[Antevis?o] Renault Clio IV

Que as marcas e o mundo vive à custa da aparência e do marketing é verdade mas também é verdade que não podem comprar versões só porque têm motores idênticos em potencia não sabendo os equipamentos e partes técnicas que implicam diferenças de peso como uns trazerem S&S e outros não, tanques de combustível maiores e mais pesados como já disseram.

Assim como a corrida para o CO2 cria situações caricatas podemos estar cientes que a corrida para o baixo peso e os exageros que daí advêm vão trazer retrocessos em áreas relacionadas com a qualidade de vida a bordo no campo da acústica e até da serenidade a velocidades mais elevadas porque para aerodinâmicas parecidas o peso ajuda a estabilizar.

Uma coisa eu sei ainda está para chegar o dia que eu consiga entender que vantagens tem um 208 em relação a um 207 com exceção à evolução natural de serem separados por 6 anos. É muito discutível, os ingleses regam como tudo diabolizando o 207 e enaltecendo o 208...depois vamos ler apreciações francesas e descemos à terra que afinal o 208 não é assim tão melhor e à custa de cortes importantes no peso se cortou em coisas que dão qualidade de vida a bordo.
Um 207 1.6 pesa "apenas" 50 kg a mais que o meu GP 1.3 (tenho 1200kg no livrete, o meu tem teto duplo de abrir) e tem um motor maior, é mais confortável, tem melhor dinâmica, consome menos, responde melhor, e é acusticamente de outro segmento...mas tem uns 50kg a mais e não pode porque parece mal e porque prejudica isto ou aquilo.

Tudo pode prejudicar o baixo peso também pode prejudicar o que interessa é ser bom naquilo que faz mas cara vez se olha às características técnicas para criar a definição de um automóvel o que é redutor. O automóvel é muito diferente de um PC que normalmente é aquilo que se compra por características e números e mesmo assim dá barrete em muitas situações.

Se as medições oficiais fossem tão corretas e fiáveis elas não eram revistas de tempos a tempo porque o marketing direciona a engenharia de forma a contornar os testes, é como ficar bem na fotos estando descalço e de fato e gravata basta que não se apanhe os pés.

O downsizing para mim nos moldes em que está a ser introduzido é a maior parvoíce possível, cada vez a condução é mais frenética nas situações banais do dia a dia porque os motores simplesmente não respondem com naturalidade.

Last edited:
552400_10151045664707863_409390505_n.jpg

547728_10151045546207863_299785224_n.jpg

Esta perspectiva não me agradou...
422239_10151045381772863_118238656_n.jpg

558168_10151045690497863_343970503_n.jpg

179128_10151045681522863_674078486_n.jpg

165974_10151045235057863_1792112004_n.jpg

Haverão os cartões inteligentes. Quando se fala nesses, acho que fazem todo o sentido.

No entanto, o cartão de série para o Clio não será desse tipo, com certeza.

Quando o cartão falhar não tens a chavinha que o substitui?

Se para ti todos os cartões Renault dispensam a colocação do mesmo na ranhura, duvido que conduzas o suficiente em Renault's para argumentar comigo. [;)]

(Não pude deixar de retribuir. [:D])

Eu mereci...[:D][:D]

Pensava mesmo que todos os renault podiam ser conduzidos com o cartão no bolso, pois só conduzi méganes (renaults com cartão foram só esses). Pelo menos nos que conduzi dava para os ter no bolso![;)]

Essas duas versões diria que não têm sequer a mesma finalidade visual ou o mesmo publico quer seja em cor quer seja em versão.
É fácil gostar mais do Renault pela decoração logo à partida, era como por ai o Clio numa cor morta e jantes brandas e por o 208 numa cor que lhe puxa pelo desenho e jantes dinâmicas.

De qualquer das formas todo o desenho do Clio é virado para os volumes contínuos engrandecidos enquanto no 208 é enaltecido por desníveis repentinos feitos por vincos.

No interior o Clio é mais convencional no posto de condução mas as decorações em algumas cores, formas e a texturização dos materiais mais visíveis, pelo menos em foto, não beneficiam tanto o refinamento.

Clio sem dúvida com menos "bullshit", indo mais depressa ao assunto, sem se perder em pormenores estilisticos desnecessários.
O ponto onde se encontra capot, grelha e grupos ópticos do 208, assim como a forma como a grelha se projecta em direcção ao exterior e o rectilineo spoiler, não conseguem dar a percepção de uma frente harmoniosa, e graficamente forte como aquela que vemos no Clio, mesmo que este último beneficiasse de uns grupos ópticos mais comedidos.
Agora, se o Clio nesta vertente mais italiana é capaz de convencer o mercado como o seu antecessor, esperar para ver...

Realmente a foto beneficia muito o Renault, mas numa cor certa aquele Peugeot fica no ponto.

Gosto muito de ambos, mas o Renault consegue ser sempre "in foco" sempre que sai um modelo novo.

Atenção à opacidade do amarelo que apaga vincos no Clio que estão lá, o Clio também tem os bullshits em forma de peças e decorações que no Peugeot são evitadas, diria que o Peugeot tem a chapa mais complexa mas usa menos decorações e elementos extra em plástico ou cromado/lacado preto.

Cada um usa os artifícios à sua maneira e se num estão num sitio no outro estão noutro.

Diria que esses duas versões estão erradamente comparadas porque as cores são tão dispares e têm um efeito demonstrativo das formas tão distinta que só ajuda a perceber menos as coisas.

O que vejo no Clio são formas mais sexys porque usa e abusa dos volumes e na frente onde o 208 tem um grande furo o Clio tem superfície e isso dá lhe noção de escultura nessa zona entre faróis.

Do Clio prefiro as fotos em vermelho e com apontamentos em cromado em vez de preto lacado, é demasiado agressivo e no 208 preferia um branco ou até cinza claro mas 3p porque toda a linha dos vidros é diferente alem de que a lateral também.
O que me iria fazer desempatar seria o interior, equipamentos, motores e preço.

Last edited:
Sim, o amarelo disfarça a coisa, mas também me baseio naquilo que já deu para ver nas outras cores.

No 208 ao vivo, aprecio a aparência menos "balofa" relativamente ao 207. Resultou numa criatura visualmente mais ligeira. Mas os diversos elementos estilisticos que preenchem o desenho, sobretudo as arestas que definem a generalidade da carroçaria, acabam por parecer supérfluos.
No Clio, o abandono dos contemporâneos vincos e arestas para definir as superficies, permitem um look mais assertivo. E os elementos têm contornos mais regulares, que ajuda a descomplexar o desenho no todo.
Só tenho dúvidas relativamente à lateral e aquela coisa preta. Nas imagens deixa algo a desejar a forma como aquela coisa foi integrado.
Tou curioso para ver o Clio ao vivo.

Back