Aqui vou dar a minha opinião uma vez que conheço razoavelmente os 3 carros em questão. Já andei e conduzi os 3 e cheguei a ponderar comprar um Mazda 6 à 2 anos.
Considero-me um apaixonado por automóveis e portanto reconheço que a minha opinião não é nada representativa da maior parte das pessoas. Como um melómano com a música, para mim um carro é muito mais do que um mero meio de transporte.
O Mazda 6 e o Accord estão e minha opinião a um nivel parecido. Talvez o accord seja ligeiramente melhor em termos de interiores (falo para os dois nas versões mais caras, sport e executive navi, respectivamente), são ambas (carrinhas) espaçosas e versáteis e têm uma condução razoavel (mais interessante o Mazda). A ambas em minha opinião falta um toque de requinte, design e principalmente sal. São carros bons numa prespectiva racional (melhor a Mazda). A falta de sal estende-se aos motores principalmente no caso do Accord.
O BMW é completasmente diferente, tudo tem um toque diferente, basta comparar os manipulos para abrir as portas por dentro para perceber os km que os separam, o habitáculo é moderno, limpo e sofisticado e utiliza bons materiais com combinações de bom gosto. A dinâmica também não tem nada a ver, consegue ser confortável e ao mesmo tempo dar feedback e ser entudiasmante e pode ser conduzido quase como um desportivo. Em suma está excelentemente calibrado e é uma exclente máquina.
Justifica-se a diferença de preço ? em minha opinião sim, passamos de uma salada de alface e tomate não particularmente bem temperada e com alguma cebola, para uma sofisticada salada de pera abacate com camarão.
Para muitas pessoas que conheço não se justifica, simplesmente porque não lhe dão o valor e isso também é uma posição totalmente legitima.
Por exemplo, pelo que tenho visto aqui o Afcivic tem uma posição do tipo que não faz sentido comprar um carro destes melhores (premium), ele tem aquilo que valoriza no seu carro e chega-lhe e está super satisfeito (o que é fantástico).
Já eu, infelizmente, nunca estou totalmente satisfeito com o que tenho e estou sempre a piscar o olho ao que não tenho.
O que eu me reservo o direito, é de achar que, ele não é um verdadeiro apreciador de automóveis, mas isso são outros 500 [

]