[Mercado] Segmento C - Época 2014/2015

Segmento C - Época 2014/2015

• Alfa Romeo Giulietta

Votos: 21 19,1%
  • Audi A3

Votos: 20 18,2%
  • BMW Série 1

Votos: 14 12,7%
  • Chevrolet Cruze

Votos: 2 1,8%
  • Citroën C4

Votos: 7 6,4%
  • Fiat Bravo

Votos: 3 2,7%
  • Ford Focus

Votos: 16 14,5%
  • Honda Civic

Votos: 7 6,4%
  • Hyundai i30

Votos: 2 1,8%
  • Kia Cee'd

Votos: 3 2,7%
  • Lancia Delta

Votos: 6 5,5%
  • Mazda 3

Votos: 13 11,8%
  • Mercedes Classe A

Votos: 21 19,1%
  • Opel Astra

Votos: 5 4,5%
  • Peugeot 308

Votos: 19 17,3%
  • Renault Megane

Votos: 8 7,3%
  • Seat Leon

Votos: 16 14,5%
  • Škoda Octavia

Votos: 18 16,4%
  • Toyota Auris

Votos: 6 5,5%
  • Volvo V40

Votos: 15 13,6%

• Total de eleitores
    110
  • Sondagem encerrada .
O Leon, sim, um produto globalmente bom, marca com boa aceitação em Portugal, certamente terá algum sucesso. A V40 é sem dúvida um bom carro, mas com o preço de igual para igual com os já habituais germânicos, perde sempre um ou outro cliente. Megane, é o que já se sabe em PT, mas acho que se está a tornar visualmente gasto, portanto creio que até surgir a nova geração não terão muita sorte.

Top 3

Alfa Romeo Giullieta (20)
Audi A3 / Peugeot 308 (18)

Última edição:
O Leon, sim, um produto globalmente bom, marca com boa aceitação em Portugal, certamente terá algum sucesso. A V40 é sem dúvida um bom carro, mas com o preço de igual para igual com os já habituais germânicos, perde sempre um ou outro cliente. Megane, é o que já se sabe em PT, mas acho que se está a tornar visualmente gasto, portanto creio que até surgir a nova geração não terão muita sorte.

Top 3

Alfa Romeo Giullieta (20)
Audi A3 / Peugeot 308 (18)

e o Golf também

1º (Giulietta)
Alfa_Romeo-Giulietta_2014_1024x768_wallpaper_03.jpg

2º (A3)
Audi-A3_2013_1024x768_wallpaper_01.jpg

Audi-A3_Sedan_2014_1024x768_wallpaper_03.jpg

Audi-A3_Sportback_S-Line_2014_1024x768_wallpaper_04.jpg

3º (308)
Peugeot-308_2014_1024x768_wallpaper_08.jpg

Peugeot-308_SW_2014_1024x768_wallpaper_02.jpg

Última edição:
O meu voto foi para o V40, para mim em termos globais é o mais perfeito. Se fosse à uns tempos atrás tinha escolhido o classe A, porque fiquei "apaixonado" pelo carro mas como agora já vejo muitos, parece o carro tornou-se mais banal e assim consigo ver mais pontos positivos no V40. Se o factor carteira tivesse algum peso da decisão, então o voto seria 308.

Este Fórum tem algum pacto com a Alfa Romeo? É que com tantos modelos muito mais completos no Segmento C que o Giulietta, como o S1 e o Astra (por exemplo), o BMW porque é um carro completo (Luxo, Equipamento, Espaço, m135i [br:)] e dinâmica) e o segundo porque tem tudo, tem o 5 portas, tem o GTC, tem o Sport Sedan e tem o Cascada que não é mais que um Astra descapotável, além disso tem o novissimo 1.6 de 130 CV, o 2.0 de 195, e o sempre apetecível OPC, não esquecendo o AFL+ e o 1.4T FlexFuel...

Dessa lista toda o Alfa ficaria seguramente depois do 10º lugar... [;)]

Eu não vim incendiar porra nenhuma, vim colocar aquilo que eu considero um facto, o Série-1 penso que seja o "C" com maior oferta de motores, de dinâmica e de algum "luxo" neste segmento, é o carro com a melhor brecagem do Segmento (pelo menos a ultima vez que li um comparativo destes era), tem o M135i, e mais algumas particularidades que o tornam um dos mais fortes produtos do Segmento C.

O Astra é neste momento um dos mais inovadores, aliás, já o era em 2010 quando saiu, FlexRide, AFL, mais recentemente tens o FlexFuel no 1.4T, tens o novíssimo 1.6 CDTi de cerca de 130 CV, e penso que também já há o 1.6 SIDI de +/- 200 CV e o não menos importante e não menos inovador 2.0 CDTi Bi-Turbo de 195 CV, depois tens a Sport Tourer, Sport Sedan, GTC e o mais recente "discípulo" Cascada.

E o Giulietta, o que é? Em que é que se destaca para estar em 1º neste ranking?
É que o pai da minha mulher trabalha na Stock-Car, representante da Ford, Fiat, Alfa e Lancia em Braga, conheço o Giulietta de trás para a frente e nunca o escolheria para melhor do segmento, não desilude mas também não fascina em nada.

Este Fórum tem algum pacto com a Alfa Romeo? É que com tantos modelos muito mais completos no Segmento C que o Giulietta, como o S1 e o Astra (por exemplo), o BMW porque é um carro completo (Luxo, Equipamento, Espaço, m135i [br:)] e dinâmica) e o segundo porque tem tudo, tem o 5 portas, tem o GTC, tem o Sport Sedan e tem o Cascada que não é mais que um Astra descapotável, além disso tem o novissimo 1.6 de 130 CV, o 2.0 de 195, e o sempre apetecível OPC, não esquecendo o AFL+ e o 1.4T FlexFuel...

Dessa lista toda o Alfa ficaria seguramente depois do 10º lugar... [;)]

Isto.

A Alfa até pode fazer carros giros (reparem que nao digo bons) mas este giulieta é um valente aborto. Tantos carros e prototipos bonitos e vao lançar isto que parece uma frigideira sem oleo.

Acho que para quem desenhou o 159, foi um grande retrocesso.

Acho que no topo teria o mercedes com o A45 amg, ou o Focus 1.0, por serem carros que se diferenciaram mesmo.

Eu não vim incendiar porra nenhuma, vim colocar aquilo que eu considero um facto, o Série-1 penso que seja o "C" com maior oferta de motores, de dinâmica e de algum "luxo" neste segmento, é o carro com a melhor brecagem do Segmento (pelo menos a ultima vez que li um comparativo destes era), tem o M135i, e mais algumas particularidades que o tornam um dos mais fortes produtos do Segmento C.

O Astra é neste momento um dos mais inovadores, aliás, já o era em 2010 quando saiu, FlexRide, AFL, mais recentemente tens o FlexFuel no 1.4T, tens o novíssimo 1.6 CDTi de cerca de 130 CV, e penso que também já há o 1.6 SIDI de +/- 200 CV e o não menos importante e não menos inovador 2.0 CDTi Bi-Turbo de 195 CV, depois tens a Sport Tourer, Sport Sedan, GTC e o mais recente "discípulo" Cascada.

E o Giulietta, o que é? Em que é que se destaca para estar em 1º neste ranking?
É que o pai da minha mulher trabalha na Stock-Car, representante da Ford, Fiat, Alfa e Lancia em Braga, conheço o Giulietta de trás para a frente e nunca o escolheria para melhor do segmento, não desilude mas também não fascina em nada.

Não vou criticar as tuas escolhas (até porque gosto bastante do Astra Sports Sedan), mas já ponderaste que talvez para outras pessoas o Série 1 e o Astra não sejam assim tão fantásticos? Falas de espaço no Série 1, e eu fico a pensar se estamos a falar do mesmo carro, porque não faltam nesta lista carros com mais espaço, melhorou em relação à geração anterior sim, graças uma plataforma maior, a BMW trabalhou esse aspecto, mas a nível de espaço não vejo superioridade tão evidente como tentas expressar, e eu não falo de cor, não fosse eu estar contacto com um dos maiores stands da BMW em Gaia (já que falas na Stock Car eu falo na Caetano Baviera). E no entanto não venho para aqui criticar o modelo, eu não gosto do design (aquela frente..) mas não venho para aqui dizer mal do carro, ou questionar as suas qualidades, até porque é um excelente carro, a qualidade do interior é muito superior à geração anterior! Não é preciso sequer falar da qualidade do chassi, maravilha!

Falas no Astra como se fosse um grande, mas não é. A nível de motores/performance só agora é que está a apanhar a concorrência, e mesmo assim ainda leva bastantes bofetadas..
Inovador? o 2.0 CDTi Bi-Turbo? A Lancia também tem um 1.9 Bi-Turbo de 190 CV, desde 2008..nem deves saber que o bloco desse Bi-Turbo é de origem FIAT e que esse mesmo bloco está presente no Giulietta com 170 CV com apenas um turbo..
1.6 CDTi? A Honda (Civic) já anda de 1.6 i-DTEC com 130 CV desde 2012..
Queres que continue?
O 1.4 Turbo VVT, não chega aos calcanhares do 1.4 TSI (VW) e 1.4 MultiAir (FIAT), só estes dois chegam..
O 1.6 SIDI é bom sim, existe a versão de 170 CV que equipa os Astra 'normais' e a de 200 CV que equipa o belo GTC..mas se por exemplo me virar para a VW/AUDI ou BMW/MINI e até mesmo para o Giulietta (1.75 de 235cv..) encontro alternativas superiores a nível de performance..
E estamos a falar de um carro que tem um peso entre 50 a 100 Kg acima da média do segmento..

Onde realmente a gama Astra brilha é com o OPC, aí a Opel vai à luta e ganha (nem sempre, mas quase)! Mas a restante gama, é só competente, os aspectos positivos que enumeras não chegam para ser uma alternativa ao Golf.

E da mesma forma que 'critiquei' o Astra, poderia criticar outro qualquer, Giulietta inclusive, que poderia e deveria ser um carro muito melhor do que é (no entanto para mim é suficiente). Simplesmente o fiz porque foi um dos que referiste.

Este tópico foi criado com o intuito de perceber quais são os preferidos aqui do forum, não percebo o porque da tua revolta sinceramente. Eu gosto muito de uns, gosto pouco de outros e não gosto nada de outros. É acima de tudo uma questão de gostos, não é?

Está explicito que gostas do Astra e do Série 1, também eu gosto do Astra..

E do Série 1, mas só se for com um :sh) naquela 'cara' [:D]

PS: Já viste a posição do Astra? Porque será? E no entanto esta sondagem não traduz o mundo real no que toca a vendas..

PS: Já viste a posição do Astra? Porque será? E no entanto esta sondagem não traduz o mundo real no que toca a vendas..

A única frase que concordo totalmente no teu post, pelo óbvio, os melhores produtos tendem a vender mais.
Depois tens casos específicos como o Mazda 3 que só tem o 1.5 de, julgo eu, 100 CV e o Lexus CT200h que é hibrido, assim como o Prius que pertence legitimamente a este segmento.
O motor 2.0 CDTi BiTurbo é GM, tem como base um projeto que teve em parceria com a Fiat, do qual resultou o motor do Delta TwinTurbo, mas este 2.0 é Opel.
E mais não digo porque não tenho tempo, estou a trabalhar...

(...)

PS: Já agora, dizer que o Giulietta é o melhor do Segmento porque é "Suficiente"? DAMN! [:D]

PS2: O Giulietta é o melhor mas a referência é o Golf! DAMN AGAIN! [:D]

Última edição:
A única frase que concordo totalmente no teu post, pelo óbvio, os melhores produtos tendem a vender mais.
Depois tens casos específicos como o Mazda 3 que só tem o 1.5 de, julgo eu, 100 CV e o Lexus CT200h que é hibrido, assim como o Prius que pertence legitimamente a este segmento.
O motor 2.0 CDTi BiTurbo é GM, tem como base um projeto que teve em parceria com a Fiat, do qual resultou o motor do Delta TwinTurbo, mas este 2.0 é Opel.
E mais não digo porque não tenho tempo, estou a trabalhar...

(...)

PS: Já agora, dizer que o Giulietta é o melhor do Segmento porque é "Suficiente"? DAMN! [:D]

PS2: O Giulietta é o melhor mas a referência é o Golf! DAMN AGAIN! [:D]

Não quero dar continuação à discussão porque acho que não faz sentido. Mas vou tentar esclarecer alguns pontos.

Nunca disse que o melhor do segmento é o Giulietta, vai lá ler com calma. Disse que é suficiente para mim, é o que mais gosto e que compraria.
Não é o Golf a referencia do segmento? Não te percebo, estás numa de tentar sair por cima recorrendo a gozo?

E sobre o tema motores GM / FIAT estás errado. Se quiseres eu explico.

Não será necessário explicações.

1.9[edit]1.9 L
Alfa Romeo JTDm 159.jpg
JTDm engine cover of Alfa Romeo 159
Overview
Manufacturer Fiat/GM
Also called
CDTI (Opel)
Multijet (Fiat)
Multijet 2 (Fiat)
TiD (Saab Automobile AB)
TTiD (Saab Automobile AB)
Production 1997–present
Combustion chamber
Configuration I4
Displacement 1,910 cc (117 cu in)
Cylinder bore 82 mm (3.2 in)
Piston stroke 90.4 mm (3.56 in)
Dimensions
Dry weight 125 kg (276 lb) (Single Turbo)
The most common JTD engine is the 1.9 L (1,910 cc, 82 mm bore, 90.4 mm stroke) straight-4 found on various brands and models. The first car that used this engine was Alfa Romeo 156 in 1997 (105 PS or 77 kW or 104 hp), making it the world's first common-rail diesel passenger car. In 1999, it was introduced on the Fiat Punto (81 PS or 60 kW or 80 hp) and the Fiat Brava, Bravo and Marea range. There were also 85 PS (63 kW; 84 hp), 100 PS (74 kW; 99 hp), 110 PS (81 kW; 110 hp) and 115 PS (85 kW; 113 hp) versions available. The engine block weighs approximately 125 kg (276 lb).

The Multijet second generation features a common-rail design and is available with seven different power outputs. The 8-valve version has 100 PS (74 kW; 99 hp), 120 PS (88 kW; 120 hp) or 130 PS (96 kW; 130 hp), the last four with variable geometry turbocharger; and the 16-valve version have 134 PS (100 kW; 136HP), 138 PS (103 kW; 140HP), 150 PS (110 kW; 150 hp) or 170 PS (130 kW; 170 hp).

Opel also uses a version of this engine. Their CDTI engine, manufactured in Pratola Serra, Italy and Kaiserslautern, Germany, is the product of the half-decade joint venture between GM and Fiat. It is used in the Vectra, Signum, Astra, Zafira, Cadillac BLS and Suzuki SX4 as well as some Saabs marked as TiD and TTiD (twinturbo version).

Eu não quero sair por cima de nada, só queria perceber que "mel" é que o Giulietta tem.

Quanto ao resto percebi mal, se não era aquilo que querias dizer só tenho é que corrigir-me.

Porque aqui votam em carros como quem vota em partido politico ou clube de futebol....

Então como é deve ser feita a votação?

Muitos daqui serão apenas apreciadores de automóveis, outros já mais conhecedores, outros poderão ter ligação ao mundo automóvel, etc, mas aposto que ninguém aqui esteve em contacto com estes modelos todos, salvo algum membro da AH, mas duvido. Tendo isto em conta, a escolha é feita através do gosto e experiências pessoais, certo? Ou vou votar em X ou Y só porque esse mesmo modelo é referido como o melhor por terceiros.

Acredito que muitos votos tenham sido feitos sem sequer ter havido contacto com o carro, eu por exemplo, tenho nas minhas escolhas o Mazda 3 mas ainda não tive contacto com o carro, só lhe conheço as especificações e aspecto, mesmo assim já foi suficiente para entrar nas minhas preferências.

GM Powertrain separately developed their diesel engines based on 1.9 JTD, after end of "marriage" between GM and Fiat,[14] and first was 160 PS (120 kW; 160 hp) version for Astra and Insignia, which was latter upgraded to 165 PS for Astra (163 PS in restyled version of Insignia), and less powerful version for Insignia with 110 PS and 130 PS. In 2011 GM Powertrain Europe developed a new derivative - the twin-turbocharger BiTurbo version, with 195 PS (143 kW; 192 hp), which is used in the Insignia and starting with 2013 in the Astra J. Internally the new engine is referred to as GM Family B engine. The same engine was also available in the 2011 Saab 9-5 with 160 PS and 190 PS twin-turbo. In 2013. Opel introduced cleaner and fuel efficient versions of 2.0 CDTI engine, ecoFLEX version, with 99 g/km of CO2 with 120 PS and 140 PS for Insignia.[15]

Baseado no 1.9 JTD/CDTi que equipava o Astra/Vectra/159 e afins mas este 2.0 é totalmente Opel, desenho opel, desenvolvimento Opel e fabrico Opel.

Não será necessário explicações.

Essa informação está muito curta, mas pronto, podemos encerrar esse assunto

Eu não quero sair por cima de nada, só queria perceber que "mel" é que o Giulietta tem.

Quanto ao resto percebi mal, se não era aquilo que querias dizer só tenho é que corrigir-me.
Haverá várias razões, a legião de seguidores da marca é um começo.
Para ti o carro não é interessante, e tens as tuas razões. Eu já vejo nele vários aspectos interessantes, design é o meu preferido, juntamente com A3 Limousine, Mazda 3 Sedan e V40. Depois os motores, destaque para o 1.4 Multiair Turbo de 170 CV, 1.75 TBi de 235 CV e 2.0 JTDM-2 de 150 CV e 175 CV. Todos os que referi estão entre os melhores na sua categoria, tendo inclusive, alcançando boas posições nos International Engine of the Year nos últimos anos. E ainda hoje é um dos melhores na segurança, uma visita no site do NCAP comprova isso. Entres outros pontos positivos.
Negativos também os tem, plataforma menos competente que alguns concorrentes, qualidade de alguns materiais deixa a desejar, entre outros, mas não são suficientes para me afastar do carro.

Por exemplo, o Renault Megane no nosso mercado tem sido líder, no entanto para mim, não tem um único pingo de atracão, nada mesmo. Mas sei reconhecer as suas qualidades.

Baseado no 1.9 JTD/CDTi que equipava o Astra/Vectra/159 e afins mas este 2.0 é totalmente Opel, desenho opel, desenvolvimento Opel e fabrico Opel.

Era aí que queria chegar, eles desenvolveram a ideia, mas o bloco que usam é sob 'licença' da FIAT, que foi introduzido em 2008. É um 1956 cc, que encontras no Lancia Delta (1º carro a tê-lo), 159, Giulietta, Insignia, Astra..eles ainda tem um centro em Itália para gerir os interesses nos motores, mas os blocos são principalmente desenvolvidos pela FIAT Powertrain Technologies, depois cada um constrói o seu segundo as suas especificações. Portanto tem um bloco comum, mas só e apenas isso. Neste momento, é mesmo uma questão de partilha do design do bloco, que também não sei até que ponto não manterá apenas a cilindrada igual, acredito que lado a lado os blocos já terão cada um o seu toque. Mas tudo o que afirmei não tenho a certeza absoluta, porque nós não sabemos a história toda.

Há o 1248 cc, 1910 cc (já descontinuado praticamente) e o 1956 cc. Penso que são só estes que se 'partilham' entre ambos.

Última edição:
O Renault tem um mercado estável nos carros para empresas e carros de serviço, quase todas as empresas médias e/ou grandes têm um.

Tem uma estabilidade e dinâmica acima da média, sendo o RS considerado por alguma imprensa como um dos FWD melhores do mercado.

Também não é dos meus preferidos.

Quanto ao resto, sobre o Giulieta, apesar de continuar de pé atrás vou concordar que possa ser um carro atraente mas continuo estupefato por ser o mais votado neste tópico, não faz sentido na minha cabeça. [:D]

Da próxima vez que vires intervenções minhas já perceberás que é picanço "saudável", não estou aqui para criar inimigos nem incendiar tópicos, um abraço. :)

Era aí que queria chegar, eles desenvolveram a ideia, mas o bloco que usam é sob 'licença' da FIAT, que foi introduzido em 2008. É um 1956 cc, que encontras no Lancia Delta (1º carro a tê-lo), 159, Giulietta, Insignia, Astra..eles ainda tem um centro em Itália para gerir os interesses nos motores, mas os blocos são principalmente desenvolvidos pela FIAT Powertrain Technologies, depois cada um constrói o seu segundo as suas especificações. Portanto tem um bloco comum, mas só e apenas isso. Neste momento, é mesmo uma questão de partilha do design do bloco, que também não sei até que ponto não manterá apenas a cilindrada igual, acredito que lado a lado os blocos já terão cada um o seu toque. Mas tudo o que afirmei não tenho a certeza absoluta, porque nós não sabemos a história toda.

Há o 1248 cc, 1910 cc (já descontinuado praticamente) e o 1956 cc. Penso que são só estes que se 'partilham' entre ambos.

E era ao negrito que eu queria chegar. :)

Voltar
Superior