Segmento B com caixa automática (subst. Clio de 2011)

Portanto, Clio e Captur automáticos excluídos... :(
A caixa auto dos Nissan (X-tronic) também não está isenta de problemas! Mas basicamente é mudar o óleo a cada 50 mil km, mesmo que digam que é "for life"!

Um dia também tenho que mudar o óleo da minha manual que dizem que é "for life"... já vai nos 183k km e nem tem bujão de drenagem nem de enchimento! Vai ser lindo... ;)

Vai ter que se abrir uma rosca ou duas e meter tampões à medida... Nada que nunca tenha sido feito! Mas teria sido tão fácil isso vir já de fábrica...

As EDC da Getrarg foram uma boa porcaria em fiabilidade. As DSG depende das gerações mas eu iria sempre para um Japonês.

Aquela que seria de longe a melhor escolha (Toyota hibrído) não queres.

Expertimenta trocar as 4 velas de trás e logo me dizes. Não vale ver videos na internet, pois sabemos como são esses videos...há certos passos que não aparecem. E convém trocar a cada 45k km.

Tem 4 velas atrás e 4 velas à frente. Tal como a 1a geração.

Tenho ideia também de ter ouvido que gastam ainda mais que o 1a geração.

Nunca tive nenhum da 2a geração. Um amigo é que teve um e pagou a troca da correia de distribuição aos 120k. Se calhar foi ga ma do, mas de qualquer forma essa geração vou passar, se voltar a ter jazz vou para a 3a geração. O dele aos 180k km, deram-lhe 4k euros na compra de um CRV. Penso que voltou a ser ga ma do, mas ele é como a anedota do urso....
Não dás uma para a caixa.

Nenhum Jazz tem distribuição por correia. E a 2a geração só tem 4 velas.

8 velas tinha a primeira geração. E são triviais de trocar. Já troquei muitas.

De qualquer forma é conversa irrelevante. Conhecendo o Lino já se sabe que vai acabar com alguma sucata Alemã ou Francesa.

Não tenho nada contra japunas. Só não gosto da inflação de preços.

Mas veria uma boa alternativa nos coreanos.

É tudo uma questão de oportunidade.

Neste caso, estética não é prioridade. Eu, por exemplo, detesto o Juke, mas se a "Maria" gosta e o resto for bom (sobretudo a fiabilidade), por que não?

Falando há dias numa oficina em Lisboa que tenho em boa consideração, sobre a minha caixa de velocidades manual e como mudar o óleo quando não há por onde o drenar... e o único orifício lateral não se destina ao enchimento de óleo...

Mas depois lembrei-me de ti! A resposta foi do mais simples possível... "caixas automáticas são os nossos melhores clientes!"

Do que reti é que há duas ou três boas... tudo o resto são muito amigas dos mecânicos!

Isto falando em veículos de valores comuns aí até aos 25k€, pouco usados ou novos!

Boas! e-CVT da Toyota, é uma epicicloidal sem engrenagens, o carro parece uma scooter em aceleração forte, mas é o que há! Ou gostas ou não comes!

Aisin Eat6/Eat8 usada no grupo Stellantis, é uma caixa normal com conversor de binário clássica! Mudar o óleo a cada 50k km.

Caixas EDC (Renault) é o problema usual do módulo electrónico, a caixa em si até é boa... é de dupla embraiagem, mas tudo o resto à volta...
São como as Duallogic da Fiat, a caixa ASG da VW group, Powershift da Ford (a DPS6 que eu te mandei comprar o Fiesta há uns dias atrás... Peço desculpa!!!!!!!)

X-tronic é um não absoluto com o desgaste precoce das polies e da correia metálica, mesmo que se mude o óleo a cada 50k km/não mais de 4 anos, e isso tem que ser feito religiosamente em qualquer caixa automática, seja das boas ou sobretudo das más... a reparação anda pelos 5k€...

Então e as DSG? Tenho alguém conhecido com uma DQ200 com 100k km em cidade e nada de problemas! É uma boa caixa, não?

"tens tido uma sorte do caraças! Essa funciona a seco!" Trata de vender o carro...

As DSG começaram a ser boas quando foram lubrificadas!

Lino, se gostas do Jazz de 2ª geração, fica a saber que as versões facelift (as que te interessam visto serem posteriores a 2011) usavam uma caixa auto CVT e não a cx i-Shift das versões pre-facelift.

Certo, obrigado pela dica. Creio que no tipo de uso que o carro vai ter, uma CVT acabará por servir bem.

Entretanto, vêem-se anúncios muito tentadores à primeira vista, mas de... PureTech!! :confused::confused:

A questão é que é muito difícil encontrar um Jazz II 1.4 com cx CVT.
Aparecem alguns com cx i-Shift, mas com a cx CVT acho que nunca vi nenhum Jazz II usado à venda. Também não se devem ter vendido muitos em Portugal.

O Lino percebe muito de carros e sabe bem que por 8k€ só irá encontrar câncaros de que ele não precisa, até porque está bem servido com um carro de caixa manual.

Eu já lhe disse, logo de início, para se preparar para o dobro e não ando longe...

E isto é hoje! Daqui a um ano, que era o prazo temporal dele..., nem gasolina iremos ter por menos de 3,25€/litro... Portanto começa a ver os Spring ou Summer da Dacia para ligar à tomada lá na garagem...

Isto é o que tens de melhor hoje, mas não com esse orçamento...

Um "scooter":

Um carro normal com DSG:

O Lino percebe muito de carros e sabe bem que por 8k€ só irá encontrar câncaros de que ele não precisa, até porque está bem servido com um carro de caixa manual.

Eu já lhe disse, logo de início, para se preparar para o dobro e não ando longe...

E isto é hoje! Daqui a um ano, que era o prazo temporal dele..., nem gasolina iremos ter por menos de 3,25€/litro... Portanto começa a ver os Spring ou Summer da Dacia para ligar à tomada lá na garagem...

Isto é o que tens de melhor hoje, mas não com esse orçamento...

Um "scooter":

Um carro normal com DSG:
3,25?

Voltar
Superior