Sachs V5 - Desmontada! 18/01

Se tem valor sentimental para ti ou se gostas de restauros e clássicas, não a vendas. É uma óptima base de restauro e toda perfeitinha fica um mimo.

Agora, se não tens jeito/paciência para a bricolage e te é indiferente se estás a andar numa clássica ou numa actual, então aproveita e vende agora que as motorizadas estão na moda e bem valorizadas. Além de que o restauro ainda te vai dar algum trabalho e despesa, se não o fizeres com gosto depressa a pões de lado a meio.

Não tem qualquer valor sentimental, mas gosto bastante da ideia de restaurar um veículo antigo que pode ficar muito muito engraçado apr:)
Em relação ao trabalho que vai dar, acredito que sim, porque eu sou -1 a mecânica, contudo quero bastante aprender [;)]

Eram fabulosas, estas motorizadas.
Temos aqui uma no seu estado original:

images

um familiar meu que está emigrado nos EUA tem uma dessas completamente restaurada numa garagem fechada a mais de 16 anos, é vermelha e verde, está nova e é um crime deixa-la fechada este tempo todo.

Eu distingo a top racing pelo depósito e pelos aros, se ainda tivesse autocolantes era fácil [;)]

A minha é uma V5 lotus, a diferença é que a Lostus era a desportiva da V5, tem jantes em aluminio, ****** desportiva, forquilha desportiva, piscas laterias, buzina, disco de travão á frente, e mais umas diferençazitas [;)]

18556516_1.jpg

sachs.jpg

Mossas e ferrugem no depósito:

Falta-te o conta rotações? Ou para ver a quantidade de combustível?

Espelho

Mais do depósito:

Lateral sem a "caixinha" que deveria dizer V5

Esta torneira suponho que seja para fechar/abrir o combustível.. Assim está como?

Fios electricos à vista

Last edited:
Suspensão traseira:

Do lado esquerdo tem aquela "ponte" que liga a suspensão ao banco, mas o mesmo nao acontece do lado direito:

Lado direito:

Para lamas

Last edited:
"Tampa" lateral retirada, e tinha material lá dentro ehehe:

Escape removido:

Material utilizado

Mancha de combustível que caiu do motor...

E é tudo!

Last edited:
Tens aí algum trabalho pela frente mas as peças para ela ainda se vão arranjando, com mais, ou menos, dificuldade. Não me parece que lhe faltem muitas peças, assim à primeira vista, só o guiador e o farolim é que não são daí. A ignição parece estar desactivada e não sei se as manetes são as condizentes com o modelo ou não. Isto, no caso de a quereres repor ao estado original, senão é dar uma pintadela e andar :)

Passa no fórum do motonline, secção das clássicas, tem lá muita informação sobre esse modelo, já que é dos mais cobiçados e utilizados como base para restauro[;)]

Tens aí algum trabalho pela frente mas as peças para ela ainda se vão arranjando, com mais, ou menos, dificuldade. Não me parece que lhe faltem muitas peças, assim à primeira vista, só o guiador e o farolim é que não são daí. A ignição parece estar desactivada e não sei se as manetes são as condizentes com o modelo ou não. Isto, no caso de a quereres repor ao estado original, senão é dar uma pintadela e andar :)

Passa no fórum do motonline, secção das clássicas, tem lá muita informação sobre esse modelo, já que é dos mais cobiçados e utilizados como base para restauro[;)]
Eu passei lá antes de postar aqui, mas parece que alguém se esqueceu de pagar o domínio [:D][:D]

Obrigado [;)]

Boas.
Bela máquina que aí tens. Eu também tenho uma Macal M70 Turismo, mas ainda não tive coragem, nem tempo, para lhe por as mãos em cima.
Peças não deverás ter dificuldade em encontrar. Basta ver os restauros e relatos feitos no MotorClássico (por exemplo) para ver que facilmente se arranjam, haja paciência e vontade para o restauro.

Boa sorte com isso.

Essa "ponte" é a pega para o passageiro. Tens de ver se não está "perdida" perto da motorizada.

Eu passei lá antes de postar aqui, mas parece que alguém se esqueceu de pagar o domínio [:D][:D]

Obrigado [;)]

Outra vez? Já não vou lá há algum tempo mas todos os anos é a mesma coisa pelos vistos...[:D]
É pena porque aquilo tem lá muita informação.

A "ponte" parece uma pega para o passageiro mas é uma pega para facilitar a colocação da mota no descanso, por isso só tem do lado esquerdo, é mesmo assim. [;)]

Last edited:
Desculpem por discordar da maioria de vocês, mas na minha opinião (embora todas as clássicas mereçam um restauro), esta sachs não é uma mota nada rara pelo que o valor comercial dela há de estar sempre a par dos euros investidos no restauro, ou seja nunca há-de de valer nada de outro mundo. Não existe uma valorização palpável do trabalho realizado.

A parte positiva no restauro desta mota é o acesso a peças que existem imensas no mercado mais uma vez devido a ser uma mota relativamente comum, sendo que para começar até é capaz de ser positivo.

Não sei se têm noção dos valores envolvidos num restauro, mas pode ascender aos 4 dígitos sem dificuldades de maior, especialmente para quem não tem acesso a ferramentas específicas que são muito importantes e tem de recorrer a outrém. Então e antes de enveredar por um projecto destes é preciso estipular um orçamento disponível e ver que nível de detalhe pretendem no vosso restauro.

Por exemplo para restaurar esse depósito, é necessário jacto de areia para decapar, tirar as mossas e alisar e depois pintar com as suas sucessivas fases. Um pintor normal dificilmente leva menos de 100€ só por este trabalho e estou a ser modesto. Dai que quem tem compressor, pistolas, sabe trabalhar com massa é que consegue rentabilizar melhor a coisa.

E então quando virem o preço dos cromados é que vêm a vossa conta a disparar por aí acima.

Deixo só mais uma dica, enquanto deixares a mota sem escape deixa um pano enfiado na janela de escape para proteger o motor de impurezas.

Esta torneira suponho que seja para fechar/abrir o combustível.. Assim está como?
assim esta a gasolina fechada.
para baixo fica aberta e para a frente é a reserva.... tal e qual como na zundapp que ainda anda la por casa.

cumps

Ahhhh.. Eu nunca consegui faze-la pegar [:D] Pq só tentava totalmente à direita ou totalmente à esquerda. [:D][:D]

Já agora, para ela ligar, é ter a mao na embraiagem e dar ao pé certo? Nunca fiz isto antes [:)][:)][:)][:)]

Obrigadão [;)]

Ahhhh.. Eu nunca consegui faze-la pegar [:D] Pq só tentava totalmente à direita ou totalmente à esquerda. [:D][:D]

Já agora, para ela ligar, é ter a mao na embraiagem e dar ao pé certo? Nunca fiz isto antes [:)][:)][:)][:)]

Obrigadão [;)]

Se carregares na embraiagem, o kick start (pedal para a por a trabalhar) fica 'morto' e ela não pega.

Tens de a meter em ponto morto e depois é só dar ao kick start [;)]

Back