[Economia] Sistema SDR Garrafas e Latas de Bebida

Sistema SDR Garrafas e Latas de Bebida

• Sim, coloco na máquina

Votes: 15 68.2%
  • Não, deito fora

Votes: 7 31.8%

• Total voters
    22
Acho incrível fazerem das pessoas “trabalhadoras ambientais”, sem qualquer retorno.
Pelo contrário.

O talão que recebeste foi o teu próprio dinheiro, que pagaste no acto da compra de cada cerveja.

Já os ecopontos foram uma forma de reduzirem drasticamente custos com mão de obra e maquinaria de separação nas lixeiras/centrais de reciclagem.
A reciclagem dos lixos já existia antes dos ecopontos, o lixo comum era separado do lixo reciclável, principalmente plástico e vidro.

Como as caixas automáticas nos supermercados.
Pagam-se os artigos ao preço normal e ainda se tem que fazer o trabalho das profissionais das caixas, sem qualquer contrapartida para o cliente.

Isto é mais um esquema para sacarem dinheiro em nome do ambiente.
O engraçado é que a empresa até agradece que devolvam o menor numero de latas e garrafas possíveis. Os 0.10 € de cada uma já está no bolso de alguém.

A idiotice do ecomadness.

Fazem pagar 10 cêntimos por um saco de plástico em nome do ambiente, quando basta reparar que 90% dos artigos/embalagens que estão nas prateleiras dessas superfícies comerciais estão inundadas de plásticos.

Vamos comprar um simples jantar.
Bifes de vaca, dentro de uma placa de plástico, envolta em plástico transparente
1kg arroz, dentro de uma embalagem plástica
Batatas e legumes, colocados num saco de plástico para pesar.
Fruta, idem, saco de plástico com maçãs e kiwis.
Café. Cápsula de plástico para colocar na máquina nespresso.

Mas, para salvar o planeta, e para colocar tudo isso que acabamos de comprar para o jantar, caso nos tenhamos esquecido de um saco em casa, pois pagamos 10 cêntimos por mais plástico, agora sim, em nome do meio ambiente.

Não é exatamente o mesmo tema, mas passei por uma situação caricata relacionada com o "ecomadness" na última semana.

Estava hospedado em um certo hotel. Na sexta tinham buffet self-service, no sábado era serviço à carta, mas era um serviço à carta diferente: pagavas um valor fixo e podias escolher os pratos que quisesses, quantas vezes quisesses. Segundo eles, era por causa do desperdício alimentar [:D] Acho que todos sabemos de que d€sp€rdício eles estavam a falar...

Mas enfim, a parte caricata: a minha esposa queria apenas experimentar um dos pratos, para ver se gostava, e pediu para trazerem apenas um bocadinho, em vez do prato cheio. Resposta do funcionário: não podemos, porque os pratos já vêm preparados da cozinha, são todos iguais, não dá para pedir apenas um bocadinho no prato [:D][:D][:D][:D]

Eu disse ao funcionário: "realmente, parece que estão bastante preocupados com o desperdício alimentar. Compreende-se que hoje não tenham buffet" ... Ele ficou sem resposta. Até porque não havia muito que pudesse argumentar.

Epah, menos... Para fazer 160€ teria de devolver 1600 garrafas/latas! 😏

Experimenta ir para sitios mais manhosos e assiste à chegada deles com sacões....os primeiros acredito que sacaram isso, agora será mais dificil porque a concorrência é muita e não me admiro que se matem por um saco de garrafas.
Relembro o Rock in Rio, foi o paraíso dessa malta.

E eu sou um dos que já dei por mim a não trazer refrigerantes para casa por causa disso. Ganha o ambiente e a saúde.

Epah, menos... Para fazer 160€ teria de devolver 1600 garrafas/latas! 😏

2 artistas que se dedicaram ao tema, em 1 mês, fizeram mais de 30 mil €
andam a documentar o processo no insta

wAAACH5BAEKAAAALAAAAAABAAEAAAICRAEAOw==

sim, recolhem embalagens por todo o lado e mais algum, não se coíbem de fazer uns quantos km
e aparentemente para já, está a dar frutos

Hoje, no Continente deixei as garrafas/latas da semana. Na caixa para pagar , o sistema não funcionava. Não deixou descontar o saldo nem receber em dinheiro :confused:

Que eu tenha conhecimento, somos os únicos

Acho que é isso que estão a arranjar. Bem ou mal a maioria das pessoas tinha o cuidado de separar os recicláveis do lixo comum.

Afinal, arranjam um esquema(na pior acepção da palavra), para sacarem uns milhões com o pretexto da ecologia.

Então para que porra serve o ecoponto amarelo ???

É que antes as pessoas até amassavam garrafas e latas(eram os próprios responsáveis a aconselhar!!!), para que ocupassem menos espaço e abarcar muito mais lixo reciclável.

Então agora as garrafas e latas já não têm que ser espalmadas??
Em vez de caberem 1000 garrafas espalmadas, cabem 200. O que faz com que os camiões façam 4x o trajecto a queimar gasóleo…em nome do ambiente.., vão pro c…..

Para onde vão os milhões das garrafas que as pessoas não devolvem nesse novo oráculo para idiotas?
Para causas ambientais? Limpeza de praias e rios?
O tanas..,

Não, não somos.

A Alemanha há muito que tem este sistema ou similar.

Os ''jovens'', até deixam as embalagens fora dos caixotes do lixo, para que, os sem-abrigo, as recolham e ''ganhem'' algum.

Estive na Áustria há 1 mês, e também existe este sistema.

Experimenta ir para sitios mais manhosos e assiste à chegada deles com sacões....os primeiros acredito que sacaram isso, agora será mais dificil porque a concorrência é muita e não me admiro que se matem por um saco de garrafas.
Relembro o Rock in Rio, foi o paraíso dessa malta.

E eu sou um dos que já dei por mim a não trazer refrigerantes para casa por causa disso. Ganha o ambiente e a saúde.

Não é preciso ir a sítios manhosos.

Ontem no Aldi da Aroeira, estava eu a pagar, e quando olho para fora, estava um individuo com um saco de lixo daqueles grandes prestos, cheio a meter as garrafas na máquina.

A minha ação é simples: tenho a sorte de viver a 20km de Espanha e tudo o que é lata e garrafa de plástico agora vem de lá! Ainda por cima apesar de já serem mais baratas, muitas também tem os sistema volta sem cobrar os 0€10. Depois de vazias vão para o sistema português.
Aproveita até ao dia 12 Agosto, a partir dessa data Espanha também vai começar a cobrar +0,10€.

Last edited:
Antigamente anos 80; também se tinha que pagar pelas garrafas de vinho de litro vasilhame penso qie era este o termo nas cervejas não sei se seria a mesma coisa mas acho que sim ?

Nem a imitar somos bons pah, 10 cent só...se na alemanha é 25 !!

Fraquinhos.

Quando chegarmos aos 30 cent deixamos de ser um país na cauda da europa. É confiar.

Há muito mais coisas que te passam ao lado... [:D]

A ti então é mais que óbvio , eu não preciso de Portugal para nada mas dói de ver a ignorância que só porquê têm falta de carácter ir atrás da manada , Lino não estou a falar en ti em específico mas isto de ter nacionalidade Suíça como eu que voto várias vezes ao ano em referendo faz me só [:D] no pessoal que acha que vive numa democracia plena

A Alemanha tem este sistema há 20 anos e não cobram 10 cêntimos, cobram 25.

Apareceu-me este vídeo de um sistema parecido em Montreal, Canadá, onde as maquinas são muito mais praticas. Basicamente é despejar o saco lá para dentro e a máquina separa e conta.

https://www.facebook.com/reel/1575689440770585

O espaços até têm um balcão de atendimento.
https://consignaction.ca/en/

A ser assim na Alemanha compras uma lata de cerveja de meio litro por menos de um euro em supermercado é uma grande fatia para a lata 25 centimos....:sh)

Back