Resolver problema com a Norauto...

Não diria isso. Há oficinas onde todos têm de ter a formação devida para as suas tarefas, e a probabilidade de ocorrer algum problema cai drasticamente.
O que não falta é pessoas formadas a trabalhar em modo "sa boda que isto não é meu". Como em qualquer actividade.....

Jantes empenadas, não digo que não haja qualquer coisita, sobretudo depois da experiência na Norauto. Tenho que ver também a questão de possíveis folgas nas rótulas... A direcção já foi alinhada 2x (às 4 rodas) e continua a fugir muito para a direita. Tenho que continuamente estar com o volante um pouco puxado para esquerda, senão lá vai ele. Os outros dois carros que conduzo nas mesmas estradas não fazem isso (Opel astra de 2001 e Nissan Leaf de 2019) ou fazem muito menos, sendo certo que em zonas a estrada tem inclinação para a berma e é normal que o façam um pouco.
O alinhamento de direcção "habitual" nas casas de pneus, é apenas a convergência... Não te resolve a queda para a direita...

Para isso, é necessário mexer no caster e eventualmente no camber...
Muito pouca gente sabe mexer nisso!

Acresce que poucos carros permitem essa afinação, e por vezes, é necessário a colocação de parafusos com afinação...

Mas eu só vim ver a bola!!!

Last edited:
É verdade que podia ter metido logo aqui o relatório. A direcção já tinha sido alinhada numa casa onde considero que (parece) sabem o que fazem e, da última vez no concessionário da marca. Fica aqui o relatório.

Poderá ser casquilho com folga, que parado dá alinhamento correcto mas que desalinha em andamento porque recua sob esforço? Marquei o carro para esta sexta porque continuo com vibração acima dos 130-140 que não há equilibragem que elimine. Já me queixei disto em 2019, ainda dentro da garantia de fábrica, mas depois, entre ter ter o carro parado por causa da covid e o facto de raramente conduzir tão "rápido", acabei por deixar andar. Na altura disseram que seria eventualmente um pneu ovalado, mas entretanto já troquei os 4 (o que originou este tópico) e não resolveu nada. Também me apareceu uma rachadela no pára-brisas, do nada, na zona superior central onde está o retrovisor e sensores, e vou ver se precisam de substituir (diria que sim).

É só cenas... A boa notícia é que, após eu desmontar e montar os travões depois de os mandar rectificar, o carro trava bem e já não vibra:-)

IMG_20220518_184128.jpg

Boas, fica aqui mais uma de cauçaõ quanto à norauto... Desde que lá fui comecei a ter vibrações a travar (piorou desta última vez que montaram os pneus e as rodas no carro. Fui verificar o óbvio - o aperto dos parafusos das rodas - e ia tendo um ataque cardíaco e de raiva! De um lado do carro os parafusos estavam tão soltos que o meu filho de 10 anos teria conseguido desapertá-los, do outro havia parafusos que eu tive dificuldade em desapertar e outros também bastante soltos. Nem imagino a competência de quem faz aquilo assim! Provavelmente nem a sequência correcta usaram no aperto... Apertei como deve ser com chave dinamomatrica mas enfim, o mal já está feito, terei que rectificar os discos. É só palermas... e o cliente é que se lixa, como de costume. Preciso mesmo de tirar uma horita para fazer a reclamação no CASA... Não vou deixar passar mas me*** todas que me têm feito...

A NORAUTO de Alfragide não é melhor por duas vezes em relação a dois pneus dianteiros fizeram borrada, são tão maus que doí
1º meteram as chumbadas na face interior da jante de tal forma que sai de lá e em 500 metros voltei À oficina, espanto os fios dos travões estavam a roçar as ditas chumbadas, toca de meter novas-paguei zero como é óbvio....
Passado dois dias sinto uma vibração estranha no veiculo---
2º na roda do lado do pendura perderam uma anilha centradora da jante de alumínio, filhos da p...@ , nem lá fui, e comprei um pack de 4 por 25 paus...

Por mim nunca mais lá meto os coutos.

Em relação a pneus e outros elementos de segurança, eu vou sempre checkar tudo, não é que seja desconfiado, mas a rodar mais de 50 mil km por ano não dá para arriscar..Mesmo entre viagens mais longas lá vou eu verificar as porcas, pressão dos pneus e uma vez por semana, as temperaturas das jantes.

Last edited:
A NORAUTO de Alfragide não é melhor por duas vezes em relação a dois pneus dianteiros fizeram borrada, são tão maus que doí
1º meteram as chumbadas na face interior da jante de tal forma que sai de lá e em 500 metros voltei À oficina, espanto os fios dos travões estavam a roçar as ditas chumbadas, toca de meter novas-paguei zero como é óbvio....
2º na roda do lado do pendura perderam uma anilha centradora da jante de alumínio, filhos da p...@ , nem lá fui, e comprei um pack de 4 por 25 paus...

Em relação a pneus e outros elementos de segurança, eu vou sempre checkar tudo, não é que seja desconfiado, mas a rodar mais de 50 mil km por ano não dá para arriscar..Mesmo entre viagens mais longas lá vou eu verificar as porcas, pressão dos pneus e uma vez por semana, as temperaturas das jantes.

Porquê a temperatura das jantes? Para ver se não há pinças a agarrar?

Escrevo mais uma vez para dizer que submeti finalmente a reclamação contra a Norauto no Centro de Arbitragem Auto. Demorei um pouco porque estive a organizar os elementos todos de prova e à espera que a minha amiga advogada acabasse de rever o texto. Mas lá seguiu tudo, com emails e respostas, reclamações e respostas a estas, e a fotos como as que coloquei aqui, com exemplo dos danos e defeitos de reparação. Agora parece que tenho que esperar que me contactem.

Até acredito que isto não dê em nada pois desconfio que, para eles ignorarem as minhas reclamações mesmo com provas tão óbvias, provavelmente já tiveram casos destes contra eles que não perderam... mas enfim, não podia deixar de o fazer. Não só porque fiquei efectivamente lesado no processo mas também por causa da atitude desprezível deles, ao ignorarem a péssima "reparação" e os novos danos que fizeram e ainda a virarem o caso contra mim, porque as jantes "estão certo e seguramente em muito melhor estado do que quando lá entraram" e que eu estava a tentar "obter benefício ilegítimo" ao pedir que me substituissem as jantes, já que não as reparavam correctamente, como argumentaram.

Ainda bem que pedi ajuda à advogada, o caso foi exposto mais claramente, por pontos numerados e com referência aos documentos de prova, também numerados. Por isso fica aqui também a dica, caso alguém tenha que reclamar de algo.

Porquê a temperatura das jantes? Para ver se não há pinças a agarrar?
porque já ia tendo um acidente e sim essa pode ser uma das razões, mas no meu caso foi uma maxila do tambor esquerdo traseiro que prendeu de vez (andava a fazer um ligeiro barulho e eu facilitei- pensei que podia ser alguma gravilha) e ia-me despistando.

Aqui há uns anos, à minha irmã nessa NORAUTO DE ALFRAGIDE entrou lá o carro para meter 2 pneus novos.

A asneira foi tão grande que uma das jantes tinha a furação certa, mas um par de dias a seguir, veio ela queixar-se que o carro andava a fazer um ruido estranho.....pois a jante não era a daquele carro e roçava no interior na maxila dos travões.

Mas nem de propósito, quando fui ver isto vi que o tampão da roda estava solto....pudera não era daquela jante. Entretanto tinham partido um dos encaixes a meter o tampão. E claro passados um ou 2 dias perdeu o tampão de origem e em bom estado.

Resultado: NA NORAUTO O BARATO SAIU MUITO CARO. Portanto ela, eu e outro pessoal conhecido NUNCA MAIS FOI À NORAUTO. Espero firmemente que eles fechem e que abram falência.

Então e essa Norauto responsabilizou-se pelos danos directos e indirectos da estupidez que fizeram? Como é que é possível montarem uma roda que não é do carro que lá entrou???? É mesmo andarem a fazer de conta só pelo salário ao fim do mês. Aliás, essa for exactamente a opinião com que fiquei do tipo que me estragou as jantes; andava lá a arrastar as pernas e parecia que fazia por obrigação. É uma anormalidade alguém estragar QUATRO jantes de uma só vez, caramba! Ou não sabia o que estava a fazer, ou não queria saber. Não o voltei a ver nas vezes em que lá voltei para reclamar ou deixar/buscar o carro para os "arranjos" das jantes, vai-se a ver e o que me fez foi a "gota de água" de incompetência.

Boas,
ontem a esposa rebentou (or rebentaram-lhe...) um pneu no Leaf e vai ter que ser substituído (ou ambos, mas ainda tinha muito pouco desgaste e pode ser que seja só 1); adivinhem quem já não vai ter o lucro com o serviço? Pois é, e com 3 veículos cá em casa que nunca lá vão voltar a pôr as rodas, a Norauto fez mal contas à vida com o tratamento que me está a dar. Sobretudo porque é mais do que óbvio os danos que causaram e que agora não assumem. E vamos ver o desfecho da queixa que fiz e que já iniciou o processo no CASA...

Jantes de ferro e nunca terás problemas desses.
Jantes na troca do pneu quer queiramos ou não acabam sempre riscadas, pode-se é notar muito ou pouco, o operador pode ter muito cuidado, mas acaba sempre por riscar.

Não acredito que seja o caso e que a máquina não seja correctamente desenhada para não estragar as jantes. Acredito sim que há utilizadores e utilizadores. Como os que usam uma barra de metal nu para puxar o pneu para cima da lança que tira o pneu para fora (podia ter uma camada de qualquer coisa macia para não haver metal com metal), ou que encaixam mal a jante nas garras inferiores e depois roda torta e estraga tudo (provavelmente o que fizeram às minhas). É como tudo: ter uma máquina que não se sabe usar, dá asneira.

Last edited:
Boas,
não sei se mencionei isto antes, mas depois da última visita à Norauto para montarem as jantes depois da segunda reparação, o carro ficou a fazer uma zoeira a partir dos ~40km/h da qual me queixei à oficina, mas não encontraram nada.... Ontem, já farto disto e de vibração muito forte a mais de 130-140 km/h, fui ao concessionário e depressa me mostraram uma jante empenada... Mais uma prova que a dita "reparação" foi mesmo uma lavagem de cara mal feita, sabe-se lá por quem...

Enquanto aguardo o desfecho do processo que iniciei no CASA não sei que faça ao carro, pois não me parece boa ideia continuar a circular com ele assim... Vai aos poucos rebentar com rolamentos e suspensão e sabe-se lá que mais. Mas por outro lado, se mandar restaurar estas jantes (em casa especializada de verdade, de modo a pô-las como novas) tenho receio que depois jogue contra mim por deixar de poder comprovar os defeitos presencialmente, que não por via das fotos já tiradas. A solução era mesmo mudá-las (não há uma que não tenha danos), que foi o que pedi no processo contra a Norauto, mas isso ainda custa uns trocos...

Não, percebeu mal. A roda apertada por defeito nem era esta. E, de qualquer modo, não digo que empenaram a jante por mau aperto dos parafusos, os discos é que provavelmente empenaram por causa de mau aperto das rodas (parafusos apertados demasiado, outros de menos na MESMA roda). O que queria salientar é que, se as jantes foram a uma reparação, e já me tendo eu queixado de vibração depois dos danos iniciais (vai-se a ver e deixaram cair a jante sem o pneu...), como é que puderam voltar assim??? Eu disse-lhes, por escrito, que se as jantes fossem para segunda reparação tinham que ser DE FACTO reparadas, incluindo verificarem/repararem algum enpeno por causa das vibrações. Ora, voltaram iguais ou piores, porque dantes não faziam esta zoeira... Espero ter sido mais claro

155344d1651158658-resolver-problema-com-norauto-jante-8.jpg

Isto é que tem de explicar muito bem como é que ao mudar o pneu pode ficar assim..... [:D]

155344d1651158658-resolver-problema-com-norauto-jante-8.jpg

Isto é que tem de explicar muito bem como é que ao mudar o pneu pode ficar assim..... [:D]

Como assim? Isso é um exemplo dos danos que causaram ao trocar os pneus, suponho que com a máquina que remove e insere o pneu na jante. Devem ter colocado a roda mal centrada na máquina e, ao rodar, "comeu" o rebordo com a lança. Como fizeram exactamente não sei, que não vi. Mas que foram eles, foram, porque SEI que as jantes lá entraram como novas (não estivesse eu de vez em quando de volta do carro a lavar à mão e a encerar!) e porque o funcionário admitiu ter causado os danos. Ou eles iam lá admitir terem feito isto e mandarem "reparar" as jantes se não fosse culpa deles? O funcionário da Norauto sabe bem o que fez e admitiu culpa na hora perante a gerente da loja. Ou você está agora a tentar virar a coisa contra mim? Não consigo ler o propósito da resposta...

Back