rca33
New member
Desde os sofisticados motores diesel até aos pequenos turbos a gasolina, passando pelos vários formatos, a renault anda a dar cartas.
Não vejo grande sofisticação nos diesel Renault. Diria que alinham pelo que a concorrência faz.
Os turbinados de baixa cilindrada também já são comuns entre construtores europeus, e se não são dos japoneses é por opções.
O facto é que (e agora visto a camisola dos hibridos) enquanto os construtores europeus anunciam para um futuro distante os hibridos, a Toyota e Honda já os comercializam há uns tempos, sendo que a Honda até reforçou recentemente a sua oferta.
Pode eventualmente não ser o "my cup of tea", mas acredito nas vantagens que os hibridos proporcionam face a mecânicas convencionais.
No fundo, os europeus nos otto de baixa cilindrada têm apostado na performance, enquanto os japoneses têm apostado na eficácia energética, algo que cada vez faz mais sentido.
Creio que os hibridos não são opção a ottos de performance, mas são opções ao diesel.
No meu caso particular, se comprasse hoje um carro para substituir o meu velho civic (e atendendo a que não ando com ele todos os dias), ficaria indeciso entre o desempenho de um TSI (ou equivalente), ou a economia de um diesel / hibrido, sendo que acredito que os hibridos tenham algumas vantagens em termos de custos de manutenção.
A Honda tem mais veículos normais do que vitaminados (tal como a Renault), mas eu ainda acho a Renault mais generalista e com menos qualidade global.