Falando há dias numa oficina em Lisboa que tenho em boa consideração, sobre a minha caixa de velocidades manual e como mudar o óleo quando não há por onde o drenar... e o único orifício lateral não se destina ao enchimento de óleo...
Mas depois lembrei-me de ti! A resposta foi do mais simples possível... "caixas automáticas são os nossos melhores clientes!"
Do que reti é que há duas ou três boas... tudo o resto são muito amigas dos mecânicos!
Isto falando em veículos de valores comuns aí até aos 25k€, pouco usados ou novos!
Boas! e-CVT da Toyota, é uma epicicloidal sem engrenagens, o carro parece uma scooter em aceleração forte, mas é o que há! Ou gostas ou não comes!
Aisin Eat6/Eat8 usada no grupo Stellantis, é uma caixa normal com conversor de binário clássica! Mudar o óleo a cada 50k km.
Caixas EDC (Renault) é o problema usual do módulo electrónico, a caixa em si até é boa... é de dupla embraiagem, mas tudo o resto à volta...
São como as Duallogic da Fiat, a caixa ASG da VW group, Powershift da Ford (a DPS6 que eu te mandei comprar o Fiesta há uns dias atrás... Peço desculpa!!!!!!!)
X-tronic é um não absoluto com o desgaste precoce das polies e da correia metálica, mesmo que se mude o óleo a cada 50k km/não mais de 4 anos, e isso tem que ser feito religiosamente em qualquer caixa automática, seja das boas ou sobretudo das más... a reparação anda pelos 5k€...
Então e as DSG? Tenho alguém conhecido com uma DQ200 com 100k km em cidade e nada de problemas! É uma boa caixa, não?
"tens tido uma sorte do caraças! Essa funciona a seco!" Trata de vender o carro...
As DSG começaram a ser boas quando foram lubrificadas!