BrunoD
New member
Nem é bem assim. Trata-se de um pormenor muito útil para lugares com épocas de inverno rigoroso: tens acesso ao porta malas sem comprometer habitáculo aquecido e, quando preciso, tens a versatilidade semelhante ao de um carrinha.
Eu digo isto com conhecimento de causa pois tenho um Superb em casa.
Assim não é carne nem peixe, pois não isola o habitáculo da mala (som, odores, temperatura) como um sedan puro e tem de ter uma chapeleira igual a um hatchback. Com isto também se perde uma possível e útil escova traseira.
Depois disto acrescenta complexidade e peso. O sistema obriga a existência de motores para trancar e destrancar a tampa e soft-close que funcionam em todas as aberturas da tampa simples.
A altura e comprimento da tampa apenas tornam os primeiros 20cm de mala realmente utilizáveis no dia a dia, o resto só com malabarismo à mistura. Depois ainda rouba algum espaço de carga (lateral) que podia ser corrido.
Depois, quando queres abrir a mala na totalidade tens de estar sempre a carregar no botão para ativar, esperar 2/3 segundos (enquanto os motores trancam a tampa simples) para depois sim, abrir a mala no botão ao lado...
Para mim nascia logo como hatchback, sem espinhas. [