[Economia] Sistema SDR Garrafas e Latas de Bebida

Sistema SDR Garrafas e Latas de Bebida

• Sim, coloco na máquina

Votos: 20 69,0%
  • Não, deito fora

Votos: 9 31,0%

• Total de eleitores
    29
Se frequentares as redes sociais, sabes bem do que eu estou a falar. Tanto que existe malta a destruir o símbolo do depósito da garrafa quando as mandam para o lixo. Não devolvem nem deixam outros o fazerem.
Não me interessa as redes sociais para nada...
O filtro ficaria logo entupido.

Eu nunca critiquei quem recicla, mas faço questão de não criticar quem não o faz.

Assim como não critico quem leva um SUV V8 para o centro de lisboa.

Só vi esse post depois, de facto.
Mas ainda assim qual é a moral para criticar quem não faz reciclagem tradicional?
Só se for alguém sem telhados de vidro...

A moral… é a moral de alguém que vivia com os pais e de um dia para o outro deixou-se de poder beber água de um furo de elevada profundidade(79m). A água ganhou cheiro e sabor nada agradável devido ao aterro que dista talvez 4 km em linha directa no máximo.

É imitar o sistema japonês, ruas mais limpas do que praticamente qualquer outro país e não precisam de taxinhas do volta nas garrafas.
É verdade que são um povo superior mas a copiar é onde as coisas são bem feitas, daqui a umas décadas talvez cheguemos lá.
Semos lideres do Volta no Sul da Europa, semos lideres isolados, os nipónicos sabem lá, 🤣

A moral… é a moral de alguém que vivia com os pais e de um dia para o outro deixou-se de poder beber água de um furo de elevada profundidade(79m). A água ganhou cheiro e sabor nada agradável devido ao aterro que dista talvez 4 km em linha directa no máximo.
Por isso coisas como informar as pessoas ajuda, em vez de ser só reportagens no meio da chuva ou nos incêndios a perguntar coisas triviais.

E talvez tenha resultado dado que os ecopontos têm sido um sucesso.

Mas taxas é sempre mais fácil.

A partir do momento em que recuperas facilmente o valor, não é taxa nenhuma.

Só o é para quem é preguiçoso! :LOL:
Tempo também é €€ para muita gente.

Aliás é para a grande parte da população que troca o seu tempo por trabalho remunerado.

Que não é nada de mais, eu concordo, faz-se e adapta-se facilmente.

Mas na prática estamos a trabalhar para a empresa de reciclagem, embora seja bem comum.

Aqui pelas conversas empola-se mais que a realidade, porque escreve-se só umas 3 frases.

Mas eu prevejo mais idas ao supermercado e consequente mais gasto por causa da medida.

Já sei que existe sempre alguém muito regrado, só que não é a maioria.

Eu passei a ir mais vezes ao Mercadona, só tinha ido 2 vezes desde que abriu há um ano.

Para finalizar, não sei sabem mas também existe coimas por não separação do lixo. 100€ acho eu.

É raro e normalmente só são chatos com lixo identificável, mas existem.

Deram o exemplo do Japão, mas lá é um saco identificado por cada casa, para cada tipo de lixo e passam coimas facilmente.

Eu tenho recuperado, não perco mais que 2 minutos nem tenho que me deslocar de propósito.

Sim eu sei, já o partilhaste, como outros partilharam que têm tido dificuldades. Eu tive várias. Tive mais dificuldades do que as vezes que correram bem.
E também não me tenho deslocado de propósito, mas tem-me mudado hábitos. Tive de ocupar um espaço de casa para guardar as garrafas, tenho de pensar se num dia à tarde vou ás compras e trazer logo de manhã, o que implica mais 1 ou 2 sacos numa manhã que já é confusa numa familia de 4.
Por isso quando metes dizes que se recupera facilmente a bold numa resposta a outra pessoa, acho que estás a generalizar da tua experiência.

Sim eu sei, já o partilhaste, como outros partilharam que têm tido dificuldades. Eu tive várias. Tive mais dificuldades do que as vezes que correram bem.
E também não me tenho deslocado de propósito, mas tem-me mudado hábitos. Tive de ocupar um espaço de casa para guardar as garrafas, tenho de pensar se num dia à tarde vou ás compras e trazer logo de manhã, o que implica mais 1 ou 2 sacos numa manhã que já é confusa numa familia de 4.
Por isso quando metes dizes que se recupera facilmente a bold numa resposta a outra pessoa, acho que estás a generalizar da tua experiência.
Pois, só falei em nome pessoal. Ainda assim, não deixa de ser recuperável, e de forma rápida.

Eu tenho recuperado, não perco mais que 2 minutos nem tenho que me deslocar de propósito.
Como noutras coisas, essas contas estão sempre mal feitas.

É que para além de nunca mais veres retorno dos €0,10 por cada garrafa comprada, não contabilizas os gastos que tens com o transporte de retorno, nem tão pouco o custo de armazenamento nem das embalagens que usas para transportar as garrafas e latas vazias.

E se a ti não te causa incómodo, há pessoas que têem a infelicidade de não ter um ponto Volta num raio de 10/20 quilómetros, o que ainda torna mais injusta a aplicação desta taxa.

WTF??

Não recebo os 0,10 € de volta porquê? Que custos com transporte? Acabei de dizer que não vou lá de propósito, é quando vou às compras. E custo de armazenamento do quê? No saco que tenho para o efeito na cozinha? :LOL: Ou no serviço de transporte na bagageira do meu carro?? É o aumento do consumo por causa do peso de meia dúzia de garrafas de plástico vazias?? Ou maior desgaste dos pneus?? :LOL:

Oh Lino eu espanta-me é estares a fazer do teu caso um exemplo geral....já tens vários reports de coisas que correm mal com este sistema.
Mas eu nem vou por aí, eles até podem melhorar um dia.
Mas para já ainda não.

E é como já disseram, nem toda a gente tem aquilo perto.....eu tenho de andar uns bons km !! mais de 10 !!
Tudo bem quando voltar para as compras, levo, e não faço deslocações propositadas. Se assim o entender. Porque o que fiz foi deixar de consumir as garrafas de agua piquenas porque de resto nem usava nada.

Agora falavas aí do porquê de estarmos na cauda da europa....eu sei que há muito tuga que reclama por tudo e por nada.
Mas já pensaste que na mesma medida, também adoramos comer e calar? Sem sentido crítico? Como tu, que ignoras as falhas e negociatas do sistema. Já pensaste se não é por enquanto povo termos essa atitude que estamos na cauda?

WTF??

Não recebo os 0,10 € de volta porquê? Que custos com transporte? Acabei de dizer que não vou lá de propósito, é quando vou às compras. E custo de armazenamento do quê? No saco que tenho para o efeito na cozinha? :LOL: Ou no serviço de transporte na bagageira do meu carro?? É o aumento do consumo por causa do peso de meia dúzia de garrafas de plástico vazias?? Ou maior desgaste dos pneus?? :LOL:
Mais uma vez, o teu tempo tem um custo que tu não contabilizas.

Perdes tempo a ir colocar as garrafinhas na maquineta, perdes tempo a separá-las e a guardá-las (ao que se soma o custo do armazenamento) e para ti não há custos nenhuns... Enfim...

Ou seja, pagas no acto do levantamento e não te pagam rigorosamente nada quando as trazes de volta. E têm de regressar imaculadas, de outra forma, dizes adeus à taxinha pré-paga.

Mas pronto, já sabemos que o teu tempo custa ZERO.

Mais uma vez, o teu tempo tem um custo que tu não contabilizas.

Perdes tempo a ir colocar as garrafinhas na maquineta, perdes tempo a separá-las e a guardá-las (ao que se soma o custo do armazenamento) e para ti não há custos nenhuns... Enfim...

Ou seja, pagas no acto do levantamento e não te pagam rigorosamente nada quando as trazes de volta. E têm de regressar imaculadas, de outra forma, dizes adeus à taxinha pré-paga.

Mas pronto, já sabemos que o teu tempo custa ZERO.
Ya, demorar 2 segundos a pôr as garrafas num saco (se fosse no lixo normal até demorava mais), e estar ali uns segundos junto à máquina, que são uns segundos que chego mais tarde a casa, isso custa os olhos da cara. Na 2.ª feira já vou ao meu banco pedir um crédito de empréstimo para "dinheiro gasto nos segundos que estou a pôr garrafas na máquina"...!!!

Olha, a mim, que para mim ainda só comprei prai umas 3 ou 4 garrafas de água de plástico e 4 latas de Desperados (não havia garrafa), para além de comprar uns sumos (tisanas, vá, para ser mais fino) para as marias cá de casa, tem corrido tão bem que há duas semanas saí para ir ás compras com 4 latas e 3 garrafas, na semana passada saí de casa com as mesmas da semana anterior + 3 garrafas e... está tudo ainda na mala do carro para ver se amanhã consigo apanhar a máquina a funcionar, que as duas maquinetas não estavam a funcionar quando entrei ou saí do supermercado.

Pareço o Lino, mas ao contrário (deve ser por eu não gostar nada do sistema) :LOL:

Ya, demorar 2 segundos a pôr as garrafas num saco (se fosse no lixo normal até demorava mais), e estar ali uns segundos junto à máquina, que são uns segundos que chego mais tarde a casa, isso custa os olhos da cara. Na 2.ª feira já vou ao meu banco pedir um crédito de empréstimo para "dinheiro gasto nos segundos que estou a pôr garrafas na máquina"...!!!
E não te esqueças de somar a taxa de resíduos sólidos que pagas na factura da água.

Podes dar as voltas e cambalhotas que quiseres, estás sempre a perder dinheiro e tempo.

Eu sei que é uma cena um pouco filosófica, mas o tempo é apenas o "bem" mais precioso que temos.
Seja rico ou pobre é igual para todos, se não damos valor ao bem mais precioso e democrático com que nascemos, está tudo dito.
Já tenho tanta garrafas/latas acumuladas, que qualquer dia tenho receio que me assaltem a casa ou quando for na rua, quando finalmente tiver tempo para ir trabalhar para a SDR.

Edd :)

Voltar
Superior