Renting/Leasing a particular - Compensa?

Leio aqui algumas opiniões contraditórias, e ainda bem. Mas não consigo entender o seguinte.
Num leasing temos sempre uma despesa mensal de ~ 250€ para cima, enquanto quisermos carro.
Na compra esse valor pode ser só durante ~ 60 meses. Sendo que depois essa despesa acaba e não ficamos sem carro. Tudo bem que temos um carro com já 5 anos mas, e daí.
Durante estes primeiros anos há marcas que oferecem a manutenção programada.
Foi assim que adquiri cá para casa um Clio 3 há já 12 anos! Portanto já lá vão 7 anos sem mensalidade e com carro para as curvas.
Neste momento a despesa que este carro me dá mensalmente não chega a 50€ (fora combustível e portagens claro).
Portanto no meu ponto de vista, rentings é para aqueles que valorizam andar num carro novo, semi-novo. Caso contrário é uma mensalidade sem fim

A eletricidade, a água, a internet/tv/telefone também são uma mensalidade sem fim. E também têm um peso importante no orçamento familiar de cada um. Todos pagamos para ter eletricidade/água em nossas casas. É um serviço que nos é prestado e que nós pagamos. Aqui, no Renting, é a mesma coisa. Paga-se para ter um carro à disposição.

Eu sei que é difícil para muitos ver a coisa deste prisma (até para mim, há alguns anos atrás, me fazia confusão), mas é mais simples do que parece. Atenção que não estou a dizer que o Renting é a melhor solução para todos. Vai depender da capacidade financeira de cada um e da atratividade da mensalidade do Renting face a uma prestação de um crédito. Depende também do nível de serviço que se deseje.

Por outro lado, se queremos fazer um Renting para certo tipo de carros (p.ex. um MX-5) ele pura e simplesmente não existe ou é de tal forma caro que não se torna competitivo face ao crédito. Para carros mais comuns, o Renting para particulares já começa a ser competitivo. Mas há que procurar bem as boa propostas que aprecem no mercado. Como disse anteriormente, contratei o Leon na campanha "Vem com tudo" da LeasePlan, que foi uma campanha absolutamente fenomenal em termos de custo/benefício financeiro. Quem soube e aproveitou fez muito bem, na minha opinião, até porque a viatura da campanha trazia um equipamento muítissimo completo.

Last edited:
Compreendo o que dizes, mas eu também sou híper ponderado. A questão é que tinha mesmo de substituir o carro que havia cá em casa. E não podia ficar sem carro (era mesmo uma necessidade obrigatória). Daí ter tido que arranjar uma solução que se adaptasse à situação. E não vou andar na corda bamba, as contas foram feitas por forma a que se possa comportar esse custo mensal, com uma certa tranquilidade. E poupo todas as despesas inerentes a ter um carro (manutenção, pneus, impostos, seguros, inspeções, etc.). Mas, como dizes, as coisas podem mudar. Mas eu não conto com o ovo no c... da galinha, como tal limito-me à situação atual e dou uma folga porque, tal como as coisas podem melhorar, também podem piorar. Temos que colocar todos os cenários. Essa é uma das razões porque não gosto de pedir empréstimos ou comprometer-me com créditos de prazos muito alargados. Prefiro ter menos e não dever nada a ninguém.

Quanto à questão de daqui a 2 contratos de 3 anos ter desembolsado 16488€ e não ter carro, não me preocupa. Eu preciso de ter um carro, não tem é que ser meu. Na realidade eu não preciso de ter um carro, eu preciso é de um carro para utilizar no dia a dia. Para tal tenho que pagar a alguém para me deixar utilizar o seu carro. Neste caso pago à empresa de Renting. Eles prestam um serviço e eu pago esse serviço. É como alugar uma casa. Quem não tem $$$ para comprar uma casa o que é que faz? Só tem 2 hipóteses: alugar ou pedir um empréstimo para financiar a compra da casa. Há quem opte por alugar, há quem opte pelo empréstimo bancário. Com a grande desvantagem que um carro é um bem, que tem um desvalorização muito acentuada, ao contrário de uma casa. Por que razão se quer tanto comprar um bem que está sujeito a uma grande desvalorização? Não será melhor alugar e usar esse bem, enquanto ele está em boa condição e quando ele começa a estar numa idade de maior probabilidade de dar problemas, trocar de viatura sem ter de gastar mais $$$ por isso? Não será melhor e mais seguro ter sempre acesso a um carro novo que já incorpora as últimas tecnologias? E não será também mais vantajoso, como já disseram, poder acompanhar a mudança de leis ambientais sem estar preocupado com uma potencial perda financeira mais avultada?

Por último, não estou a ver como consegues comprar um carro novo/usado de cerca de 14mil €, sem entrada inicial e sem valor residual, pelos valores do Renting que aqui apresentei. Um crédito de 14mil €, pago em 60 meses, custa cerca de 280€/mês (com uma T.A.N. de 7%).

Daqui só não posso contrapor o que está a vermelho, o renting dá-nos essa vantagem. (por um preço). O resto, como entendes, a médio prazo terá sempre um custo sempre superior à compra de um carro que pode ser 14 mil ou 13 mil ou de 5 mil com TAN de 7% ou de 5% ou doutra forma, há muitas formas e entidades.
E esse custo superior permite quem opte por esta via ter sempre um carro actual. opções.

A eletricidade, a água, a internet/tv/telefone também são uma mensalidade sem fim. E também têm um peso importante no orçamento familiar de cada um. Todos pagamos para ter eletricidade/água em nossas casas. É um serviço que nos é prestado e que nós pagamos. Aqui, no Renting, é a mesma coisa. Paga-se para ter um carro à disposição.

Eu sei que é difícil para muitos ver a coisa deste prisma (até para mim, há alguns anos atrás, me fazia confusão), mas é mais simples do que parece. Atenção que não estou a dizer que o Renting é a melhor solução para todos. Vai depender da capacidade financeira de cada um e da atratividade da mensalidade do Renting face a uma prestação de um crédito. Depende também do nível de serviço que se deseje.

Por outro lado, se queremos fazer um Renting para certo tipo de carros (p.ex. um MX-5) ele pura e simplesmente não existe ou é de tal forma caro que não se torna competitivo face ao crédito. Para carros mais comuns, o Renting para particulares já começa a ser competitivo. Mas há que procurar bem as boa propostas que aprecem no mercado. Como disse anteriormente, contratei o Leon na campanha "Vem com tudo" da LeasePlan, que foi uma campanha absolutamente fenomenal em termos de custo/benefício financeiro. Quem soube e aproveitou fez muito bem, na minha opinião, até porque a viatura da campanha trazia um equipamento muítissimo completo.

A eletricidade, a água, a internet/tv/telefone infelizmente nunca podem deixar de ser uma mensalidade sem fim, precisamos delas e não as podemos comprar para serem nossas para sempre ou até quando quisermos, ao contrário de um carro.

Tens que te lembrar que a leaseplan não anda a oferecer nada a ninguém, tem que comprar o carro e com as tuas mensalidades + a retoma do carro pagar o carro os custos de manutenção e outros e ganhar dinheiro.
Isto é uma comodidade que estás a comprar, quer isto dizer que se te desses ao trabalho de não ter essa comodidade conseguirias fazer o mesmo por menos. é uma regra básica do mercado... Eles só conseguem comprar o carro talvez um pouco mais barato que tu, o resto é igual.

esses 50€/mês incluem o quê? seguro, revisão, pneus, IUC, viatura de substituição, IPO?

Exatamente! Até o carro de substituição consigo no meu concessionário, enquanto o meu faz revisão.
É por isso que não entendo.

Incomparável! Água e luz são bens de primeira necessidade e para além disso não se conseguem comprar de vez.

Continuo a pensar que a longo prazo o leasing não compensa monetariamente quando sei que com crédito, depois de 60 meses deixa de existir esse encargo e contínuo com carro mais que aceitável. A ideia aqui é rentabilizar o investimento inicial.
Mas cada um que faça as suas contas.

Bem.. Eu ja trabalhei com a leaseplan..
Se compensa ou nao vai da mentalidade de cada um e da sua carteira.
O que te posso dizer é que, tens um carro 0 kms. Seguro contra todos, manutencao, pneus, bateria, reparacoes, ( o carro tem garantia de fabrica), iuc pago, tudo pago. So meres combustivel e mais nada.
Claro que se gastares dois jogos de pastilhas em 20 mil km, o terceiro jogo de pastilhas ja nao te pagam.. Pagas tu. Tudo o que for visto como uso abusivo podem implicar contigo.
Apenas tens de cumprir o plano de manutencao e levar o carro a oficina sempre que necessario e quando notares um problema nao deixares andar senao dizem que tiveste negligencia.
Basicamente se estimares o carro como se fosse teu, nao teras problemas. Se bateres o seguro paga. Se riscares o carro o seguro paga. Se empenares uma jante o seguro paga. Se nao participares ao seguro e no fim do contrato entregares o carro todo abandalhado, pagas o estrago do teu bolso.
Os interiores se estiverem muito abandalhados tambem pagas.. Furos de pontas cigarro, riscos profundos nos plasticos, etc. Desgaste profundo nao teras a partida porque o limite de tempo e quilometragem do contrato nao o permite.
É um compromisso financeiro, mas pode compensar muito.

Exatamente! Até o carro de substituição consigo no meu concessionário, enquanto o meu faz revisão.
É por isso que não entendo.

Incomparável! Água e luz são bens de primeira necessidade e para além disso não se conseguem comprar de vez.

Continuo a pensar que a longo prazo o leasing não compensa monetariamente quando sei que com crédito, depois de 60 meses deixa de existir esse encargo e contínuo com carro mais que aceitável. A ideia aqui é rentabilizar o investimento inicial.
Mas cada um que faça as suas contas.

Pois, eu há 10 anos comprei um carro de 25.000€. Se eu tivesse alugado este carro em renting (ou sucessivos, vá), estaria a pagar mais de 300€ por mês, ou seja, atualmente já teria gastado algo como 36.000€. O meu carro, em manutenção, IUC e seguros ainda não me deu uma média de 1100€ por ano (nem perto). E se eu hoje não o quiser mais, ainda devo conseguir vendê-lo entre os 7.000 e 8.000€.
Eu percebo o racional por trás do renting para uma pessoa que queira trocar muitas vezes de carro ou que precise dele pouco tempo. Fora isso, parece uma despesa demasiado grande.

Pois, eu há 10 anos comprei um carro de 25.000€. Se eu tivesse alugado este carro em renting (ou sucessivos, vá), estaria a pagar mais de 300€ por mês, ou seja, atualmente já teria gastado algo como 36.000€. O meu carro, em manutenção, IUC e seguros ainda não me deu uma média de 1100€ por ano (nem perto). E se eu hoje não o quiser mais, ainda devo conseguir vendê-lo entre os 7.000 e 8.000€.
Eu percebo o racional por trás do renting para uma pessoa que queira trocar muitas vezes de carro ou que precise dele pouco tempo. Fora isso, parece uma despesa demasiado grande.

é isto.
E mesmo um particular que queira trocar de carro a cada 3 anos se fizermos as contas seria mais racional€€ fazê-lo através da compra e venda dos carros.

Acho que há aqui pessoal que não anda a fazer contas ao facto de terem que pagar uma entrada e, mais tarde, um valor residual (caso optem por ficar com o carro).

Bom vejamos as coisas assim: quem tem $$$ para comprar a pronto, não há dúvidas. É comprar, ponto. Quemnão tem o $$$ para uma entrada o que faz? Pode pedir um empréstimo. Mas eu, evolto a referir que sou eu, não gosto de ficar com compromissos dedívida por prazos muito longos. Aceito, no máximo, ficar com uma dívida por 3 anos. Ora, se não existecapital para uma entrada (digamos 4k a 5k €) e não quero empréstimos por umprazo superior a 3 anos, quais as opções? Um financiamento automóvel a 36meses, sem entrada, ou um Renting.

Nofinanciamento automóvel, normalmente é necessário dar uma entrada. Eventualmenteserá possível contratar um financiamento sem entrada mas claro que, neste caso,a mensalidade fica muito mais cara. Não esquecer também que no final dos 36meses, normalmente existe um valor residual a pagar. Mas aí, não havendo $$$para pagar e ficar com o carro, há sempre a possibilidade de o vender e dessaforma pagar o valor residual. Ito se o valor de venda fôr superior ou igual aovalor residual, claro está. Existe sempre o risco de o valor comercial poder ser inferior ao valor residual.

Portanto,para comprar um carro a crédito tem que se ter $$$ para a entrada, capacidadepara pagar a mensalidade e também $$$ ou capacidade para poupar o suficiente aolongo do contrato para pagar o valor residual e poder ficar com o carro. Alémdisto tudo, é preciso ter $$$ para ir pagando todas as despesas inerentes àposse de um carro (seguro, manutenção, impostos, inspeções, pneus, etc).

Exemploprático no nosso mercado: Compra de uma viatura de cerca de 20k € (um Leon custava bem mais que isto)

Valor da viatura 20.235,00 €
Entrada Inicial 4.000,00€
VFMG 7.566,30€
TAN Fixa 3.370%
TAEG 5.4%
Renda 234.69,00€ ( +3.00€ comissão )
Prazo 48 Meses
Kms Totais Contratados 40.000 Km

O Renting para o Leon, a 48 meses e 40.000 Km, ficava por 250,00 €. Não se paga mais nada a não ser a gasolina.

No caso do financiamento, temos que ter os 4000€ para a entrada (primeiroentrave) e pagamos menos 12,31 €/mês que no Renting. Mas, se quisermos ficarcom o carro, temos que poupar 7556,30 € em 4 anos (o que implica poupar 157,63€/mês). Portanto, ficar com o carro, não é para todos (é só para os queconseguem dispôr de quase 400/mês, durante 4 anos, para adquirir um automóvel).A pergunta é a seguinte: preferes pagar mais 12,31€/mês e não ter preocupaçõesnem qualquer despesa relacionada com o carro que não seja o combustivel ou preferespagar menos 12,31€ mensalmente e teres tu que pagar todas essas despesas e ainda dar uma entrada de 4.000€?

Last edited:
Mas esses 3 anos que falas em não querer créditos não se aplicam, pois no final desses 3 anos de aluguer terás que fazer outro de outro modelo por mais 3 anos, senão passas a andar a pé, e depois quando esse chegar ao fim mais outros 3 anos e assim sucessivamente! No fundo é uma bola de neve, em pagas e nada é teu!:confused:

Eu estive numa situação parecida com a do user Boomer. Tinhamos cá em casa um carro com 16 anos que já estava a necessitar de ser substituído. O valor comercial andaria à volta dos 2000€.

1º Pensamento: vamos vender o carro e compramos outro usado. Para arranjar algo minimamente decente e em condições, teríamos que procurar algo à volta dos 4000€ (sensivelmente o mesmo que pagamos, há 5 anos atrás, pelo outro usado que agora íamos substituír) e pensar em deixar de parte 500 a 700 euros para colocar o carro em perfeitas condições de utilização. Isso implicava que teríamos de arranjar pelo menos 2500 euros limpos para avançar com a substituição do carro.

1º Problema: não tínhamos esse $$$ para avançar com a compra do usado. embora não tivéssemos
o $$$ todo disponível, havia a capacidade de poupar até um máximo de 230€/mês. Essa poupança poderia ser canalizada para o financiamento da aquisição da viatura.
Hipótese: pedir um empréstimo. Sendo uma viatura usada, não queríamos fazer um crédito por mais de 24 meses. Um crédito de 2500€ para um prazo de 24 meses, andava à volta dos 112€/mês.

2º Problema: sendo um carro usado é provável que possam surgir algumas das surpresas não previstas (apesar dos 500€ gastos inicialmente). Algo a ter em consideração, uma vez que a capacidade de poupança estava esgotada no financiamento.
3º Problema: encontrar algo em condições até 4000€, fiável, económico e que fosse posterior a 2006).

2º Pensamento: ver alternativas. Comprar um carro novo, sem entrada e recorrendo ao crédito automóvel, ficaria muito caro. Uma vez que não gosto de ter que recorrer a empréstimos de longo prazo era impossível encontrar um crédito automóvel que custasse apenas 230€/mês sem qualquer outra despesa. E se optássemos pelo renting? Quanto custa ter um carro em Renting? Andei em várias concessões de várias marcas, para simular um Renting de um carro do segmento B, para um prazo de 3 anos e 30.000 kms. O mais barato que consegui foi na SEAT para um Ibiza 1.0 TSI 95cv Style: 218,98€/mês, mas com entrada de 2460€ (2000 + IVA). Ou seja, teria que desencantar 460€. Não seria um grande problema, com uma capacidade de poupança de 230€/meses bastariam apenas 2 meses para, em conjunto com a venda do carro existente, conseguir ter a entrada necessária). Sem entrada, o valor passava logo para 289,60€/mês. Mas, neste caso, ficaria com os 2000€ da venda do carro existente. Esta alternativa começou a fazer sentido. Se eu conseguisse um renting, sem entrada, por um valor até 230€/mês, a questão poderia ficar solucionada.

Entretanto aparece a tal campanha "Vem com tudo", da Leaseplan. Sem entrada inicial, era possível alugar um Seat Leon 1.0 TSI Style 115cv (segmento C e não segmento B como eu andava à procura) por 209€/mês durante 30 meses com um máximo de 10.000 kms/ano (ou seja, 25.000 Kms no final do contrato). Também haviam outros prazos/quilometragens disponíveis. Por exemplo, um contrato por 36 meses e 10.000 kms/ano, ficava por 229€/mês. Ou um contrato de 30 meses e 15.000 kms/ano, que ficava igualmente por 229€/mês.

Acabei por optar pelo Renting e meti ao bolso os 2000€ da venda do usado. Não tenho que me chatear com nada. Revisões, pneus, seguros, impostos, inspeções, etc. É só colocar combustível e pagar portagens (como alguém disse aí atrás). E ando num carro novinho em folha com acesso a tecnologias, inexistentes num usado já com alguns bons anos em cima, e um equipamento fantástico (btw, os faróis full led são qualquer coisa de espetacular).

Daqui a cerca de 2 anos terei que mudar de carro. No problem. Vamos ver o que vem a seguir. Tem é que estar sensivelmente dentro dos valores definidos inicialmente (até 230€/mês).

Creio que o problema é comparar alhos com bugalhos.

Que arranjar um leon novo por 200 e poucos € por mês é bom ninguém duvide.

Porém não é linear comparar com a compra de um carro usado por 4000. Mesmo que te dessem menos de 2000 pelo teu actual, o desembolso seria mto menor que os 6000 e tal que vais gastar a cada dois anos e meio. No fim disso no Leon não tens nada e no usado terias ainda 2000 de "valor".

Isso e o numero baiximo de kms possiveis o que é uma enorme limitação.

Em suma creio que esse Leon é um excelente negócio a todos os níveis (seja por ser novo, segmento acima etc), ainda para mais sem entrada inicial, mas não é comparável a nivel de poupança com o que gastarias com outra solução, invariavelmente de menor "qualidade".

Acho que há aqui pessoal que não anda a fazer contas ao facto de terem que pagar uma entrada e, mais tarde, um valor residual (caso optem por ficar com o carro).

Bom vejamos as coisas assim: quem tem $$$ para comprar a pronto, não há dúvidas. É comprar, ponto. Quemnão tem o $$$ para uma entrada o que faz? Pode pedir um empréstimo. Mas eu, evolto a referir que sou eu, não gosto de ficar com compromissos dedívida por prazos muito longos. Aceito, no máximo, ficar com uma dívida por 3 anos. Ora, se não existecapital para uma entrada (digamos 4k a 5k €) e não quero empréstimos por umprazo superior a 3 anos, quais as opções? Um financiamento automóvel a 36meses, sem entrada, ou um Renting.

Nofinanciamento automóvel, normalmente é necessário dar uma entrada. Eventualmenteserá possível contratar um financiamento sem entrada mas claro que, neste caso,a mensalidade fica muito mais cara. Não esquecer também que no final dos 36meses, normalmente existe um valor residual a pagar. Mas aí, não havendo $$$para pagar e ficar com o carro, há sempre a possibilidade de o vender e dessaforma pagar o valor residual. Ito se o valor de venda fôr superior ou igual aovalor residual, claro está. Existe sempre o risco de o valor comercial poder ser inferior ao valor residual.

Portanto,para comprar um carro a crédito tem que se ter $$$ para a entrada, capacidadepara pagar a mensalidade e também $$$ ou capacidade para poupar o suficiente aolongo do contrato para pagar o valor residual e poder ficar com o carro. Alémdisto tudo, é preciso ter $$$ para ir pagando todas as despesas inerentes àposse de um carro (seguro, manutenção, impostos, inspeções, pneus, etc).

Exemploprático no nosso mercado: Compra de uma viatura de cerca de 20k € (um Leon custava bem mais que isto)

Valor da viatura 20.235,00 €
Entrada Inicial 4.000,00€
VFMG 7.566,30€
TAN Fixa 3.370%
TAEG 5.4%
Renda 234.69,00€ ( +3.00€ comissão )
Prazo 48 Meses
Kms Totais Contratados 40.000 Km

O Renting para o Leon, a 48 meses e 40.000 Km, ficava por 250,00 €. Não se paga mais nada a não ser a gasolina.

No caso do financiamento, temos que ter os 4000€ para a entrada (primeiroentrave) e pagamos menos 12,31 €/mês que no Renting. Mas, se quisermos ficarcom o carro, temos que poupar 7556,30 € em 4 anos (o que implica poupar 157,63€/mês). Portanto, ficar com o carro, não é para todos (é só para os queconseguem dispôr de quase 400/mês, durante 4 anos, para adquirir um automóvel).A pergunta é a seguinte: preferes pagar mais 12,31€/mês e não ter preocupaçõesnem qualquer despesa relacionada com o carro que não seja o combustivel ou preferespagar menos 12,31€ mensalmente e teres tu que pagar todas essas despesas e ainda dar uma entrada de 4.000€?

Sim, mas findos os 48 meses acabou-se. O carro é teu e "sobram-te" 400€/mês. No teu caso, vais continuar a gastar os 200 e tal que estás a gastar. A verdade nua e crua é que comprar carro novo é um esforço enorme para o português médio. Saiu hoje uma notícia que o salário bruto médio são 1200 e qualquer coisa, i.e., pouco mais de 900€ limpos. Ou seja, o português médio não ganha para comprar um carro de mais de 20k€ sem fazer sacrifícios muito significativos. E menos ainda ganha para comprar carro com frequência. Então se viver na AML e não tiver casa paga...

Vamos por partes:

Sim, mas findos os 48 meses acabou-se. O carro é teu e "sobram-te" 400€/mês. No teu caso, vais continuar a gastar os 200 e tal que estás a gastar.
Se tens a capacidade de conseguir poupar 400€ só para o financiamento de um carro, tudo bem. Mas falta aí a entrada inicial de 4000€. É preciso contabilizar esses 4000€ e o esforço que se tem de fazer para os ter disponíveis. Vamos supor que se anda 4 anos a poupar 4000€. São 83,33€/mês que se tem de poupar. Ou seja teria que se ter andado 4 anos a poupar 83,33€ para ter o $$$ para a entrada e depois ter capacidade para pagar mais 400€/mês, durante mais 4 anos, para ficares com o carro. Não é para todos, eu diria que é apenas para alguns. Mas quem tenha essa capacidade financeira, sim, deveria fazê-lo e não tem necessidade de recorrer a um Renting

A verdade nua e crua é que comprar carro novo é um esforço enorme para o português médio. Saiu hoje uma notícia que o salário bruto médio são 1200 e qualquer coisa, i.e., pouco mais de 900€ limpos. Ou seja, o português médio não ganha para comprar um carro de mais de 20k€ sem fazer sacrifícios muito significativos. E menos ainda ganha para comprar carro com frequência. Então se viver na AML e não tiver casa paga…
Nem mais [;)]

Creio que o problema é comparar alhos com bugalhos.

Que arranjar um leon novo por 200 e poucos € por mês é bom ninguém duvide.

Porém não é linear comparar com a compra de um carro usado por 4000. Mesmo que te dessem menos de 2000 pelo teu actual, o desembolso seria mto menor que os 6000 e tal que vais gastar a cada dois anos e meio. No fim disso no Leon não tens nada e no usado terias ainda 2000 de "valor".

Isso e o numero baiximo de kms possiveis o que é uma enorme limitação.

Em suma creio que esse Leon é um excelente negócio a todos os níveis (seja por ser novo, segmento acima etc), ainda para mais sem entrada inicial, mas não é comparável a nivel de poupança com o que gastarias com outra solução, invariavelmente de menor "qualidade".

O número baixíssimo de kms possíveis não é uma limitação. Eu escolhi o plano que me serve. Como já disse anteriormente, era possível escolher outros planos, com maior quilometragem, e ainda assim ter um preço muito competitivo.

Quanto à alternativa de um usado, que cheguei a colocar, a questão é que (como já expliquei) não havia 2.500€ no imediato para juntar ao valor da venda do carro que tínhamos cá em casa e não podíamos ficar sem viatura. Na alternativa usado existiam vários fatores a ponderar, tais como conseguir encontrar algo em condições, que fosse económico, fiável, que fosse do nosso agrado. Nem sempre é fácil encontrar o que se pretende, em tempo útil. De qualquer forma, esta alternativa, foi posta de lado devido á limitação da falta de $$$ disponível.

Não havendo 2500€ disponíveis, qualquer solução teria que ser "sem entrada".

Quanto à questão que outro user colocou de ao fim de 3 anos ter que fazer novo contrato para não ficar apeado, a questão é igual se fôr comprar um novo via crédito, porque no final do contrato, se não tiver $$$ para pagar o valor residual tenho que entregar o carro ou tenho que vender o carro para pagar o valor residual. Não tendo $$$ para pagar o valor residual, também fico apeado. A alternativa é fazer um novo crédito, tal como faço um novo contrato num Renting.

Last edited:
O número baixíssimo de kms possíveis não é uma limitação. Eu escolhi o plano que me serve. Como já disse anteriormente, era possível escolher outros planos, com maior quilometragem, e ainda assim ter um preço muito competitivo.

Quanto à alternativa de um usado, que cheguei a colocar, a questão é que (como já expliquei) não havia 2.500€ no imediato para juntar ao valor da venda do carro que tínhamos cá em casa e não podíamos ficar sem viatura. Na alternativa usado existiam vários fatores a ponderar, tais como conseguir encontrar algo em condições, que fosse económico, fiável, que fosse do nosso agrado. Nem sempre é fácil encontrar o que se pretende, em tempo útil. De qualquer forma, esta alternativa, foi posta de lado devido á limitação da falta de $$$ disponível.

Quanto à questão que outro user colocou de ao fim de 3 anos ter que fazer novo contrato para não ficar apeado, a questão é igual se fôr comprar um novo via crédito, porque no final do contrato, se não tiver $$$ para pagar o valor residual tenho que entregar o carro ou tenho que vender o carro para pagar o valor residual. Não tendo $$$ para pagar o valor residual, também fico apeado. A alternativa é fazer um novo crédito, tal como faço um novo contrato num Renting.

Desculpa mas já tive leasing em que sim ficava valor residual que era escolhido na altura do contrato. No meu caso escolhi 2%, num valor de 20000€ a 72 meses pagava 235€ por mês. E adivinha o que aconteceu quando chegou ao fim? Fiquei com valor para dar neste novo carro que tenho que comprei a crédito a 120 meses e pago 187€ se fosse hoje jamais o faria a tanto tempo mas era o que dava, no fim, não tenho valor residual qualquer para pagar, se quiser amortizar amortizo, e ao fim de contas no final o carro é meu!
Como já foi dito, um carro a renting é bom para quem quer trocar de carro regularmente, a nível financeiro não têm vantagens nenhumas na minha ótica de ver as coisas.

Leasing não é Renting. O Renting puro não tem valor residual [;)]

Existem vários tipos de financiamento automóvel. Claro que existe financiamento sem valor residual mas esse tipo de financiamento sai mais caro. Idem para os financiamentos sem entrada. Claro que se fizermos um financiamento a 10 anos conseguimos uma prestação mais baixa. Nada disso está em causa.

Volto a frisar que eu não gosto de financiamentos e não os faço por prazos muito longos. Se puder não faço financiamento nenhum, pago a pronto. Sou alérgico a dívidas. Mas isso sou eu.

Façam uma simulação de um crédito automóvel puro, sem entrada e sem valor residual (pagamento final). Podem escolher o simulador do BPI, por exemplo.

Se eu quisesse fazer um crédito do Leon cá de casa (que tem um preço referência para a Leseplan de cerca de 24k €) e optasse por fazer esse crédito em 36 meses, o valor da renda bruta a pagar seria 712,89€!!! Isto com TAN de 4% e TAEG de 6,2%. Se eu optasse por um prazo de 120 meses (eu nunca faria isto) a renda bruta a pagar passava para 259,51€ (aqui a TAN é de 5% e a TAEG de 6,1%).

Ou seja, ainda assim a mensalidade é cerca de 50 euros superior a um contrato de Renting de 30 meses (2,5 anos). E não tenho que pagar seguro, manutenção, impostos, pneus, inspeções, reparações que possam surgir já fora da garantia, etc durante esses 10 anos. Tudo isto para chegar ao fim dos 10 anos e poder dizer que o carro é meu. Depois já não tenho 259,51€ para pagar mensalmente, mas tenho um carro com 10 anos que, naturalmente, começa a ter outro nível de despesa associado. E tenho que começar a pensar na sua futura troca. São opções... que respeito, como é óbvio.

Eu se calhar não me importo de não ter um carro que seja meu. Prefiro fazer 4 contratos de 2,5 anos e, durante 10 anos, só gasto combustível, ando sempre com um carro em perfeitas condições, atual, com todas evoluções tecnológicas que vão aparecendo no mercado e padrões de segurança atualizados. Só tenho que fazer as minhas contas e garantir que o meu nível de rendimento é suficiente para fazer face à mensalidade do Renting, sem pôr em causa o meu padrão de vida (porque não vivemos para ser escravos da necessidade de ter um carro).

Mas a questão é que no final, se desses va 25000€ pelo Leon, no final desses 3 anos terias ainda 18000€ em mãos, ou mesmo a 10 anos, terias 10000€ em mãos! Enquanto que num renting não tens nada! Usas, pagas, e descartas!
A nível financeiro, a curto prazo pode parecer muito vantajoso, mas a longo prazo, é um aborto financeiro na carteira!
Mas isto é a minha opinião que recorro a créditos com regularidade, e já equacionei essa opção!

A ‘’entrada’’ são os 2000€ do carro antigo!

Fiz em dois minutos na uma simulação de crédito, no caso pessoal creio e 2500 a 30 meses dá 90€ mês com taeg 9,3.

Numa outra nota, vendi recentemente o meu segmento c com mais de 11 anos e, tudo incluído (excepto combustível), deu-me um custo mensal de 160€ por mês, com o catch q era a gasóleo e fez mais de 230k km.

Para quem quer andar com um carro sempre "novo" é uma boa opção. A longo prazo fica sempre mais caro do que comprar um carro e mantê-lo durante muitos anos.

Só para teres um exemplo, eu tive um Renault Espace durante 14 anos. Fazendo as contas ao custo mensal, ficou mais ou menos por 190 € por mês. E isto foi com um carro muito mais caro que um Fiat Tipo.

Já para não falar que é essencialmente um aluguer e o carro nunca é teu.

Back