Renault Clio 3 Consumo elevado

24HD

Member
Renault Clio 3 motor 1.2cc com 75CV sem turbo do ano 2005 (Motor D4F 740), consumo em cidade vai facilmente entre os 9l a 10l por 100KM.
Alguém sabe se estes consumos são normais ou este carro está mais viciado em Gasolina do que eu em SuperBock :P

Obrigado.

Normal não é, deve ser alguma coisa desafinada ao nível da injecção.

Cá em casa mora um igual, embora fase II (2011), com pneus 195/65/16 e está com 6,9 l nas voltinhas.

Normal não é, deve ser alguma coisa desafinada ao nível da injecção.

Cá em casa mora um igual, embora fase II (2011), com pneus 195/65/16 e está com 6,9 l nas voltinhas.
Esses valores parecem ok... mas ja li em outros forums malta a dizer que este carro é guloso... Eu para fazer esses consumos que dizes tem que ser com ovos debaixo dos pedais e mesmo assim...

Passa numa oficina com máquina de diagnóstico, que deve detectar facilmente o problema.
Sim é fácil:
- avaliar compressão do motor
- verificar estado dos injetores
- comprovar ponto sincronismo
- testar velas e bobines
- sondas e catalisador
- estado dos travões

Assim por alto já tem umas horas.

Obrigado pelas sugestões.

O anterior proprietário chegou a levar o carro a uma oficina, onde lhe disseram que estava tudo OK. No entanto, pelos testes que tenho feito, parece existir algum problema, sobretudo relacionado com o funcionamento em ralenti e em condução citadina. Em estrada, fora de cidade, os consumos parecem estar dentro do normal.

Tenho um aparelho de diagnóstico OBD — não sou mecânico, apenas um chico-esperto curioso 😄 — e, nos testes que fiz até agora, alguns dados chamaram-me a atenção:
  • A sonda lambda parece apresentar uma resposta algo lenta.
  • A correção da injeção apresenta valores bastante negativos quando o carro está parado ou em condução citadina, chegando a cerca de -25%, enquanto em estrada os valores voltam ao normal.
  • O catalisador parece estar a funcionar corretamente, tendo em conta o comportamento estável da segunda sonda O2.
  • Velas, bobines e travões estão OK.
  • Os injetores parecem estar a funcionar normalmente e não apresentam sinais de fuga.
  • Também não encontrei indícios de entradas de ar falsas, uma vez que os valores do sensor de pressão da admissão parecem normais, tanto parado como em andamento.
  • O carro pega bem, a quente e frio, e anda bem, o motor nao esta preso nem faz barulhos estranhos.
Até agora estava desconfiado, mas ainda não convencido, de que o problema podia estar relacionado com a sonda lambda ou com os injetores, mas... o Eblase levantou a questão do ponto de sincronismo e também me lembrei que neste motor existe afinação das válvulas, e qualquer um destes pontos pode influenciar bastante...

Ainda estou a tentar perceber exatamente onde estará a origem do problema, mas estes são os dados que consegui recolher até agora.

Se tiverem mais ideias agradeço, obrigado.

Back