Sines 4.0

Arrefecimento por água do mar? Bem bom, se tivermos uma empresa de venda de tubo e permutadores...

O problema não é na energia limpa em si, é nas negociatas.
As eólicas do Sócrates também não eram más, os CMECs é que eram uma desgraça.
E com o H2 está a preparar-se o 2º acto, o estrondo vai ser ainda maior...

Só asneiras. Então Portugal tem a sorte de ser o país da Europa com mais horas de Sol e alguns portugueses acham má ideia a aposta em energia limpa e infinita como a Solar?

Até os Alemães que têm pouco Sol investem imenso em energia solar mas devem ser burros.

Ainda por cima esta central será em grande parte subsidiada pelos fundos da UE, será um dos maiores projetos da Europa nesta matéria.

Mas continua a bater no Governo porque sim.

Só asneiras. Então Portugal tem a sorte de ser o país da Europa com mais horas de Sol e alguns portugueses acham má ideia a aposta em energia limpa e infinita como a Solar?

Até os Alemães que têm pouco Sol investem imenso em energia solar mas devem ser burros.

Ainda por cima esta central será em grande parte subsidiada pelos fundos da UE, será um dos maiores projetos da Europa nesta matéria.

Mas continua a bater no Governo porque sim.

Concordo sim com a exploração de energia solar e eólica em Portugal, aliás somos um país muito á frente e inovador nestas matérias, salvo erro alguns records do campo energético já cá foram batidos.

Se calhar os engenheiros arranjam um sistema arrefecido pelo agua do mar...[kiss] eu sempre ouvi dizer que a central de Sines era arrefecida pela agua do mar e por isso a praia de S. Torpes era mais quentinha[:cool:]

Não é com água do mar que se arrefece um datacenter em Sines. as temperaturas de funcionamento são completamente diferentes das de uma temroeléctrica.

O problema não é na energia limpa em si, é nas negociatas.
As eólicas do Sócrates também não eram más, os CMECs é que eram uma desgraça.
E com o H2 está a preparar-se o 2º acto, o estrondo vai ser ainda maior...

Negociatas há em todo o lado em todos os países, se fosse por aí ninguém evoluía.

Num datacenter, gasta-se imensa energia, não só para alimentar eletricamente o hardware, mas também para o arrefecer.

Quanto mais fria for a zona, menos se gasta em arrefecimento.

Eu li algures que este datacenter iria consumir 450 MW de potência. Isto é metade da potência de um reactor nuclear, imaginem arrefecer isto.

Os reatores nucleares também são arrefecidos com água e há muitos em zonas quentes. Deixa de ter uma mentalidade tacanha, sempre a dizer mal de tudo, estes até dizem mal de um investimento colossal na área tecnológica o futuro. É por isso que este país não anda, com tanto povo com esta mentalidade pequena.

É importante mas não é determinante. Sabes a diferença? Esta gente tacanha e retrógrada fazem tudo para denegrir este Governo. Agora até um colossal investimento tecnológico é uma coisa má. A mentalidade desta gente é mesmo lamentável.

Queres discorrer sobre isto?
Mais do que é público não posso. (E está escrito que será nas várias notícias)

A temperatura da água em Sines oscila entre 14 e 22C.

Abaixo dos 19C (9 meses) será puro free cooling por água do mar, acima haverão chillers para free cooling por ar e quando mesmo necessário entrará refrigeração mecânica.

Não sei ainda se será criada uma rede de água quente distrital ou se se continuará a aquecer a água do mar como fonte de rejeição de calor (mas não esperem as temperaturas da central de carvão)

Last edited:
Mais do que é público não posso. (E está escrito que será nas várias notícias)

A temperatura da água em Sines oscila entre 14 e 22C.

Abaixo dos 19C (9 meses) será puro free cooling por água do mar, acima haverão chillers para free cooling por ar e quando mesmo necessário entrará refrigeração mecânica.

Não sei ainda se será criada uma rede de água quente distrital ou se se continuará a aquecer a água do mar como fonte de rejeição de calor (mas não esperem as temperaturas da central de carvão)

Mas estas salas trabalham abaixo dos 19 graus, pelos menos as que visitei.

Vamos por partes, essas certezas estão um bocadinho...erradas.

Não sou amigo do Passos, nunca o vi mais gordo.
A EDP é uma empresa privada e começou a ser privatizada em 1997 durante o governo deste senhor:

https://www.edp.com/pt-pt/investidores/acao-edp/privatizacao

Ant%C3%B3nio_Guterres.jpg

A última fatia é que foi privatizada pelo Passos, já com Portugal com a corda no pescoço.

Os CMECs foram feitos com empresas privadas, com prejuízo claro do contribuinte.
A venda das barragens da EDP em Trás-os-montes foi feita sem pagamento de mais-valias, oportunamente muito pouco tempo depois de aprovada uma lei que isentava esse pagamento.
Portanto, só dois casos de conluio e gestão danosa do Estado em que há claramente o benefício de privados e prejuízo do contribuinte. AKA corrupção.

Isto podia ter acontecido durante governos PSD mas por acaso calhou serem PS.

A EDP é uma empresa privada, privatizada pelo vosso amigo Passos Coelho. Agora queixem-se a ele.

A questão é que tipo de água?
Arrefecimento usando agua doce é corriqueiro, a água do mar é agressiva para tubagens.

Tem mais desgaste, mas não é nenhum bicho papão, até porque se fica pelos permutadores. A própria central foi assim arrefecida durante décadas.

A minha questão prende-se com o diferencial de temperatura entre a água do mar e a temperatura necessária no compartimento. Mas o Illusion já deu uma ideia da coisa.

Back