Seguradora recusa pagar

De forma a enriquecer mais o tópico com informações que poderão ser uteis para algumas pessoas, tenho mais umas informações:

Quanto ao relatório de peritagem que a companhia exige para o pagamento de 50% e que a oficina pretende cobrar ao cliente, existe uma outra solução que desconhecia. Pelo que me disseram hoje na seguradora, em substituição do tal relatório, é possível apresentar apenas uma declaração passada pela oficina onde diz que a seguradora nada tem a pagar a esta oficina pela reparação do carro X. Liguei para a oficina e dizem que passam essa declaração.

A lógica desta situação (que me foi explicada pela companhia) é a de que a companhia já assumiu 50% da reparação e por isso já enviou para a oficina autorização dessa reparação. O relatório ou declaração é o documento que possibilita que a oficina não cobre à seguradora reparações que não fez.

De forma a enriquecer mais o tópico com informações que poderão ser uteis para algumas pessoas, tenho mais umas informações:

Quanto ao relatório de peritagem que a companhia exige para o pagamento de 50% e que a oficina pretende cobrar ao cliente, existe uma outra solução que desconhecia. Pelo que me disseram hoje na seguradora, em substituição do tal relatório, é possível apresentar apenas uma declaração passada pela oficina onde diz que a seguradora nada tem a pagar a esta oficina pela reparação do carro X. Liguei para a oficina e dizem que passam essa declaração.

A lógica desta situação (que me foi explicada pela companhia) é a de que a companhia já assumiu 50% da reparação e por isso já enviou para a oficina autorização dessa reparação. O relatório ou declaração é o documento que possibilita que a oficina não cobre à seguradora reparações que não fez.

Pelo que conheço, deve tratar-se do sistema IDS (Indemnização Directa ao Segurado) que está prevista desde que haja uma declaração amigável e não haja feridos.

Aconteceu já comigo numa situação de partilha da responsabilidade, em que a Seguradora me pagou directamente o valor em causa sem qualquer documento da oficina.

Pelo que conheço, deve tratar-se do sistema IDS (Indemnização Directa ao Segurado) que está prevista desde que haja uma declaração amigável e não haja feridos.

Aconteceu já comigo numa situação de partilha da responsabilidade, em que a Seguradora me pagou directamente o valor em causa sem qualquer documento da oficina.

Eu na minha situação actual em que tive um acidente há uns meses, não houve declaração amigável e houve feridos (eu), no entanto, supondo que vou ganhar o caso em tribunal, eles vão pagar directamente a mim, até porque eu não sou obrigado a reparar o veículo, ou sou?

A não ser que eu tenha percebido mal o que quiseste dizer.

Eu na minha situação actual em que tive um acidente há uns meses, não houve declaração amigável e houve feridos (eu), no entanto, supondo que vou ganhar o caso em tribunal, eles vão pagar directamente a mim, até porque eu não sou obrigado a reparar o veículo, ou sou?

A não ser que eu tenha percebido mal o que quiseste dizer.

Penso que havendo lugar a julgamento e tu ganhando-o, funciona como uma indemnização e não o pagamento da reparação propriamente dito. E aí deverão pagar-te directamente (ou através do teu advogado, como é normal em litígios).

Penso que havendo lugar a julgamento e tu ganhando-o, funciona como uma indemnização e não o pagamento da reparação propriamente dito. E aí deverão pagar-te directamente (ou através do teu advogado, como é normal em litígios).

Ah, entendo.

E já agora, se souberes, caso não fosse para tribunal e eu não quisesse reparar o veículo, eles não me pagariam o valor da reparação?

Ah, entendo.

E já agora, se souberes, caso não fosse para tribunal e eu não quisesse reparar o veículo, eles não me pagariam o valor da reparação?

Penso que sim, que pagavam.

Tive um caso, no meu carro que tem danos próprios, em que alguém lhe bateu quando o tinha deixado estacionado. Foi uma trapalhada, mas acabaram por me pagar directamente apesar de baseados no orçamento da oficina (a coisa arrastou-se e eu procedi à reparação por minha conta). Só exigiram que assinasse um recibo declarativo em como tinha recebido a totalidade daquele processo e mais nada tinha a reclamar, o que é normal mesmo pagando directamente à oficina.

Penso que sim, que pagavam.

Tive um caso, no meu carro que tem danos próprios, em que alguém lhe bateu quando o tinha deixado estacionado. Foi uma trapalhada, mas acabaram por me pagar directamente apesar de baseados no orçamento da oficina (a coisa arrastou-se e eu procedi à reparação por minha conta). Só exigiram que assinasse um recibo declarativo em como tinha recebido a totalidade daquele processo e mais nada tinha a reclamar, o que é normal mesmo pagando directamente à oficina.

Pois. Eu pergunto porque já ouvi casos em que as seguradoras apenas queriam pagar às oficinas as reparações, mas sinceramente, acho que há mais alguma coisa aí.

Afinal de contas, se uma pessoa tem um acidente, independentemente da gravidade, pode ficar com medo de voltar a andar e querer livrar-se do carro (ou ficar com ele para "recordação", não interessa). Ou seja, pode nem sequer ter interesse em reparar e, nesse caso, o correcto deverá ser a seguradora pagar ao lesado o valor de reparação.

Pelo menos é a ideia que tenho embora não sei se as seguradoras sempre agem assim.

Antes de mais, quem manda nos nossos carros somos nós.
Caso haja atribuição de responsabilidade (50/50) e opte por não reparar (por não ter dinheiro dos outros 50% ou outro motivo qq), não é necessario entregar a companhia o relatorio. No meu caso é diferente, isto é, atribuiram a responsabilidade à outra parte no entanto só me irao pagar metade do parachoques pelas razoes que já expliquei, e neste caso já é preciso o relatorio de peritagem ou a declaração que ja falei.

Mais um que foi atropelado por um perito. [:D]

Por acaso já me saiu um na rifa que nem te conto... mas nem é por isso que faço a observação.
É que sempre lidei com as oficinas de automóveis e as histórias que se vão conhecendo são de bradar aos céus [:blush:] ao ponto de inflacionarem os valores das reparações para o meterem ao bolso. E não estou a falar de cor!

Num acidente que o meu pai teve o carro para andar a direito tinha de ter o volante virado a quase 90º (e notava-se que a roda traseira do lado do passageiro para além de um camber estranho não tava bem centrada com o guarda lamas). O perito insistiu comigo que tinha sido a direcção desalinhada e não queria mandar desmontar. Quando se foi a ver teve de levar um eixo traseiro novo. Era só a direcção desalinhada, dizia ele [:)]

Por acaso já me saiu um na rifa que nem te conto... mas nem é por isso que faço a observação.
É que sempre lidei com as oficinas de automóveis e as histórias que se vão conhecendo são de bradar aos céus [:blush:] ao ponto de inflacionarem os valores das reparações para o meterem ao bolso. E não estou a falar de cor!

A ti e a mim, tenho um processo neste momento e reparei que ele decidiu sem ir sequer ao local do acidente e a lei que diz que infringi, nem sequer se aplica naquele local....

Eu também não.

A ti e a mim, tenho um processo neste momento e reparei que ele decidiu sem ir sequer ao local do acidente e a lei que diz que infringi, nem sequer se aplica naquele local....

O perito não decide, quem decide é o gestor do processo.

E o gestor só decide com base no apurado pelo perito (averiguador) se entender pedir averiguação.

Foi feita averiguação? Foi alguém falar contigo acerca das circunstâncias do acidente?
Eu contestei acerca de uma semana. Liguei hoje para saber o ponto de situação e está na mesma. Na contestação coloquei-me à disposição de ir ao sítio do acidente com o perito... e nada.

ps: diria que não deve ter havido averiguação...

Eu contestei acerca de uma semana. Liguei hoje para saber o ponto de situação e está na mesma. Na contestação coloquei-me à disposição de ir ao sítio do acidente com o perito... e nada.

ps: diria que não deve ter havido averiguação...

Não, caso contrário alguém iria falar contigo e ao local do acidente (contigo ou sem ti). Mas se contestaste, pode ser que decidam pedir averiguação.

:confused::confused:

Essa não entendi... é alguma charada?

Qual é o teu conhecimento de causa?

Charada? Disseste que não falas de cor, e eu disse que também não falo de cor, simples.

O meu conhecimento de causa? 22 anos a trabalhar na área seguradora (não, não sou perito avaliador).

[...]
As seguradores e peritos estão entre os maiores desonestos e oportunistas que conheço! E digo isto com conhecimento de causa na primeira pessoa!

Mais um que foi atropelado por um perito. [:D]

Eu também não.
[...]

:confused::confused:

Essa não entendi... é alguma charada?

Qual é o teu conhecimento de causa?

Charada? Disseste que não falas de cor, e eu disse que também não falo de cor, simples.

O meu conhecimento de causa? 22 anos a trabalhar na área seguradora (não, não sou perito avaliador).

Fica-te bem defenderes a tua dama, mas confesso que esta parece mais uma conversa de surdos-mudos! Continuo sem perceber onde queres chegar, é que o desenvolvimento da conversa surgiu pela tua "boca", quando afirmaste "Mais um que foi atropelado por um perito. [:D]", que contestei e justifiquei!

Afinal, o teu conhecimento de causa, neste contexto, serve mesmo para quê? Continua sem fazer qualquer sentido!

Back