Renault vs Honda - Tecnologia

Renault vs Honda - Tecnologia

• Renault

Votos: 97 38,5%
  • Honda

Votos: 155 61,5%

• Total de eleitores
    252
1890 Patent for direct drive gearbox
1902 Patent for supercharging
1905 Hydraulic dampers were presented
1923 Patent for mechanical servo brake
1926 Patent for adjustable bench seat allowing to vary the luggage deparment
1936 Patent for a seat with flexible cushions
1961 Renault presents Renault 4 model -- the first car all over the world equipped by hermetically closed engine cooling system and long-travel torsion bar

continua....

Esta patente é do Gottlieb Daimler para 1900, em 1902 Louis Renault criou o centrífugo.

Para ser mais rigoroso a sobrealimentação Roots foi criada pelos irmãos Higley Philander e Francis Marion em 1860.

Bem, antes de mais agradeço alguma contenção nas palavras !

Continuando, tu estás a comportar-te como um adepto incondicional da Renault (para não dizer outra coisa), algo que podes perfeitamente fazer mas que não estás a suportar com dados.

Por isso vamos ver se entendes uma coisa:

Na década de 90, a Renault fazia motores de tirar àgua do poço que montava em carros !
Queres saber porquê ?

1. Só adoptaram a tecnologia 16v muito tarde, e ainda assim só nas versões topo de gama (desportivas, entenda-se). Por analogia, qualquer Honda dos anos 90 (e até antes) é 16v.

2. Antes da década de 90, os Honda utilizavam injecção electrónica, muitas vezes multiponto, ao passo que a Renault usava os carburadores e só passou para injecção (monoponto) porque a obrigatoriedade dos catalizadores a isso obrigou. Claro que foi uma implementação fraca.

3. Ainda na década de 90, qualquer motor Renault nos primeiros segundos / minutos de funcionamento parecia um chasso, com as válvulas a bater em seco por todo o lado. O meu clio novo fazia isso, o R19 do meu padrasto idem, etc. Em 2005 aluguei um Megane 1.5 DCI, e para meu espanto, aquele motor (com 7.000 kms) a frio martelava tanto ou mais que os velhos renault. Este martelar eu nunca ouvi num motor Honda (e olha que conheço muitos e com diversas quilometragens) e comparando com um carro do mesmo ano (2005) o HDI é muito mais "afinadinho" a esse respeito. Já agora, o meu clio 1.2 (comprado novo) gastava muito mais que um Civic I-VT 1.6 com 150cv, e o meu carro não estava estragado. Muitos dos meus amigos e até a minha namorada tinham clios, e acompanhei em todos episódios de avarias que não cabem na cabeça de ninguém.

4. Apesar da simplicidade que é (pelo menos aparentemente) fazer um motor a gasolina atmosférico, os Renault são conhecidos por mandarem bobines ao ar com frequência. Daí eu dizer "será que ainda não aprenderam a fazer uma coisa fiável ?"

Voltemo-nos agora para a actualidade.

O que é que a Renault fez de significativo para a indústria automóvel ?
É certo que desenvolveram bastante bem a segurança passiva, mas e o resto ?
Destacam-se em alguma coisa ?

É que a comparação aqui é feita com a Honda, e o facto puro e duro (goste-se ou não) é que os hibridos Honda são uma realidade ao alcance de qualquer um (estão à venda). Os Europeus de uma forma geral, andam a apresentar protótipos que indiciam que esse será o futuro, mas onde é que estão os carros para se comprar ?

A Renault não é a pior marca do mundo, mas não é o que tu pensas que é.

No máximo, alinha com as marcas médias europeias.
O sucesso de vendas tem que ver com políticas comerciais (aquelas que já te explicaram e tu gozaste).
Só para te dar um exemplo, uma empresa onde trabalhei tinha a frota toda Renault. Só aquela empresa teria muito à vontade uns 100 carros.

Achas que os escolheram por serem melhores ?
Não, escolheram por terem melhores condições comerciais.

Aliás, a provar isto sempre esteve o facto de os quadros superiores terem outras marcas, entre Honda, Volvo, BMW, Alfa Romeo.
Nunca nenhum teve um Renault !!!

Por isso, tens vindo a demonstrar que gostas da marca mas ao mesmo tempo um profundo desconhecimento de todos estes assuntos, talvez porque não tenhas vivido o suficiente para teres testemunhado algumas coisas e aprendido na realidade outras.

Neste tópico, aconselho-te a leres mais, aprender e só depois falar.

O que tens feito até agora é dizer disparates (desculpa a frontalidade).

Algumas passagens bastante infelizes, mas já se sabe que as picardias dão nisto...

Mas aquela de comparar os diesel 1.5 dci com motores a gasolina, é complicada...

Mas é a cena das clubites, cada um tem a sua.[;)]

Eu cá, é mais carros[:)][:)]

Estas são apenas 2 marcas que ao longo dos anos foram bastante assíduas na F1, desporto automóvel rei.
Isto diz muito sobre elas.
Acho qe não se deve denegrir nenhuma pois já deram muito e já tiveram os seus tempos maus.

Completamente de acordo. Tal como a Honda foi (e é) uma marca tecnologicamente evoluida, penso que a Renault não fica nada atrás, o problema é que algumas dessas tecnologias por vezes não lhes saem como o esperado.

Algumas passagens bastante infelizes, mas já se sabe que as picardias dão nisto...

Mas aquela de comparar os diesel 1.5 dci com motores a gasolina, é complicada...

Carro de aluguer...
o 1.5 dci é bem suave, e dos mais silenciosos senão mesmo o mais silencioso da sua classe.
Ainda por cima vindo o comentário de quem tem um tdi....

Carro de aluguer...
o 1.5 dci é bem suave, e dos mais silenciosos senão mesmo o mais silencioso da sua classe.
Ainda por cima vindo o comentário de quem tem um tdi....

Eu tive uma Mégane 1.5 Dci de 80/85cv já não me recordo e um dos motivos pelos quais a comprei (não foi carro de empresa, onde poderiam ter-me obrigado a escolher Renault[;)]), era mesmo o ruído reduzido de funcionamento, já o 1.7 que a Honda usava, parecia um motor de tirar água do poço[;)][:)] e diga-se de passagem era comprado, porque a Honda nunca fez um diesel pequeno, não sei porquê...

A Renault sempre foi das marcas mais vendidas da Europa. Tudo à custa da legislação. Bela conclusão. Fiquei mais enriquecido automobilísticamente falando[:D]

Reduziste a marca só a isso? É pena...não é a última maravilha do mundo, mas também não é tão má [:p] [:D]

É assim um pouco como se eu reduzisse a Renault ao que tu dizes...felizmente que não vou pelo pessoal que idolatra simbolos [:)]

Sem dúvida...nada como os fanáticos de uma marca para a denegrir [:D] É triste para muitas marcas.

O 1.5dci não é nada barulhento de facto.
Devo dizer até que tem um som bastante engraçado para diesel, isto porque é um som bastante metálico e nada enfonadinho como a concorrência.
O toque do turbo bastante audivel até tem a sua piada!

se o RCA33 sofre de clubite, eu então assumo-me já como fanático!![:)][:)][:)]

ele é bastante imparcial, até demais para o meu gosto, por exemplo a apontar defeitos ao S2000 é desesperante[:blush:]

acho que as sucessivas más experiências que teve com veículos Renault o fazem desconfiar da tecnologia empregue nos mesmos, e quem o pode censurar por isso?:confused:

pessoalmente nunca tive Renault, mas se me perguntarem qual a marca que mais pessoas próximas tiveram problemas a resposta é Renault. especialmente fumarentos

diga-se de passagem era comprado, porque a Honda nunca fez um diesel pequeno, não sei porquê...

não acredito que não saibas...

ele é bastante imparcial, até demais para o meu gosto, por exemplo a apontar defeitos ao S2000 é desesperante[:blush:]

acho que as sucessivas más experiências que teve com veículos Renault o fazem desconfiar da tecnologia empregue nos mesmos, e quem o pode censurar por isso?:confused:

pessoalmente nunca tive Renault, mas se me perguntarem qual a marca que mais pessoas próximas tiveram problemas a resposta é Renault. especialmente fumarentos

Foi por falta de tempo!?

Eu no Honda que tive, revelou-se aquele defeito crónico do o-ring perder óleo, e mandava uma fumarada descomunal de tempos a tempos, todos os meu amigos tinham o mesmo problema, será que é por isso que os Hondas não são fiáveis!?

Claro que não...

É por partirem motores F20 que deixam de ser fiáveis!?

Claro que não...

Se o tópico fosse sobre Fiats, alguém apareceria a dizer que conhecia muita gente com Fiats problemáticos, ou seja andamos sempre à volta do mesmo...

Ps: Não era preciso assumires-te como fanático[;)][:)][:)]

Foi por falta de tempo!?

[:D]
no comments...

Eu no Honda que tive, revelou-se aquele defeito crónico do o-ring perder óleo, e mandava uma fumarada descomunal de tempos a tempos, todos os meu amigos tinham o mesmo problema, será que é por isso que os Hondas não são fiáveis!?

explica lá isso melhor...qual o-ring? mandar fumarada?:confused: agora fiquei curioso...

É por partirem motores F20 que deixam de ser fiáveis!?

sem óleo? isso todos partem

foi defeito de fábrica? e a Honda não trocou?

ao contrário de vários exemplos que tenho de 2.2 DCi's que antes dos 100.000 têm que ser trocados e curiosamente a culpa é sempre da utilização...:rolleyes:

Ps: Não era preciso assumires-te como fanático

e não sou![:)][:)]

imagina se fosse!

concordo, e foi com análise nos mercados e nos ramos de actividade onde estão presentes, que eu acho que, neste momento, a Honda é mais evoluida tecnologicamente que a Renault[;)]
Não vale a pena comparares e quantificares porque nenhum de nós tem noção das potêncialidades da Renault e da Honda.
Isso é mera especulação!!! :rolleyes:
A Renault está em ramos que a Honda não está e, por sua vez, a Honda está em ramos que a Renault não está... Tanto uns como outros requerem grandes doses de tecnologia!
Essas suposições valem tanto como:
-Sendo a F1 o expoente máximo da industria automóvel, a Honda como equipa nada conquistou.... já a Renault! [:p]
E isto quer dizer que a Renault é muito mais avançada tecnologicamente ?

Nunca tiveste mas tens amigos, primos, tios, amigos do amigo, namorado da prima, etc.. que tiveram problemas, é isso ?
É o costume! [:D]

Não vale a pena comparares e quantificares porque nenhum de nós tem noção das potêncialidades da Renault e da Honda.
Isso é mera especulação!!! :rolleyes:
A Renault está em ramos que a Honda não está e, por sua vez, a Honda está em ramos que a Renault não está... Tanto uns como outros requerem grandes doses de tecnologia!
Essas suposições valem tanto como:
-Sendo a F1 o expoente máximo da industria automóvel, a Honda como equipa nada conquistou.... já a Renault! [:p]
E isto quer dizer que a Renault é muito mais avançada tecnologicamente ?

foi com base nos ramos que nós conhecemos!
se por exemplo a Renault é que faz os motores de propulsão para Foguetões e não o publicita acho um erro[;)]

como te disse não vale a pena discuitir no individual, para se responder a uma pergunta destas tem que ver no global e aí continuo a achar que a Honda tem mais soluções.

Ninguém disse o contrário. Disseste apenas que o Renault era o primeiro motor europeu de injecção directa (não especificaste se era electrónica, e europeu, quer dizer que já existia noutros continentes). A "inovação" está onde mesmo?!

São duas coisas que não me dizem nada. Mas podias dizer em concreto em que achas que este motor se destaca da concorrência.[:p]

Mais uma vez, em que é que isso se traduz em números face à concorrência?:rolleyes:
A inovação é que foi o primeiro motor de injecção directa electrónica capaz de garantir um bom desempenho com qualquer gasolina.
O GDI da Mitsubishi perdia bastante eficiência caso utilizassem gasolina com alto teor de enxofre. O Motor da Renault tinha um funcionamento diferente, pois, invés de trabalhar com misturas com um rácio de 20:1 (ar:gasolina p/ versão Europeia), o IDE trabalhava com um rácio inferior e 25% dos gases de escape a compor a mistura. Este método garantia uma combustão perfeita mesmo com gasolinas com alto teor de enxofre.

Não sei ainda não percebeste mas esse motor é novo, ainda ninguém o testou! [:D]

Traduzindo em número é simples, um carro equipado com o "Synthetic Jet" em AE gasta menos! Por conseguinte emite menos CO2 e paga menos imposto!

Última edição:
[:D]
no comments...

explica lá isso melhor...qual o-ring? mandar fumarada?:confused: agora fiquei curioso...

sem óleo? isso todos partem

foi defeito de fábrica? e a Honda não trocou?

ao contrário de vários exemplos que tenho de 2.2 DCi's que antes dos 100.000 têm que ser trocados e curiosamente a culpa é sempre da utilização...:rolleyes:

e não sou![:)][:)]

imagina se fosse!

Há um o-ring qualquer (do Vtec!?), que quando fica ressequido deixa passar óleo, sendo que quando o motor fica quente e o óleo mais fino começa a escorrer pelo bloco, e assim se faz o fuminho...

Também conhecemos por aqui Vti's que partiram Filipe, não é exclusivo da Renault, todos os fabricantes têm unidades defeituosas, a velha história do Vtec não avariar é verdade, mas o motor é mais que o Vtec[;)] e os consumos de óleo que também são um bocado para o elevados, eu sei já tive um[;)]

Se sabes de mais histórias de Renaults que dão avarias que Honda, é normal, pelo menos cá no burgo a Renault vende bastantes mais carros... E a grande maioria não passa dos 50K€...

Eheheheh já tou a falar como um clubite-man e tudo...[:)][:)]

Podemos passar a noite toda nisto, os turbos e bielas do 1.9 dci 120cv, Clios e Méganes que mamam bobines e os Accord tortos, Civics com corrosão ao fim de 2/3 anos, enfim há para todos os gostos e feitios...

Última edição:
Há um o-ring qualquer (do Vtec!?), que quando fica ressequido deixa passar óleo, sendo que quando o motor fica quente e o óleo mais fino começa a escorrer pelo bloco, e assim se faz o fuminho...

Também conhecemos por aqui Vti's que partiram Filipe, não é exclusivo da Renault, todos os fabricantes têm unidades defeituosas, a velha história do Vtec não avariar é verdade, mas o motor é mais que o Vtec[;)] e os consumos de óleo que também são um bocado para o elevados, eu sei já tive um[;)]

Se sabes de mais histórias de Renaults que dão avarias que Honda, é normal, pelo menos cá no burgo a Renault vende bastantes mais carros... E a grande maioria não passa dos 50K€...

Eheheheh já tou a falar como um clubite-man e tudo...[:)][:)]

Podemos passar a noite toda nisto, os turbos e bielas do 1.9 dci 120cv, Clios e Méganes que mamam bobines e os Accord tortos, Civics com corrosão ao fim de 2/3 anos, enfim há para todos os gostos e feitios...

conheço imensos VTI's que partiram o motor!
todos eles têm uma história para contar, normalmente uma longa história de vários donos e muitos kms com alterações mal feitas.

e também conheço vários S's onde isso aconteceu.

mas agora a falar a sério, se achas que o o-ring que referes, uma peça de plástico que só é trocada quando deixa passar óleo, que custa 10€ e se muda em 5 minutos é sinal de falta de fiabilidade, levas já com o carimbo da clubite[:)][:)][:)]

também podes falar dos distribuidores que avariam, dos retentores das arvores de cams que deixam passar óleo, dos LMA's que fazem barulho, dos sinoblocos problemáticos, etc, etc
conheço essas histórias todas como deves imaginar, o que se torna mais engraçado é que todos eles não aconteceriam caso se seguisse a manutenção programada pela marca[;)]

agora se achas que todos os estudos feitos são comprados pela Honda, ou pela Mazda não posso fazer nada.:sh)
outra coisa, quando eu digo que conheço mais casos de avarias na Renault, não é comparando com a Honda, mas sim com todas as marcas

conheço imensos VTI's que partiram o motor!
todos eles têm uma história para contar, normalmente uma longa história de vários donos e muitos kms com alterações mal feitas.

e também conheço vários S's onde isso aconteceu.

mas agora a falar a sério, se achas que o o-ring que referes, uma peça de plástico que só é trocada quando deixa passar óleo, que custa 10€ e se muda em 5 minutos é sinal de falta de fiabilidade, levas já com o carimbo da clubite[:)][:)][:)]

também podes falar dos distribuidores que avariam, dos retentores das arvores de cams que deixam passar óleo, dos LMA's que fazem barulho, dos sinoblocos problemáticos, etc, etc
conheço essas histórias todas como deves imaginar, o que se torna mais engraçado é que todos eles não aconteceriam caso se seguisse a manutenção programada pela marca[;)]

agora se achas que todos os estudos feitos são comprados pela Honda, ou pela Mazda não posso fazer nada.:sh)
outra coisa, quando eu digo que conheço mais casos de avarias na Renault, não é comparando com a Honda, mas sim com todas as marcas

Já falas como se estivesses na pós-venda da Honda[:)][:)]

Se avariou foi por utilização incorrecta[:D]

Quanto ao último parágrafo, não vou por esse caminho Filipe, falavas em carros dos conhecidos, agora falas em estudos (que por sinal que lidera agora é a Opel!)...

E se eu te disser que no meu meio as avarias que ouço mais são em Vw, Audi, Bmw e Merc, achas que é justo pensar que estes são menos fiáveis!?

Apenas prova que ando em sítios bem frequentados[:)][:)]

Voltar
Superior