Tópico das Francesinhas - Festival da Francesinha no Porto
Tópico das Francesinhas - Festival da Francesinha no Porto
Festival da Francesinha espera cem mil visitantes
JOÃO PAULO MENDES Pelo sexto ano consecutivo, o Jardim do Calém, na Foz Velha (Porto), vive a festa de um dos pratos mais típicos do norte. O Festival da Francesinha abriu ontem as portas ao público, e, confiante no calor, a organização espera atingir mais um recorde de afluência: cem mil visitantes.
No recinto, transformado numa enorme praça da restauração ao ar livre, estão presentes 12 restaurantes especializados na confecção da francesinha, distribuídos por três áreas distintas. Este ano, o evento - iniciativa de uma empresa cervejeira, que conta com o apoio da autarquia, Porto Lazer e Junta de Freguesia de Lordelo do Ouro - apresenta-se numa versão alargada a dez dias. "Uma proposta arrojada", segundo disse ao DN Pedro Alegre, membro da organização do festival onde foram investidos 150 mil euros.
Com temperaturas finalmente convidativas a um passeio até à marginal, entre as fragrâncias da água doce do Douro e o cheiro a maresia do Atlântico, os visitantes têm à sua disposição vários tipos desta iguaria que Helder Pacheco disse um dia ser "a única invenção gastronómica do século XX". Umas mais apaladadas, com mais ou menos carne, outras com molhos mais ou menos picante.
Na edição anterior foram vendidas mais de 50 mil francesinhas, número que "deverá ser superado este ano", disse Pedro Alegre, explicando que, "ao contrário das outras edições, esta tem as portas abertas dois fins-de-semana". Também no que respeita à cerveja, bebida ideal para acompanhar este prato inventado na década de 50 por Daniel Silva - um emigrante que passou por França e Bélgica - os números apontados pela organização superam largamente os de 2006: 50 mil litros contra os cerca de 35 mil vendidos no certame anterior.
No recinto, cuja entrada é livre, decorreram espectáculos diários com actuação de bandas ao vivo. Noite grande será a do dia 19, que contará com Quim Barreiros. As portas estão abertas entre as 17.00 e a 01.00.|