Renting/Leasing a particular - Compensa?

Boomer

New member
Boas pessoal. Ando a necessitar trocar de carro, e tenho andado a ponderar um carro a renting. Este assunto sempre me "assustou" um pouco, pois ao fim ao cabo estamos a pagar para um carro que poderá nunca ser nosso, mas entretanto encontrei algumas boas propostas (na LeasePlan) que me deixaram a considerar que podia ser vantajoso, então venho lançar uma discussão sobre o assunto.

Neste momento tenho um Corsa de 2008, comprei usado à 8 anos, e está-me a custar cerca de 185€ (aproximadamente) por mês, tendo em conta o valor inicial do carro, seguro, inspecções e imposto automóvel (não contabilizei manutenção nem pneus). Neste momento, apesar de gostar imenso do carro, começa a não ser viável sustentá-lo, principalmente por de grosso modo, precisar de pelo menos 1500-2000€ para reparar os principais problemas que fui coleccionando. Custa-me neste preciso momento ter um investimento tão grande num carro com valor comercial já baixo (tive uma proposta de retoma da Peugeot de 2500€, o que acaba por ser normal, mas do ponto de vista do cliente, é baixo).
Apesar de se poder considerar que depois fico com um carro "novo", tenho ainda a mentalidade que os carros nos 200 mil km começam a dar cada vez mais problemas.

Posto isto, andei a analisar propostas de renting (na leaseplan) em que por exemplo, consigo um Fiat Tipo num contrato de 36 meses e 60k km por 280€ por mês. Pareceu-me interessante, especialmente por estar tudo incluído nesse preço final. A ideia de o carro nunca ser meu não me incomoda, ao comprar um carro muito pouca gente pensa na revenda e na perda que irá ter. Ao fim ao cabo, não me interessa o carro não ser meu, interessa-me ter um carro para andar. Qualquer carro no meu orçamento que possa comprar não irá valorizar, por isso não me interessa muito investir num carro. A única coisa que me deixa com algum receio é relativamente aos seguros oferecidos por estas empresas, e até que ponto protegem o cliente.

Posto isto, na vossa opinião, o que acham das opções de renting/leasing? Consideram viável? Expus o meu caso, mas gostava de ter uma opinião vossa no geral. Não descarto a opção de comprar um carro usado a um valor menor, apesar de não ter mencionado isso.

Obrigado desde já, um abraço!

O renting é um aluguer, como já sabes, e vais ter que devolver o carro em boas condições. Portanto os riscos do supermercado vão ficar por tua conta, a acidez das cagadelas das gaivotas vais ter que lavar diariamente senão ficam a notar-se na pintura...

O turbo quando partir é por culpa tua porque não fizeste desligar o motor atempadamente...

Os injectores serão culpa tua porque não usaste sempre o combustível xpto da marca y no posto k no dia 3 de cada mês...

O leasing é uma forma mais suave de pagares o teu carro... Mas... já falaste com os concessionários do carro que pretendes? Ou tanto te faz desde que ande para a frente e, uma vez por outra, para trás?

Há marcas com bons programas de crédito... e até aceitam retomas. Tipo... dás-lhes um carro usado e bom e eles dão-te 3-4k€ de retoma...

E o teu banco? Já falaste com eles?

Quanto a alguém proteger o cliente, podes estar à-vontadinha porque estás sózinho! Por tua conta e risco!

já compensou menos, há pouco tempo andava aí um Leon 1.0 por 200 e poucos euros/mês. tudo bem que está em final de vida e era um contrato com uma duração escassa, mas não chocava.

mas em termos fiscais, a principal vantagem continua a ser para as empresas.

Para quem quer andar com um carro sempre "novo" é uma boa opção. A longo prazo fica sempre mais caro do que comprar um carro e mantê-lo durante muitos anos.

Só para teres um exemplo, eu tive um Renault Espace durante 14 anos. Fazendo as contas ao custo mensal, ficou mais ou menos por 190 € por mês. E isto foi com um carro muito mais caro que um Fiat Tipo.

A grande despesa de um carro, especialmente nos primeiros anos, é a desvalorização. Se o objetivo for ficar com o carro muitos anos, em princípio, a compra será mais compensadora, pois a partir dos 4~5 anos, a desvalorização anual é muito mais baixa. Lembro-me de comprar um carro em 2010 por 25.000€, que hoje deve valer uns 8~9.000€, mas que mais de metade da desvalorização foi entre 2010 e 2014.

Não te esqueças que se fores buscar esse Tipo em renting a 280€/mês, ao fim de 4 anos tens que pagar o valor que pedem por ele ou entregá-lo. E entretanto, já gastaste mais de 13000€ no renting. Faz as contas com cuidado.

Para quem quer andar com um carro sempre "novo" é uma boa opção. A longo prazo fica sempre mais caro do que comprar um carro e mantê-lo durante muitos anos.

Só para teres um exemplo, eu tive um Renault Espace durante 14 anos. Fazendo as contas ao custo mensal, ficou mais ou menos por 190 € por mês. E isto foi com um carro muito mais caro que um Fiat Tipo.

A questão é exactamente essa. Se for para manter por poucos anos pode compensar, se for para muitos anos já não compensa tanto.

Confesso que nunca olhei para o renting particular com olhos de ver, também porque não gosto de ter prestações mensais. No entanto, dependendo do caso, pode ser muito vantajoso, quanto muito não seja para não se andar preocupado com as despesas inerentes à utilização do carro, à excepção do combustível e portagens. É analisar caso a caso.

Pessoalmente, também andei a ver a opção dos rentings mas como já foi dito, não compensa se quiseres manter o carro muito tempo (e bastará + de 5 anos). Repara, se deres o teu carro usado à retoma num concessionário Fiat e levares um Tipo, quanto pagaria por mês num crédito a 60 meses? Certamente não será muito mais que esses 280€ que te pedem no renting. E no fim de 5 anos o carro é teu, quer ligas a isso ou não.
Há ainda concessionários que oferecem a manutenção nos primeiros anos.
Rentings para mim é só para quem valoriza trocar de carro de pouco em pouco tempo.
Por isso vê com calma

O renting e a maneira mais cara de obter um carro.

Para alem do Lucro da Marca e do stand ainda estas a pagar o Lucro de quem financiou o carro a Lease Plan e o Lucro da Lease Plan.

Nao se deixei enganar por prestacoes mensais que parecem mais baixas, olhem para Custo Total.

Penso que os renting`s nunca fizeram tão sentido como agora, com o cerco aos motores de combustão a apertar não faz muito sentido nesta altura do campeonato comprar carro para manter por muitos anos ( e os elétricos ainda estão verdinhos).
O meu próximo carro será certamente nestes moldes para deste modo acompanhar a mudança de leis ambientais e a rápida evolução das alternativas.

Boas pessoal. Ando a necessitar trocar de carro, e tenho andado a ponderar um carro a renting. Este assunto sempre me "assustou" um pouco, pois ao fim ao cabo estamos a pagar para um carro que poderá nunca ser nosso, mas entretanto encontrei algumas boas propostas (na LeasePlan) que me deixaram a considerar que podia ser vantajoso, então venho lançar uma discussão sobre o assunto.

Neste momento tenho um Corsa de 2008, comprei usado à 8 anos, e está-me a custar cerca de 185€ (aproximadamente) por mês, tendo em conta o valor inicial do carro, seguro, inspecções e imposto automóvel (não contabilizei manutenção nem pneus). Neste momento, apesar de gostar imenso do carro, começa a não ser viável sustentá-lo, principalmente por de grosso modo, precisar de pelo menos 1500-2000€ para reparar os principais problemas que fui coleccionando. Custa-me neste preciso momento ter um investimento tão grande num carro com valor comercial já baixo (tive uma proposta de retoma da Peugeot de 2500€, o que acaba por ser normal, mas do ponto de vista do cliente, é baixo).
Apesar de se poder considerar que depois fico com um carro "novo", tenho ainda a mentalidade que os carros nos 200 mil km começam a dar cada vez mais problemas.

Posto isto, andei a analisar propostas de renting (na leaseplan) em que por exemplo, consigo um Fiat Tipo num contrato de 36 meses e 60k km por 280€ por mês. Pareceu-me interessante, especialmente por estar tudo incluído nesse preço final. A ideia de o carro nunca ser meu não me incomoda, ao comprar um carro muito pouca gente pensa na revenda e na perda que irá ter. Ao fim ao cabo, não me interessa o carro não ser meu, interessa-me ter um carro para andar. Qualquer carro no meu orçamento que possa comprar não irá valorizar, por isso não me interessa muito investir num carro. A única coisa que me deixa com algum receio é relativamente aos seguros oferecidos por estas empresas, e até que ponto protegem o cliente.

Posto isto, na vossa opinião, o que acham das opções de renting/leasing? Consideram viável? Expus o meu caso, mas gostava de ter uma opinião vossa no geral. Não descarto a opção de comprar um carro usado a um valor menor, apesar de não ter mencionado isso.

Obrigado desde já, um abraço!

Para um particular o renting é uma má opção e isto porquê?
Suponho que a necessidade de possuir um carro não seja limitada a 36 meses, isto é, se tudo correr bem vais precisar de um carro para sempre, quer dizer isto que terás eternamente uma prestação para utilizar um carro que rondará os 300€ para um carro do tipo do tipo, ora ao final de meia dúzia de anos do ponto de vista económico começa a ser altamente penalizador.
Mas se és o tipo de pessoa que troca de carro a cada 36 meses pode ser que até possa fazer sentido.

Quanto aos custos de recondicionamente, na Leaseplan penso que já exista um seguro para o efeito, o que evita surpresa desagradáveis no final do contrato.

Ter muita atenção aos kms contratados...tudo o que for desvio pode dar lugar a pagamentos, digamos, avultados.

Seguro

[FONT=&quot]No seu contrato está incluído o Seguro de Danos Próprios, Franquia 4%, Seguro de Recondicionamento 500€ + IVA[/FONT]
No seu contrato está incluído o Seguro de Danos Próprios, Franquia 4%, Seguro de Recondicionamento 500€ + IVA
https://renting-leaseplan.com/?utm_...Jf88RRAZLropmiFop_yMr27ZolAVqcUQaAqrfEALw_wcB

Depois é ver o clausulado do contrato.

Eu estive numa situação parecida com a do user Boomer. Tinhamos cá em casa um carro com 16 anos que já estava a necessitar de ser substituído. O valor comercial andaria à volta dos 2000€.

1º Pensamento: vamos vender o carro e compramos outro usado. Para arranjar algo minimamente decente e em condições, teríamos que procurar algo à volta dos 4000€ (sensivelmente o mesmo que pagamos, há 5 anos atrás, pelo outro usado que agora íamos substituír) e pensar em deixar de parte 500 a 700 euros para colocar o carro em perfeitas condições de utilização. Isso implicava que teríamos de arranjar pelo menos 2500 euros limpos para avançar com a substituição do carro.

1º Problema: não tínhamos esse $$$ para avançar com a compra do usado. embora não tivéssemos
o $$$ todo disponível, havia a capacidade de poupar até um máximo de 230€/mês. Essa poupança poderia ser canalizada para o financiamento da aquisição da viatura.
Hipótese: pedir um empréstimo. Sendo uma viatura usada, não queríamos fazer um crédito por mais de 24 meses. Um crédito de 2500€ para um prazo de 24 meses, andava à volta dos 112€/mês.

2º Problema: sendo um carro usado é provável que possam surgir algumas das surpresas não previstas (apesar dos 500€ gastos inicialmente). Algo a ter em consideração, uma vez que a capacidade de poupança estava esgotada no financiamento.
3º Problema: encontrar algo em condições até 4000€, fiável, económico e que fosse posterior a 2006).

2º Pensamento: ver alternativas. Comprar um carro novo, sem entrada e recorrendo ao crédito automóvel, ficaria muito caro. Uma vez que não gosto de ter que recorrer a empréstimos de longo prazo era impossível encontrar um crédito automóvel que custasse apenas 230€/mês sem qualquer outra despesa. E se optássemos pelo renting? Quanto custa ter um carro em Renting? Andei em várias concessões de várias marcas, para simular um Renting de um carro do segmento B, para um prazo de 3 anos e 30.000 kms. O mais barato que consegui foi na SEAT para um Ibiza 1.0 TSI 95cv Style: 218,98€/mês, mas com entrada de 2460€ (2000 + IVA). Ou seja, teria que desencantar 460€. Não seria um grande problema, com uma capacidade de poupança de 230€/meses bastariam apenas 2 meses para, em conjunto com a venda do carro existente, conseguir ter a entrada necessária). Sem entrada, o valor passava logo para 289,60€/mês. Mas, neste caso, ficaria com os 2000€ da venda do carro existente. Esta alternativa começou a fazer sentido. Se eu conseguisse um renting, sem entrada, por um valor até 230€/mês, a questão poderia ficar solucionada.

Entretanto aparece a tal campanha "Vem com tudo", da Leaseplan. Sem entrada inicial, era possível alugar um Seat Leon 1.0 TSI Style 115cv (segmento C e não segmento B como eu andava à procura) por 209€/mês durante 30 meses com um máximo de 10.000 kms/ano (ou seja, 25.000 Kms no final do contrato). Também haviam outros prazos/quilometragens disponíveis. Por exemplo, um contrato por 36 meses e 10.000 kms/ano, ficava por 229€/mês. Ou um contrato de 30 meses e 15.000 kms/ano, que ficava igualmente por 229€/mês.

Acabei por optar pelo Renting e meti ao bolso os 2000€ da venda do usado. Não tenho que me chatear com nada. Revisões, pneus, seguros, impostos, inspeções, etc. É só colocar combustível e pagar portagens (como alguém disse aí atrás). E ando num carro novinho em folha com acesso a tecnologias, inexistentes num usado já com alguns bons anos em cima, e um equipamento fantástico (btw, os faróis full led são qualquer coisa de espetacular).

Daqui a cerca de 2 anos terei que mudar de carro. No problem. Vamos ver o que vem a seguir. Tem é que estar sensivelmente dentro dos valores definidos inicialmente (até 230€/mês).

Eu estive numa situação parecida com a do user Boomer. Tinhamos cá em casa um carro com 16 anos que já estava a necessitar de ser substituído. O valor comercial andaria à volta dos 2000€.

1º Pensamento: vamos vender o carro e compramos outro usado. Para arranjar algo minimamente decente e em condições, teríamos que procurar algo à volta dos 4000€ (sensivelmente o mesmo que pagamos, há 5 anos atrás, pelo outro usado que agora íamos substituír) e pensar em deixar de parte 500 a 700 euros para colocar o carro em perfeitas condições de utilização. Isso implicava que teríamos de arranjar pelo menos 2500 euros limpos para avançar com a substituição do carro.

1º Problema: não tínhamos esse $$$ para avançar com a compra do usado. embora não tivéssemos
o $$$ todo disponível, havia a capacidade de poupar até um máximo de 230€/mês. Essa poupança poderia ser canalizada para o financiamento da aquisição da viatura.
Hipótese: pedir um empréstimo. Sendo uma viatura usada, não queríamos fazer um crédito por mais de 24 meses. Um crédito de 2500€ para um prazo de 24 meses, andava à volta dos 112€/mês.

2º Problema: sendo um carro usado é provável que possam surgir algumas das surpresas não previstas (apesar dos 500€ gastos inicialmente). Algo a ter em consideração, uma vez que a capacidade de poupança estava esgotada no financiamento.
3º Problema: encontrar algo em condições até 4000€, fiável, económico e que fosse posterior a 2006).

2º Pensamento: ver alternativas. Comprar um carro novo, sem entrada e recorrendo ao crédito automóvel, ficaria muito caro. Uma vez que não gosto de ter que recorrer a empréstimos de longo prazo era impossível encontrar um crédito automóvel que custasse apenas 230€/mês sem qualquer outra despesa. E se optássemos pelo renting? Quanto custa ter um carro em Renting? Andei em várias concessões de várias marcas, para simular um Renting de um carro do segmento B, para um prazo de 3 anos e 30.000 kms. O mais barato que consegui foi na SEAT para um Ibiza 1.0 TSI 95cv Style: 218,98€/mês, mas com entrada de 2460€ (2000 + IVA). Ou seja, teria que desencantar 460€. Não seria um grande problema, com uma capacidade de poupança de 230€/meses bastariam apenas 2 meses para, em conjunto com a venda do carro existente, conseguir ter a entrada necessária). Sem entrada, o valor passava logo para 289,60€/mês. Mas, neste caso, ficaria com os 2000€ da venda do carro existente. Esta alternativa começou a fazer sentido. Se eu conseguisse um renting, sem entrada, por um valor até 230€/mês, a questão poderia ficar solucionada.

Entretanto aparece a tal campanha "Vem com tudo", da Leaseplan. Sem entrada inicial, era possível alugar um Seat Leon 1.0 TSI Style 115cv (segmento C e não segmento B como eu andava à procura) por 209€/mês durante 30 meses com um máximo de 10.000 kms/ano (ou seja, 25.000 Kms no final do contrato). Também haviam outros prazos/quilometragens disponíveis. Por exemplo, um contrato por 36 meses e 10.000 kms/ano, ficava por 229€/mês. Ou um contrato de 30 meses e 15.000 kms/ano, que ficava igualmente por 229€/mês.

Acabei por optar pelo Renting e meti ao bolso os 2000€ da venda do usado. Não tenho que me chatear com nada. Revisões, pneus, seguros, impostos, inspeções, etc. É só colocar combustível e pagar portagens (como alguém disse aí atrás). E ando num carro novinho em folha com acesso a tecnologias, inexistentes num usado já com alguns bons anos em cima, e um equipamento fantástico (btw, os faróis full led são qualquer coisa de espetacular).

Daqui a cerca de 2 anos terei que mudar de carro. No problem. Vamos ver o que vem a seguir. Tem é que estar sensivelmente dentro dos valores definidos inicialmente (até 230€/mês).

Eu acabei por aderir a algo semelhante (mesmo carro mas através de uma campanha da Via Verde).

O meu carro ainda está bastante bom mas passará para o meu pai que precisa de um carro automático. Assim, andei a ver alguns modelos para comprar novo ou semi novo mas desembolsar agora entre 20000 a 30000€ por algo a gasolina (Diesel para mim não compensa, apesar de o actual o ser, fruto do mercado de usados da altura...) não era algo que me agradasse muito.
Assim, com esta opção, durante 2 anos e meio não tenho muito com que me preocupar a nível de despesas. Quando terminar o contrato logo se vê. Nessa altura pode ser que haja alguma promoção dentro destes valores e ai possivelmente continuava com renting. Senão, ficar com o Leon pelo menos ao preço que se prevê para o fim do contrato, julgo que não compensará visto que nessa altura possivelmente o novo Leon já estará no mercado de usados a preço semelhante e haverá outras opções. A única vantagem que vejo em comprar depois do renting é que ai já conheço o carro e a forma como foi tratado.

Também há que considerar como já referirar a evolução dos impostos e restrições à circulação, que nesta altura parece que cada mês há algo novo por isso comprar mesmo que para manter a longo prazo me deixa com algum receio...

Do ponto de vista do imediato parece um bom plano, mas no teu lugar eu faria de outra forma. Se eu não tivesse 2500€ líquidos para trocar de carro acho não faria nenhum crédito nem nenhum renting, mas isso sou eu que sou hiper ponderado. Agora imaginando que essa é uma necessidade obrigatória e a poupança mensal anda num máximo de 230€/mês, alugar um carro por 229€/mês implica que enquanto for necessário um carro nunca conseguirás poupar, sim eu sei que as coisas podem mudar mas enquanto não mudam vais sempre andar na corda bamba sem na verdade possuir um carro. Daqui por 2 contratos de 3 anos terás desembolsado 16488€ e não terás nenhum carro nem nenhuma poupança. No teu lugar eu compraria um usado/novo a crédito +- pelos mesmos valores, um carro de +- 13/14mil € que ao final de 6 anos estava pago e com certeza daria para pelo menos outros tantos anos sem previsão de grandes problemas, considerando o máximo de 10000km ano, fazendo com que nos 6 anos seguintes a estar pago se pudesse fazer uma poupança de +- 16000€ tendo um carro bom em simultâneo.

Penso que os renting`s nunca fizeram tão sentido como agora, com o cerco aos motores de combustão a apertar não faz muito sentido nesta altura do campeonato comprar carro para manter por muitos anos ( e os elétricos ainda estão verdinhos).
O meu próximo carro será certamente nestes moldes para deste modo acompanhar a mudança de leis ambientais e a rápida evolução das alternativas.

Exactamente.
Neste momento, quem quer um carro com ICE para 2 ou 3 anos, o renting pode fazer muito sentido.

Do ponto de vista do imediato parece um bom plano, mas no teu lugar eu faria de outra forma. Se eu não tivesse 2500€ líquidos para trocar de carro acho não faria nenhum crédito nem nenhum renting, mas isso sou eu que sou hiper ponderado. Agora imaginando que essa é uma necessidade obrigatória e a poupança mensal anda num máximo de 230€/mês, alugar um carro por 229€/mês implica que enquanto for necessário um carro nunca conseguirás poupar, sim eu sei que as coisas podem mudar mas enquanto não mudam vais sempre andar na corda bamba sem na verdade possuir um carro. Daqui por 2 contratos de 3 anos terás desembolsado 16488€ e não terás nenhum carro nem nenhuma poupança. No teu lugar eu compraria um usado/novo a crédito +- pelos mesmos valores, um carro de +- 13/14mil € que ao final de 6 anos estava pago e com certeza daria para pelo menos outros tantos anos sem previsão de grandes problemas, considerando o máximo de 10000km ano, fazendo com que nos 6 anos seguintes a estar pago se pudesse fazer uma poupança de +- 16000€ tendo um carro bom em simultâneo.

Compreendo o que dizes, mas eu também sou híper ponderado. A questão é que tinha mesmo de substituir o carro que havia cá em casa. E não podia ficar sem carro (era mesmo uma necessidade obrigatória). Daí ter tido que arranjar uma solução que se adaptasse à situação. E não vou andar na corda bamba, as contas foram feitas por forma a que se possa comportar esse custo mensal, com uma certa tranquilidade. E poupo todas as despesas inerentes a ter um carro (manutenção, pneus, impostos, seguros, inspeções, etc.). Mas, como dizes, as coisas podem mudar. Mas eu não conto com o ovo no c... da galinha, como tal limito-me à situação atual e dou uma folga porque, tal como as coisas podem melhorar, também podem piorar. Temos que colocar todos os cenários. Essa é uma das razões porque não gosto de pedir empréstimos ou comprometer-me com créditos de prazos muito alargados. Prefiro ter menos e não dever nada a ninguém.

Quanto à questão de daqui a 2 contratos de 3 anos ter desembolsado 16488€ e não ter carro, não me preocupa. Eu preciso de ter um carro, não tem é que ser meu. Na realidade eu não preciso de ter um carro, eu preciso é de um carro para utilizar no dia a dia. Para tal tenho que pagar a alguém para me deixar utilizar o seu carro. Neste caso pago à empresa de Renting. Eles prestam um serviço e eu pago esse serviço. É como alugar uma casa. Quem não tem $$$ para comprar uma casa o que é que faz? Só tem 2 hipóteses: alugar ou pedir um empréstimo para financiar a compra da casa. Há quem opte por alugar, há quem opte pelo empréstimo bancário. Com a grande desvantagem que um carro é um bem, que tem um desvalorização muito acentuada, ao contrário de uma casa. Por que razão se quer tanto comprar um bem que está sujeito a uma grande desvalorização? Não será melhor alugar e usar esse bem, enquanto ele está em boa condição e quando ele começa a estar numa idade de maior probabilidade de dar problemas, trocar de viatura sem ter de gastar mais $$$ por isso? Não será melhor e mais seguro ter sempre acesso a um carro novo que já incorpora as últimas tecnologias? E não será também mais vantajoso, como já disseram, poder acompanhar a mudança de leis ambientais sem estar preocupado com uma potencial perda financeira mais avultada?

Por último, não estou a ver como consegues comprar um carro novo/usado de cerca de 14mil €, sem entrada inicial e sem valor residual, pelos valores do Renting que aqui apresentei. Um crédito de 14mil €, pago em 60 meses, custa cerca de 280€/mês (com uma T.A.N. de 7%).

Last edited:
Entretanto aparece a tal campanha "Vem com tudo", da Leaseplan. Sem entrada inicial, era possível alugar um Seat Leon 1.0 TSI Style 115cv (segmento C e não segmento B como eu andava à procura) por 209€/mês durante 30 meses com um máximo de 10.000 kms/ano (ou seja, 25.000 Kms no final do contrato).

Por um valor destes, de facto é uma boa opção mesmo para particulares.

É pena que estas oportunidades sejam tão raras.

Por um valor destes, de facto é uma boa opção mesmo para particulares.

É pena que estas oportunidades sejam tão raras.

Concordo contigo, muito raras mesmo. Acho que desta forma, deve ter sido a primeira que tive conhecimento.

Leio aqui algumas opiniões contraditórias, e ainda bem. Mas não consigo entender o seguinte.
Num leasing temos sempre uma despesa mensal de ~ 250€ para cima, enquanto quisermos carro.
Na compra esse valor pode ser só durante ~ 60 meses. Sendo que depois essa despesa acaba e não ficamos sem carro. Tudo bem que temos um carro com já 5 anos mas, e daí.
Durante estes primeiros anos há marcas que oferecem a manutenção programada.
Foi assim que adquiri cá para casa um Clio 3 há já 12 anos! Portanto já lá vão 7 anos sem mensalidade e com carro para as curvas.
Neste momento a despesa que este carro me dá mensalmente não chega a 50€ (fora combustível e portagens claro).
Portanto no meu ponto de vista, rentings é para aqueles que valorizam andar num carro novo, semi-novo. Caso contrário é uma mensalidade sem fim

Last edited:
Back