Porque não trocaram pelo Megane IV RS? Até tem 5 portas, era o carro ideal e essa de trocar os Meganes pelos Leon não lembra a ninguém.
Também acho que a troca mais lógica seria pelo Megane IV RS. Tanto a nível de habitáculo como de manutenção, presumo que será mais fácil lidar com o Megane no dia-a-dia.
Diria que a opção pelos Alpine terá passado pelo marketing. A Renault Sport está em vias de extinção, pelo que não há muito a ganhar com a publicidade à volta dos RS da Gendarmerie.
Já a nova vida da Alpine está a começar, pelo que toda a publicidade é bem vinda. Com base nisto, decidiram propôr o A110 e aqui estão eles.
A verdade é que não existiam muitas alternativas de marcas francesas de modelos desportivos. A única possibilidade seria o Peugeot 308 GTI (em fim de vida) ou no limite um 508 PSE.
Lembro-me de ler algures há uns tempos que algumas unidades dos Megane RS estavam próximas dos 400k kms. Vai ser giro ver como é que os Alpine resistem a esta utilização mais intensiva.
Aqui um vídeo de um com 391k
O estado dos bancos é normal, tendo em conta a quilometragem e o equipamento que os agentes costumam levar no cinto.
Lembro-me de ver que os bancos dos Avensis que a PSP tem em poucos meses estavam a ficar todos raspados e marcados.