Oh Lino... dá-me ideia que podes dar um salto ao Cartaxo num dia de semana e vais ao Sr. Neves (o pai ou o filho...) da Iberotransmissões e perguntas-lhes o que acham das várias caixas automáticas e respectivas mecatrónicas, ou conversores de binário se for caso disso... e certamente sairás de lá mais esclarecido!
Ou ainda com mais dúvidas...
cada carro/motor/transmissão tem a sua " personalidade " portanto é adaptar ao que há.
Existem diversas variáveis como deves saber.
Novamente: cada condutor tem que se adaptar ao carro, salvo quando há protecções excessivas, aí não há volta a dar.
Pelos teus posts deduzo que tenhas muito pouco contacto com carros recentes.
Confesso que não sou um testador de carros! Gostava muito de o ser! Mas a vida nem sempre o proporciona e há coisas mais interessantes a fazer do que perder t€mpo.
Assim que me lembre... os mais recentes terão sido dois Smart de gerações diferentes, um de 2005 que está aqui comigo e outro de 2016 que é bem mais agradável. Sim, nas rotundas há que pensar bem se temos tempo de avançar antes que o outro que já lá vem nos bata na traseira. Mas isso demora duas semanas a aprender!
Um E220d... excelente carro, caixa, etc. Preços de manutenção e de (várias) reparações não são para qualquer um... Também tem um lag nos arranques... mas é apenas um "lagzinho" e depois aquela potência livra-nos de qualquer situação!
E agora mais recentemente um XC40B3 que, quem sabe?, ainda cá pode ficar permanentemente no próximo ano... É gasolinas... Vamos a ver o preço dos combustíveis fósseis (e do gás natural...) no próximo ano...
Este também não tem lag! É o tal mild-híbrido em que a parte eléctrica dá uma ajuda enorme logo desde os arranques mais rápidos, com o motor já à temperatura normal, bem entendido! Notam-se bem os "163cv" logo desde o arranque!
Mas também pode andar mais devagar! E gastar menos combustível.