Rover 214 103cv

Parece ter sido um trabalho bem feito, pelo menos vejo que foram mudados os 10 pernos elásticos e que a cabeça foi rectificada a testada.

De resto, parece-me um preço justo, embora já tenha visto mais barato.

Foi numa oficina particular, certo?

Foi.

Nem quero imaginar como teria sido no ex-concessionário da rover aqui em aveiro (Riauto). No minimo uns € 1000

A isso é que se chama apimentar a vida![:D]

Os meus são uns monónotos, têm fiabilidade a mais para qualquer grande viagem, um gajo vai ali e não dá pica nenhuma... ok ainda dá alguma, no sentido em que de tempos a tempos olho para o ponteiro da temperatura e para o da gasolina.[:D]

Epá, esse 111, mais não tem é que fazer a viagem toda em condições, sem qualquer problema!
Digo-te já que o 400 a subir para a torre é uma vergonha, não puxa nada, parece um 1.1.[:)]

nesse caso o meu é um supra sumo em apimentar a vida....38mil km e já leva juntas parafusos na suspensao elevadores de vidro...isto sim é uma máquina...

Nem quero imaginar como teria sido no ex-concessionário da rover aqui em aveiro (Riauto). No minimo uns € 1000

Tens hipóteses de saber qual foi o kit de juntas utilizado (marca) e a marca dos parafusos? Os 10 parafusos de origem custam uns 125€, mesmo que façam algum desconto de 20-30% para mecânicos eles ficarão com esse desconto pois é parte do seu lucro.

Só estou a dizer isto porque há material de má qualidade a 60-70€, mas poderá nem ser o caso desses.

Sabes se a cabeça tinha algumas fissuras que precisassem de ser soldadas? É que isso num concessionário (que depois as leva a um torneiro) fica por cerca de metade do preço e indo directamente ao torneiro então são 20-25€.

Sinceramente nao sei a marca do material que foi usado.

O que o mecanico me disse foi que o teste da cabeca do motor e do bloco nao mostrou fissura. No entanto, encontrou agua no oleo do motor.

Que precaucoes teria de ter de agora em diante, em relacao a este motor?

Que precaucoes teria de ter de agora em diante, em relacao a este motor?

Não ultrapassar as 3.000-3.500 rpm nos primeiros 4-5 minutos quando o motor estiver frio.

Mudar o óleo e filtro todos os 10-11 mil km usando um 10W40 de marca conhecida.

Consoante o anticongelante utilizado, substituí-lo nos prazos previstos pelo respectivo fabricante e, agora durante os primeiros tempos, controlar o nível e aspecto do líquido no reservatório de expansão todas as semanas no 1º mês, de 2 em 2 semanas nos 2º e 3º meses e depois, se tudo se mantiver perfeitamente normal, uma vez a cada dois meses será suficiente.

Não ultrapassar as 3.000-3.500 rpm nos primeiros 4-5 minutos quando o motor estiver frio.

Mudar o óleo e filtro todos os 10-11 mil km usando um 10W40 de marca conhecida.

Consoante o anticongelante utilizado, substituí-lo nos prazos previstos pelo respectivo fabricante e, agora durante os primeiros tempos, controlar o nível e aspecto do líquido no reservatório de expansão todas as semanas no 1º mês, de 2 em 2 semanas nos 2º e 3º meses e depois, se tudo se mantiver perfeitamente normal, uma vez a cada dois meses será suficiente.

exacto, o oleo é importante. Nao te importes de gastar dinheiro num melhor, porque vale a pena.

Controla sempre o nivel do liquido do radiador, e também a sua cor.

Como o motor pelos vistos ja deu problemas, aquece-o primeiro antes de andares com ele. Do genero deixa-lo 2 ou 3 minutos no ralenti, com umas aceleradelas pequenas para ir aquecendo.

Este é um motor que bem tratado dura muito, é preciso é tratá-lo bem [;)]

Boa sorte

Como o motor pelos vistos ja deu problemas, aquece-o primeiro antes de andares com ele. Do genero deixa-lo 2 ou 3 minutos no ralenti, com umas aceleradelas pequenas para ir aquecendo.

Foi coisa que nunca fiz em carro nenhum... assim demoram mais tempo a aquecer e a lubrificação ao ralenti não é tão eficaz. Normalmente demoro o tempo de engrenar a 1ª ou M.A., soltar o travão de mão e levantar o pé da embraiagem. [:D]

Foi coisa que nunca fiz em carro nenhum... assim demoram mais tempo a aquecer e a lubrificação ao ralenti não é tão eficaz. Normalmente demoro o tempo de engrenar a 1ª ou M.A., soltar o travão de mão e levantar o pé da embraiagem. [:D]

Agora o meu quando fao isso e começo a andar quando páro parece que se quer ir abaixo...não maném o ralenti...parece que isto acontcee desde que afinei as valvulas!!!! Que passa????

Agora o meu quando fao isso e começo a andar quando páro parece que se quer ir abaixo...não maném o ralenti...parece que isto acontcee desde que afinei as valvulas!!!! Que passa????

Não sei DeBeF, mas o meu Accord nos dias frios de Inverno também convém ficar aí meio minutinho.

Ele pega sempre logo à primeira, mas depois o ralenti desce repentinamente logo de seguida (isto apenas em dias muito frios, de Inverno), por vezes se não se der um pouco de aceleração, vai abaixo. Depois deste hiato, o regime de ralenti volta a subir a fixa-se nas 1500rpm e não volta a hesitar mais.
Isto só acontece mesmo em dias frios de Inverno e já há uns bons anos que é assim. É sempre assistido na Honda... eu próprio já limpei o TB e as tubagens, mas o sistema de controlo do ralenti é um pouco complexo, bem diferente do Rover.

Nos Rover, normalmente ponho a trabalhar de manhã, vou abrir o portão e depois sigo viagem com ele, calmamente durante os primeiros minutos. Ou seja, ficam sempre meio minutinho ao ralenti antes de andar.[;)]

bem em carro nenhum nao será a expressao mais correcta.

em carros com carburador ou ficas 3 minutos à espera ou vais ter de dar á chave muitas vezes:D

e neste caso, no rover, eu conheço bem o motor, quando o ligas a frio, ele fica com ralenti nas 2000rpms...convem nao andar com o carro assim. mais vale mesmo esperar que ele aqueça.

em carros com carburador ou ficas 3 minutos à espera ou vais ter de dar á chave muitas vezes:D

e neste caso, no rover, eu conheço bem o motor, quando o ligas a frio, ele fica com ralenti nas 2000rpms...convem nao andar com o carro assim. mais vale mesmo esperar que ele aqueça.

Quê? Carburadores? Então e o botão do choke está lá para quê? [:D] E ao fim de dois minutos (que é depois das... 5 ou 6 primeiras curvas, logo depois do 2º Stop e daquela passadeira para peões) já está totalmente desligado. Não há cá ir abaixos nem hesitações nem nada.

Nos de injecção, o ralenti acelerado (motor gelado) fica nas 1.200-1.300 rpm e nem mais um pinte..., há por aí coisa. [;)] Ao fim de 3-4 minutos já a temperatura da água estará no nível normal (mas o óleo ainda vai demorar outro tanto tempo!).

Quê? Carburadores? Então e o botão do choke está lá para quê? [:D] E ao fim de dois minutos (que é depois das... 5 ou 6 primeiras curvas, logo depois do 2º Stop e daquela passadeira para peões) já está totalmente desligado. Não há cá ir abaixos nem hesitações nem nada.

Nos de injecção, o ralenti acelerado (motor gelado) fica nas 1.200-1.300 rpm e nem mais um pinte..., há por aí coisa. [;)] Ao fim de 3-4 minutos já a temperatura da água estará no nível normal (mas o óleo ainda vai demorar outro tanto tempo!).

Admiro o teu amor por motores antigos [:D]

quanto ao rover, podes perguntar a mais pessoas que o tenham. a frio as rotações sobem para 1800 por minuto.

E falo dum motor com 110k km que ainda está la para as curvas. Oleo do melhor, liquido do radiador novo[;)]

110k está a acabar a rodagem...

Tirei agora a foto que não me deixa mentir, este motor estava parado há umas 20 Horas (e tem 103k km, acabou a rodagem [:D]):

abril07022ne3.jpg

Serão umas 1.200 rpm e nunca lá vi mais ao ralenti acelerado, daí a poucos minutos já estabiliza nas 800-850 rpm.

De facto em relação ao ralenti, o CL está certo.

O regime regular, a frio, é na casa das 1200rpm. Se o teu estabiliza nas 1800rpm, está claramente muito elevado! Possivelmente alguma irregularidade na IACV.

Se fosse um 216 equipado com motor Honda D-Series, aí sim era comum ir para as 1500-1700rpm. [;)]

Repara nos meus Rovers a pegar a frio. Repara no regime de ralenti.

O 400:

http://www.youtube.com/watch?v=WbNabF0cJpU

O 214 SEi (FO), depois de parado 1 mês:

http://www.youtube.com/watch?v=XE2IH9FFsVg

Gostaria de colocar uma questão aos propietários, em especial do rover 214, o vosso carro nunca vos deu problemas no fecho da porta da frente do lado direito?
É que o meu e o do meu tio, têm exactamente esse problema, será coicidência, ou é mesmo defeito deste modelo?

Voltar
Superior