Rover 214 103cv

Basicamente é assim : mecânica fiável (Honda Civic), chapa má com mau tratamento anti corrosão, comportamento fraquito, grande dificuldade para arranjar peças novas e as que existem devem ser caras, razoável nível de equipamento para a época, carro anti car-jacking.

Já tivermos um, era lindo e super luxuoso na altura. :) Os grandes problema deles são mesmo os inumeors pontos de ferrugem que apanham e, quano tem ferrugem pouco falta para ficar com um buraco.

Os bancos de trás também têm tendencia para se reasgar, pois estão muito colocados atrás e apanham muito Sol.

Quanto às peças, nem sei se ainda se vendem na marca, mas se houver serão mesmo muito poucas.

Cumprimentos,

É por mim ou a Rover está na moda aqui no forum?:sh)

Quanto ao carro como já aqui foi dito, para além da facilidade em ganhar ferrugem, encontrar peças é complicado devido á falencia da marca, e as que encontras estão caras.

Tenho um com 200.000kms, e continua a bombar de boa saude.

Pontos fracos, a embraiagem, que não tem apoio no veio primário, e por vezes lá ia um disco. Levou dois até agora. A "centralina" do distribuidor também já me deu dores de cabeça, e deixou-me apeado por duas vezes.
A chapa, ao fim de alguns anos a ferrugem começa a atacar em alguns pontos, como nos zonas inferiores das portas, etc., e os travões não são a sua melhor virtude. A suspensão traseira, como é de eixo rigido, não é das melhores, mas cumpre bem a sua função (então o meu levava com cada carga ...). O motor de arranque também já teve que ser reparado, bem como a bomba de travões.
Pontos favoráveis, a fiabilidade do motor. O meu continua a não gastar uma pinga de óleo, e a responder como em novo. Os consumos andam na casa dos 7,5-8,5. Mas quando fazia muita estrada com ele conseguia-se médias na casa dos 7,0 com facilidade.
Os motores dos vidros eléctricos continuam a funcionar. Apenas um dos interruptores já teve que ser mudado, os espelhos retrovisores continuam a regular electricamente, e continuam aquecidos.
Enfim, era um bom carro para a sua época.

Last edited:
Em termos de peças, painéis da carroçaria e afins, muitos já foram provavelmente descontinuados e torna-se complicado arranjar. Não por causa da "falência" da marca, mas devido ao facto de ser um modelo com 25 anos.
No entanto podem procurar na Honda pelas peças do modelo Civic / Ballade (gémeo), só que infelizmente a sorte não vai ser melhor...

No que toca a elementos mecânicos tudo se encontra, sem grandes problemas.

De resto, é muitíssimo fiável e resistente, óptimo equipamento para a época (4 vidros eléctricos, retrovisores eléctricos, 6 colunas, mala e depósito com abertura pelo interior, vidros coloridos), interiores muito bem acabados com excelentes revestimentos, sem rival à época.

Um aspecto muito interessante e que não referiram, é um carro que tem uma condução muito agradável, motor muito suave e "macio", dos mais silenciosos da Honda (D13).

Em termos de chapa é... mau, como a maioria dos rivais da época, portanto, a existência de podres localizados é quase certa.

Se tiver o carburador bem afinado, é também económico. Um bom estradista.

Nem mais, peças para os actuais MG-Rovers há "aos pontapés", a falência da Rover nada tem a haver com o assunto. Salvo erro apenas a Mercedes é que garante todas as peças durante 30 ou 50 anos. Todas as outras, após os 10 anos de descontinuação do modelo, deixam de armazenar stock.

Cumprimentos,

Tem 4 colunas e 2 tweeters

Exacto, 4 médios e 2 tweeters, mas os fabricantes contam isso como 6 colunas, como sabes. Carros com 4 médios e 4 tweeters separados, como sucede muito nos dias de hoje, são anunciados como tendo 8 colunas. [:D]

MGomes, tens algum feedback em relação à ainda disponibilidade de peças para o 213 (marca / concorrência, etc)?

Nem mais, peças para os actuais MG-Rovers há "aos pontapés", a falência da Rover nada tem a haver com o assunto. Salvo erro apenas a Mercedes é que garante todas as peças durante 30 ou 50 anos. Todas as outras, após os 10 anos de descontinuação do modelo, deixam de armazenar stock.

Cumprimentos,

Nem mais!

Aliás, ainda ontem o Gustavo mandou vir um vidro "pára-brisas" novo para o Coupé e hoje já cá estava, com a etiqueta X-Part.[kiss] E como é sabido o Coupé nem é de todo um modelo comum...

E eu o que mais tenho feito é mandado vir peças, enfim, frisos, molas, "cangalhices". [:D] Até hoje o mais custoso foram os frisos cromados do pára-choques da frente que demoraram umas 2 ou 3 semanas a chegar. Algo que considero normal, é uma coisa tão supérflua e ainda por cima para um carro já com 15 anos...

MGomes, tens algum feedback em relação à ainda disponibilidade de peças para o 213 (marca / concorrência, etc)?

Ultimamente não tenho precisado [:D] [:D] [:D]
mas julgo que se vão arranjando as necessárias. Pelo menos na concorrência não deve de haver grandes "crises"

Tenho um amigo meu que ainda tem um como 3º carro.

Está cheio de ferrugem, tem um banco partido num dos apoios laterais, já ficou sem travões, mas o motor continua rijo.

Para dar uma ideia da disponibilidade do motor, esse meu amigo tem também um civic EX (75cv) de 94.
Ele diz (e eu confirmo) que o Rover responde melhor, e sobe em mudanças que o civic não consegue subir.

É um carro que tem um motor 12v, e por isso está entre a suavidade das 16v e a melhor resposta em médias rpm de um 8v.
É um bom compromisso, e lembro-me que quando eu tinha o meu clio de 92 aquele Rover continuava a ser substancialmente melhor em quase tudo.

Em novo era um carro bem equipado e com algum nível de requinte.

Hoje será um carro muito antiquado e com linhas muito quadradas, mas o pior é mesmo encontrar um que ainda esteja razoável de chapa.

Como já referiram, o pior mesmo é a nível de chapa, mas de resto é bastante fiável. A mecânica era toda herdada do Honda Civic, logo diz tudo..

Não era carro para grandes velocidades devido à aerodinâmica (na altura também não se fazia muito melhor) mas de arranque e resposta era bastante bom.. O valor declarado dos 0-100 era de 11.6s, um valor bastante bom mesmo nos dias de hoje

O equipamento para a altura também era muito bom. Recordo-me dos estofos em veludo, 4 vidros eléctricos, abertura do tampon da gasolina e da mala pelo interior, volante de 3 raios, conta-rotações, espelhos retrovisores eléctricos, apoio central de braços nos bancos posteriores, aplicações em nogueira, etc etc

Consumos andavam em torno dos 7, mas o meu pai numa viagem ao Algarve a velocidades moderadas, fez a "proeza" de conseguir uma média de 5 e pouco aos 100 [;)]

Digamos que pelo que andam a pedir por eles (valores irrisórios), preferia um carrito desses a um utilitário da mesma época sem olhar duas vezes para trás

Ah, especial atenção se costumas transportar objectos grandes na mala.. Na versão pré-restyling, uma das criticas era a pouca abertura da mala.. Tinha uma mala bastante generosa mas a abertura não facilitava muito

Last edited:
conheço um rapazinho que pôs um papel no dele, vidro de trás , que dizia "DÁ-SE" (e com o numero de telemovel por baixo)

conheço um rapazinho que pôs um papel no dele, vidro de trás , que dizia "DÁ-SE" (e com o numero de telemovel por baixo)

Pois, eu também conheço. [:D] É aí da tua terra (Albergaria).

Bem, pelo preço a que ele o "dava", há 1-2 anos atrás, vai lá vai...

rca33 said:
Para dar uma ideia da disponibilidade do motor, esse meu amigo tem também um civic EX (75cv) de 94.
Ele diz (e eu confirmo) que o Rover responde melhor, e sobe em mudanças que o civic não consegue subir.

O motor até é o mesmo, à parte de algumas diferenças ao nível da injecção. Só que claro, no 213 não existiam as mesmas restrições ao nível de emissões. O Civic EX era catalisado, e só por aí lá se ia muita genica...

Ora ora, o meu primeiro carro [kiss] que era do meu avô.
Vou repetir algumas coisas já ditas em relação ao Rover 213 SE

Sendo que eu comecei a guiá-lo a partir dos cerca dos 45.000 km... Boa fiabilidade mecânica, (único problema foi um cabo partido da embraiagem), motor sem consumir uma pinga de óleo, caixa de velocidades precisa e de curso curto (muito bom), bem equipado de série para a altura (4 vidros eléctricos, espelhos eléctricos, gostava do pormenor dos botões iluminados atrás na consola central), contudo os motores eléctricos da frente (mais usados) tinham tendência para perder eficácia rápidamente.
Agora a parte chata era mesmo os alguns pontos de ferrugem que criava. :(
De resto foi um Rover [:D] que me deixou saudades, ao contrário do 214 gsi...

Passou um por cá comprado novo no fim de 87 e entregue para abate a meio de 2006.

Começou a ganhar ferrugem com 2 ou 3 anos, o forro do tejadilho descolou-se passados uns 8 anos, levou um motor do elevador do vidro do passageiro, o motor do elevador do vidro do pendura avariou-se mas arranjou-se sem ser preciso substituir. Os travões eram mau, as rodas bloqueavam à chuva à fartazana e a velocidades normais (40-50 Km/h). Não consumia muito (por volta de 7-8 litros nas minhas voltas entre Queluz e Caparica). Nos últimos anos tinha um problema de fuga de água do circuito de refrigeração, tinha que meter água de 500 em 500 Km. Durante toda a vida dele, que eu me recorde, só teve um problema de motor.

Back