citação:
Originalmente colocada por eL niNo
citação:Originalmente colocada por rubenvalente
Boas. Eu sou totalmente contra este tipo de iniciativa, sinceramente nem sei se passaria uma vez que nos exames de condução não se aprende a conduzir, aprende-se a passar num exame de condução viciado, tanto é que basta um exemplo para ver o quão bons são os nossos exames: ora eu quando aprendi a conduzir tive que estacionar guiando-me por um pontinho existente no vidro traseiro, isto num opel corsa de 5 lugares, não deixavam usar os espelhos senão chumbavamos!!! quando fui para casa depois de ter passado procurei esse pontinho no meu carro, um peugeot 106 comercial, bem parece que não existia, nem dava para ver o lancil uma vez que a altura do carro é totalmente diferente entre outras coisas,enfim e depois vêm para aqui com essas sugestões[xx(]...
Acho bem fazerem reciclagens a nivél teorico, agora quem aprende a conduzir bem uma vez nunca desaprende, é como andar de bicicleta, o problema é que no nosso pequeno mundo não se ensina a conduzir mas sim a passar num exame de condução.
É pena que se vejam aqui tantos a apoiar esta iniciativa, mais uma das que vão no mau caminho...
-um ensino decente;
-implementação de regras rigidas para a construção de estradas seguras;
-uma fiscalização séria das condições dos veiculos;
-uma fiscalização forte da sinalização presente na estrada;
entre outras medidas que realmente serviam e muito para diminuir a sinistralidade não pensam eles, mas mais receitas e um modo de lixarem muita gente com mais um exame daqueles em que se pode passar sem saber conduzir sim é solução.
quando meterem na cabeça que o grande mal n é das estradas nem dos carros, mas sim dos condutores, talvez comecem a achar piada a esta ideia!
eu sou de acordo, mas tb concordo ctg em alguns aspectos... os exames em portugal n fazem sentido nenhum nem ensinam ninguem a conduzir! portanto deviam fazer exames como deve ser, em diversas e variadas condiçoes, e não chumbarem a malta por andar só com uma mao no volante , ou ir a 140 na AE!
de resto a renovaçao da carta é eficaz pq conheço N gente que tira a carta e nao pega mais num carro, até um dia... esse dia provavelmente há acidente! ora... desta maneira fazia-se um pouco a triagem, mas só vale a pena se mudarem o sistema de avaliação para algo sério!
Se leres bem aquilo que escrevi verás que lá também refiro a questão do ensino como importante.
Não concordo com essa ideia do grande problema serem os condutores, pensa nisto, o que é mais fácil de mudar e mais eficaz??? A qualidade das estradas, sinalização, veiculos...ou a maneira como as pessoas conduzem??? No resto da Europa já se aprendeu a fazer estradas nas quais se têm que cumprir regras de segurança apertadas, rigidez no modo como são projectadas as estradas e até os rails são estudados para agir da melhor maneira possivél, cá continuamos a ver os rails como pedaços de metal que apenas servem para impedir os carros de sairem da estrada, por vezes seria melhor que os carros saissem mesmo da estrada uma vez que os rails por vezes só pioram, isto tudo li eu num artigo feito por uma revista sobre as nossas estradas.
Ninguém fala mas caso não saibam os rails até mesmo em caso de um embate de um carro podem matar em vez de salvar vidas, em muitos países da Europa desenvolvida isto já não se passa e os rails são como os automoveis estudados para absorver ao máximo as forças dos embates salvando muitas vidas, mas por cá já se sabe que até mesmo o Português prefere os belos dos radares ou as belas das multas exageradas...[xx(]
Mas continuo a não estar de acordo, o ensino é que tem de melhorar, e em vez de se atribuir a carta a quem estaciona bem ou quem se porta bem durante 20 minutos de condução automatizada,deviam-se fazer testes rigurosos á destreza dos condutores.
De resto o facto de termos que fazer exames de 10 em 10 ou 15 em 15 anos é utopico, repara tu quando tiras um curso, passados 15 anos não o vais tirar de novo ou vais???No entanto tens que te ir actualizando e vais tendo acções de refrescagem, acho que esse também deve ser o caminho aqui.
Até hoje já conto com muitos kms no cartorio e sem acidentes o que não quer dizer que não os venha a ter, espero sinceramente não ter mas ninguém está safo, uma grande parte destes km em cidade por isso para quem estiver a pensar na teoria " este gajo é nabo" tem aqui um facto que pode jogar a meu favor.
O que eu digo é que como voçês sabem num exame de código é muito fácil chumbar e por coisas ridiculas, sei de pessoas que conduzem muito bem e chumbam e outras que conduzem muito mal e porque estavam inspiradas ou porque se dão bem em momentos programados nos quais têm que ser objectos automatos se dão bem e é por isto que tendo em conta o nosso ensino não concordo de maneira nenhuma com esta medida.
Mas para quem fala do nosso ensino o que dizer do ensino americano que nalguns estados permite que os jovens com 15-16 anos possam tirar a carta??? Porque será que mesmo assim eles conseguem ser melhores que nós???