Renting/Leasing a particular - Compensa?

Por muito que me apetecesse fazer um renting para o carro de família, porque para trabalhar está fora de questão, os 10.000 km anuais, acho uma anedota.

Será bom para quem quer ter um carro novo à porta só para mostrar ao vizinho ou então, para estar parado os dias úteis - ir de TP para o trabalho - e ao fim-de-semana dar a ''voltinha saloia''.:rolleyes:

10000 é mais do que muita gente faz anualmente.

Assim na minha família direta temos 5 carros e só um faz de forma consistente mais de 10000km/ano.

Mas no caso da promoção do Qashqai, é possível aumentar os km contratados até 80000km/ano. [;)]

Claro se tens 5 carros divides os Km por todos. Para quem tem 1 ou 2 10mil km é muito pouco. Menos de 15 mil não compensa e mesmo assim é preciso ter cuidados. O meu primeiro carro faz sempre entre 15 e 20 mil ano.

Eu vou trabalhar de TP e o meu carro faz 15 a 20 mil kms anuais.

10.000km por ano, que é onde as locadoras apresentam os preços menos maus, acaba por ter uma aplicabilidade prática muito reduzida.

O renting em Portugal ainda tem um longo caminho a percorrer. Um bocado como as operadoras de comunicações, que só agora é que começaram a ser competitivas.

Até há um ano, os tarifários eram uma pipa de massa e incluíam 5GB.

O leasing/renting compensa para quem pouco anda, gosta de trocar de carro em curtos intervalos, não quer estar envolvido com negociações, retomas e créditos, não quer andar com faturas de manutenções e consumíveis para trás e para a frente e, mais importante que tudo, não se importa de pagar mais para poder ter tudo isto.

Last edited:
10000 é mais do que muita gente faz anualmente.

Assim na minha família direta temos 5 carros e só um faz de forma consistente mais de 10000km/ano.

Mas no caso da promoção do Qashqai, é possível aumentar os km contratados até 80000km/ano. [;)]

Até o meu sogro, já reformado e sem ''terra'' para ir, fazia mais que isso, só aqui nas voltinhas entre a casa principal, e duas casa que tem num raio de 30 km.

O nosso 2.º carro cá de casa faz cerca de 6000 km/ano. É o que dá viver a 3,5 km do trabalho! [:D]

Eu tenho um amigo, que o pai tinha, não sei se ainda tem, porque já não estou com ele há algum tempo, que tinha um Clio com 10 anos e cerca de 20.000 km.

Nunca tinha saído de Porto Santo.[:D]

Isso são excepções que confirmam a regra. 10 milkm é como aqueles preços chamativos da Dacia de 10 mil euros (ou os 19.990 dos dias de hoje) para chamar as pessoas ao stand. Mas na prática não interessam a ninguém.

Até o meu sogro, já reformado e sem ''terra'' para ir, fazia mais que isso, só aqui nas voltinhas entre a casa principal, e duas casa que tem num raio de 30 km.

Vendo os kms do ano passado ainda devemos ter feito cerca de 50/52000km no somatório de todos os carros, a que se juntam mais uns 8000 na Rede de Expressos/Flixbus/CP.

Ainda assim continuo a achar que 10000km não é assim tão pouco para quem viva perto do trabalho e vá 1x por ano ao Algarve e 5x por ano "à terra".

Tenho cá um Avensis 1.6 a Gasolina que tem 117.000 Kms.

É de maio de ..... 2004 ... média de +- 5.500/ano... e atualmento faço 2.000/3.000 ano com ele.

Se eles têm esses planos/produtos é porque vai existindo mercado. Presumo principalmente não sendo carro único no agregado.

A malta aqui é muito radical... :)

A minha esposa usa o carro para se deslocar para o trabalho diariamente à mais de 20 anos e faz 10k km por ano não passa disso. E teve em 4 empregos/locais diferentes. O morar num centro urbano e ter tudo perto ajuda.
E claro que o carro acaba por nunca andar os dias todos (365) do ano.
Em viagens maiores não é o usado.

Claro que a malta é muito radical, 10.000km/ano, sobretudo particulares, pode interessar a muita gente

Há aí muito individuo(a) a usar carro diariamente a fazer esse tipo de quilometragens

Agora que mudei de casa a minha mulher está ligeiramente mais longe do trabalho e faz mais km, mas nas 2 viaturas anteriores dela as km anuais ficaram sempre abaixo dos 8.000km/ano... vivia a menos de 3 km do trabalho...

Eu tenho neste momento um carro em renting (embora seja por empresa), acho que mais do que km realizados ou manutenções no renting o verdadeiro ponto de interesse é qual o objectivo da troca posterior.
Se o objectivo é manter um carro por mais de 6 anos o renting muito dificilmente compensa a alguém. Se a questão for a troca por volta dos 4 anos o renting pode compensar, é uma questão de valores residuais e avaliação caso a caso.

Na viatura que nós temos em renting a empresa que a marca utilizou para nos fazer a proposta de renting deu um valor quase 100 euros mais baixo / mês do que as outras propostas que pedi extra marca (não sei se apoios ou acordos comerciais, não faço ideia)

Feitas as contas em 4 anos com seguros etc etc e sobretudo valor residual cheguei à conclusão que provavelmente até ía perder dinheiro em comprar o carro eu e vendê-lo ao fim de 4 anos. Acho que eles sobre estimaram o valor residual

https://www.publico.pt/2018/01/23/s...rro-com-uma-decada-e-usao-diariamente-1800028

dados de 2018 diziam que o perfil médio do condutor Português andava a conduzir 9000 kms por ano.

não vejo problema num renting de 10000kms/ ano.

O problema que vejo é não haver preços competitivos, para qualquer kilometragem, especialmente a partir da altura da crise de semi condutores e subida das taxas de juro (lembro me que as rendas de um 330e totalizavam um valor muito superior aos 35k que custava).

faz sentido pagar 100% (ou mais) do valor dum carro após descontos para o alugar durante 4 ou 5 anos? Não. Pese embora para as empresas que alocam carros aos colaboradores seja igual, visto que só se preocupam com que a prestação esteja no plafond negociado com o empregado.

Agora, por o renting não “funcionar” ou ser competitivo em Portugal (regra geral, excluindo aqueles focus de 230€ que estiveram disponíveis há uns tempos) não quer dizer que não funcione noutros países, onde a pessoa acaba a ter flexibilidade e a pagar praticamente só a desvalorização do carro, como nos EUA ou como li aqui na Alemanha:
havia um utilizador que vive na Alemanha que estava a alugar um formentor híbrido a 200 e poucos euros por mês. Um preço bastante competitivo pelo eletrodoméstico.

https://www.publico.pt/2018/01/23/s...rro-com-uma-decada-e-usao-diariamente-1800028

dados de 2018 diziam que o perfil médio do condutor Português andava a conduzir 9000 kms por ano.

não vejo problema num renting de 10000kms/ ano.

O problema que vejo é não haver preços competitivos, para qualquer kilometragem, especialmente a partir da altura da crise de semi condutores e subida das taxas de juro (lembro me que as rendas de um 330e totalizavam um valor muito superior aos 35k que custava).

faz sentido pagar 100% (ou mais) do valor dum carro após descontos para o alugar durante 4 ou 5 anos? Não. Pese embora para as empresas que alocam carros aos colaboradores seja igual, visto que só se preocupam com que a prestação esteja no plafond negociado com o empregado.

Agora, por o renting não “funcionar” ou ser competitivo em Portugal (regra geral, excluindo aqueles focus de 230€ que estiveram disponíveis há uns tempos) não quer dizer que não funcione noutros países, onde a pessoa acaba a ter flexibilidade e a pagar praticamente só a desvalorização do carro, como nos EUA ou como li aqui na Alemanha:
havia um utilizador que vive na Alemanha que estava a alugar um formentor híbrido a 200 e poucos euros por mês. Um preço bastante competitivo pelo eletrodoméstico.

Pagar 100% de um carro em 4 anos de rendas não é normal.. Nem nunca vi uma propsta dessas

Já incluíndo manutenção, garantias (tudo menos seguro) no valor o renting que tenho totaliza 59% do valor do carro em 4 anos para 15.000km ano. E tive várias propostas para outros carros e as % não eram muito diferentes

Pagar 100% de um carro em 4 anos de rendas não é normal.. Nem nunca vi uma propsta dessas

Já incluíndo manutenção, garantias (tudo menos seguro) no valor o renting que tenho totaliza 59% do valor do carro em 4 anos para 15.000km ano. E tive várias propostas para outros carros e as % não eram muito diferentes

https://www.arval.pt/profissionais-...s-renting/bmw/bmw-530e-pack-desportivo-m-phev
Atualmente não vi exemplos em 4 anos, mas ocorre neste em 5 anos (60 meses, 10000kms)
a manutenção na bmw para tão poucos kms está praticamente toda incluída.
os seguros, pneus e juros não justificam 41% do valor do carro.

Sim, na Alemanha é bastante fácil encontrar carros novos entre os 99€ e os 150€ por mês em leasing sem entrada inicial e para 10000km/ano.

Em Portugal os mesmos carros custam 250€ por mês para os mesmos 10000km, se bem que geralmente é em renting que inclui mais coisas.

Não consigo entender isto.

Não confundir leasing com renting. Não dá para comparar - diretamente - uma coisa com outra.

Last edited:
Eu tenho neste momento um carro em renting (embora seja por empresa), acho que mais do que km realizados ou manutenções no renting o verdadeiro ponto de interesse é qual o objectivo da troca posterior.

Nas empresas há o "capex vs. opex" - ter na contabilidade um bem com depreciação etc. vs ter uma despesa corrente. Dizem que faz diferença [:p]

Não confundir leasing com renting. Não dá para comparar - diretamente - uma coisa com outra.

Pois é, são coisas bem diferentes.

Mas que marcas oferecem leasings? A LEASEplan oferece leasing? Não encontro no site...

Atualmente só há rentings em PT. E leasing a 99€ sem entrada também não encontro como existe a rodos na Alemanha.

Back