Obrigado pelas sugestões.
O anterior proprietário chegou a levar o carro a uma oficina, onde lhe disseram que estava tudo OK. No entanto, pelos testes que tenho feito, parece existir algum problema, sobretudo relacionado com o funcionamento em ralenti e em condução citadina. Em estrada, fora de cidade, os consumos parecem estar dentro do normal.
Tenho um aparelho de diagnóstico OBD — não sou mecânico, apenas um
chico-esperto curioso

— e, nos testes que fiz até agora, alguns dados chamaram-me a atenção:
- A sonda lambda parece apresentar uma resposta algo lenta.
- A correção da injeção apresenta valores bastante negativos quando o carro está parado ou em condução citadina, chegando a cerca de -25%, enquanto em estrada os valores voltam ao normal.
- O catalisador parece estar a funcionar corretamente, tendo em conta o comportamento estável da segunda sonda O2.
- Velas, bobines e travões estão OK.
- Os injetores parecem estar a funcionar normalmente e não apresentam sinais de fuga.
- Também não encontrei indícios de entradas de ar falsas, uma vez que os valores do sensor de pressão da admissão parecem normais, tanto parado como em andamento.
- O carro pega bem, a quente e frio, e anda bem, o motor nao esta preso nem faz barulhos estranhos.
Até agora estava desconfiado, mas ainda não convencido, de que o problema podia estar relacionado com a sonda lambda ou com os injetores, mas... o Eblase levantou a questão do ponto de sincronismo e também me lembrei que neste motor existe afinação das válvulas, e qualquer um destes pontos pode influenciar bastante...
Ainda estou a tentar perceber exatamente onde estará a origem do problema, mas estes são os dados que consegui recolher até agora.
Se tiverem mais ideias agradeço, obrigado.