[Antevis?o] Renault Alpine (2017)

Não digas isso nem a brincar !! Isso é heresia ! Um Alpine com tracção à frente ?[:D]

RWD, Motor traseiro, dois lugares, baixo peso, é este o layout da Alpine[:blush:] Irresistível[br:)]

Eu sei que é esse o layout mas sabes como é a Renault...

O último Renault de tracção atrás foi o clio v6 não foi?

Se entretanto a coisa correr bem é investir mais tarde em algo como o GTR ou o 911[br:)]

Não esquecer que as marcas nipónicas andaram sempre atrás das europeias, e agora têm uma boa hipótese de as derrotar, tirando o preço absurdo do LFA é claro [:D], pode ser que a Honda lance o HSV...

Acabei de imaginar um Alpine Laguna... Até me deu arrepio.
Gostava mesmo de ver um Alpine feito do zero, mas implica um investimento com prejuízo seguramente. Nem a Smart que foi comercialmente bem sucedida, deu lucro até agora. Ainda por cima uma marca assim.

Gostava mesmo de ver um Alpine feito do zero, mas implica um investimento com prejuízo seguramente. Nem a Smart que foi comercialmente bem sucedida, deu lucro até agora. Ainda por cima uma marca assim.

A mim deu-me, só de pensar que a Alpine poderia regressar com um carro eléctrico. [:vm)]

Se fôr para isso, deixei está-la descansadinha.

Se fosse lançado um Alpine com base neste Laguna quem se iria arrepiar eram os seus rivais[:p]

Renault-Laguna_Coupe_Concept_2007_1600x1200_wallpaper_05.jpg

Renault-Laguna_Coupe_Concept_2007_1600x1200_wallpaper_09.jpg

Se fosse lançado um Alpine com base neste Laguna quem se iria arrepiar eram os seus rivais[:p]

Renault-Laguna_Coupe_Concept_2007_1600x1200_wallpaper_05.jpg

Renault-Laguna_Coupe_Concept_2007_1600x1200_wallpaper_09.jpg

O Laguna Coupe já anda aí faz algum tempo e os rivais não se arrepiaram minimamente.
Se é para aproveitar hardware de um tudo à frente mais vale tar quieto.
Para isso já nos bastam os excelentes hot-hatch da Renault.
Não precisamos de mais do mesmo.

Se é para fazer alguma coisa que valha a pena mencionar, a Renault já tem experiência no assunto em dar-nos coisas de conteudo mais exclusivo e exótico.
Tivemos duas gerações de Clio V6, e o espartano Spider.

Ou seja, as expectativas do mercado, e para mais com o simbolo ALpine, apontam para algo claramente distinto.

Se é para apenas "tunar" Renault's, como a Abarth faz para a Fiat, não vale a pena o esforço.
Já basta a desilusão que foi essa montanha que pariu um rato de nome Gordini.

Portanto e resumindo o que se disse aqui que será o grande regresso da Alpine, uma marca de renome e posição demarcada na História Automóvel, será com:

Um carro tipo Smart Roadster, com a estrutura e componentes do Laguna, Electrico e para ir competir com o 911...

[:D][:D][:D]

Oh santa paciência.. se é para assassinar uma marca assim, deixem a probre marca manter-se na história e na nossa memória do passado.

Last edited:
O Laguna Coupe já anda aí faz algum tempo e os rivais não se arrepiaram minimamente.
Se é para aproveitar hardware de um tudo à frente mais vale tar quieto.
Para isso já nos bastam os excelentes hot-hatch da Renault.
Não precisamos de mais do mesmo.

Se é para fazer alguma coisa que valha a pena mencionar, a Renault já tem experiência no assunto em dar-nos coisas de conteudo mais exclusivo e exótico.
Tivemos duas gerações de Clio V6, e o espartano Spider.

Ou seja, as expectativas do mercado, e para mais com o simbolo ALpine, apontam para algo claramente distinto.

Se é para apenas "tunar" Renault's, como a Abarth faz para a Fiat, não vale a pena o esforço.
Já basta a desilusão que foi essa montanha que pariu um rato de nome Gordini.

Aquilo era uma piada. Um Alpine RWD com o design do Concept iria deixar os rivais bem arrepiados.

Em relação ao que dizes da Abarth, os Renault Sport são isso mesmo e são desenvolvidos pela Alpine, em Dieppe. Ou seja, na prática é isso que acontece, os RS são Alpine mas com um símbolo Renault, e compreende-se porque são derivados de modelos da Renault. Prefiro a estratégia da Renault do que a da Fiat com a Abarth em criar espaços próprios e um novo símbolo para vender Fiat's alterados.

Recapitulando a história deste tópico e toda a coerência nele escrita:
Treta??:sh):sh)

Este concept também é treta? Antes de falares informa-te.

Este concept o Nepta saiu em 2006 e era o que era suposto ser o Novo Alpine mas devido à crise Internacional o projecto foi cancelado.
Portanto o novo Alpine a 21 deste mês era para ser inspirado um cabrio de 4 lugares, burguês e ostensivo. E ai de quem metesse isso em causa. Pensamento crítico por antecipar as linhas do Laguna ? zero. Estamos perante um verdadeiro axioma automobilístico.
Enfim miúdos...

Voltando ao que interessa.

Outra suposto concept, este de 2005, que anteviu um possível Alpine. Para mim um dos concepts mais bonitos de sempre.

Renault Takhion
Para ajudar à festa da desinformação, depois é trazido para a conversa uma diarreia mental de um designer que decidiu acasalar o Cadillac Concept Cien com o Veyron, como mais uma antevisão oficial da Alpine.
Eu não acho nada só coloquei aqui a noticia.

A Renault pode recorrer a várias plataformas nomeadamente RWD da Infiniti, por exemplo.

Ou então como se fala na noticia recorrer à plataforma do novo Twingo/Smart eléctrico e criar algo semelhante ao Smart Roadster.

Em relação ao criar um espaço para vender Alpine, isso é o problema mais simples de resolver, a Renault vende os RenaultSport ao lado dos Clios e Twingos, ou então criaria-se um novo espaço à semelhança dos Dacia que têm um mini espaço próprio ao lado do Stand oficial Renault.
Afinal aqui já não acha nada, excepto a viabilidade do uso das plataformas Infiniti ou, recorrendo à plataforma de um Smart fortwo, meter cá para for um roadster duracell. Portanto estão reunidas todas as condições para a Renault ter muito mais sucesso com esse devaneio que a Mercedes.
Sem dúvida que o Dezir é talvez dos últimos concept's aquele que melhor se coaduna com o foi a Alpine. Um pequeno Roadster eléctrico seria um excelente ponto de partida para relançar a marca
Afinal o Dezir é que vai ser o verdadeiro Alpine e o Duracell o ponto de viragem.
Hoje do zero talvez não porque a Renault tem neste momento várias plataformas disponíveis para isso RWD ou eléctricas, como as da Infiniti e a futura da Twingo/Smart.
Portanto, ficamos a saber que a Renault tem "paletes" de plataformas que podem ser usadas num desportivo, com tudo no sítio, e até eléctricas. Já estou a imaginar algo baseado no Leaf a rasgar pneu no circuito do Algarve, mas sem largar um decibel.
Imagem de marca é algo essencial para vender carros acima de 50.000€
Como é que eu não percebi logo a fórmula para o sucesso. Uma Generalista Francesa + marca extinta desde os anos 80 = imagem de marca e facilidade em vender carros acima de 50'000€
Depois num patamar mais elevado criaria um concorrentes directo deste menino, mas eléctrico claro:
Afinal vamos ter um duracell vitaminado a competir com A Lenda.
E a criança continua...
E nos, as crianças é que continuamos a atirar areia para os olhos de quem tem tamanha clarividência.
Se fosse lançado um Alpine com base neste Laguna quem se iria arrepiar eram os seus rivais
Vão buscar os casacos que vai fazer frio.
Aquilo era uma piada. Um Alpine RWD com o design do Concept iria deixar os rivais bem arrepiados.
Afinal não, era piada.
Ou seja, na prática é isso que acontece, os RS são Alpine mas com um símbolo Renault, e compreende-se porque são derivados de modelos da Renault. Prefiro a estratégia da Renault do que a da Fiat com a Abarth em criar espaços próprios e um novo símbolo para vender Fiat's alterados.
Mas antes disse
O Alpine seria um modelo exclusivo
No entanto a exclusividade seria alcançada através de:
Em relação ao criar um espaço para vender Alpine, isso é o problema mais simples de resolver, a Renault vende os RenaultSport ao lado dos Clios e Twingos, ou então criaria-se um novo espaço à semelhança dos Dacia que têm um mini espaço próprio ao lado do Stand oficial Renault.
E para terminar em grande fica aqui uma foto minha ao escrever este post:
bebe_comer_papa.jpg

Depois disto o Sócrates até pode subir os impostos outra vez que nada me põe de mau humor.

Como sabes que o futuro é viaturas eletricas?

Já descobriste uma solução para as baterias? È que se não descobriste uma solução para as baterias, como por exemplo os supercondensadores que os Japoneses desenvolvem à anos, toda essa historia de carros electricos como são apresentados hoje é lixo, nunca será o futuro, porque simplesmente como dizem alguns de uma forma simplicista para que todos compreendam e cito: " viaturas a pilhas não têm qualquer hipotese de sucesso porque as pilhas..."
N duvido disso, agora concordo contigo q ainda estão longe de estar no ponto. Dai ser de extrema importancia a aplicação de meios financeiros nestas tecnologias para as por a andar à máxima velocidade por forma a se obter uma solução de qualidade o quanto antes. O q foi dinheiro completamente atirado à rua, foi o "lixo" dos carros a hidrogeneo tão queridos à uns tempos pelos construtores germânicos (e n só).

N duvido disso, agora concordo contigo q ainda estão longe de estar no ponto. Dai ser de extrema importancia a aplicação de meios financeiros nestas tecnologias para as por a andar à máxima velocidade por forma a se obter uma solução de qualidade o quanto antes. O q foi dinheiro completamente atirado à rua, foi o "lixo" dos carros a hidrogeneo tão queridos à uns tempos pelos construtores germânicos (e n só).

Penso que isso não é bem assim. Nem eu nem ninguém sabe qual vai ser o futuro. Há pouco tempo todos os grandes construtores fizeram um acordo para o desenvolvimento sobre a tecnologia da célula de combustível. Por isso estar a dizer com essas certezas que isso não irá ser o futuro penso é precipitado.

Eu acredito mais nos eléctricos sem a célula de combustível, porque o único problema neste momento é o preço das baterias. No entanto com a forte concorrência que existe neste momento, a tendência é para os preços baixarem de ano para ano. Provavelmente daqui por 5 anos a mesma bateria de hoje e com a mesma autonomia custará metade.

É sabido que a principal causa dos elevados preços dos carros eléctricos está relacionado com o alto custo das baterias. Com o aumento do fabrico em série e a massificarão da tecnológica, o preço das baterias tem tendência a baixar e consequentemente o preço dos carros eléctricos.
Segundo um relatório do Deutsche Bank, o preço das baterias está a baixar de uma forma mais rápida do que o esperado, o que se apresenta como um panorama favorável à baixa dos preços dos carros eléctricos a curto e médio prazo.
Segundo as últimas informações, o custo do Kwh das baterias estava estimado em 1000 dólares, sendo ainda um valor elevado, mas há estimativas que dão para um possível valor próximo dos 450 dólares no ano de 2012.
As estimativas apresentam ainda uma descida adicional de 25% nos próximos 5 anos e 50% nos próximos 10 anos. Ao nível do rendimento da bateria, as estimativas dão como provável a duplicação do rendimento nos próximos 7 anos.
A baixa dos preços das baterias é actualmente um dos factores fundamentais na maior ou menor introdução que os carros eléctricos terão.

[;)]

Para começar qual será o posicionamento comercial? E preços? Concorrer directamente com as exóticas, andar no meio termo como a M e AMG?, Baixar a fasquia e equiparar-se á Lotus e base de gama da Porsche? Ou simplesmente fazer coisas como o…Renault Spyder mas com o logo Alpine no capot? Acho que nem eles sabem…

Por acaso pouca gente sabe, mas o Spider esteve quase a ser Alpine, o projecto começou a ser criado ainda a Alpine existia, esta foi extinta pela Renault em 95 e o Spider saiu em finais do mesmo ano, sendo a primeira vez utilizada a sigla "Renault Sport" num carro de estrada.

Sairam cá para fora alguns sketchs do modelo com o simbolo da Alpine.

Last edited:
Back