Rover 214 103cv

Exacto, em qualidade do interior, e conforto é muito bom. O motor também puxa muito bem, e este até agora nunca chateou, mas não gosto dele a curvar, é muito mole e impreciso, e a direcção a mesma coisa.

O que acho mais estranho, é que andei já com um Concerto 1.4 de 92, e a direcção era mais firme e a suspensão mais dura.

De que ano é o teu Kerosin?
Eu já tive um rover 214 Gsi, na altura tive de colocar amortecedores novos, os de origem duravam pouco.

2º A transmissão desses carros não é grande coisa, geralmente aparecem folgas, que se traduz em: ao desacelerar rápidamente (preferência 2ª e 3ª velocidades) o carro anda género a soluçar, e também quando se acelera rápidamente.
Mas provavelmente não será nenhuma destas situações.

Não é uma questão de folgas, mas sim do temperamento do motor e da "leveza" do volante do motor e componentes de ligação ao solo.

A situação que descreves é de facto real, tanto que no meu 214 SEi de 95, nem me arrisco a levantar o pé do acelerador quando vou em 1ª, senão ele dá um safanão forte.[:D]
Caso fosse uma situação de folga nas transmissões, esse soluço seria em parte absorvido pela folga na transmissão e quase nem se sentiaria.

Nos Hondas dos anos 90 ainda é pior. Tenho um Accord 1.8 e aquilo parece um "cavalão", é complicado reduzir ou acelerar suavemente a velocidades baixas sem dar um ou vários "sacões", e o carro está impecável, imaculado, tem apenas 70mil kms. Sempre foi assim. [;)]

No Concerto 1.6i16v a situação é ainda mais delicada, é o pior dos 3. [:D]

Já no meu Rover 400 de 2000 (com o mesmo motor e caixa do 214) essa situação é praticamente imperceptível, é muito suave, não "soluça" mas também não dá metade da "pica" do 214 ou dos Hondas, é muito menos nervoso e mais "morto".[:vm)]

Não é defeito, é feitio, os apoios de motor japunas são rijos, nada a ver com os franciús!
No Concerto 1.6-16 o apoio de motor que pousa na travessa inferior da frente vai à vida com facilidade, tb tem motor pra dar "coice"...

Noto a direcção do 414 muito leve, o que na cidade não é mau, mas em AE é um stress, é muito imprecisa no ponto central.

Dá para deixar a direcção um bocado mais pesada, nem que seja mudando ligeiramente a pressão dos pneus?

Nem mais!

Ainda hoje estive em Lx com um amigo que tem um Concerto, e estivemos a falar desse problema, do facto das direcções do 214/414 antigo não serem progressivas.

Em cidade é excelente, levíssima, já a velocidades elevadas e em AE, torna-se extremamente sensível e não varia a "dureza" em função da velocidade.
Quando tirei a carta, o primeiro carro com o qual andei foi o 214. Confesso que de início isso me fazia alguma confusão.[:D] Foi no entanto uma questão de hábito, agora não me incomoda nada.
Não é de todo imprecisa, é sim demasiado leve e pouco directa para o meu gosto.

CL, no meu 400 a direcção é pesada para caraças. Em manobras torna-se desagradável :sh), em Autoestrada é perfeita. Pelo menos com os meus pneus, é extremamente precisa e pesada a velocidades mais altas, com assistência (muito) progressiva em função da velocidade. Quem me dera que a do 214 fosse assim.... :(

Não é defeito, é feitio, os apoios de motor japunas são rijos, nada a ver com os franciús!
No Concerto 1.6-16 o apoio de motor que pousa na travessa inferior da frente vai à vida com facilidade, tb tem motor pra dar "coice"...

Mas olha que o Laguna II também é nervosito a baixas rotações. Nada a ver com o 214 ou com os Hondas, mas... [:D]

Já por exemplo, o Polo 1.2 "manco", permite que se faça dele o que se queira. Desde dar pontapés no acelerador ou picar a embraiagem em 1ª sem dó nem piedede, nem soluça, sempre ali linear.[:D]

Mas olha que o Laguna II também é nervosito a baixas rotações. Nada a ver com o 214 ou com os Hondas, mas... [:D]

Já por exemplo, o Polo 1.2 "manco", permite que se faça dele o que se queira. Desde dar pontapés no acelerador ou picar a embraiagem em 1ª sem dó nem piedede, nem soluça, sempre ali linear.[:D]

EH! Laguna, pronto tá bem, se fosse um r16.... isso sim é máquina!

É impressão minha ou qq 16 v actual da Renault é nervoso em baixas? [:D]

Acontece o mesmo no meu que é um mero 1.1 [:D]

CL, no meu 400 a direcção é pesada para caraças.

É uma questão de hábito ou de gostos, aquilo é para homens e mulheres de barba rija. [:D] Quem julgar que estaciona com um dedo bem pode tirar o cavalo da chuva que vai precisar da mão toda.

E o teu ainda deve ser pior, com essas jantes de 19" e pneus 255 ou lá o que é. [:)]

Não anda, locomove-se, logo é linear tal como qualquer automotora!

Foi alinhado e levou 4 Mabor streetjet novos há 5.000kms, e anda com a pressão indicada no manual.

É um 400 anterior ao teu (base Honda Concerto).

É daqueles anteriores a 96? Iguais aos 214 mas apenas com kú?

Tens aí o papelinho do alinhamento? Vê lá se atrás (não afinável) ficou convergente entre 0,14-0,30º e à frente divergente entre 0,07-0,14º. Esses seriam os settings óptimos.

Os sinoblocos da frente ainda serão os de origem? Alguns 150 mil km? Se for esse o caso, podem estar a precisar de reforma (usa uns menos flexíveis que os de origem - tipo Superflex ou Powerflex - melhoram a estabilidade do carro e devem durar o resto da vida dele).

Mais do que isso só baixando e endurecendo a suspensão (isso deve estar com uma altura de carroça...) e arranjar umas jantes de 15" (5,5" de largura) e meter uns 185/55R15V jeitosos (tipo Bridgestone RE720).

É uma questão de hábito ou de gostos, aquilo é para homens e mulheres de barba rija. [:D] Quem julgar que estaciona com um dedo bem pode tirar o cavalo da chuva que vai precisar da mão toda.

E o teu ainda deve ser pior, com essas jantes de 19" e pneus 255 ou lá o que é. [:)]

Mas é que no 214 SEi estaciono com um dedo, e gosto![:D]

Por acaso não noto praticamente diferença nenhuma com os pneus mais largos, em manobras. Já em autoestrada são uma maravilha, transfiguram o feeling da direcção por completo.[br:)][:cool:]

o rover 414 tem mais estabilidade que a serie 200?uma duvida que eu tenho.

De que gerações?

É que há 3 modelos diferentes, a primeira série 200/400, a segunda serie 400 e a segunda série 200.

O que tem mais estabilidade, melhor comportamento, é sem dúvida o 400 MK2.

O 200/400 antigo é muito previsível, facílimo de ter uma brincadeira, sempre honesto a responder, torna-se divertido de "picar" porque as coisas saem sempre bem[:D], não assusta. Quando de origem sofre de uma suspensão que adorna muito, de uma frente pouco incisiva e direcção muito leve.

De que gerações?

É que há 3 modelos diferentes, a primeira série 200/400, a segunda serie 400 e a segunda série 200.

O que tem mais estabilidade, melhor comportamento, é sem dúvida o 400 MK2.

O 200/400 antigo é muito previsível, facílimo de ter uma brincadeira, sempre honesto a responder, torna-se divertido de "picar" porque as coisas saem sempre bem[:D], não assusta. Quando de origem sofre de uma suspensão que adorna muito, de uma frente pouco incisiva e direcção muito leve.

qual é o msn desta vez...? [:)]

É daqueles anteriores a 96? Iguais aos 214 mas apenas com kú?

Tens aí o papelinho do alinhamento? Vê lá se atrás (não afinável) ficou convergente entre 0,14-0,30º e à frente divergente entre 0,07-0,14º. Esses seriam os settings óptimos.

Os sinoblocos da frente ainda serão os de origem? Alguns 150 mil km? Se for esse o caso, podem estar a precisar de reforma (usa uns menos flexíveis que os de origem - tipo Superflex ou Powerflex - melhoram a estabilidade do carro e devem durar o resto da vida dele).

Mais do que isso só baixando e endurecendo a suspensão (isso deve estar com uma altura de carroça...) e arranjar umas jantes de 15" (5,5" de largura) e meter uns 185/55R15V jeitosos (tipo Bridgestone RE720).

Pois, é de 93, tem 175/65:eek:R14, e foi verificado o alinhamento, já não tenho é o papel...:sh)

130 mil kms.

1993.

O carro nem 130000kms tem...

epá, é do mesmo ano que era o meu (do meu pai melhor dizendo), cheguei a andar com ele depois do meu pai comprar o outro carro, de 90.000 km que tinha passou rapidamente para 195.000 km... mas muitos problemas pelo meio!

Back