Só asneiras. Então Portugal tem a sorte de ser o país da Europa com mais horas de Sol e alguns portugueses acham má ideia a aposta em energia limpa e infinita como a Solar?
Até os Alemães que têm pouco Sol investem imenso em energia solar mas devem ser burros.
Ainda por cima esta central será em grande parte subsidiada pelos fundos da UE, será um dos maiores projetos da Europa nesta matéria.
Mas continua a bater no Governo porque sim.
Só asneiras. Então Portugal tem a sorte de ser o país da Europa com mais horas de Sol e alguns portugueses acham má ideia a aposta em energia limpa e infinita como a Solar?
Até os Alemães que têm pouco Sol investem imenso em energia solar mas devem ser burros.
Ainda por cima esta central será em grande parte subsidiada pelos fundos da UE, será um dos maiores projetos da Europa nesta matéria.
Mas continua a bater no Governo porque sim.
Se calhar os engenheiros arranjam um sistema arrefecido pelo agua do mar...[kiss] eu sempre ouvi dizer que a central de Sines era arrefecida pela agua do mar e por isso a praia de S. Torpes era mais quentinha[]
É sim e será com água do mar.Não é com água do mar que se arrefece um datacenter em Sines. as temperaturas de funcionamento são completamente diferentes das de uma temroeléctrica.
O problema não é na energia limpa em si, é nas negociatas.
As eólicas do Sócrates também não eram más, os CMECs é que eram uma desgraça.
E com o H2 está a preparar-se o 2º acto, o estrondo vai ser ainda maior...
Num datacenter, gasta-se imensa energia, não só para alimentar eletricamente o hardware, mas também para o arrefecer.
Quanto mais fria for a zona, menos se gasta em arrefecimento.
Eu li algures que este datacenter iria consumir 450 MW de potência. Isto é metade da potência de um reactor nuclear, imaginem arrefecer isto.
Negociatas há em todo o lado em todos os países, se fosse por aí ninguém evoluía.
Há, mas aqui tendem a lesar bastante mais o contribuinte.
É ver o preço da electricidade, por exemplo.
Mais do que é público não posso. (E está escrito que será nas várias notícias)Queres discorrer sobre isto?
Mais do que é público não posso. (E está escrito que será nas várias notícias)
A temperatura da água em Sines oscila entre 14 e 22C.
Abaixo dos 19C (9 meses) será puro free cooling por água do mar, acima haverão chillers para free cooling por ar e quando mesmo necessário entrará refrigeração mecânica.
Não sei ainda se será criada uma rede de água quente distrital ou se se continuará a aquecer a água do mar como fonte de rejeição de calor (mas não esperem as temperaturas da central de carvão)
A EDP é uma empresa privada, privatizada pelo vosso amigo Passos Coelho. Agora queixem-se a ele.
A EDP é uma empresa privada, privatizada pelo vosso amigo Passos Coelho. Agora queixem-se a ele.
Mas afinal esse data center pode ser arrefecido a agua ou não?
A questão é que tipo de água?
Arrefecimento usando agua doce é corriqueiro, a água do mar é agressiva para tubagens.
A questão é que tipo de água?
Arrefecimento usando agua doce é corriqueiro, a água do mar é agressiva para tubagens.