Revolut

igual, mas sendo um banco vai ter fgd.

se tens um iban estrangeiro tens de declarar no IRS, senão podes apanhar uma valente multa.

Acabei agora mesmo de converter para conta...

Tinha lá 15 euros, vai ficar na mesma, suponho.

Mas o que é isso de ter de declarar no IRS que tenho uma conta com NIB estrangeiro? Onde é que se faz isso e porquê?

BdP avisa que depósitos no banco da Revolut não são cobertos pelo Fundo de Garantia de Depósitos

O Banco de Portugal emitiu um esclarecimento sobre a Revolut Bank UAB, dizendo que os depósitos naquela instituição não são garantidos pelo Fundo de Garantia de Depósitos.

https://www.jornaldenegocios.pt/emp...-cobertos-pelo-fundo-de-garantia-de-depositos

Nem percebi bem qual foi a mudança que houve, pelo menos do que eu entendia desde o início do ano pelo menos que a Revolut já tinha licença na Lituânia e as contas que eram no UK passaram para lá e todas as contas tinham um NIB lituano para fazer transferências.
O que o Banco de Portugal veio dizer é óbvio, se a conta é lituana não vai ser coberta pelo fundo português.

Nem percebi bem qual foi a mudança que houve, pelo menos do que eu entendia desde o início do ano pelo menos que a Revolut já tinha licença na Lituânia e as contas que eram no UK passaram para lá e todas as contas tinham um NIB lituano para fazer transferências.
O que o Banco de Portugal veio dizer é óbvio, se a conta é lituana não vai ser coberta pelo fundo português.

Isto tem a ver com as notícias que surgiram esta manhã. Vê o post #690

Isto tem a ver com as notícias que surgiram esta manhã. Vê o post #690
Isso eu percebi, a noticia da revolut é um pouco publicidade enganosa, embora os depósitos agora estão cobertos.
O que não percebi é porque é que anunciam contas em Portugal agora se antes já havia conta na Lituânia que é o que vai haver agora, nisso pelo menos do que eu entendo não mudou nada, tal como diz o Zylmhuin VII.

Mas o que é isso de ter de declarar no IRS que tenho uma conta com NIB estrangeiro? Onde é que se faz isso e porquê?

Quando meteres o IRS no próximo ano terás que meter lá que tens uma conta no estrangeiro, porque é de lei. Penso que no próximo ano toda a gente que tem revolut terá que o fazer independentemente de abrir conta ou não agora nesta nova versão. Tenho ideia que a licença só foi dada já este ano e ainda não se teve que declarar no IRS metido em 2021 referente a 2020. Na altura o Revolut enviou email a todos os clientes a informar dessa dispensa.

Quando meteres o IRS no próximo ano terás que meter lá que tens uma conta no estrangeiro, porque é de lei. Penso que no próximo ano toda a gente que tem revolut terá que o fazer independentemente de abrir conta ou não agora nesta nova versão. Tenho ideia que a licença só foi dada já este ano e ainda não se teve que declarar no IRS metido em 2021 referente a 2020. Na altura o Revolut enviou email a todos os clientes a informar dessa dispensa.
Já está ano foi a mesma questão, e depois na foi preciso meter nada relativo ao Revolut e à conta na Lituânia.

Vou ver se encontro as notícias...

Já está ano foi a mesma questão, e depois na foi preciso meter nada relativo ao Revolut e à conta na Lituânia.

Vou ver se encontro as notícias...

Atenção que as instituições de dinheiro eletronico, como é o caso do Revolut, não são bancos, e como tal não são abrangidas por essa regra. Isto já foi esclarecido várias vezes, inclusive pelas finanças.

Por isso é que eu disse que não iria optar por transformar o meu Revolut "normal" numa conta, porque tenho a ideia que , a partir daí, já terás de declarar no IRS.

mas posso estar enganado

o Revolut trabalhando como cartão pre-pago, nao era necessário declarar no IRS... estando a trabalhar como banco e convertendo a conta para essa vertente, tal como N26, openbank.., será necessário declarar no IRS nas contas no estrangeiro.

Atenção que as instituições de dinheiro eletronico, como é o caso do Revolut, não são bancos, e como tal não são abrangidas por essa regra. Isto já foi esclarecido várias vezes, inclusive pelas finanças.

Por isso é que eu disse que não iria optar por transformar o meu Revolut "normal" numa conta, porque tenho a ideia que , a partir daí, já terás de declarar no IRS.

mas posso estar enganado

Ah, isso sim.

mas posso estar enganado

Já não encontro o email de 2021 (tenho ideia de terem enviado), mas o que dizia o de 2020 era isto:
"
[FONT=&quot]Segundo esclareceu a Autoridade Tributária e Aduaneira, não tendo a Revolut operado enquanto instituição de crédito/banco em 2019, as respetivas contas são consideradas contas de pagamento e, como tal, os contribuintes detentores das mesmas não estarão obrigados a declará-las no Anexo J da Declaração Modelo 3 do IRS."

[/FONT]
Não era obrigatório porque a revolut ainda não tinha qualquer licença bancária, mas entretanto passou a ter na Lituânia, pelo menos a ideia com que fiquei é que em 2022 já toda a gente teria que declarar. Entretanto também devem informar dessa situação.

Notícia deste ano: https://eco.sapo.pt/2021/03/24/revolut-n26-e-outros-bancos-digitais-quais-tem-de-declarar-no-irs/

"A Revolut atribui um IBAN estrangeiro aos seus clientes (começa por LT67), mas opera junto do Banco de Portugal (BdP) como instituição “de moeda eletrónica”. Assim, na ótica dos esclarecimentos da Autoridade Tributária dados em anos anteriores, não é obrigatório declarar “contas de depósito ou de títulos” se os prestadores não operarem “enquanto instituição de crédito”, isto é, se não forem formalmente considerados um banco."

Mas o anexo J não são rendimentos obtidos no estrangeiro?

Os meus rendimentos são por cá, eventualmente irei fazer um ou outro carregamento ou de um cartão de credito nacional ou de uma conta bancária nacional.

Os meus rendimentos são por cá, eventualmente irei fazer um ou outro carregamento ou de um cartão de credito nacional ou de uma conta bancária nacional.
Declarando não tem qualquer impacto no IRS, é mesmo só informação para conhecimento.

Sim é, declaras no quadro 11 do anexo j se nao estou em erro.

No caso do revolut, penso que nao é necessário declarar pelas razoes que já foram faladas algures mais acima.

Tens de declarar no irs todas as contas que t no no estrangeiro.

Porquê? Simplesmente para os xuxalistas saberem que tens dinheiro no estrangeiro.

Sim é, declaras no quadro 11 do anexo j se nao estou em erro.

No caso do revolut, penso que nao é necessário declarar pelas razoes que já foram faladas algures mais acima.
O revolut não mas a partir do momento que convertes para conta tens de declarar.

A mesma coisa para o degiro que converteu todos os clientes para conta caixa dando-lhes um iban só para o cliente.

Por exemplo o trading 212 ou interactive brokers partilham o mesmo iban para varios clientes, depois o descritivo da transferencia é que sabem para quem vai.

Tem la um quadro para declarar as contas no estrangeiro.

Última edição:
Voltar
Superior