Renault vs Bala (discussão física)

Não será "dependentemente" da velocidade do objecto?
Não percebi a tua ideia, mas imagina uma esfera a deslizar sobre o chão, quanto mais rápida for, mais longe irá, apesar do atrito com a superfície onde rola a abrandar, se colocarmos ar na sala e repetirmos a experiência (lançando a esfera a mesma velocidade) passa a haver mais um elemento a oferecer resistência e uma ligeira diferença na distancia percorrida.

Agora imagina que tiramos o chão e não há gravidade, nessa sala só ar, a esfera irá um pouco mais longe pq o ar oferece menos resistência, do que chão.

Ou seja, independentemente da velocidade do objecto, o que condiciona a distancia que um objecto percorre são as forças que contrariam a energia cinética inicial, o atrito com qql superfície, o atrito com uma atmosfera e a força de gravidade, num ambiente sem qql uma destas forças um objecto independentemente da força inicial, continuará a mover-se sempre a mesma velocidade indefinidamente.

.

O carro nao afecta NADA essa situação. A gravidade é a mesma dentro e fora do carro. A pergunta é se a velocidade é alterada devido ao carro... e isso que dizes o carro nao tem qualquer influencia! A gravidade continua a ser a mesma!

Uma coisa... para acabar com esta conversa. A gravidade dentro e fora do carro é a mesma, correcto?
A bala fora do carro diminui de velocidade total (X+Y)? Correcto? Se a de X já está mais que demonstrado que diminui... e a que Y aumenta tanto dentro como fora do carro, como é que a velocidade aumenta entrando para dentro do carro? O que é que o carro afectaria?
Em X já se sabe, correcto? Diminui dentro ou fora!
Em Y a acelaração é a mesma dentro e fora do carro, correcto?
Fora do carro X+Y diminui, correcto? Então se Y é a mesma quer dentro quer fora... e se X diminui (talvez com menos intensidade), o que é que o carro afectaria a velocidade da bala?! Simplesmente em X poderá diminuir mais devagar... logo, dentro do carro em X diminui menos... e em Y mantem constante como fora do carro... ou seja... dentro do carro diminui!
Forças fora do carro:
9.8m/s2(gravidade)*Peso em Y
Resistencia do ar + Atrito em X

Forças dentro do carro:
9.8m/s2(gravidade) em Y * Peso
Resistencia do ar1 + Atrito1 em X

Em Y não há alteração. A velocidade aumenta em igualdade dentro e fora do carro (e é sabido que mais cedo ou mais tarde a bala fora do carro... cai e para, fica sem velocidade!). Ou seja, o carro nao afecta Y.
Em X a velocidade diminui.
Sabemos que fora do carro a velocidade diminui, mesmo com a ajuda da acelaração Y (já que esta só ajuda a bala a cair! e Nunca a ganhar velocidade ao carro!). Então dentro do carro, nada fará acelarar a bala de forma diferente de fora do carro.
A bala não acelera!

E agora aconselho a quem tiver duvidas que vá falar com um professor de fisica. Já tou cheio de dar aulas!

Conclusão: A bala dentro do carro perde velocidade (total!), nunca ganha! Tal como acontecia fora do carro. Dentro do carro poderá é perder menos velocidade... ou seja, a desacelaração ser menor... mas há sempre desaceleração, nunca aceleração.

desculpa la continuar com a discussao, ja vi que ha aqui pessoal que nao está a gostar que pessoas discutam este tema. Mas se nao gostam, podem fazer retroceder lá em cima e nao voltar ao topico.

Taveirada, nao ha resistencia do ar dentro do carro, porque a velocidade do ar dentro do carro é igual à velocidade do carro e da bala quando vai dentro do carro!! e agora?:P ou seja, sao um unico sistema fechado, naquele momento.

para quem perguntou se era possivel. nao. uma bala desce 10 metros por segundo. se a bala foi disparada de 2 metros de altura, demora dois decimos a cair no chao. nenhum carro percorre 200 metros em 2 decimos, e nenhum vidro electrico demora menos que isso a descer :D

fiquem bem

Com ou sem resistencia do ar... a bala nunca acelera... basta ver no vacuo... a bala nao acelera... mantem a velocidade em X. Como aquilo não é vacuo... ela vai abrandar. Em Y no vacuo ela acelaria... mas a bala não está no vacuo... e vai perder velocidade em X e o aumento em Y não vai ser significativo. Basta ver a distancia percorrida pela bala em X e a distancia percorrida em Y (diria 1.5m?) e o que poderá acelarar não vai ser significativo ao que vai desacelarar em X.

Quanto à duvida do neoxic, é muito dificil explicar sem um desenho do referencial... por isso disse para falar com pessoal de fisica... vão perceber logo. ;)

Última edição:
Taveirada, nao ha resistencia do ar dentro do carro, porque a velocidade do ar dentro do carro é igual à velocidade do carro e da bala quando vai dentro do carro!! e agora?:P ou seja, sao um unico sistema fechado, naquele momento.
:confused: A velocidade do ar dentro do carro ( de janelas fechadas) é igual a velocidade do ar de uma sala.

Se fosse igual a velocidade do carro não servia de nada ter para brisas.

De janelas abertas é um pouco mais baixa que a velocidade do carro, mas independentemente do volume de ar o atrito deste com qql objecto é igual.

O que pode é alterar ligeiramente a trajectória da munição, mas isso já é dinâmica de fluidos.

.

:confused: A velocidade do ar dentro do carro ( de janelas fechadas) é igual a velocidade do ar de uma sala.

Se fosse igual a velocidade do carro não servia de nada ter para brisas.

De janelas abertas é um pouco mais baixa que a velocidade do carro, mas independentemente do volume de ar o atrito deste com qql objecto é igual.

.

é igual à velocidade do carro precisamente por causa do para brisas...i

se a velocidade do ar dentro do carro nao fosse igual à velocidade do carro, quando largasses alguma coisa dentro do carro, ela ia, segundo a tua teoria, bater no para brisas traseiro, porque afinal o ar dentro do carro tem a mesma velocidade que la fora. :\ (atenção que estamos a falar de carro em movimento, para nao haver mal entendidos)

taveirada, agora nao percebi. entao só no vacuo é que ia haver aceleração em Y? no vacuo nao, porque nao ha gravidade!

achas que a aceleração em y nao é suficientemente grande para ser considerada? entao 1g nao é uma força grande?

mesmo que aceleração só afecte a bala em 1,5 metros, a sua intensidade é sempre a mesma! até poderia actuar durante 1 centimetro, que tinha a intensidade de 10m/s^2. agora, como disse anteriormente, ja que o ar dentro do carro vai à mesma velocidade da bala, entao nao ha resistencia do ar dentro do carro em x, logo nao ha aceleração em x (se houvesse, era negativa), e assim só ha aceleração em y, mesmo que seja durante 0,000001s ou 0,00001m, o que torna o movimento, ainda que durante 0,0000001 segundos acelerado, ainda que só em Y, pois a aceleração e velocidade totais da bala consideram o referencial Y.

epa taveirada, nao podemos continuar aqui até nunca! temos de encontrar uma solução que satisfaça os dois:D

fiquem bem

é igual à velocidade do carro precisamente por causa do para brisas...i

se a velocidade do ar dentro do carro nao fosse igual à velocidade do carro, quando largasses alguma coisa dentro do carro, ela ia, segundo a tua teoria, bater no para brisas traseiro, porque afinal o ar dentro do carro tem a mesma velocidade que la fora. :\ (atenção que estamos a falar de carro em movimento, para nao haver mal entendidos)
A "bolha de ar" dentro do carro movimenta-se no espaço que o circula a mesma velocidade que este (carro).

Mas esta "bolha" interage/movimenta-se com os fluxos de ar provenientes da janelas que efectuam movimentos que se completa e anulam, logo a velocidade de movimento do ar dentro do habitáculo é mais baixa do que a velocidade do carro.

Uma massa de ar tem a mesma densidade fora e dentro do carro e por isso um objecto que passe do exterior para o interior não aumenta de velocidade, mas antes vai perdendo a sua velocidade por causa do atrito com o ar (dentro e fora do carro é indiferente) e pela força da gravidade.

Isso só poderia acontecer no espaço (sem gravidade) se o objecto estive-se a "pairar" e o veiculo onde ele se encontra fizesse um arranque súbito.

.

O engraçado naquele anuncio é que o gajo que vai dentro do carro, quando a bala lhe passa à frente do nariz, podia perfeitamente pegar nela e guardá-la no bolso.
Penso eu de que...

E agora aconselho a quem tiver duvidas que vá falar com um professor de fisica. Já tou cheio de dar aulas!
se nao és professor de fisica, nao sei porque continuas a teimar em dar aulas. isto aqui é uma discussao. nao é um sitio onde tu és o explicador.

eu posso tar errado, tu podes tar errado, mas dai a achar-se que se é dono da verdade irrefutavel, vai um grande caminho.

[...]
...é que, quando estás a acelerar até aos 90km/h (exemplo) há força de atrito porque o automóvel está em aceleração, daí eu ter dito para até aos 90km/ segurares no balão. [...]

Essa força de que estás a falar não tem nada a ver com atrito... é a força (teórica) da inércia.

se nao és professor de fisica, nao sei porque continuas a teimar em dar aulas. isto aqui é uma discussao. nao é um sitio onde tu és o explicador.

eu posso tar errado, tu podes tar errado, mas dai a achar-se que se é dono da verdade irrefutavel, vai um grande caminho.

a fisica é dona da verdade... eu simplesmente aplico-a.

O dar aulas é simples... é extremamente dificil explicar por aqui o que digo... é preciso papel e caneta. Se fores ter com um professor de fisica ele explica-te. Talvez não tenha escrivido o que queria dizer... ou melhor... escrevi algo que pode ter várias interpretações... mas a ideia nao é essa! ;)

Nota: Vou ver se peço a um amigo que tem algumas habilitações para explicar o que acontece...

Última edição:
Como prometido:

Pedro Taveira says:
não sei se aí dá... mas a renault tem uma pub por cá assim:
Pedro Taveira says:
http://www.youtube.com/watch?v=VWCr_gARJJE
Pedro Taveira says:
a pergunta é:
Pedro Taveira says:
A bala ganha velocidade dentro do carro?
Pedro Taveira says:
Eu digo... Não!
B.F. says:
caso fosse real?
Pedro Taveira says:
caso fosse real...
B.F. says:
pois.
B.F. says:
bem, a bala desde que sai da pistola vai a perder velocidade sempre
B.F. says:
a taxa com que perde velocidade depende da resistencia do ar ao seu movimento
Pedro Taveira says:
A taxa com que perde velocidade varia... o que eu disse é que... dentro do carro a bala poderá perder menos velocidade... mas perde velocidade... sempre!
B.F. says:
sim
B.F. says:
bem
B.F. says:
e' problema complicado
B.F. says:
mas acelerar nao acelera
B.F. says:
pa'
B.F. says:
e' assim
B.F. says:
se a bala estiver a andar como parece 'a mesma velocidade do carro
B.F. says:
entao dentro do carro nao deve sentir resistencia nenhuma ao ar
Pedro Taveira says:
nenhuma? ok
B.F. says:
pq o ar no carro desloca-se a' mesma velocidade
B.F. says:
e' como nos estamos la dentro com janelas fechadas
B.F. says:
nunca sentimos vento a bater na cara
Pedro Taveira says:
oks
B.F. says:
mas claro que bala na vida real nao podia andar a' mesma velocidade pq ia abrandando e tb ia caindo e tudo isso
B.F. says:
e qt passa-se na zona da janela
B.F. says:
entrava em zona turbulenta e tudo isso.
Pedro Taveira says:
mas dentro do carro nao acelera, correcto?
B.F. says:
nao
B.F. says:
acelrar nunca
Pedro Taveira says:
manter no maximo
Pedro Taveira says:
tal como em vacuo
B.F. says:
sim parecido com isso
B.F. says:
mas isso so no caso ideal
Pedro Taveira says:
Ok. Então a bala dentro do carro desacelera... mas deverá desacelarar menos que fora do mesmo?
Pedro Taveira says:
?
B.F. says:
sim
Pedro Taveira says:
Isto por causa do para-brisas
Pedro Taveira says:
Que faz com que a resistencia diminua
Pedro Taveira says:
Ok. Então a bala dentro do carro desacelera... mas deverá desacelarar menos que fora do mesmo?
Pedro Taveira says:
?
B.F. says:
sim
B.F. says:
o ar dentro do carro desloca-se com o carro, como a bala se desloca a mesma velocidade que esse ar e que o carro entao em teoria nao sente nada.
Pedro Taveira says:
entao nao há atrito do ar...
Pedro Taveira says:
pq o ar nao se movimenta em relaçao à bala
B.F. says:
exactamente
B.F. says:
a resistencia do ar
B.F. says:
e' proporcional a' diferenca de velocidades
Pedro Taveira says:
hmmm.,.. bem visto!
B.F. says:
entres o ar e o objecto que se desloca nele
Pedro Taveira says:
Isto acontece devido indirectamente ao para-brisas que impede que haja deslocação de ar...
B.F. says:
bem proporcional no sentido que cresce com ela mas nao e' linear.
Pedro Taveira says:
Resumo:
Pedro Taveira says:
A bala desacelera quer dentro quer fora do carro. Dentro do carro e devido à não movimentação do ar... podera desacelarar menos (ou perder menos velocidade) em comparação com fora do carro... mas perde sempre velocidade...
B.F. says:

sim. a ideia geral e' essa. num mundo ideal suponho que dentro do carro nao perderia velocidade. so' que nao tenho certeza quao ideal e' que o mundo tinha que ser para isso acontecer hmmm
Pedro Taveira says:
Vacuos e afins...
B.F. says:
nao sei hmmm
B.F. says:
sim vacuo definitivamente
B.F. says:
mas
B.F. says:
e' experiencia divertida de se fazer
Pedro Taveira says:
ehehhe
B.F. says:
so preciso de sacar carro que ande a' velocidade da bala (lol)
Pedro Taveira says:
lol

(...)

B.F. says:
mandas-me o link do carro outra vez?
B.F. says:
B.F says:
obrigado
Pedro Taveira says:
Qual é a tua ideia?
Pedro Taveira says:
tas com duvidas?
B.F. says:
ah nada. mas sabes na realidade com janelas abertas ate' e' provavel que resistencia no carro seja maior.
B.F. says:
por causa da turbulencia

Habilitações: Licenciatura em Fisica (Media 17); Doutoramento (Como prometido com habilitações! ;) Não estou a tentar puxar de galões... nem nada parecido... mas talvez acreditem mais depressa no que este jovem diz... do que em mim, porque eu, efectivamente nao sei nada ao lado dele... é mais uma opinião, neste caso com bastante conhecimento de facto ;) )

Última edição:
ganha velocidade em x, parece-me como nao salta, por a relva estar molhada, "transfere" a velocidade vertical para horizontal, deve ser a isso que se referem.

Eu não mencionei nenhuma componente da velocidade propositadamente. Só referi velocidade.

Nem que a colisão da bola com a relva fosse perfeitamente elástica a sua velocidade aumentaria!!! Ok?

Como prometido:

Pedro Taveira says:
Pedro Taveira says:
Pedro Taveira says:
a pergunta é:
Pedro Taveira says:
Pedro Taveira says:
Eu digo... Não!
B.F. says:
caso fosse real?
Pedro Taveira says:
caso fosse real...
B.F. says:
pois.
B.F. says:
B.F. says:
Pedro Taveira says:
A taxa com que perde velocidade varia... o que eu disse é que... dentro do carro a bala poderá perder menos velocidade... mas perde velocidade... sempre!
B.F. says:
sim
B.F. says:
bem
B.F. says:
e' problema complicado
B.F. says:
mas acelerar nao acelera
B.F. says:
pa'
B.F. says:
e' assim
B.F. says:
B.F. says:
Pedro Taveira says:
nenhuma? ok
B.F. says:
B.F. says:
B.F. says:
Pedro Taveira says:
oks
B.F. says:
mas claro que bala na vida real nao podia andar a' mesma velocidade pq ia abrandando e tb ia caindo e tudo isso
B.F. says:
B.F. says:
Pedro Taveira says:
B.F. says:
nao
B.F. says:
acelrar nunca
Pedro Taveira says:
manter no maximo
Pedro Taveira says:
tal como em vacuo
B.F. says:
sim parecido com isso
B.F. says:
Pedro Taveira says:
Pedro Taveira says:
?
B.F. says:
sim
Pedro Taveira says:
Pedro Taveira says:
Pedro Taveira says:
Pedro Taveira says:
?
B.F. says:
sim
B.F. says:
o ar dentro do carro desloca-se com o carro, como a bala se desloca a mesma velocidade que esse ar e que o carro entao em teoria nao sente nada.
Pedro Taveira says:
Pedro Taveira says:
B.F. says:
exactamente
B.F. says:
a resistencia do ar
B.F. says:
Pedro Taveira says:
hmmm.,.. bem visto!
B.F. says:
Pedro Taveira says:
Isto acontece devido indirectamente ao para-brisas que impede que haja deslocação de ar...
B.F. says:
Pedro Taveira says:
Resumo:
Pedro Taveira says:
A bala desacelera quer dentro quer fora do carro. Dentro do carro e devido à não movimentação do ar... podera desacelarar menos (ou perder menos velocidade) em comparação com fora do carro... mas perde sempre velocidade...
B.F. says:

sim. a ideia geral e' essa. num mundo ideal suponho que dentro do carro nao perderia velocidade. so' que nao tenho certeza quao ideal e' que o mundo tinha que ser para isso acontecer hmmm
Pedro Taveira says:
Vacuos e afins...
B.F. says:
nao sei hmmm
B.F. says:
B.F. says:
mas
B.F. says:
Pedro Taveira says:
ehehhe
B.F. says:
Pedro Taveira says:
lol

(...)

B.F. says:
B.F. says:
B.F says:
obrigado
Pedro Taveira says:
Qual é a tua ideia?
Pedro Taveira says:
tas com duvidas?
B.F. says:
ah nada. mas sabes na realidade com janelas abertas ate' e' provavel que resistencia no carro seja maior.
B.F. says:
por causa da turbulencia

Habilitações: Licenciatura em Fisica (Media 17); Doutoramento

Sem querer desmerecer a pessoa em questão, mas puxar dos galões (neste caso média de um curso) para se ganhar ou não razão numa discussão parece-me um pouco deselegante, não?

Além disso, tive vários professores na faculdade, com currículos invejáveis, mas que no entanto cometeram e cometem grandes argoladas: lembram-se daquela professora que dizia ter encontrado pesticidas no SG Ventil?

Vá...discutir sim! Argumentar com habilitações é que não me parece bem.

Cumps.

Sem querer desmerecer a pessoa em questão, mas puxar dos galões (neste caso média de um curso) para se ganhar ou não razão numa discussão parece-me um pouco deselegante, não?

Além disso, tive vários professores na faculdade, com currículos invejáveis, mas que no entanto cometeram e cometem grandes argoladas: lembram-se daquela professora que dizia ter encontrado pesticidas no SG Ventil?

Vá...discutir sim! Argumentar com habilitações é que não me parece bem.

Cumps.
Nao estou a puxar dos galões, nem ele o faz... simplesmente estou a demonstrar que nao sou eu que o digo e a cumprir uma promessa. Foi alguém com habilitações... tal como tinha prometido. E antes que perguntassem quais eram... escrevi. Já sei que mais cedo ou mais tarde aparece aí alguém a perguntar que habilitações tem essa pessoa para acreditar nele.
Ja agora... como disse para ir falar com um professor de fisica... assim o fiz. Só coloquei aí a info.

Só vê maldade na parte final quem quer... Acho que a ideia de uma discussão é aprender... com informação util... e nao diz que disse... só estou a dizer que o que está aí escrito é baseado no conhecimente de alguém que percebe um pouco da coisa... Para bem da discussao!

Última edição:
Como prometido:

Pedro Taveira says:
Pedro Taveira says:
Pedro Taveira says:
a pergunta é:
Pedro Taveira says:
Pedro Taveira says:
Eu digo... Não!
B.F. says:
caso fosse real?
Pedro Taveira says:
caso fosse real...
B.F. says:
pois.
B.F. says:
B.F. says:
Pedro Taveira says:
B.F. says:
sim
B.F. says:
bem
B.F. says:
e' problema complicado
B.F. says:
mas acelerar nao acelera
B.F. says:
pa'
B.F. says:
e' assim
B.F. says:
B.F. says:
Pedro Taveira says:
nenhuma? ok
B.F. says:
B.F. says:
B.F. says:
Pedro Taveira says:
oks
B.F. says:
B.F. says:
B.F. says:
Pedro Taveira says:
B.F. says:
nao
B.F. says:
acelrar nunca
Pedro Taveira says:
manter no maximo
Pedro Taveira says:
tal como em vacuo
B.F. says:
sim parecido com isso
B.F. says:
Pedro Taveira says:
Pedro Taveira says:
?
B.F. says:
sim
Pedro Taveira says:
Pedro Taveira says:
Pedro Taveira says:
Pedro Taveira says:
?
B.F. says:
sim
B.F. says:
Pedro Taveira says:
Pedro Taveira says:
B.F. says:
exactamente
B.F. says:
a resistencia do ar
B.F. says:
Pedro Taveira says:
hmmm.,.. bem visto!
B.F. says:
Pedro Taveira says:
B.F. says:
Pedro Taveira says:
Resumo:
Pedro Taveira says:
B.F. says:

Pedro Taveira says:
Vacuos e afins...
B.F. says:
nao sei hmmm
B.F. says:
B.F. says:
mas
B.F. says:
Pedro Taveira says:
ehehhe
B.F. says:
Pedro Taveira says:
lol

(...)

B.F. says:
B.F. says:
B.F says:
obrigado
Pedro Taveira says:
Qual é a tua ideia?
Pedro Taveira says:
tas com duvidas?
B.F. says:
B.F. says:
por causa da turbulencia

Habilitações: Licenciatura em Fisica (Media 17); Doutoramento
Acho que é bastante fácil de perceber o conceito recorrendo apenas a conhecimentos elementares e ao senso comum .

Ainda não entendi muito bem a celeuma a volta do tema será que é algo hormonal [;)]?

.

Voltar
Superior