Renault Clio 3 Consumo elevado

24HD

Member
Renault Clio 3 motor 1.2cc com 75CV sem turbo do ano 2005 (Motor D4F 740), consumo em cidade vai facilmente entre os 9l a 10l por 100KM.
Alguém sabe se estes consumos são normais ou este carro está mais viciado em Gasolina do que eu em SuperBock :P

Obrigado.

Normal não é, deve ser alguma coisa desafinada ao nível da injecção.

Cá em casa mora um igual, embora fase II (2011), com pneus 195/65/16 e está com 6,9 l nas voltinhas.

Normal não é, deve ser alguma coisa desafinada ao nível da injecção.

Cá em casa mora um igual, embora fase II (2011), com pneus 195/65/16 e está com 6,9 l nas voltinhas.
Esses valores parecem ok... mas ja li em outros forums malta a dizer que este carro é guloso... Eu para fazer esses consumos que dizes tem que ser com ovos debaixo dos pedais e mesmo assim...

Passa numa oficina com máquina de diagnóstico, que deve detectar facilmente o problema.
Sim é fácil:
- avaliar compressão do motor
- verificar estado dos injetores
- comprovar ponto sincronismo
- testar velas e bobines
- sondas e catalisador
- estado dos travões

Assim por alto já tem umas horas.

• Gosto
Reações: eu
Obrigado pelas sugestões.

O anterior proprietário chegou a levar o carro a uma oficina, onde lhe disseram que estava tudo OK. No entanto, pelos testes que tenho feito, parece existir algum problema, sobretudo relacionado com o funcionamento em ralenti e em condução citadina. Em estrada, fora de cidade, os consumos parecem estar dentro do normal.

Tenho um aparelho de diagnóstico OBD — não sou mecânico, apenas um chico-esperto curioso 😄 — e, nos testes que fiz até agora, alguns dados chamaram-me a atenção:
  • A sonda lambda parece apresentar uma resposta algo lenta.
  • A correção da injeção apresenta valores bastante negativos quando o carro está parado ou em condução citadina, chegando a cerca de -25%, enquanto em estrada os valores voltam ao normal.
  • O catalisador parece estar a funcionar corretamente, tendo em conta o comportamento estável da segunda sonda O2.
  • Velas, bobines e travões estão OK.
  • Os injetores parecem estar a funcionar normalmente e não apresentam sinais de fuga.
  • Também não encontrei indícios de entradas de ar falsas, uma vez que os valores do sensor de pressão da admissão parecem normais, tanto parado como em andamento.
  • O carro pega bem, a quente e frio, e anda bem, o motor nao esta preso nem faz barulhos estranhos.
Até agora estava desconfiado, mas ainda não convencido, de que o problema podia estar relacionado com a sonda lambda ou com os injetores, mas... o Eblase levantou a questão do ponto de sincronismo e também me lembrei que neste motor existe afinação das válvulas, e qualquer um destes pontos pode influenciar bastante...

Ainda estou a tentar perceber exatamente onde estará a origem do problema, mas estes são os dados que consegui recolher até agora.

Se tiverem mais ideias agradeço, obrigado.

Perguntas básicas:

Quilometragem, estado do filtro de ar, pressão dos pneus, quando foram trocadas as velas, eventual consumo de óleo...

Um familiar afastado tinha um com o mesmo motor (um pouco mais recente) que foi para abate e ele dizia que em estrada aberta era relativamente económico, mas um bêbado, com valores próximos dos que referes, em cidade!

Perguntas básicas:

Quilometragem, estado do filtro de ar, pressão dos pneus, quando foram trocadas as velas, eventual consumo de óleo...

Um familiar afastado tinha um com o mesmo motor (um pouco mais recente) que foi para abate e ele dizia que em estrada aberta era relativamente económico, mas um bêbado, com valores próximos dos que referes, em cidade!

O meu e exatamente igual.... estrada ok, cidade é para esquecer. Relativamente a velas Filtro de ar, Oleo, sincronização de motor, valvulas está tudo OK.

No sequencia dos testes (valores no post anterior) troquei a Sonda Lambda pot uma Bosh - 55Eur na Amazon (a que lá estava era original e estava muito lentinha), troquei o Rail de combustivel em 2ª mao diretamente da Polónia (25Eur), porque tinha uma pequena fuga na anilha de nylon junto á ligação do tubo que vem do deposito de combustível... com estas alterações o consumo melhorou um pouco para os 8.0 / 8.5 L.

A próxima alteração será tentar a limpeza de injetores com produtos da banha da cobra (LiquiMoly Injector clean 15Eur), porque medi a pressão do rail que deveria ser constante a 3.5Bares (segundo informação da internet - se está na internet deve ser verdade :P) e verifiquei em testes de carga de motor que a pressão sobe aos 3.8 Bares o que pode ser indicativo de alum tipo de restrição nos injectores....

Última edição:
Agora as contas de sapateiro (tempo não entra na equação):

55+25+15= aqui já estão 95 euros. Dava para alguma gasolina, mas se a opção é investir no carro... força nisso!

Agora as contas de sapateiro (tempo não entra na equação):

55+25+15= aqui já estão 95 euros. Dava para alguma gasolina, mas se a opção é investir no carro... força nisso!
Mas esta a consumir menos 2l a cada 100KM, ao preço que está o combustivel sao 4 euros que poupo por cada 100KM. 1000KM = 40 Euros. 95 Euros sao recuperáveis em 2375 KMs, se a matemática estiver certa.

Trocar peças até acertar 🥲

Desculpa?
- Portanto Rail tem fuga não se muda (perigo de incendio não interessa/não é importante).

- A troca da sobda Lambda acertou os valores de correcção da Centralina em 10% colocando os parametros do do combustivel nos valores base da fabrica que por sua vez desceu o consumo também não tem interesse!!

- Colocar liquido de limpeza para tentar melhor os valores de pressão de injecção também não não interessa para nada num carro com 200 000 KMs... No entanto nos teus videos colocas uma lata direta nos filtros de combustivel dos teus clientes nas revisões que publicas no Youtube, OK....

Obrigado.

Desculpa?
- Portanto Rail tem fuga não se muda (perigo de incendio não interessa/não é importante).

- A troca da sobda Lambda acertou os valores de correcção da Centralina em 10% colocando os parametros do do combustivel nos valores base da fabrica que por sua vez desceu o consumo também não tem interesse!!

- Colocar liquido de limpeza para tentar melhor os valores de pressão de injecção também não não interessa para nada num carro com 200 000 KMs... No entanto nos teus videos colocas uma lata direta nos filtros de combustivel dos teus clientes nas revisões que publicas no Youtube, OK....

Obrigado.
Sim coloco para prevenção e por vezes, acontece milagres, resolve muita coisa na injeção a gasóleo.

Sobre o teu, já bateste os pontos que escrevi acima?

Sim coloco para prevenção e por vezes, acontece milagres, resolve muita coisa na injeção a gasóleo.

Sobre o teu, já bateste os pontos que escrevi acima?

Sim, alguns, foram dicas uteis obrigado.

- Avaliar compressão do motor
Quando mudar o óleo vou ver esta parte, ou no proximo fds que tiver tempo.

- Verificar estado dos injetores
Fiz o teste com eles fora quando mudei o rail, não babam quando desligo, mas o "spray" não é o melhor...

- Comprovar ponto sincronismo
Sim tudo OK

- Testar velas e bobines
Isso foi mudado pelo antigo dono na tal oficina que ele foi para ver este problema, eles fizeram a revisão e mudaram Velas e bobines, mas aos meus olhos esta tudo OK e como tenho o material que foi mudado tambem o testei e esta tudo a funcionar.

- Sondas e catalisador
Lambda ja foi mudada como sabes, a segunda sonda mantem-se estavel durante percursos de teste em estrada que fiz mas o catalizador já não tem grande capacidade de armazenar oxigenio para variacoes rápidas de RPMs (penso ser normal para um CAT com 20 anos).

- Estado dos travões.
Tem discos novos e pastilhas, não prendem (o antigo dono tabem mudou os travoes e discos).

O Plano agora é:
Tentar a limpeza dos injectores, validar a compressão do motor, Mudar Oleo + Filtro.

A cena que agora anda na minha cabeça é se tenho combustivel no oleo que pode influenciar os resultados (o óleo do motor cheira claramente a gasolina), portanto após fazer a tentativa de limpeza vou validar a compressão para garantir a estanquidade dos aneis valvulas etc... se tiver tudo bem mudo óleo + filtro e faço novos testes para comparar. Se a compressão falhar = GAME OVER :P ...

Mas eu acho que a compressão está OK, o carro nao tem falta de força não gasta oleo nao faz fumo nem perde água.... "Wish me luck :)"

Voltar
Superior