[Economia] Sistema SDR Garrafas e Latas de Bebida

Sistema SDR Garrafas e Latas de Bebida

• Sim, coloco na máquina

Votos: 23 71,9%
  • Não, deito fora

Votos: 9 28,1%

• Total de eleitores
    32
Quanto menos latas entrarem na máquina mais dinheiro fica nos bolsos deles

Esse é objetivo. As máquinas têm que avariar muito e tem de haver muita despesa de manutenção para o dinheiro sair.

Outra funcionalidade interessante é a lentidão. Quanto mais lento melhor. E as recusas, as que não passam. Tão bom. Mais 10 cents ao bolso e mais uma garrafa para os empregados do supermercado arrumarem.

O cliente fica satisfeito uma vez que protege o ambiente. 💪

A IA diz que se vendem entre 12 e 13 milhões de embalagens com Volta / dia em PT. Eu não chamaria a 5 milhões sucesso. A associação sem fins lucrativos vai mesmo ter dificuldade onde investir tanto dinheiro. Ainda vamos todos ganhar uma maquineta em casa.
É um sucesso claro e óbvio, diria mesmo um sucesso gigantesco e deve corresponder a um aumento da reciclagem considerável face ao antes do volta. Como aumento dos postes de recepção e com o passar do tempo a taxa efetiva deve continuar a aumentar.
Quanto ao dinheiro irá fazer certamente o que fazem no estrangeiro deduzo eu, isto não é novo.

A questão da malta a mexer no lixo também deverá ir diminuindo, à medida que as pessoas ganham o hábito de não colocar garrafas e latas no lixo ou pontos de reciclagem e ficarem com elas em casa para o reembolso...

Como é que tu assumes que um valor dito pela empresa de reciclagem é excelente e assumes logo que se não fosse o volta iam para o lixo comum?
Eu sempre reciclei e agora reciclo muito menos porque alimento o Volta. Ou seja desses 5 milhões as minhas embalagens não alteram o destino.

É o mesmo que teres uma estrada a custo 0 onde passam 1.000 carros. Metes uma portagem, a portagem cobra a 500 carros e tu dizes.
Serviço espectacular, uma estrada que dava 0€ agora dá 500€ por dia!! Grande sucesso desta empresa.
Quando na realidade foste roubar os números a outro sistema.
Se não assumir o valor da empresa como verdadeiro vou acreditar em quem?
E sim o valor não é apenas excelente, é mesmo fantástico.
No resto se fazias reciclagem, só tens que continuar a fazer e em vez de meteres no contentor metes as garrafas na máquina. E não fazes menos reciclagem como é óbvio, no mínimo fazes igual. Mais, se as garrafas forem metidas no volta têm uma taxa de aproveitamenbteo muito maior que na reciclagem normal por causa da contaminação.
Além disso, um dos limites à reciclagem é os contentores estarem muitas vezes cheios muito graças às garrafas que eram (e continuam a ser) metidas sem ser amassadas ocupando grande espaço nos contentores. Com o volta acabas por libertar algum espaço para permitir mais reciclagem de outros produtos.
E sim, as garrafas que iam para à reciclagem eram apenas uma parte do mercado de garrafas e uma ínfima parte das que vão com o volta não vejo onde é que estão as dúvidas quanto a isso. Por isso sendo verdade que foste roubar à reciclagem, também é verdade que acrescentaste muito mais, e este era o objetivo.
Acho que continuando a aumentar as máquinas a taxa vai continuar a aumentar.

Não está nem nunca esteve em causa o sucesso da empresa, o objetivo é reciclar mais, e repito, não vejo onde estão as dúvidas de que se está a reciclar mais, diria mesmo muito, mas mesmo muito mais.
Se calhar não é, é os 40€ por dia dos desgraçados que não aceitam emprego para ir apanhar garrafas.

Se não assumir o valor da empresa como verdadeiro vou acreditar em quem?
E sim o valor não é apenas excelente, é mesmo fantástico.
No resto se fazias reciclagem, só tens que continuar a fazer e em vez de meteres no contentor metes as garrafas na máquina. E não fazes menos reciclagem como é óbvio, no mínimo fazes igual. Mais, se as garrafas forem metidas no volta têm uma taxa de aproveitamenbteo muito maior que na reciclagem normal por causa da contaminação.
Além disso, um dos limites à reciclagem é os contentores estarem muitas vezes cheios muito graças às garrafas que eram (e continuam a ser) metidas sem ser amassadas ocupando grande espaço nos contentores. Com o volta acabas por libertar algum espaço para permitir mais reciclagem de outros produtos.
E sim, as garrafas que iam para à reciclagem eram apenas uma parte do mercado de garrafas e uma ínfima parte das que vão com o volta não vejo onde é que estão as dúvidas quanto a isso. Por isso sendo verdade que foste roubar à reciclagem, também é verdade que acrescentaste muito mais, e este era o objetivo.
Acho que continuando a aumentar as máquinas a taxa vai continuar a aumentar.

Não está nem nunca esteve em causa o sucesso da empresa, o objetivo é reciclar mais, e repito, não vejo onde estão as dúvidas de que se está a reciclar mais, diria mesmo muito, mas mesmo muito mais.
Se calhar não é, é os 40€ por dia dos desgraçados que não aceitam emprego para ir apanhar garrafas.

Eu não digo que não devas acreditar nos números da empresa. Eu acredito.
Aliás agora dizem que em 5 meses já vamos em 305 milhões de embalagens entregues.

O que eu digo é que sem mais dados não podemos dizer que os resultados sejam excelentes...

Imagina.

Reciclavas 500 mil toneladas de embalagens nos ecopontos em 2025.

Agora se reciclares 100 mil toneladas em Sistema Volta e 400 mil toneladas em ecopontos. O resultado é 0.
É essa a conta que quero ver no final do ano. Isso é que vai provar se o sistema é ou não um sucesso. Eu acredito que haverá mais reciclagem. Por isso acho que o saldo vai ser positivo.
Mas não posso assumir já que é um sucesso só porque receberam 305 milhões de embalagens. Porque se foram 290 milhões que já eram entregues nos ecopontos, então pelo esforço do sistema (e até gastos ecológicos do mesmo, energia, papel, recolhas, etc etc) o saldo pode não ser positivo.

Aliás agora dizem que em 5 meses já vamos em 305 milhões de embalagens entregues.

O que eu digo é que sem mais dados não podemos dizer que os resultados sejam excelentes...

Imagina.

Agora se reciclares 100 mil toneladas em Sistema Volta e 400 mil toneladas em ecopontos. O resultado é 0.
É essa a conta que quero ver no final do ano. Isso é que vai provar se o sistema é ou não um sucesso. Eu acredito que haverá mais reciclagem. Por isso acho que o saldo vai ser positivo.
Mas não posso assumir já que é um sucesso só porque receberam 305 milhões de embalagens. Porque se foram 290 milhões que já eram entregues nos ecopontos, então pelo esforço do sistema (e até gastos ecológicos do mesmo, energia, papel, recolhas, etc etc) o saldo pode não ser positivo.
Obviamente as contas terão que ser feitas.
E obviamente também há ainda muita coisa a fazer nesta área, sendo que nunca vi grande vontade das empresas municipais em aumentar o volume de reciclagem pelo menos em dimensão considerável, desde logo aumentando os pontos de reciclagem por exemplo ou aumentando as recolhas.
Se por exmeplo o dinheiro do volta fosse usado para isto (não faço ideia se será) era uma excelente medida.

Imagina.

Além de que as 400 mil toneladas correspondem a um valor monetário significativo que foi roubado das famílias para uma associação sem fins lucrativos de caráter mais que duvidoso.

Alguém perguntava pelos nomes dos administradores - Comissão Executiva composta por dois Administradores Executivos, Eng.o João Cordeiro e Dr. Tomás Gonçalves.

João cordeiro não estou a ver quem é, mas o Tomás é Boy do PSD.

A questão da malta a mexer no lixo também deverá ir diminuindo, à medida que as pessoas ganham o hábito de não colocar garrafas e latas no lixo ou pontos de reciclagem e ficarem com elas em casa para o reembolso...
Perdão?

Mas agora a ideia é não usar ecopontos?

É um sucesso claro e óbvio, diria mesmo um sucesso gigantesco e deve corresponder a um aumento da reciclagem considerável face ao antes do volta. Como aumento dos postes de recepção e com o passar do tempo a taxa efetiva deve continuar a aumentar.
Quanto ao dinheiro irá fazer certamente o que fazem no estrangeiro deduzo eu, isto não é novo.
Achismo, é o que tu estás a fazer. Começas com sucesso claro e óbvio, para 3 palavras depois escreveres a palavra deve.

Acreditando nos valores apresentados pela IA, e indo pelo mais baixo (12 milhões de embalagens / dia), estamos a falar de +/- 42% de embalagens deste tipo, com objetivo europeu de 90% em 2029 (daqui a dois anos e pouco) e este valor é um sucesso claro, óbvio e gigantesco?? Pronto, está bem.

Não tou a perceber onde querem chegar.
Não interessa se uso garaffões de 5 litros ou 33cl, uso o que bem me apetecer e meto no ecoponto amarelo....
Não tenho nada a ver com os otários que lá vão vasculhar, certo?

Alguém perguntava pelos nomes dos administradores - Comissão Executiva composta por dois Administradores Executivos, Eng.o João Cordeiro e Dr. Tomás Gonçalves.

João cordeiro não estou a ver quem é, mas o Tomás é Boy do PSD.

O PCA é ex secretário de estado do PSD. Também

Mas nem vale e pena perder tempo com isso.

Todos os membros do concelho de admin tem alguma coisa a ver com PSD.

Estamos em portugal.🤷

Vantagens desse modelo: mudam os governos, os tachos ficam.

Muito bem planeado.🧠

Não tou a perceber onde querem chegar.
Não interessa se uso garaffões de 5 litros ou 33cl, uso o que bem me apetecer e meto no ecoponto amarelo....
Não tenho nada a ver com os otários que lá vão vasculhar, certo?
Claro que não. Mas se as pessoas, em vez de colocarem as garrafas nos ecopontos, as deixarem no Volta, vão existir menos garrafas rentáveis nos ecopontos.

Claro que não. Mas se as pessoas, em vez de colocarem as garrafas nos ecopontos, as deixarem no Volta, vão existir menos garrafas rentáveis nos ecopontos.
Ah ok, sim isso sem dúvida.

Eu tava era aqui a manjicar se vocês estariam a sugerir que deviamos usar menos os ecopontos por causa dos janados :D

Se reciclares no sistema Volta, os ecopontos ficam sem garrafas e latas, e então vai haver menos malta a revirar os mesmos.
Acho que é espectável.
O problema é que diria que a malta que se está a marimbar para o Volta é na sua maioria a mesma malta que nunca reciclou.

Portanto há maior probabilidade de teres garrafa Volta no lixo comum que no ecoponto amarealo.

E os sem abrigo (ou até pessoas "normais" desesperadas...) sabem isso. Daí andarem a revolver os contentores do lixo comum...

E isso é ainda mais nojento que ver ecopontos revirados. O Moedas bem que anda a reclamar disto, e percebo o lado dele.

• Gosto
Reações: now
deviam acabar com o ecoponto amarelo
o Volta "comia tudo" e simplesmente devolvia o € das embalagens compatíveis!
provavelmente aumentava a reciclagem, recursos centralizados e reduzia despesa, etc

Não se preocupem muito com os lucros. Provavelmente vai dar prejuízo nos primeiros anos ou andar nos zeros ( situação ideal). Estamos na tuga pá 🤷 até porque a maquinaria vai-se fder toda e vais ser um caos do crl. Tudo a mamar na teta.

Isto no fim do ano a tal associação vai apresentar contas e vão poder ver a parte chorruda das remunerações dos administradores. Isso para terem uma ideia da motivação dos mesmos.

E valerá ver quem lá está e respectivos tachos diversos, onde andou na escola de que família é e quem são os amigos.

Ver ter também os penduras FSEs a mamar o cash todo. Tudo empresas de bem, algumas estrangeiras até que depois contratam burguesia tuga.

Claro que nos vão brindar com iniciativas de solidariedade, vão apoiar o Natal dos hospitais, e algumas casas que acolhem órfãos e com uns tostões só para o filme. Essas mrds não se inventam ☝️ já estão inventadas.

O cacau das garrafas não entregues vai-se evaporar quase todo de forma legal e transparente nos FSEs. Se for preciso vao pedir subsídios.
Semos lideres, o Volta é nosso, :devilish:

Ainda hoje vi uma senhora junto a um ecoponto amarelo. Tinha a sua bicicleta cheia de sacos com garrafas de plástico.

Mas não estava simplesmente a atirar tudo para fora, pois tudo à volta do ecoponto estava limpo.

Voltar
Superior