Seguradora recusa pagar

pedropx

New member
Boa noite,

A semana passada deram-me um toque (pequeno) no para-choques.
Este para-choques ja foi no inicio do ano reparado e não tava partido, amassado nem tinha riscos.

A outra parte assumiu culpa e fui hoje levar a fazer peritagem, mas o perito alega que só paga metade da reparação por o para-choques ja ter sido reparado.

Caso já tivesse danos que não tivessem sido arranjados, até compreendia mas não tinha um unico risco ou amassadela.
Não sei se é relevante para o caso, mas a oficina prefere colocar novo do que mandar arranjar e esta peça custa cerca de 1000 euros.

Activa a assistência juridica do teu seguro. Eu não papava esse grupo. Até podia estar já com problema, no entanto, se bateram e estragaram, terão que assumir.

É possível a reparação ou apenas a colocação de novo? A oficina "preferir" não chega.

Convém aguardar por posição do Segurador, se a proposta for essa, é reclamar e ver se alteram.

A seguradora tem é mesmo que pagar por forma a deixar o carro como estava antes do acidente! O resto são balelas.

Eles acabam por se "safar" em muitos casos porque as pessoas não estão dispostas a perder muito tempo e avançar para os Tribunais, porque aí perdem praticamente as causas todas! As seguradores e peritos estão entre os maiores desonestos e oportunistas que conheço! E digo isto com conhecimento de causa na primeira pessoa!

Mas há sempre os Julgados da Paz e outros organismos que, por vezes, conseguem resolver amigavelmente essas questões, isto é, forçá-los a pagar aquilo que devem!

Boa noite,

A semana passada deram-me um toque (pequeno) no para-choques.
Este para-choques ja foi no inicio do ano reparado e não tava partido, amassado nem tinha riscos.

A outra parte assumiu culpa e fui hoje levar a fazer peritagem, mas o perito alega que só paga metade da reparação por o para-choques ja ter sido reparado.

Caso já tivesse danos que não tivessem sido arranjados, até compreendia mas não tinha um unico risco ou amassadela.
Não sei se é relevante para o caso, mas a oficina prefere colocar novo do que mandar arranjar e esta peça custa cerca de 1000 euros.

a oficina não tem de querer ou deixar de querer, é repararem e está feito, principalmente se o dano não é nada de mais segundo dizes, simplesmente querem é ganhar dinheiro, e o perito mandou-os passear, portanto, ou entras em acordo com eles, ou vais via jurídica como já foi dito...

o que não falta ai é oficinas oportunistas quando toca a seguros...

A oficina pode preferir pintar o carro todo a ouro, isso não interessa.

Se ao oficina prefere substituir, deve haver alguma razão para isso, nomeadamente a pessima qualidade do trabalho feito anteriormente que obriga a oficina a desfazer o trabalho anterior e refazer do zero. digo eu, que nunca apanhei casos desses nem nada. E quem é que paga isso? a seguradora não é, e o cliente vai dizer que foi bem reparado...não tarda a culpa do acidente é da oficina lol

Numa peritagem, o perito põe o que lhe apetece conforme as ordens que tem. Se a oficina assina, é porque aceita que o trabalho pode ser feito e bem feito conforme o relatório. Se não concorda, não assina, e o caso segue outro caminho.

é relativamente fácil de ver que houve uma reparação anterior mal feita, tão fácil que os peritos e as oficinas topam quase todos os casos.

Fale com a oficina que fez a reparação anterior, eles que assumam a diferença ou reparem como deve de ser. Se foi no inicio do ano, essa reparação ainda está em garantia.
Pode pedir nova peritagem para essa oficina, a seguradora assume o dano como lhe compete e a oficina assume o resto em garantia.

No verão também tive uma situação dessas e a companhia descartou-se por falta de provas porque o outro não assinou a declaração amigável. O meu carro tinha levado pintura geral há uns 3 meses por isso fiquei.. :mad: Chamadas e cartas de um lado para o outro e não queriam pagar, só resolvi o caso com um advogado e no dia seguinte estava a companhia a mandar-me por o carro na reparação. Nunca mais caio noutra, enquanto o outro envolvido não assinar a declaração amigável não o deixo sair dali. Eu tinha todos os dados do outro, desde morada, telefone, apólice etc e a companhia mesmo assim ainda punha em causa a veracidade da minha versão.

A seguradora tem é mesmo que pagar por forma a deixar o carro como estava antes do acidente! O resto são balelas.

Eles acabam por se "safar" em muitos casos porque as pessoas não estão dispostas a perder muito tempo e avançar para os Tribunais, porque aí perdem praticamente as causas todas! As seguradores e peritos estão entre os maiores desonestos e oportunistas que conheço! E digo isto com conhecimento de causa na primeira pessoa!

Mas há sempre os Julgados da Paz e outros organismos que, por vezes, conseguem resolver amigavelmente essas questões, isto é, forçá-los a pagar aquilo que devem!

Verdade, conheço n casos, nos tribunais perdem que se fartam e só ganham no sentido em que a maior parte das pessoas não tem disponibilidade para se chatear com tribunais.

Um caso recente:

Um amigo meu lixou o motor do carro ao andar numa estrada que estava a inundar. Estragos de 15mil€, a seguradora nao quis pagar alegando que ele devia ter fugido da àgua. Ele disse que era estrada normal, não havia aviso nenhum, nada. Ganhou em tribunal.

Last edited:
Já contactei diretamente a seguradora.
Apenas pagam 50% alegando que a peça mesmo que tenha sido pintada a ouro, sofreu uma desvalorização. Questiono-me o valor redondinho da desvalorização, mas quanto a isso ainda não me disseram nada.

Deixo desde já o alerta para quem tiver peças reparadas, em caso de acidente sem atribuição de culpa, as seguradoras recusam-se a pagar alegando desvalorização.

É possível a reparação ou apenas a colocação de novo? A oficina "preferir" não chega.

Convém aguardar por posição do Segurador, se a proposta for essa, é reclamar e ver se alteram.

Se já foi reparado, acredito que seja possivel voltar a reparar até porque é um pequeno toque, no entanto as oficinas (mais as grandes marcas) preferem por novo talvez porque ganhem mais uns euros ou por falta de profissionais para se fazer a reparação.
É um esquema de ''mão lava a mão'' entre oficinas e seguradoras para fugirem as responsabilidades uma vez que os custos para as seguradoras não se resumem à reparação em sí mas sim a outros custos como por ex carro de substituição

Se tiveres assistência juridica incluida no teu seguro, é gratuito por norma. Tens que contactar a tua seguradora e pedir apoio.

Já contactei diretamente a seguradora.
Apenas pagam 50% alegando que a peça mesmo que tenha sido pintada a ouro, sofreu uma desvalorização. Questiono-me o valor redondinho da desvalorização, mas quanto a isso ainda não me disseram nada.

Deixo desde já o alerta para quem tiver peças reparadas, em caso de acidente sem atribuição de culpa, as seguradoras recusam-se a pagar alegando desvalorização.

Não vejo hipotese de não pagar a reparação na totalidade (estão a considerar reparar ou pagar 50% da peça em novo?).

Aí só tens que bater que a viatura estava devidamente reparada e agora tem danos de responsabilidade do cliente deles.

Pede para indicarem quais são os danos que a viatura apresenta que não foram causados pelo clientes deles.

Ainda encontrava para a peça nova algum fundamento, mas com alguma reservas (grandes).

Para se ativar a assistencia juridica, existem custos?
Qual o procedimento?

Normalmente é só fazer o pedido por escrito, para o teu segurador ou para a empresa que presta o serviço. Deve estar nas condições os contactos ou pede ao Segurador para indicar.

Tens também o CIMPAS (www.cimpas.pt) a quem podes recorrer, é rápido a barato - convém ires primeiro ao apoio juridico ver se resolvem, se não conseguirem, pagam o recurso ao CIMPAS.

Last edited:
No verão também tive uma situação dessas e a companhia descartou-se por falta de provas porque o outro não assinou a declaração amigável. O meu carro tinha levado pintura geral há uns 3 meses por isso fiquei.. :mad: Chamadas e cartas de um lado para o outro e não queriam pagar, só resolvi o caso com um advogado e no dia seguinte estava a companhia a mandar-me por o carro na reparação. Nunca mais caio noutra, enquanto o outro envolvido não assinar a declaração amigável não o deixo sair dali. Eu tinha todos os dados do outro, desde morada, telefone, apólice etc e a companhia mesmo assim ainda punha em causa a veracidade da minha versão.

Aí é que exageras por completo. Ele não é obrigado a assinar a declaração amigável, quer tenha ou não culpa. O dever é chamar as autoridades, estas tomam conta da ocorrência, partilham os vossos dados necessários um com o outro para apresentarem às vossas seguradoras e pronto. Ninguém é obrigado a assinar declaração amigável, ao fazê-lo apenas facilita o processo às seguradoras, nada mais, não há obrigação.

Quanto ao tópico em si, podes sim accionar a protecção jurídica e não pagas nada por isso. Caso ganhes em tribunal, a outra seguradora paga-te o valor do advogado e depois tu dás esse valor ao advogado; caso percas em tribunal, a tua seguradora paga ao advogado. De qualquer das formas, pela protecção jurídica, não serás tu que pagas o advogado.

Se fores por esse caminho, prepara-te pois poderá ser um processo moroso. Poderei estar enganado visto a simplicidade do teu caso (a comparar com muitos), no entanto, posso falar-te do meu caso que tive um acidente em Março deste ano e ainda não fui para tribunal (estou a contar ir no próximo mês). Com a "brincadeira" toda, está o veículo danificado e imóvel desde o acidente.

Eles enquanto puderem arrastar o caso e usufruir dos dias totais para dar respostas a isto e aquilo, acredita que o farão. Normalmente a luta deles é pelo cansaço das pessoas, não fosse o valor que me devem na casa dos milhares, e se calhar já eu tinha saltado fora se fosse só por trocos.

Mas como também já disseram, tens o CIMPAS, mas aí já não tem a ver com a protecção jurídica, ou seja, os custos que poderás ter, irás ser tu a pagá-los. A vantagem dum tribunal arbitral (CIMPAS) face a um judicial, é que os custos são menores e é resolvido muito mais rapidamente, a desvantagem é que a decisão que for tomada, será a decisão final, ou seja, se fores culpado, culpado serás. Já num judicial, mesmo que sejas culpado, podes sempre recorrer da decisão e mais tarde poderás a não vir ser o culpado.

Tudo isto apenas para te dar umas luzes assim por alto. :)

Aperta com eles, não os deixes levar a melhor.

Lol, mas que confusão... É mesmo pelo cansaço que vencem.
É assim, isto foi um toque pequeno no para choques e rachou uns 10/15 cm. Na oficina falam em por um novo, no entanto em um acidente que tive no inicio deste ano e tive de arranjar por minha conta procurei outras soluções para não ter de comprar um novo. procurei e encontrei uma empresas que faz soldagem de plasticos. levei lá e foi arranjado, e depois foi ao pintor. ficou arranjado!

Eu sei que é uma ''ninharia'' este toque, mas é o unico defeito que o carro tem pois não sou de andar com amassos e riscos. Por mim a oficina podia fazer essa soldagem do plastico mas dizem que tem de levar um novo e um novo custa 1000 euros sem pintura e mao de obra.

O que também me falaram é que posso aceitar a decisão e não arranjar o carro, isto é, receber em dinheiro 50% dos danos mas para isto tenho que ir à oficina (que no meu caso é na marca) e pedir o relatorio de peritagem para poder receber.
Mais tarde, penso que com o valor dos 50% me é suficiente para fazer a reparação!

Uma duvida que me incomoda é a seguinte:
Em tempos tive um acidente identico mas quando fui à oficina pedir o relatorio de peritagem pediram me 150 euros por este relatorio mas hoje coloquei esta questão por telefone na minha seguradora (onde tratei de tudo) e a menina disse-me que este relatorio deve ser entregue sem custos e quando no passado me pediram dinheiro por este relatorio, deveria ter contactado a seguradora pois trata-se de uma ''irregularidade'' da oficina.
Alguém sabe alguma coisa sobre este relatorio? É preciso pagar ou não para ter direito a ele?
É que o que me foi explicado também acerca deste relatorio é que é feito pelo perito da seguradora e fica na oficina para esta poder receber da seguradora o futuro e hipotetico concerto do carro.
Segundo o que me foi dito, fiquei com a impressão que este relatorio é uma espécie de cheque em branco que a seguradora passa à oficina mas que falta a minha assinatura (aquela quando se vai buscar o carro e confirma que foi arranjado) para a oficina poder receber.

...
Quanto ao tópico em si, podes sim accionar a protecção jurídica e não pagas nada por isso. Caso ganhes em tribunal, a outra seguradora paga-te o valor do advogado e depois tu dás esse valor ao advogado; caso percas em tribunal, a tua seguradora paga ao advogado. De qualquer das formas, pela protecção jurídica, não serás tu que pagas o advogado.

...
Mas como também já disseram, tens o CIMPAS, mas aí já não tem a ver com a protecção jurídica, ou seja, os custos que poderás ter, irás ser tu a pagá-los. A vantagem dum tribunal arbitral (CIMPAS) face a um judicial, é que os custos são menores e é resolvido muito mais rapidamente, a desvantagem é que a decisão que for tomada, será a decisão final, ou seja, se fores culpado, culpado serás. Já num judicial, mesmo que sejas culpado, podes sempre recorrer da decisão e mais tarde poderás a não vir ser o culpado.

...

Atenção às informações que se passam.

Normalmente a Cobertura P. Jurídica não tem custos, porque não tem franquia associada e normalmente tentam resolver a situação.
Se for para tribunal assumem os custos com honorários de advogado e custas processuais até ao limites da Cobertura (depende dos Seguradores), independente da decisão judicial, caso tenham dado o seu acordo (podem recusar a via judicial e só pagam se o cliente ganhar).
A parte contrária pode não ter que pagar nada de honorários.
Se o advogado for careiro, pode ter que ser o Segurado a suportar custos acima do previsto na PJ.

O CIMPAS pode ir diretamente e pagar do bolso a custa (mínimo 60€) ou, esperar a decisão da PJ e assim eles assumem.

A decisão do CIMPAS (ou Julgados de Paz) é equivalente à de um tribunal de 1ª instância e pode ser recorrida nos mesmos termos que no tribunal comum.

...

O que também me falaram é que posso aceitar a decisão e não arranjar o carro, isto é, receber em dinheiro 50% dos danos mas para isto tenho que ir à oficina (que no meu caso é na marca) e pedir o relatorio de peritagem para poder receber.
Mais tarde, penso que com o valor dos 50% me é suficiente para fazer a reparação!

Uma duvida que me incomoda é a seguinte:
Em tempos tive um acidente identico mas quando fui à oficina pedir o relatorio de peritagem pediram me 150 euros por este relatorio mas hoje coloquei esta questão por telefone na minha seguradora (onde tratei de tudo) e a menina disse-me que este relatorio deve ser entregue sem custos e quando no passado me pediram dinheiro por este relatorio, deveria ter contactado a seguradora pois trata-se de uma ''irregularidade'' da oficina.
Alguém sabe alguma coisa sobre este relatorio? É preciso pagar ou não para ter direito a ele?
É que o que me foi explicado também acerca deste relatorio é que é feito pelo perito da seguradora e fica na oficina para esta poder receber da seguradora o futuro e hipotetico concerto do carro.
Segundo o que me foi dito, fiquei com a impressão que este relatorio é uma espécie de cheque em branco que a seguradora passa à oficina mas que falta a minha assinatura (aquela quando se vai buscar o carro e confirma que foi arranjado) para a oficina poder receber.

Alguns Seguradores estão a exigir fatura para liquidar 50%. A prática mais comum é liquidar 50% do valor assumido na peritagem, sem IVA.

O relatório de peritagem que é feito pelo perito da companhia de seguros, pertence ao lesado e não à oficina e é apenas o discritivo de peças e valores para reparação, sendo assinado pelo perito e oficina se houver acordo quanto ao teor.
O que acontece é que normalmente é deixada uma folha, que após reparação deve ser assinada pelo proprietário do carro a confirmar que a viatura foi reparada em condições e só depois as companhias pagam diretamente às oficinas, provavelmente é essa que estavam a reter.

Atenção às informações que se passam.

Normalmente a Cobertura P. Jurídica não tem custos, porque não tem franquia associada e normalmente tentam resolver a situação.
Se for para tribunal assumem os custos com honorários de advogado e custas processuais até ao limites da Cobertura (depende dos Seguradores), independente da decisão judicial, caso tenham dado o seu acordo (podem recusar a via judicial e só pagam se o cliente ganhar).
A parte contrária pode não ter que pagar nada de honorários.
Se o advogado for careiro, pode ter que ser o Segurado a suportar custos acima do previsto na PJ.

O CIMPAS pode ir diretamente e pagar do bolso a custa (mínimo 60€) ou, esperar a decisão da PJ e assim eles assumem.

A decisão do CIMPAS (ou Julgados de Paz) é equivalente à de um tribunal de 1ª instância e pode ser recorrida nos mesmos termos que no tribunal comum.

Alguns Seguradores estão a exigir fatura para liquidar 50%. A prática mais comum é liquidar 50% do valor assumido na peritagem, sem IVA.

O relatório de peritagem que é feito pelo perito da companhia de seguros, pertence ao lesado e não à oficina e é apenas o discritivo de peças e valores para reparação, sendo assinado pelo perito e oficina se houver acordo quanto ao teor.
O que acontece é que normalmente é deixada uma folha, que após reparação deve ser assinada pelo proprietário do carro a confirmar que a viatura foi reparada em condições e só depois as companhias pagam diretamente às oficinas, provavelmente é essa que estavam a reter.

Sim, irão apenas pagar 50% total sem IVA e na mão de obra será descontado mais 10% (foi o que me disseram por telefone da seguradora).

Aproveito para perguntar novamente se este relatorio de peritagem é pago ou não ou depende de oficina para oficina?

Eu sei que é uma ''ninharia'' este toque, mas é o unico defeito que o carro tem pois não sou de andar com amassos e riscos. Por mim a oficina podia fazer essa soldagem do plastico mas dizem que tem de levar um novo e um novo custa 1000 euros sem pintura e mao de obra.

Eu acho que a oficina se esticou e o perito deu-lhe para trás...
1000 € sem pintura nem mão de obra... daaassssssssssssss
Liga para uma casa de peças auto ou até para marca e vê o preço do para choques, acho esse preço algo exagerado e o perito do seguro também deve ter pensado o mesmo.

Em algumas oficinas têm letreiros a indicar que os orçamentos são grátis em caso de reparação, mas que cobram X% do orçamento em caso de não reparação. Será isso que a outra oficina lhe cobrou e que provavelmente terá de pagar a esta para lhe darem o relatório? Afinal de contas, na oficina tiveram que perder tempo para fazer o orçamento, se ele levar o relatório de graça como recebem o dinheiro desse tempo?

Em algumas oficinas têm letreiros a indicar que os orçamentos são grátis em caso de reparação, mas que cobram X% do orçamento em caso de não reparação. Será isso que a outra oficina lhe cobrou e que provavelmente terá de pagar a esta para lhe darem o relatório? Afinal de contas, na oficina tiveram que perder tempo para fazer o orçamento, se ele levar o relatório de graça como recebem o dinheiro desse tempo?

O que me explicaram do seguro é que quem faz este relatorio é o perito da companhia. A oficina só diz quanto custa peças mais mao de obra.

Em relação a procurar outra oficina ou arranjar a peça, não será possivel pois é um carro raro por aqui e não existe da concorrencia nem em outras lojas. Apenas na marca. Mesmo que fosse noutra oficina teriam de vir perguntar o preço à marca coisa que já aconteceu no passado.

Back