[Lan?amento] Salão Automóvel de Lisboa 2015 - 30 Out - 8 de Nov.

Estive por lá.
Sem dúvida que o salão já teve melhores dias.
Não existe "branding". Talvez por contenção de custos, todos os espaços são idênticos.
Dá para focar nos carros, o que até nem é mau. Mas pelo menos, os espaços poderiam estar com melhor apresentação.
Algumas marcas estão "off limits" - Ferrari, Porsche, Aston Martin, Maserati, por ex...
Em outras foram uns porreiraços: oportunidade de sentar o rabiosque num VW XL1 e um BMW i8! [:cool:]

Estes dois partilham algo em comum: dificuldade em entrar e sair.
O XL-1 é uma coisa saída de um filme de ficção científica. Simplesmente adorável. Mas necessita de uma revisão importante no que toca ao espaço interior. O tecto fica demasiado próximo da cabeça e toda a estrutura de abertura das portas interfere com a visibilidade dianteira.
O i8 é um triunfo do design automóvel, no sentido da fusão da estética e aerodinâmica. Mas provoca alguns problemas.
Algo claustrofóbico no interior, os pilares A parecem-me demasiado intrusivos na visibilidade, algo que só da para confirmar a conduzir, e o acesso é muito mais complicado do que no XL-1. Temos de "cair" literalmente no banco, que se encontra num plano mais baixo que a soleira da porta. Mas tudo no carro respira futuro. Impressionou...

Algumas criaturas que ainda não tinha visto
- novo A4 - por fora passa completamente despercebido, mas o interior é sem dúvida o seu ponto forte. Não entrei, mas entrei no do Q7, e contrastando com o exterior desapontante, o interior coloca a Audi, sem dúvida, um patamar acima da concorrência
- Skoda Superb - uma surpresa, sem dúvida. Tanto por fora como por dentro. Espaço com fartura, bem apresentado e construido. A meu ver, melhor executado que alguns dos seus "irmãos"
- Opel Astra - o exterior é "igual ao litro", no interior nota-se uma evolução positiva, com um aspecto mais limpo e cuidado. Também com espaço com fartura atrás.
- Civic Type-R - independentemente da qualidade da máquina, o estilo pertence a Essen ou SEMA. E pior, mal executado. Uma desilusão. Desenhado por um puto de 16 com hormonas aos saltos.
- Jag XE e XF - estavam trancados, mas começa a parecer uma salsicha, diferentes tamanhos, como alguns alemães. Agradáveis de olhar, mas as óticas traseiras necessitam de umas mexidas.
- C Classe Coupé - com uma pintura matte, sem dúvida que ganha outro apelo, mas no geral, também não impressionou.
- GLE Coupé - já o tinha visto, mas não me importo de repetir... não, Mercedes, não!!! Má Mercedes!
- AMG GT - impressiona de forma proporcionalmente inversa ao GLE. Já tinha passado por um ou dois, mas vê-lo ao perto dá para apreciar o excelente trabalho elaborado na modelação das superfícies da criatura. A pintura também mais fosca que o habitual, ajudou na percepção das superfícies e volumes. Sem dúvida o melhor esforço da Mercedes nos últimos anos recorrendo à linguagem actual.
- Volvo XC90 - só estive sentado atrás, mas aqui está um carro que realmente coloca a Volvo noutro patamar. Qualidade, execução, espaçoso, apesar do acesso manhoso à 3ªa fila.
- Volvo S60 CrossCountry - simplesmente estranho [:D]
- Mustang v8 - o carro está num "pedestal" pelo que não permite ver-se grande coisa. No geral interessante, mas acho que o desenho precisa de rever algumas proporções e pormenores.
- Lexus RC-F - não só este, mas todos os modelos da Lexus exibem uma agressividade visual crescente. ALgo que pode ser justificado num RC-F, mas os outros? Sentei-me num IS, e não poderia haver uma maior dissonância entre o exterior e o interior...

Eu foi, e posso relatar que os unicos carros que encontrei fechados foram : Ferrari, Maserati, Aston Matin, Porsche e veiculos de competiçao.
Foi de bone e pode sentar-me nos carros que quis , inclusive, o Ford mustang que estava num pedestral. E , tal como eu, mais pessoas fizeram
o mesmo.
Na minha opiniao, se o objetivo e sentar ao volante dos carros que se encontravam fechados, porque nao vao ao proprio stand da marca.
Eu foi ao stand da ferrari em Lisboa e pode sentar quer num california T novo, que se eu nao me engano e o que esta no salao, e um 599 GTB usado.

Last edited:
Tava a pensar ir um dia lá depois do trabalho jantar por lá... Há lá comes? Um gajo pode sair e jantar fora e voltar?

Qual conforme forem vestidos ? Que mania da perseguição.(...)

infelizmente parece que te é que tens ainda muito que aprender, isto não é perseguição ainda, é uma verdadeira realidade nos dias que correm, julgarem-nos pelo modo como nos vestimos...

e isso já foi comprovado n vezes...

Eu foi, e posso relatar que os unicos carros que encontrei fechados foram : Ferrari, Maserati, Aston Matin, Porsche e veiculos de competiçao.
Foi de bone e pode sentar-me nos carros que quis , inclusive, o Ford mustang que estava num pedestral. E , tal como eu, mais pessoas fizeram
o mesmo.
Na minha opiniao, se o objetivo e sentar ao volante dos carros que se encontravam fechados, porque nao vao ao proprio stand da marca.
Eu foi ao stand da ferrari em Lisboa e pode sentar quer num california T novo, que se eu nao me engano e o que esta no salao, e um 599 GTB usado.

eu nem é por ai, se estão expostos ao menos é para ver como deve de ser, ninguém os vai levar, para os ver assim vejo na net, nem preciso de sair de casa, um verdadeiro apreciador de automóveis gosta de explorar os cantinhos todos, não sei qual é o medo deles, se estão expostos é para mostrar o que tem de bom para toda gente ver e sentir, agora assim esqueçam...

Compreendo estarem alguns automóveis fechados agora a Jaguar? Que quer cativar outro tipo de clientes com carros como o XE? Meh, é foleiro.

Provavelmente a culpa nem é da Jaguar mas sim do stand que a representa neste salão [;)]

Crash, quanto tempo demoraste a ver o salão?

Isto assumindo já que a maioria das pessoas deve levar menos tempo que tu.

E fotos ?

Não entendo quem diz que foi e a maioria dos carros estavam fechados... Claro que Ferrari, Aston Martin e Maserati estão vedados, mas isso entendo como normal, senão era todas as pessoas a quer entrar! Nas restantes marcas, só os mais exclusivos estão fechados (Porsches cabrio, Jaguar F-type, GTR...) mas mesmo assim XE estavam abertos e com pessoas a ver/entrar (eu ainda estive num XE verde), Mustang também estava aberto, Juke Nismo (belas backets eheh), Audi A4, RS3, TT, Mercedes C Coupe, G e GT, BMW i8, Renault's RS, Volvos e Mini Cooper JCW todos acessíveis. Na Porsche, podia-se entrar no Panamera, Cayenne e Macan, mas o acesso é controlado, de forma a não estar muita gente na área (já andava lá uma senhora a bater com o fecho da mala na pintura do 911...).

A título pessoal adorei o A6 exposto, e apreciei em detalhe o Passat e o Superb. Quem sabe se daqui a uns tempos...

Resumindo, aconselho a ir, não é nenhum salão de Genebra, mas dá para ver e ter contacto com variadas propostas das marcas, são horas bem passadas e 6€ é muito bom.

Last edited:
Tarde bem passada!
Apesar de mais pequeno que em anos anteriores, 2 em vez de 3 pavilhões, tinha as principais marcas, premium e genéricas!
Após tentativas prévias falhadas de retomar o Salão Automóvel de Lisboa, desta vez creio que valeu a pena! bastante gente e marcas acessíveis aos consumidores (apenas a Ferrari, AM e Maserati estavam vedadas...por motivos óbvios). Ainda assim, quem pedisse para entrar nesses ia tendo sorte.
Aproveito para deixar uma pequena amostra fotográfica.

Sessaõ Fotográfica FIl Salão Auto 2015

Sessaõ Fotográfica FIl Salão Auto 2015

Last edited:
Back