Bem, antes de mais agradeço alguma contenção nas palavras !
Continuando, tu estás a comportar-te como um adepto incondicional da Renault (para não dizer outra coisa), algo que podes perfeitamente fazer mas que não estás a suportar com dados.
Por isso vamos ver se entendes uma coisa:
Na década de 90, a Renault fazia motores de tirar àgua do poço que montava em carros !
Queres saber porquê ?
1. Só adoptaram a tecnologia 16v muito tarde, e ainda assim só nas versões topo de gama (desportivas, entenda-se). Por analogia, qualquer Honda dos anos 90 (e até antes) é 16v.
2. Antes da década de 90, os Honda utilizavam injecção electrónica, muitas vezes multiponto, ao passo que a Renault usava os carburadores e só passou para injecção (monoponto) porque a obrigatoriedade dos catalizadores a isso obrigou. Claro que foi uma implementação fraca.
3. Ainda na década de 90, qualquer motor Renault nos primeiros segundos / minutos de funcionamento parecia um chasso, com as válvulas a bater em seco por todo o lado. O meu clio novo fazia isso, o R19 do meu padrasto idem, etc. Em 2005 aluguei um Megane 1.5 DCI, e para meu espanto, aquele motor (com 7.000 kms) a frio martelava tanto ou mais que os velhos renault. Este martelar eu nunca ouvi num motor Honda (e olha que conheço muitos e com diversas quilometragens) e comparando com um carro do mesmo ano (2005) o HDI é muito mais "afinadinho" a esse respeito. Já agora, o meu clio 1.2 (comprado novo) gastava muito mais que um Civic I-VT 1.6 com 150cv, e o meu carro não estava estragado. Muitos dos meus amigos e até a minha namorada tinham clios, e acompanhei em todos episódios de avarias que não cabem na cabeça de ninguém.
4. Apesar da simplicidade que é (pelo menos aparentemente) fazer um motor a gasolina atmosférico, os Renault são conhecidos por mandarem bobines ao ar com frequência. Daí eu dizer "será que ainda não aprenderam a fazer uma coisa fiável ?"
Voltemo-nos agora para a actualidade.
O que é que a Renault fez de significativo para a indústria automóvel ?
É certo que desenvolveram bastante bem a segurança passiva, mas e o resto ?
Destacam-se em alguma coisa ?
É que a comparação aqui é feita com a Honda, e o facto puro e duro (goste-se ou não) é que os hibridos Honda são uma realidade ao alcance de qualquer um (estão à venda). Os Europeus de uma forma geral, andam a apresentar protótipos que indiciam que esse será o futuro, mas onde é que estão os carros para se comprar ?
A Renault não é a pior marca do mundo, mas não é o que tu pensas que é.
No máximo, alinha com as marcas médias europeias.
O sucesso de vendas tem que ver com políticas comerciais (aquelas que já te explicaram e tu gozaste).
Só para te dar um exemplo, uma empresa onde trabalhei tinha a frota toda Renault. Só aquela empresa teria muito à vontade uns 100 carros.
Achas que os escolheram por serem melhores ?
Não, escolheram por terem melhores condições comerciais.
Aliás, a provar isto sempre esteve o facto de os quadros superiores terem outras marcas, entre Honda, Volvo, BMW, Alfa Romeo.
Nunca nenhum teve um Renault !!!
Por isso, tens vindo a demonstrar que gostas da marca mas ao mesmo tempo um profundo desconhecimento de todos estes assuntos, talvez porque não tenhas vivido o suficiente para teres testemunhado algumas coisas e aprendido na realidade outras.
Neste tópico, aconselho-te a leres mais, aprender e só depois falar.
O que tens feito até agora é dizer disparates (desculpa a frontalidade).