Rua Publica ou não ? Alguem entendido me esclareça..

sitefixe

New member
Ora bem..

resumindo..

no sitio onde moro, ha mais um predio ao lado deste ( no fundo sao moradias de RC e 1º com 2 apt. por piso...

Mesmo ao lado ha uma rua asfaltada que alarga e fica tipo um largo, transito? nenhum..

O predio do lado tem duas garagens nas traseiras que ja nao devem servir ha anos, tal a quantidade de erva que tem no patio do acesso..

Era habitual eu deixar o meu carro estacionado ao lado do predio, no largo, e ficava ainda disponivel largura para uns 3 carros passarem à vontade.. note-se que nao tapa de maneira nenhuma a entrada da garagem.

O dono do predio ao lado vieo me moer a cabeça ha dias, que aquilo era dele que nao podia estacionar alim, que era o acesso á garagem, que tinha uma faixca de 2 metros ao lado do predio para acesso...

é tudo asfaltado, nao tem muros, divisoes, marcaçoes nada...

agora pergunto eu, isso nao sera ja considerado terreno de dominio publico?

é que foi so mesmo por embirrância do homem mas enfim, passei a deixar o carro noutro lado ja que na garagem tenho o jipe...

se a Camara asfaltou aquilo é porque tinha poderes para tal, certo ?

O homem poderá ter razão.
Tens que ver o Loteamento da zona e caso se matenham dúvidas perguntar aos tecnicos camarários ou da junta de freguesia que às vezes abem.
Onde vivo uma das ruas que dá um dos acessos pertence a dois lotes vizinhos.
Parece tudo público mas não é.
Podes ter direito de passagem mas não de "ocupar".

Não existem muros e marcações. Não existe cancela. Não há sinal a dizer propriedade privada, ou acesso privativo...então é ?

Aqui há uns anos (largos) haviam uns Senhores que por terem casas em frente ao mar também eram donos das respectivas praias.

Aliás se é "Rua" a rua é pública.

Não existem muros e marcações. Não existe cancela. Não há sinal a dizer propriedade privada, ou acesso privativo...então é ?

Aqui há uns anos (largos) haviam uns Senhores que por terem casas em frente ao mar também eram donos das respectivas praias.

Aliás se é "Rua" a rua é pública.

Uma propriedade para ser privada não tem de o indicar. Para facilitar claro que quase todos fazem muros, etc e tal.

Mas o que interessa são os registos prediais. E se esse espaço está registado em nome de alguém, é esse alguém que manda nesse espaço.

Uma propriedade para ser privada não tem de o indicar. Para facilitar claro que quase todos fazem muros, etc e tal.

Mas o que interessa são os registos prediais. E se esse espaço está registado em nome de alguém, é esse alguém que manda nesse espaço.

Exacto.
Apesar de conforme estiver indicado diferentes situações podem ocorrer.

No meu caso tenho uma "Rua" privada que dá acessos a algumas fracções do meu Lote e a alguma fracções do Lote vizinho.

Podia ter uma placa no início a dizer "propriedade privada -acesso condicionado" mas não tem.

Essa rua sem saída é grosso modo" dividida longitudinalmente em 2/3 no lote vizinho e 1/3 no nosso lote.
Ao fim tem um Largo e do nosso lado temos 4 estacionamentos privados só do nosso lote.

Um sinal de trânsito vulgar "P branco em fundo azul" e com a indicação do nosso lote.

Os vizinhos do outro lote estacionam os caros deles do lado deles.

Ambos temos direitos de circulação para aceder, no nosso caso ao acesso da garagem e no caso deles à porta de entrada de várias fracções.

Mas a rua não é pública apesar de ter bocas de incêndio para bombeiros, etc.

Nesse caso relatado pelo sitefixe falta, na minha opinião, as marcações.

Ora bem..

resumindo..

no sitio onde moro, ha mais um predio ao lado deste ( no fundo sao moradias de RC e 1º com 2 apt. por piso...

Mesmo ao lado ha uma rua asfaltada que alarga e fica tipo um largo, transito? nenhum..

O predio do lado tem duas garagens nas traseiras que ja nao devem servir ha anos, tal a quantidade de erva que tem no patio do acesso..

Era habitual eu deixar o meu carro estacionado ao lado do predio, no largo, e ficava ainda disponivel largura para uns 3 carros passarem à vontade.. note-se que nao tapa de maneira nenhuma a entrada da garagem.

O dono do predio ao lado vieo me moer a cabeça ha dias, que aquilo era dele que nao podia estacionar alim, que era o acesso á garagem, que tinha uma faixca de 2 metros ao lado do predio para acesso...

é tudo asfaltado, nao tem muros, divisoes, marcaçoes nada...

agora pergunto eu, isso nao sera ja considerado terreno de dominio publico?

é que foi so mesmo por embirrância do homem mas enfim, passei a deixar o carro noutro lado ja que na garagem tenho o jipe...

se a Camara asfaltou aquilo é porque tinha poderes para tal, certo ?

A resposta é facílima: dirigir-se á respectiva Camara Municipal, e solicitar uma certidão de caminho publico, do caminho que terá que aí, identificar.
Apenas é SÓ a Camara Municipal tem poderes para o deliberar. Confrontações,cadernetas,mapas cadastrais, nada comprova nada. Ser alcatroado não comprova nada. Apenas e só a referida certidão camarária.

A resposta é facílima: dirigir-se á respectiva Camara Municipal, e solicitar uma certidão de caminho publico, do caminho que terá que aí, identificar.
Apenas é SÓ a Camara Municipal tem poderes para o deliberar. Confrontações,cadernetas,mapas cadastrais, nada comprova nada. Ser alcatroado não comprova nada. Apenas e só a referida certidão camarária.

exacto

ou é da Camara ou é privado e o homem tem razao

Também podes ir à conservatória do registo predial...

Certidão de Registo Predial - Prédio Descrito

A certidão de registo predial destina-se a obter informação sobre a situação jurídica dos prédios, designadamente sobre quem é o proprietário ou se está hipotecado. As certidões de prédios descritos dizem respeito aos imóveis já registados na conservatória

Um amigo meu mora num prédio com uma situação peculiar.

O acesso à garagem do prédio passa por um terreno que pertence ao prédio e que tem estacionamento público.

É simples, o proprietário negociou com a Câmara a conservação do espaço (jardins e acesso), em troca o estacionamento é público. [:cool:]

Também podes ir à conservatória do registo predial...

Certidão de Registo Predial - Prédio Descrito

A certidão de registo predial destina-se a obter informação sobre a situação jurídica dos prédios, designadamente sobre quem é o proprietário ou se está hipotecado. As certidões de prédios descritos dizem respeito aos imóveis já registados na conservatória

Na conservatoria não consegues saber nada do que é pretendido, que é saber se o caminho é publico ou não. Para o caso em epígrafe, na conservatoria só perdes tempo[:D]

Na conservatoria não consegues saber nada do que é pretendido, que é saber se o caminho é publico ou não. Para o caso em epígrafe, na conservatoria só perdes tempo[:D]

Epá, basta perguntares quem é o proprietário do terreno...[;)]

Eles dizem toda a informação constante do registo... Propriedade, hipoteca...

Uma vez que é ao lado de prédios urbanos, o prédio rústico, confrontado, também já estará definido... Em caso negativo é bom começar a arranjar testemunhas...

Porque um caminho (público ou não) assenta sobre um terreno. São as chamadas servidões legais (que até podem ser de águas)...[;)]

Última edição:
ui...

Na minha família existe um processo em tribunal por causa de caminhos...

Os "velhos" eram todos amigos e tudo na base da palavra, agora que já morreram ninguém se entende e só querer roubar o máximo que podem, e pronto, mais um caso a arrastar em tribunal.

Boa sorte com isso.

http://www.mj.gov.pt/sections/pessoas-e-bens/registo-predial
1. Para que serve? Qual é a sua finalidade?
O registo predial destina-se essencialmente a dar publicidade à situação jurídica dos prédios, tendo em vista a segurança do comércio jurídico imobiliário.

Por outras palavras, é através da informação disponibilizada pelo registo (com interesse designadamente para quem vai comprar casa) que poderá ficar a saber qual a composição de determinado prédio, a quem pertence e que tipo de encargos (hipotecas, penhoras, etc) sobre que incidem.
(direitos de passagem... etc,)

http://www.mj.gov.pt/sections/pessoas-e-bens/registo-predial
1. Para que serve? Qual é a sua finalidade?
O registo predial destina-se essencialmente a dar publicidade à situação jurídica dos prédios, tendo em vista a segurança do comércio jurídico imobiliário.

Por outras palavras, é através da informação disponibilizada pelo registo (com interesse designadamente para quem vai comprar casa) que poderá ficar a saber qual a composição de determinado prédio, a quem pertence e que tipo de encargos (hipotecas, penhoras, etc) sobre que incidem.
(direitos de passagem... etc,)

Com todo o respeito, deixei-me dizer-lhe que isso é tudo treta. Quem mexe nestas coisas, sabe-o de cor. Por mero acaso eu tenho actualmente um problema com uma camara deste país, com um terreno. E deixe-me dizer-lhe que a questão é bem mais complexa do que parece.
Volto a dizer-lhe, as vezes que for preciso, que na CONSERVATORIA, deste caso pretendendido, Não vai saber nada. Só perder tempo. A unica fonte que lhe pode dar resposta, é Camara Municipal. O terreno é uma coisa, o caminho outra.

Caro, eu nao sou teimoso. Eu sei do que estou a falar. Eu trabalho todos os dias com problemas destes. Eu nao preciso de consultar nada. O que lhe estou a dizer, é a verdade. Se ja lhe disse atras, que ate tenho actualmente, um problema com um caminho num terreno, alem do mais de estar inteirado destas questoes.
Não ateime comigo pois nao tem razao. Sabe o que é uma Certdião de Teor? Eu estou careca de lhes mexer e pedi-las. Estou farto de ir á conservatoria. Quer que lhe diga que passei a manha de hoje numa?
Caro, na Conservatoria NAO CONSEGUE SABER NADA DO QUE É PRETENDIDO.
Na Certidao de Teor, NÂO HA MENÇÂO AO QUE PRETENDE.

Tens que ir sempre à conservatória,

1º para saber que terreno é...
2º não sabes se o terreno em causa está onerado com uma servidão legal de passagem...
Eu não digo que a questão não é complexa, mas é necessário ver o registo, pois é no registo que ficam registadas as onerações...

Imagina que a Câmara diz que é um caminho público... Mas na Conservatória está lavrada um servidão legal de passagem, porque afinal o prédio rústico está encravado...

Epá mas tu é que és o "expert"... Eu nem trabalho com imóveis... É tudo matéria estudada da faculdade LOOOOOOOOOOOOOOLLLL...

Tens que ir sempre à conservatória,

1º para saber que terreno é...
2º não sabes se o terreno em causa está onerado com uma servidão legal de passagem...
Eu não digo que a questão não é complexa, mas é necessário ver o registo, pois é no registo que ficam registadas as onerações...

Imagina que a Câmara diz que é um caminho público... Mas na Conservatória está lavrada um servidão legal de passagem, porque afinal o prédio rústico está encravado...

Epá mas tu é que és o "expert"... Eu nem trabalho com imóveis... É tudo matéria estudada da faculdade LOOOOOOOOOOOOOOLLLL...

Se aprendeu isso na unversidade, é grave o que diz. Porque aprendeu MAL. Quem lhe disse que eu nao tenho formação academica? Eu nao ando a estudar. Já acabei á algum tempo. E volto a dizer-lhe que nao percebe nada disto. Aprenda e depois venha argumentar. Se quer figura de sapiente,já ficou bem demonstrado[:)]

Aliás a sua argumentação acima, é anedotica. Nao lhe vou dizer porquê. Quem percebe do assunto, sabe-o.
Tenho dito.

Voltar
Superior