motores diesel da Volvo, está descrito que têm Filtros de Partículas isentos de manutenção.

Bom por 1700€, infelizmente, dá vontade de o "desactivar".

Mas a regeneração não é manutenção, é simplesmente a autolimpesa do filtro. O facto de ser sem manutenção é precisamente como o dessa focus, quando acaba... troca-se, penso que será até o mesmo tipo de motor 1.6 PSA, certo?

Bom eu no meu já tenho mais de 16mil km e nunca me apareceu o aviso de regeneração... estava com a ideia que a regeneração era a manutenção automática do filtro. É um 1.6 psa.
Mas esta descrição também está aplicada nos outros motores Volvo mais potentes (não psa).

O meu hoje ao chegar ao trabalho estava a regenerar (sintoma, temperatura e espelhos com aquecimento ligado).
Desliguei e a tarde voltei a ligar iniciando novamente a regeneração, fui ate A1 10m e ficou OK.
Peugeot 407 2.0.

e ainda a ajudar a festa, ha regra geral um desconhecimento camuflado dos varios tipos de fap e acredito que maior parte das pessoas que compra um carro em novo nao faz ideia e nem sequer e alertado para os encargos que o FAP pode vir a dar de futuro...
pelo pouco que sei o FAP da Ford por exemplo e alvo de manutençao periodica com o atesto de um liquido qqer que pelos vistos e pago a preço de ouro,pelo contrario o FAP do grupo VW neste caso o do meu carro nao e sujeito a manutençao pois as particulas sao eliminadas pela queima de gasoleo que e injetado no FAP... tempo de vida util parece que ninguem sabe muito bem qual e...[8b][8b]

Acho bem, que a PSA já use outro tipo de FAP, é que a 50€/L o liquido de ureia para as regerações... :sh)

Vou ser muito sincero, a componente ambiental é importante e bla bla bla, mas se um catalisador vai à vida, com pouco se põe um novo ( nem que seja de marca branca ), mas com os preços estúpidos que são pedidos para um novo FAP, o Golf 1.6 tdi se por ventura tiver de o trocar, a primeira coisa que irei fazer vai ser ir a uma casa especializada e por 150€ é substituído por um tubo e eliminado electronicamente.

Os avanços tecnológicos na área da anti-poluição são fantásticos, mas para serem utilizáveis é necessário que sejam economicamente viáveis para o consumidor e que não nos tornem "escravos" do automóvel.
Os carros são adquiridos para serem utilizados como o seu comprador quer e bem lhe apetece (são assumidas as responsabilidades de tudo o que nele faz), não para serem utilizados como o carro quer e lhe apetece. Por isso da minha parte, aceito bem o FAP porque ainda não deu dores de cabeça. Mas quando isso mudar, nem hesitarei em remove-lo. [;)]

Os avanços anti-emissões não têm de ser economicamente viáveis...apenas estão lá para fazerem as viaturas cumprirem as normas europeias, da forma que a marca achar que é mais vantajoso.

Percebo que nem todos conheçam as reais utilidades destes sistemas, mas basta pesquisar um bocadinho no google para entender.

Resumindo. Quem comprasse um carro a gasóleo com o qual pensasse fazer 200.000km já tinha que pensar que (quase de certeza) tinha os seguintes custos adicionais em relação à gasolina:
Injectores;
Bomba de alta pressão;
Turbo;
Válvula EGR;
Medidor de massa de ar.
Agora, vem mais o brinde da FAP.
Estas despesas extra andam no minimo nos 6.000 €uros e anulam a poupança do gasóleo em relação à gasolina.
Já sei que vão dizer - ah e tal, conheço carros que fizeram mais que isso sem avariar a Fap ou turbo etc. Mas, quantos não há que nos 200.000 kms avariaram alguns destes componentes mais do que uma vez?
Quanto a mim, a opção diesel é cada vez mais questionável.

O aditivo que é utilizado para o FAP é oxido de cério, nos PSA é chamado de cirina, serve como catalisador da reação de limpesa do filtro, faz com que a incineração se dê com menos temperatura, em vez dos mais de 700ºC, bastam uns 500ºC para isso, actualmente este elemento (CeO2) também é utilizado como aditivo no gasóleo para melhorar a combustão e assim diminuir as emissões de particulas, tem o problema de aumentar a emissão das nanoparticulas do cério que são toxicas, ou seja, começa-se a puxar a roupa para tapar a cabeça mas destapam-se os pés. Por isso a aposta actualmente das marcas dos pequenos otto turbinados, o que mostra que mesmo as marcas já duvidam da estrategia diesel. Ainda por cima com o envelhecimento do mercado automóvel ainda vamos ver muito fumo por muito tempo, pois todos referem o mesmo (quando o FAP pifar leva um tubo).

Ou simplesmente já tens uma FAP da nova geração que não necessita do tal processo de regeneração [;)]

Não sei se estás a fazer confusão com a manutenção do FAP.....há FAPs sem manutenção, outros têm o tal aditivo para se ir substituindo, outros.....agora sem regeneração?:confused:

Last edited:
Eu não sei como será daqui a uns anos, mas tenho sérias dúvidas que numa IPO, deixem passar carros com o FAP retirado. Ou está muito bem camuflado, ou a emissão de gases não é alterada ou sequer analisada, ou então é uma notinha no cinzeiro. Assim de repente não vejo outra solução.

Seria melhor para todos que o sistema de FAP evoluisse para tornar os proprietários dos carros diesel, mais satisfeitos. Mas, como disse, e bem, o Movyk, este sistema serve apenas para cumprir normas.

Eu não sei como será daqui a uns anos, mas tenho sérias dúvidas que numa IPO, deixem passar carros com o FAP retirado. Ou está muito bem camuflado, ou a emissão de gases não é alterada ou sequer analisada, ou então é uma notinha no cinzeiro. Assim de repente não vejo outra solução.

Seria melhor para todos que o sistema de FAP evoluisse para tornar os proprietários dos carros diesel, mais satisfeitos. Mas, como disse, e bem, o Movyk, este sistema serve apenas para cumprir normas.

Concordo.
A marca utiliza tudo a favor deles, mas podiam evoluir mais um pouco.
Enquanto a 1000€ dez pessoas mudam, se fosse a 200€ quase todos mudavam.

O problema do preço dos FAP é o material de que são feitos, pois têm muitos metais nobres, desde platina, pladium, ródio e oxido de cério, isto tem um preço.
Nos catalisadores também existem estes metais mas em muito menor quantidade.

Back