Roteiro das Francesinhas

Entretanto ontem fui despchar mais uma ao Requinte em Matosinhos.

Do género grande (com aquele pão de forma arrendondano em cima), pessoalmente prefiro mais dentro do formato quadrado ([:D]) e o molho um bocadinho para o picante, que para o meu gosto é um ponto a favor mas para algumas pessoas poderá ser um ponto a subtrair. [;)]

Não comi batatas (para mim francesinha não tem essas americanisses) mas quem estava comigo refrenciou as mesmas como boas sem serem das congeladas.

Boa relação preço/qualidade.
Estou a pensar ir lá no próximo fds

Não é facil mas é exequível.

Avalia o Brasão da Praça Velasquez e é a mesma coisa (mesmo grupo).

Esse será mais tranquilo para estacionar?

Vou muito ao MyPalace na Av. Boavista nestas visitas de médico, pela facilidade em parar mesmo à porta…

Esse será mais tranquilo para estacionar?

Vou muito ao MyPalace na Av. Boavista nestas visitas de médico, pela facilidade em parar mesmo à porta…

Quer num sítio quer noutro arranjas sempre lugar para estacionar, podes é não conseguir à porta naquele momento.

Curiosamente à 50 metros do Brasão da Praça Velasquez tens o Your Palace (o mesmo que o MyPalace [:D]).

Apenas sugeri o Brasão porque me parece mais simples para sair e entra na VCI em modo de visita de médico. Além disso o Brasão parece-me muito mais agradável como restaurante.

Roubado de um post do FB, não posso validar a informação [:D]

Amigos para quem não sabe a verdadeira história da icónica Francesinha aqui vai...

As francesinhas nasceram na cidade do Porto, inventadas em 1953, por um emigrante, regressado de França, que decidiu dar um toque especial a uma receita tipicamente francesa, chamada “croque-monsieur”. Este senhor, de nome Daniel, improvisou e adaptou este prato aos nossos ingredientes e à nossa cultura, adicionando-lhe um molho, que é a alma da receita.

A 1ª casa a lançar a francesinha foi a Regaleira, no Porto, onde este senhor trabalhava e passou a receita do molho a um “ajudante”, de nome José Silva, o único que passou a ter a receita original do dito.

Este José Silva, natural de Castelo de Paiva, saiu da Regaleira em 1962 e foi abrir (como empregado) o café Mucaba em Vila Nova de Gaia, levando consigo a receita do verdadeiro molho, transformando esse café num ícone da hotelaria portuense e não só, através das afamadas francesinhas.

Em 1970, José Silva estabelece-se e abre o seu próprio negócio: o Restaurante Marisqueira Majára, em Matosinhos, tornando-o famoso também por esse prato. As francesinhas do Majára, continuam a ser as únicas verdadeiramente originais, iguais às que eram feitas no início, com queijo, fiambre, mortadela, carne assada, salsicha e linguiça fresca em pão de forma ou pão biju.

Ainda hoje, apesar dos seus 74 anos de idade, José Silva, continua a ser o único a fazer o molho da francesinha, mantendo em segredo, o “toque” que o celebrizou e que certamente irá perdurar por muitos e bons anos!

Roubado de um post do FB, não posso validar a informação [:D]

Eu posso dizer que a memória das primeiras francesinhas que comi à cerca de 40 anos atrás (seria eu um pré-adolescente [:D]) foi precisamente na Mucaba em Gaia no início da avenida da Républica (onde penso que hoje é um restaurante Italiano).

O meu pai dizia que em novo (estimo que por volta dos anos 50) comia as francesinhas na fábrica de cerveja da CUFP em Júlio Dinis onde hoje estão os edifícios Mota Galiza. A CUFP veio mais tarde a ser transferida para Leça do Balio dando origem à Unicer ([br:)] [:D]) mas abandonou essa vertente de snack-bar, tanto quanto sei.

Para o meu top 5 entrou recentemente o Lemos Café na Boavista ... Ainda por cima com preços que já nao usam. Está de férias por isso nao vão a correr.

Não faço ideia : MAJÁRA

às tantas queriam colocar Marajá (como houve aqui em VNF) e enganaram-se [:D][:D][:D] , não sei se o Marajá daqui é anterior ou posterior aos 1970 do Majará, mas creio que é anterior.

"O Restaurante Marisqueira Majára nasceu no dia 29 de Janeiro de 1970, fruto do sonho e da ambição de quatro jovens.
O José Silva, mestre da francesinha no "Mucaba" em Vila Nova de Gaia, o António Santos, empregado de mesa no "Ginjal" na bela cidade do Porto, o Gaudêncio Rocha e o Aníbal Ramos, ambos colaboradores no afamado "Abadia do Porto", juntaram-se e sonharam construir o seu próprio espaço. A escassez de capital e o seu empreendedorismo levou-os a propor sociedade a dois empresários de Lisboa, o António Domingos e o Maico dos Santos, que serão eternos no nome desta casa. Nascia assim o Majára, em homenagem aos seus seis "pais fundadores".​"

É só ordenar as iniciais e obténs MAJARA, como era bastante usual na época em que foi criado ...

Sugestões para levar um casal (com um bebé) amigo comer a bela da francesa no Porto?
São estrangeiros e queria impressionar, ia leva-los ao Francesinha café mas este está fechado para férias 🙁.

Desde já o meu obrigado!

• Like
Reactions: SPV
Sugestões para levar um casal (com um bebé) amigo comer a bela da francesa no Porto?
São estrangeiros e queria impressionar, ia leva-los ao Francesinha café mas este está fechado para férias 🙁.

Desde já o meu obrigado!

Screenshot-20240820-223508-Chrome.jpg
.

Last edited:

Desde já o meu obrigado!

Yuko

Desde já o meu obrigado!

A malta que te tem dado sugestões não deve ter bebés nem entendo o que quer dizer "impressionar" [:)][:)]

Imagino que queres:

- estacionamento à porta!
- um sítio bonito, bem decorado, arejado e com bom serviço!
- um francesinha decente, não precisa de ser a melhor da cidade, basta ser boa!

Diria

- Brasão Foz
- My Palace na Av. Boavista

Ainda não experimentei o Brasão Antas, mas tens estacionamento ali com fartura. Ali ao lado tens o Your Palace (grupo do MyPalace) mas é muita confusão e barulhento.

Obrigado, era +/- isso sim 😅.
Ainda não sei como é que eles estão de transportes (chegaram de avião), mas estacionamento é sempre bom.

O impressionar era em termos de sabor, mas acredito que todas as sugestões até agora sejam boas.

Fui ao Yuko há uns 10 anos, e tenho ideia que era febra de porco na francesinha (mas posso estar errado). Na altura não fiquei muito impressionado.

Last edited:
Back