Rover 214 103cv

Tive um 400 e gostei muito, só o troquei pq precisava de um diesel. é um pouco lento a baixa rotação, mas depois é sempre a bombar. Velocidade maxima (velocimetro) 210. Consumo 8 lts. Não consigo perceber o pq da má imagem geral destes carros. Acho que é uma boa compra.

mais, uma vez teimaram comigo que as madeiras que o carro trazia eram plástico, e eu arranquei a madeira que está no fundo do tablier e mostrei-lhe o verso da mesma para ele ver com os próprios olhos…ficou mais calmo, é madeira mesmo.

Também já fiz isso [:D]

Frente:

fotosmaio2006003xo2.jpg

E o verso:

fotosmaio2006004vm1.jpg

Os travões tens que comprar numa sucata umas pinças de um Honda Civic ou Rover, com esse mesmo diâmetro mas que tenham discos ventilados.

As pinças deverão ser revistas num mecânico competente para mudar os êmbolos e vedantes (kit de reparação, provavelmente as pinças serão da Lucas portanto não é preciso comprar isso nem na Rover/X-part nem na Honda) e depois é melhor meter discos e pastilhas novas pois não são nenhuma fortuna (é melhor, mais seguro, do que estar a rectificar os discos usados e cheios de ferrugem que haverá nas sucatas).

Finalmente mudar o óleo dos travões e afinar os tambores traseiros depois de confirmar que não há fugas de óleo nos bombitos e que toda a tubagem flexível está em perfeitas condições.

A questão, Little James, não é se existem peças para Rover. Lê bem o que eu disse !!

A questão é se essas peças mantém os preços Rover ou se se tornaram da "concorrência" com respectiva baixa de preços. Ou seja, se encontras um bocado de plástico para meter nas rodas a € 5 a peça ou se a tal de Xpart continua a vendê-las ao preço por que Rover as vendia.

Desculpa, tens razão :)
Eu pessoalmente não sei se há ou não peças da concorrência.

Depende das peças que sejam, há muita coisa na concorrência até porque a Rover (como os outros fabricantes de automóveis) não fabrica(va) muita coisa. Mas há coisas que têm mesmo que ser originais e essas normalmente são caras, embora haja muitas excepções e já lá tenha comprado mais barato do que na concorrência.

É uma questão de pesquisar um pouco antes de comprar o que quer que seja, especialmente em peças mais caras.

Peças é na boa. Só o motor e os farois é Rover, porque a caixa é a do Peugeot 106 xs, e o resto é Honda Concerto. E como a Peugeot e a Honda não quinaram, há sempre material.

Bom, eu tenho 2 Rover com esse motor e blá blá blá blá blá blá, já toda a gente conhece a história.[:D]

Enfim, têm sido excelentes automóveis, em tudo e acima de tudo nunca me deram quaisquer problemas, nem a famosa junta de cabeça.

Óptimos materiais e construção para a época, motor fabuloso tendo em conta que é apenas um 1.4 a locomover um familiar, consumos bem razoáveis (faço consumos na casa dos 7,5-8l, sem abusos, claro) e agora, para te poder dar dados mais específicos acerca do carro, covinha que especificasses que modelo é.[;)]

É que se tem bancos desportivos em pele Recaro , é o 214 SEi de 1995/96 e eu tenho um igual, poder-te-ei falar dele com mais detalhe.

Especifica aí o ano, o modelo, se é um 214 dos "novos" (redondos), ou se é dos antigos.[;)]

PS: Já agora em relação a peças, não há QUALQUER tipo de problema a médio prazo!

Desculpa, tens razão :)
Eu pessoalmente não sei se há ou não peças da concorrência.

Já somos 2.[:D]

Aliás, mais facilmente recorreria a uma sucata ou ao eBay, do que a peças da concorrência. Desde a má experiência que tive com um guarda-lamas de um Clio II......[:vm)]

Peço desculpa ao autor do tópico mas permitam-me, off-topic, dar um recado ao JetBoy.

JetBoy
Acho que foi contigo que falei (teclei) há umas semanas atrás acerca do sintoma dos nossos Rover 414/400 em terem dificuldade em pegar com o motor quente, especialmente após curtas paragens. O sintoma das luzes do tablier enfraquecerem, o motor de arranque não dar uma volta completa, etc.

Na altura disseste-me que tinhas resolvido isso com uma bateria nova, mais potente e aconselhaste-me a comprar uma com mais de 420 A.
Como a minha estava a ficar fraca decidi reformá-la mais cedo e comprei uma bateria com 450 A (Tudor TE40)

Problema resolvido !! Nem parece o mesmo carro a pegar, é uma diferença abismal.

Obrigado !! [;)]

Peço desculpa ao autor do tópico mas permitam-me, off-topic, dar um recado ao JetBoy.

JetBoy
Acho que foi contigo que falei (teclei) há umas semanas atrás acerca do sintoma dos nossos Rover 414/400 em terem dificuldade em pegar com o motor quente, especialmente após curtas paragens. O sintoma das luzes do tablier enfraquecerem, o motor de arranque não dar uma volta completa, etc.

Na altura disseste-me que tinhas resolvido isso com uma bateria nova, mais potente e aconselhaste-me a comprar uma com mais de 420 A.
Como a minha estava a ficar fraca decidi reformá-la mais cedo e comprei uma bateria com 450 A (Tudor TE40)

Problema resolvido !! Nem parece o mesmo carro a pegar, é uma diferença abismal.

Obrigado !! [;)]

Excelente!!

Fico contente por poder de certa forma ter ajudado. :)

De facto foi um problema que me perseguiu durante uns tempos, que eu sempre estranhei.
É um facto que tinha ainda a bateria de origem (já com mais de 6 anos), mas não deixava de ser estranho ela ter sempre óptimo disparo a frio e a quente (quanto mais quente pior), não ter força.

Depois disso já falei com outras pessoas, e parece que o motor de arranque do Rover exige uma certa amperagem de disparo (alta), sendo que uma bateria já antiga, quando (sobre)aquece, vê a sua capacidade largamente reduzida, eis o problema.[;)]
Algo que me levou a essa conclusão, foi o facto de, se deixasse o carro com o capot aberto, à sombra, mesmo no Verão após uma curta paragem, o "prender" do motor de arranque nunca ocorria!

Bom, ainda bem que ficaste com essa questão resolvida![:cool:]

Boa técnica!

tenho um amigo meu com um rover 414 que tem esse sintoma, sempre achamos que era feitio e não defeito!

vou lhe informar disso, que ele até se coça todo![:p]

[;)]

É mesmo defeito da bateria. :)

Ele que troque por uma nova, com pelo menos 450A de disparo e se possível aí com 50Ah (de qualquer forma com 45Ah já funciona bem).

Vais ver que vai ficar tudo bem.[;)]

É mesmo defeito da bateria. :)

Ele que troque por uma nova, com pelo menos 450A de disparo e se possível aí com 50Ah (de qualquer forma com 45Ah já funciona bem).

Vais ver que vai ficar tudo bem.[;)]

eu vou lhe dizer isso!!!!

[:p] estupor vai ter que me pagar um jantar [:D]

e eu pago-te um "cafézinho com gelo" num encontro do AHO (possivel)![;)]

È o rover 214 SEI, de 95, que tem mala, nao é o redondo igual ao MG, tem 103 cv, tem os bancos desportivos, e ja tem grelha a frente, nao é como o honda concerto...

Bruno, eu tenho um igual, foi o meu primeiro carro e guardo-o até hoje com enorme estima.

Tem actualmente mais de 140mil kms e foi sempre um automóvel fantástico!

Para teres mais mais informação sobre o carro, o meu custou novo 3400cts, em 1995. A versão SEi foi uma edição limitada, com carácter mais desportivo e algumas particularidades.

Tem ar-condicionado, airbag condutor, pré-tensores nos cintos, baquets Recaro em pele com várias regulações (as mesmas do Coupé Turbo), vidros eléctricos, jantes 15" do Rover Coupé e motor já com o novo colector de admissão e regulador de ralenti.

Em termos de problemas, nestes 12 anos, apenas levou um catalisador novo e um apoio de motor. Com manutenção adequada tem sido uma óptima surpresa. Tem ainda os amortecedores e embraiagem de origem, em boas condições.

Os pontos mais positivos são sem dúvida a performance do motor, fantástica para um 1.4, muito elástico e relativamente económico (7,5L/100 em média, com condução moderada).
O conforto é bom e os bancos são fantásticos, especialmente em longas viagens. Os materiais interiores são extremamente bons para a época. Não há um único plástico duro em todas as portas e parte superior do tablier. Barulhos.... mesmo em empedrado é difícil.[;)]
O comportamento é bastante honesto, com os pneus 185/55R15 de origem.
É espaçoso q.b. e tem uma boa mala com 350litros.

O menos positivo do carro são os travões, um pouco esponjosos e pouco resistentes à fadiga, normal na época...:rolleyes:
O motor também se torna um pouco (muito) audível no habitáculo a velocidades superiores a 130km/h e a rotações acima das 4mil.

De resto, caso o carro esteja em bom estado, fazes uma boa compra. Além de ser um carro ainda hoje bonitinho, é bem equipado e confortável, além de que a versão SEi é a menos comum, sendo a Special Edition.

Já coloco aqui umas fotos do meu, para veres melhor.[;)]

Aqui está ele:

rear4jk5.jpg

front4nm5.jpg

rear3bg8.jpg

rear2zu3.jpg

front2md3.jpg

front3ek7.jpg

side1uv6.jpg

enginebaytw3.jpg

214SEiaveiro.jpg

Qual é a cor dele, já agora?

A série SEi estava limitada a 3 ou 4 cores: o Charcoal LQW (antracite) que é a cor do meu, o Nigthfire Red II, o British Racing Green e não tenho a certeza se o Platinum Silver. :)

Aqui está o SEi, tal como apareceu no Reino-Unido em 1994:

rovr8_14.jpg

Cá em Portugal, apenas começou a ser comercializado em Maio de 1995, já com o aspecto do meu.[;)]

È exatamente igual ao que eu vou comprar, so que tem um ailaron, de resto ta todo igual, so nos pneus é que sao 195 de largura acho, gostei muito da tua resposta, foi sempre uma opiniao positiva. obrigado por tudo, fost um tipo porreiro...

Back