[Economia] Sistema SDR Garrafas e Latas de Bebida

Sistema SDR Garrafas e Latas de Bebida

• Sim, coloco na máquina

Votos: 23 71,9%
  • Não, deito fora

Votos: 9 28,1%

• Total de eleitores
    32
Achismo, é o que tu estás a fazer. Começas com sucesso claro e óbvio, para 3 palavras depois escreveres a palavra deve.

Acreditando nos valores apresentados pela IA, e indo pelo mais baixo (12 milhões de embalagens / dia), estamos a falar de +/- 42% de embalagens deste tipo, com objetivo europeu de 90% em 2029 (daqui a dois anos e pouco) e este valor é um sucesso claro, óbvio e gigantesco?? Pronto, está bem.
Sim é um sucesso, o programa começou há 2 meses sendo que alguns locais só agora começam a ter máquinas e a reciclagem já vai em 42%, com garrafas limpas e impecáveis para ser recicladas. Sendo a realidade esta não vejo onde estão as dúvidas do sucesso.
Não sei se vai chegar aos 90%, mas não tenho qualquer dúvida que a reciclagem das garrafas cresceu em valores gigantes.
Obviamente é importante que os pontos de reciclagem normal se mantenham ativos e até cresçam, e que o espaço deixado pelas garrafas seja ocupado por outro lixo reciclavel.

PQP, que greenwashing, isto roça o hilariante, descobriram a reciclagem os nativos, :ROFLMAO:

Sim porque antes disso não havia ecopontos.🤷

Vais ver. Vão ser paletes de garrafas recicladas com gráficos todos pipis e grande sucesso. Aí o porta-voz da distrital de Braga já o referiu várias vezes ☝️ great sucsess!

Tratamento de resíduos em Portugal é dos negócios mais rentáveis e adaptados a esquemas. E com esta layer adicional de rendimentos de confisco legalizado: mais ainda.
Barreiras à entradas típicas de terceiro mundo. Só entra quem está no esquema. Ponto final.

Como está fora de âmbito da lei da contratação pública melhor ainda. Os FSE para os amigos.

Por falar nisso, o governo PSD aprovou um diploma esta semana para abrir a perna da contratação pública.

A consulta prévia de empreitadas sobe de 150000€ para 1 milhão. Significa que convidas os teus 3 primos e adjudica a um deles sem complicações de maior.

Ajusto direto passa a de 30000 para.150000€ ( primos e amigos são bem vindos👍😭)
Motivos " flexibilização e agilização "

Mas o melhor são os contratos de serviços ( aqueles o de os militantes dos partidos metem os filhos e sobrinhos) de 20000 para 75000€

Agilizar os fluxo de cacau💪

Enquanto isso, nas televisões fala-se do combustível, do tempo, do Zé lenços, do Belzebu e da pqp.

A concluir : máximo histórico de quê? funcionários públicos este mês.🍆👌

Este PSD não é sério. E olha que eu votei PSD.

Última edição:
Sim porque antes disso não havia ecopontos.🤷

Vais ver. Vão ser paletes de garrafas recicladas com gráficos todos pipis e grande sucesso. Aí o porta-voz da distrital de Braga já o referiu várias vezes ☝️ great sucsess!

Tratamento de resíduos em Portugal é dos negócios mais rentáveis e adaptados a esquemas. E com esta layer adicional de rendimentos de confisco legalizado: mais ainda.
Barreiras à entradas típicas de terceiro mundo. Só entra quem está no esquema. Ponto final.

Como está fora de âmbito da lei da contratação pública melhor ainda. Os FSE para os amigos.

Por falar nisso, o governo PSD aprovou um diploma esta semana para abrir a perna da contratação pública.

A consulta prévia de empreitadas sobe de 150000€ para 1 milhão. Significa que convidas os teus 3 primos e adjudica a um deles sem complicações de maior.

Ajusto direto passa a de 30000 para.150000€ ( primos e amigos são bem vindos👍😭)
Motivos " flexibilização e agilização "

Mas o melhor são os contratos de serviços ( aqueles o de os militantes dos partidos metem os filhos e sobrinhos) de 20000 para 75000€

Agilizar os fluxo de cacau💪

Enquanto isso, nas televisões fala-se do combustível, do tempo, do Zé lenços, do Belzebu e da pqp.

A concluir : máximo histórico de quê? funcionários públicos este mês.🍆👌

Este PSD não é sério. E olha que eu votei PSD.
Grande novidade, eles sempre foram "jobs for the boys", mais do que os outros partidos.

deviam acabar com o ecoponto amarelo
o Volta "comia tudo" e simplesmente devolvia o € das embalagens compatíveis!
provavelmente aumentava a reciclagem, recursos centralizados e reduzia despesa, etc
Desde que botes 1 maquineta volta em cada sítio onde actualmente está um ecoponto amarelo...por mim...

Obviamente não é viável.

Desde que botes 1 maquineta volta em cada sítio onde actualmente está um ecoponto amarelo...por mim...

Obviamente não é viável.
Hoje em dia até é melhor.
Qualquer mercadito tem maquineta da volta....

O pior é que cada vez mais, pelo menos nas grandes superfícies, a zona das maquias é um fedor a sem abrigos e a alcool velho que não se pode!

Hoje em dia até é melhor.
Qualquer mercadito tem maquineta da volta....

O pior é que cada vez mais, pelo menos nas grandes superfícies, a zona das maquias é um fedor a sem abrigos e a alcool velho que não se pode!
Sim e se o mercadito tiver fechado, não dá pa ir à voltinha.

É o que dá tentar inventar a roda.

A MENOS QUE, ao acabar com ecopontos, descessem a taxa que pagamos na factura da água....ao menos era "lógico".

O @LinoMarques responde a isso, como membro recentíssimo do clube ambiental, paga para reciclar, os alemães ficam atônitos com esta espelunca ambiental, :ROFLMAO:

A questão é para mim até nem tem tanto a ver com ambiente. O que me faz mais comichão é o modelo.

A postura do estado perante esse compromisso assumido (parente Bruxelas, diga-se) foi livrar-se responsabilidade e juntar o útil ao agradável.

O modelo associativo é funcional (certamente) mas é também o paraíso dos tachos e esquemas. Ninguém é dono. As assembleias gerais só aprovam contas. Ninguem sabe os detalhes da operação e os associados não querem saber.

Por exemplo a associação entregar a reciclagem à empresa da prima do administrador: ninguém vai contestar. Mas também ninguém quer saber. Os associados são são partes interessadas.

Porquê? Porque não recebem dividendos (porra!). O negócio não é deles!

As partes interessadas são os que lá estão (tachos) e as teias em volta deles que, conforme se pode verificar -na internet- têm ligação ao partido.

Eu entendo que se deva entregar reciclagem a entidades privadas mas exijo transparência e liberdade de acesso a esta e qualquer outra actividade.

Por isso é que uso o termo de barreira à entrada.

E não há Volta para os lacticínios, as garrafas de óleo e azeite? E detergentes, amaciadores e tudo o use garrafas de plástico, porquê?

Pois pois ...

tema anda quente.. vamos la ver no que isto vai dar...

Última edição:
E não há Volta para os lacticínios, as garrafas de óleo e azeite? E detergentes, amaciadores e tudo o use garrafas de plástico, porquê?

Pois pois ...
Tenho ideia que tetrapack é complicado de reciclar/recuperar.

Detergente/amaciadores possivelmente tem o problema da enorme variedade de embalagens.

Por outro lado latas de 33cl é padrão e garrafas de 1l, 1,5l, 2l etc. é "relativamente padrão". A Coca Cola por exemplo é um bocado diferente, mas como a forma final é espalmado está ok.

Devemos ser críticos das coisas, mas com e pés e cabeça. Dizer mal de tudo só pq sim não me parece fazer muito sentido.

E olha, até dei like ali ao colega Edu209 sobre esta questão dos tachos e afins. Mas são duas questões distintas.

Voltar
Superior