Renting/Leasing a particular - Compensa?

Em PT será uma questão de anos até o renting a particulares ser uma hipótese mais atractiva.

Todos nós pagamos valores mensais pelo nosso carro, quanto mais recente e mais caro maior é o valor.

Nos meios urbanos será uma questão de tempo até um valor mensal por mobilidade fazer todo o sentido.

Mas a questão é que no final, se desses va 25000€ pelo Leon, no final desses 3 anos terias ainda 18000€ em mãos, ou mesmo a 10 anos, terias 10000€ em mãos! Enquanto que num renting não tens nada! Usas, pagas, e descartas!
A nível financeiro, a curto prazo pode parecer muito vantajoso, mas a longo prazo, é um aborto financeiro na carteira!
Mas isto é a minha opinião que recorro a créditos com regularidade, e já equacionei essa opção!

Para ter esses hipotéticos 18k € em mãos, teria que ter os 25k para o comprar a pronto ou ter a capacidade de pagar €713/mês. Não tendo, essa questão não se coloca.

Por outro lado, um Leon com 3 anos compra-se usado por 15k/16k € (é só ver os anúncios no site do costume, que ainda por cima costuma ter os preços inflacionados).

Mas vamos considerar que eu tinha capacidade para pagar 713€/mês e fazer aqui um pequeno exercício:

Se eu conseguisse comprar o Leon por 24k euros (era preciso ter o mesmo desconto que a Leaseplan consegue, o que não é de todo linear), recorrendo a um crédito de 36 meses, iria pagar 713€ x 36 = 25.668€ e ao fim de 3 anos o carro era meu. O seu valor comercial seria 15k/16 mil euros. Perdi 9.668€/10.668€em 3 anos + todos os custos inerentes a ter um carro e a fazer um crédito (despesas de abertura).
Se fizer o Renting, pago €229 x 36 = 8.244€. Não gasto absolutamente nada em seguros,impostos, etc., tendo um ganho de 1.424€/2.424€ + todas as despesas inerentes a ter um carro (que, neste caso, são suportadas pelo Renting) + as despesas de abertura do crédito.

Visto de outra forma, gasto 25.668€ num crédito a 36 meses (e ao fim de 3 anos tenho um carro que é meu) ou gasto 8.244€ num Renting em 36 meses, sabendo que não tenho qualquer despesa adicional com o carro durante esse período?

E dizem-me "mas recorrendo ao Renting, chegas ao fim dos 3 anos e não tens carro". Ok, quanto custa um Leon com 3 anos? São cerca de 15/16 mil euros.

Então quer dizer que ao fim de 3 anos se eu comprar um carro igual (ao que teria se tivesse recorrido ao crédito) eu iria gastar os 8.244€ do Renting mais os 15/16 mil euros de um Leon, usado com 3 anos. No total gasto 23.244€/24.244€ (mais barato que o recurso ao crédito) e não tive qualquer tipo de despesa adicional nos 3 primeiros anos. Está decidido, opto pelo Renting e daqui a 3 anos volto a avaliar a situação.

Last edited:
Para ter esses hipotéticos 18k € em mãos, teria que ter os 25k para o comprar a pronto ou ter a capacidade de pagar €713/mês. Não tendo, essa questão não se coloca.

Por outro lado, um Leon com 3 anos compra-se usado por 15k/16k € (é só ver os anúncios no site do costume, que ainda por cima costuma ter os preços inflacionados).

Mas vamos considerar que eu tinha capacidade para pagar 713€/mês e fazer aqui um pequeno exercício:

Se eu conseguisse comprar o Leon por 24k euros (era preciso ter o mesmo desconto que a Leaseplan consegue, o que não é de todo linear), recorrendo a um crédito de 36 meses, iria pagar 713€ x 36 = 25.668€ e ao fim de 3 anos o carro era meu. O seu valor comercial seria 15k/16 mil euros. Perdi 9.668€/10.668€em 3 anos + todos os custos inerentes a ter um carro e a fazer um crédito (despesas de abertura).
Se fizer o Renting, pago €229 x 36 = 8.244€. Não gasto absolutamente nada em seguros,impostos, etc., tendo um ganho de 1.424€/2.424€ + todas as despesas inerentes a ter um carro (que, neste caso, são suportadas pelo Renting) + as despesas de abertura do crédito.

Visto de outra forma, gasto 25.668€ num crédito a 36 meses (e ao fim de 3 anos tenho um carro que é meu) ou gasto 8.244€ num Renting em 36 meses, sabendo que não tenho qualquer despesa adicional com o carro durante esse período?

E dizem-me "mas recorrendo ao Renting, chegas ao fim dos 3 anos e não tens carro". Ok, quanto custa um Leon com 3 anos? São cerca de 15/16 mil euros.

Então quer dizer que se ao fim de 3 anos se eu comprar um carro igual (ao que teria se tivesse recorrido ao crédito) eu iria gastar os 8.244€ do Renting mais os 15/16 mil euros de um Leon, usado com 3 anos. No total gasto 23.244€/24.244€ (mais barato que o recurso ao crédito) e não tive qualquer tipo de despesa adicional nos 3 primeiros anos. Está decido, opto pelo Renting e daqui a 3 anos volto a avaliar a situação.

É isto mesmo que vou fazer. Quando terminar o renting logo vejo se compro (acredito que ao preço que a Leaseplan o venderá não vai compensar), compro outro carro qualquer que ache interessante na altura ou vou para outro renting.
No entanto eu acho que caso do Leon por 210€ acaba por enganar um pouco as contas visto que é um caso muito especifico e com um preço bastante bom. Se fosse a mensalidade mais normal de 300 e poucos euros para um carro deste segmento a conversa já seria outra...
No meu caso ainda tive 100€ de saldo de portagens o que apesar de não ser nenhuma fortuna dá (para o meu uso) para alguns meses sem pagar portagem

É isto mesmo que vou fazer. Quando terminar o renting logo vejo se compro (acredito que ao preço que a Leaseplan o venderá não vai compensar), compro outro carro qualquer que ache interessante na altura ou vou para outro renting.
No entanto eu acho que caso do Leon por 210€ acaba por enganar um pouco as contas visto que é um caso muito especifico e com um preço bastante bom. Se fosse a mensalidade mais normal de 300 e poucos euros para um carro deste segmento a conversa já seria outra...
No meu caso ainda tive 100€ de saldo de portagens o que apesar de não ser nenhuma fortuna dá (para o meu uso) para alguns meses sem pagar portagem

Sem dúvida que essa campanha do Leon foi mesmo um achado. Ainda assim, atualmente consegues uma Leon ST EcoTSI Style 115cv por 279€ (em 36 meses e 30.000 kms) o que, se já não é tão bom negócio como os 239€ do Leon, é bem inferior aos 300 e poucos euros que referes. Ou um FIAT Tipo 1.3 M-Jet Lounge 95cv (Diesel) pelos mesmos 279€, mas para 36 meses e 60.000 kms.

Também consegues um Arona 1.0 TSI Style 115cv por 225€ (30 meses e 25.000 kms) que compara com os 209€ da campanha do Leon. Claro que o Arona é um segmento B SUV e nenhum deles tem o super equipamento que vinha no Leon da campanha "Vem com tudo". Mas a verdade é que o Renting está cada vez mais competitivo.

Last edited:
Sem dúvida que essa campanha do Leon foi mesmo um achado. Ainda assim, atualmente consegues uma Leon ST EcoTSI Style 115cv por 279€ (em 36 meses e 30.000 kms) o que, se já não é tão bom negócio como os 239€ do Leon, é bem inferior aos 300 e poucos euros que referes. Ou um FIAT Tipo 1.3 M-Jet Lounge 95cv (Diesel) pelos mesmos 279€, mas para 36 meses e 60.000 kms.

Também consegues um Arona 1.0 TSI Style 115cv por 225€ (30 meses e 25.000 kms) que compara com os 209€ da campanha do Leon. Claro que o Arona é um segmento B SUV e nenhum deles tem o super equipamento que vinha no Leon da campanha "Vem com tudo". Mas a verdade é que o Renting está cada vez mais competitivo.

Sim, ainda há algumas opções razoáveis como as que indicas. Vamos a ver se vão mantendo opções assim frequentemente.

No meu caso, aderi este mês através da Via Verde. A única diferença é que oferecem 100€ em portagens: https://www.viaverde.pt/particulare...salecode/29deb7f8-aa20-453b-97d8-7164d84476b9

Desconhecia essa campanha da Via Verde :sh) O preço é o mesmo que o da campanha da Leaseplan, mas o equipamento, pelo que vi no link que colocaste, é menos generoso. Mas tem os faróis LED (julgo que serão os Full LED que, para mim, são um "must").

O teu tem essas jantes do carro que é apresentado no link?

Essa campanha da Via Verde dura até quando?

Last edited:
Desconhecia essa campanha da Via Verde :sh) O preço é o mesmo que o da campanha da Leaseplan, mas o equipamento, pelo que vi no link que colocaste, é menos generoso. Mas tem os faróis LED (julgo que serão os Full LED que, para mim, são um "must").

O problema é que esses preços obrigam a quilometragens baixas. São 25.000 km para 30 meses. O meu Leon chegou aos 25.000 km com 13 meses...

Quero com isto dizer que, sendo o preço muito bom, não deixam de ser soluções que não se adaptam a qualquer pessoa.

Não sei até quando dura, acho que deve ser enquanto aparecer no site :sh)
Eu aderi a meio do mês passada e estou neste momento à espera que indiquem quando é a entrega.
No documento que me enviaram, o carro tem o pack style++ que pelo que vi traz o mesmo que o da outra campanha. As jantes são as normais de 16 e não as da imagem.

O problema é que esses preços obrigam a quilometragens baixas. São 25.000 km para 30 meses. O meu Leon chegou aos 25.000 km com 13 meses...

Quero com isto dizer que, sendo o preço muito bom, não deixam de ser soluções que não se adaptam a qualquer pessoa.

Para mim deve chegar. O meu 307 é a diesel, comprei em 2011 com 75k Km e tem neste momento 150k Km :sh). Comprei assim porque era um bom negócio e na altura carros a gasolina não eram muito atractivos. Não tenho planos de começar a fazer muitos mais km do que fiz até agora. De qualquer forma dá sempre para rever o contrato a meio e passar ao patamar de km acima de for necessário, passando a pagar essa mensalidade a partir dai.

Certo, mas na campanha "Vem com tudo" da Leaseplan não tinhas só a opção 30 meses/25.000kms (ou seja, 10.000kms/ano). Podias contratar até 48 meses e até 40.000 kms/ano. Claro que os preços sobem à medida que os anos/quilometragem do contrato aumentam. Por exemplo, para quem fizesse entre 15.000 kms a 20.000 kms por ano, podia contratar o Leon por 36 meses por 270€/mês. Se o fizesse por 30 meses, o preço descia para 249€/mês (para a mesma quilometragem).

Last edited:
Onde é que viram o leon por 210€?

Na campanha "vem com tudo", que aconteceu em Setembro de 2019.

Voltou até 14 de Março: https://nostressplan.pt

SEAT Leon

1.0 TSI Style 115cv

€ 209/mês com IVA para 30 meses | 10.000km/ano

Outras quilometragens para 30 meses

15.000
kms/ano

€229

20.000
kms/ano

€249

25.000
kms/ano

€270

30.000
kms/ano

€289

40.000
kms/ano

€331

(Como fui ver a outra, o Gmail achou que eu ia gostar de ver o anúncio desta [:p])

Bom desenterro!

Este tema é interessante e é curioso ver como empresas como a LEASEplan parecem já não oferecer leasing, apenas renting.

O mesmo acontece com outras locadoras.

Mesmo nas marcas é difícil encontrar publicidade ao leasing, à exceção por exemplo da Tesla.

Vemos também que na Alemanha há dezenas de opções de carros simples com leasing a partir de 99€/mês e por aqui é quase tudo rentings e a começar em valores à volta de 300€ (se bem que o Renting inclui mais coisas), o que torna difícil a adoção destas opções pela maioria dos portugueses.

Por muito que me apetecesse fazer um renting para o carro de família, porque para trabalhar está fora de questão, os 10.000 km anuais, acho uma anedota.

Será bom para quem quer ter um carro novo à porta só para mostrar ao vizinho ou então, para estar parado os dias úteis - ir de TP para o trabalho - e ao fim-de-semana dar a ''voltinha saloia''.:rolleyes:

Back