Resolver problema com a Norauto...

Boas,
ISto vai ser talvez um pouco longo, espero que aguentem e possam ajudar...
Lamentavelmente, numa simples troca de 4 pneus, a Norauto Coimbra estragou-me com alguma gravidade as 4 jantes da minha carrinha Skoda Superb com 4 anos, que até aí se encontravam como novas. Deve ter sido ao colocar o pneu novo, rasparam os rebordos todos até ao metal e, não contentes, ainda estragaram a face de algumas. Na altura, se não tenho sido eu a reparar e a chamar a atenção, não me iam dizer nada!!!! Se tenho saído da oficina não ia ser nada com eles. Enfim, como vi e acusei na hora (era óbvio, o metal todo raspado e a monte....) assumiram mandar para reparar, o que fizeram. Mas vieram da suposta reparação sem repor o metal em falta e pintadas "às três pancadas"! Reclamei de novo e, desta vez, lá assumiram que não estava bem e mandaram de novo para reparar. Eis que voltam mais uma vez sem reparar (rebordos defeituosos e com metal em falta) e ainda cheias de defeitos na pintura (lixo, má aplicação e até tinta em falta em certas zonas, que só não é mais evidente porque o primário de base é também acizentado)!!! Mais, na montagem dos pneus voltaram a estragar 2 das jantes!!! Voltei a reclamar e desta vez não quiseram saber, mandaram só um mail a dizer que estava reparado e pronto a ser levantado!!! Escrevi no livro de reclamações e enviei carta de reclamação à sede da empresa. A resposta foi épica! Argumentos deles:
- marcaram comigo 4 vezes e eu não compareci (mentira, contactaram para marcar mas a minha vida não é isto...)
- A Norauto não tem obrigação de repor as jantes ao estado origina de fábrica, apenas de reparar os danos que causou (que não fez, porque estão lá!)
- As jantes estão certamente melhores agora do que quando lá entraram porque o carro já tem 60.000 km

(Ou seja, eu tenho que ser mau condutor e as jantes devem ser material de desgaste, porque estarem como novas com 60.000Km parece impossível!)
- Eu estou a tentar obter benefício ilegítimo quando pedi a substituição das jantes se não as repararem como deve ser (pois, eles atiram com tinta para disfarçar e eu tenho que aceitar!)
- Apresentaram fotos tiradas pela oficina em como as jantes estão todas bonitas e brilhantes (mas pela distância e pelo ângulo a que foram tiradas mais valia serem de satélite...)

Enfim, fiz nova reclamação no livro electrónico, desta vez com as provas fotográficas dos defeitos presentes nas jantes e que até um cego vês: A tinta com lixo, com bolhas e outros defeitos; zonas sem tinta (furações dos parafusos, interior de alguns raios e rebordo junto ao pneu); os rebordos irregulares dos danos que causaram e fotos dos NOVOS danos que causaram, em tudo iguais aos primeiros. Resposta: As jantes já foram reparadas duas vezes, lamentamos que não tenha ficado satisfeito, não voltamos a reparar!

Alguém já teve este tipo de problemas? Como é que se lida com gente desta laia?
Agradecido por qualquer comentário/ajuda!

É uma coisa de tirar qualquer um do sério, principalmente quem tem brio nas suas coisas. A minha solidariedade.
Já fizeste o que tinhas a fazer, agora só falta tentar levar o caso a tribunal, o que vai ter custos, mas se é uma questão de honra força.

Eu sempre tive como principio levar o carro a estes sítios apenas para serviços corriqueiros, mas também eu passei por uma situação vergonhosa de incompetência que acabou por se resolver ao fim de meia dúzia de visitas e horas de chatice.
Nessas visitas percebi que quem lá trabalha, e vi muitos por lá a fazer de conta que trabalham, vi inclusive bate-bocas entre supervisor e mecânicos, com os mecânicos literalmente a mandá-lo à *****, é do pior que o ser humano produz com uma formaçãozeca em mecânica, é malta que mais ninguém quer, que mais ninguém dá emprego e acabam onde mais ninguém quer trabalhar, shoppings/fins de semana/turnos rotativos.
Era uma feuvert, já faliu.
A partir daí, nem para encher os pneus volto a esses estabelecimentos.

Já me aconteceu mas foi numa firestop
Metem uns putos maçaricos a mudar pneus e depois dá nisso.
No meu caso reclamei verbalmente mas o puto pediu desculpa sem querer, deixei seguir. Mas também não estavam novinhas.

No seu caso é uma questão de insistir. A Norauto tem seguro para pagar isso. Só tem de resolver.

Peço desculpa a todos, mas fazer algum serviço numa dessas oficinas é simplesmente como último recurso ou então por desconhecimento...

Assim como recorrer a clínicas de saúde em centros comerciais...

Peço desculpa a todos, mas fazer algum serviço numa dessas oficinas é simplesmente como último recurso ou então por desconhecimento...

Assim como recorrer a clínicas de saúde em centros comerciais...

Eh pá... não é para trocar uma caixa de velocidades ou um conjunto embraiagem/volante motor bimassa, mas apenas trocar uns "reles" pneus... :sh)

Concordo que a DECO é uma inutilidade. Esqueci de mencionar que também os contactei para me aconselharem e mediarem o caso. Conclusão, não aconselham nada (nunca me disseram que tinha razão e devia avançar, nem que nao tinha e devia desistir. Acredito que tenho razão, as jantes entraram lá como novas) e o serviço deles limitou-se basicamente fazer forward à Norauto do mail que lhes enviei a denunnciar a situção e fazer-me forward do email da Norauto a dizer que não.

Ontem tive oportunidade de falar com uma amiga que é advogada e que ia apresentar o meu caso a uma colega que trabalha nos julgados de paz. A opinião da minha amiga é que estas casas se refugiam no facto de que a justiça é lenta e complicada e acaba por moer o consumidor, que muitas vezes desiste por frustração. No meu caso, como a Norauto já demonstrou por várias vezes que nao quer saber dos danos que causou, vou entrar em litígio directo. Não há cá tribunais arbitrais (aos quais se podem negar de aparecer) nem nada. Estou só à espera de saber o resultado da conversa com a outra colega para avançar. Não faço isto por qualquer necessidade financeira, poderia trocar de jantes 2x num mês com o meu salário (se não pagasse mais nada com ele [:D]). Mas não fui eu que as estragou! E sim, tenho muito brio nas minhas coisas e sou extremamente cuidadoso com o carro. Fico doente quando vejo que "amigos" me bateram com uma porta no estacionamento. Tanto que até instalei uma câmara. Aliás, desde que lá fui também fiquei com tremideira ao travar, devem ter apertado mal os parafusos ou empenado os discos, embora isto nem vou mencionar pois será impossível provar. Também em breve precisa de pastilhas e mando rectificar.
Agradecido pelas opiniões! Bom fim de semana!

Isto. Tudo o resto é perda de tempo. Incluindo este tópico.
Não acho. Já sabia que a Norauto não serve para fazer uma revisão básica de oleo, filtros e velas, para focar faróis e agora já sei que nem para trocar pneus servem.

Obrigado pela partilha e boa sorte a repor a justiça.

Boas!
Podem-me dizer qual é a Norauto em questão?

E sobre as lojas da Bosch? É a mesma coisa ou valem mais a pena?

Cumprimentos,

LPC

Não acho. Já sabia que a Norauto não serve para fazer uma revisão básica de oleo, filtros e velas, para focar faróis e agora já sei que nem para trocar pneus servem.

Nesse tipo de tascos hão-de reparar na média de idades dos sapateiros q lá pensam q trabalham... Nem 1 com mais 35 anos.

Voltar
Superior