Só 145km?

GyGu

New member
Boas!

Faz uns 4 meses que tenho o meu carro o Ibiza 6l Sport 1.4 16V e só no sábado passado é que me deu na cabeça de ver supostamente quanto é que aquilo dava, ora numa recta a caminho de Viseu lá fiz o "teste" então ou lá foi nabisse minha ou recta era curta (não me parecia) e o carro ficou ali nos 145Kms.
Comprei-o com 75 mil.
Será que o motor veio meio adormecido e precisa de uns esticanços ou há algum corte?

Porra... Náo é que seja importante andar mais que isso... Mas até o Saxo 1.5D dá mais que isso e sem precisar de uma grande recta (desde que já esteja quentinho [:D] ).

Exacto, quando apanhou a recta já estava algo no ponto/quente digo eu pois, andou cerca de 35km antes de entrar na tal recta.

Boas!

Faz uns 4 meses que tenho o meu carro o Ibiza 6l Sport 1.4 16V e só no sábado passado é que me deu na cabeça de ver supostamente quanto é que aquilo dava, ora numa recta a caminho de Viseu lá fiz o "teste" então ou lá foi nabisse minha ou recta era curta (não me parecia) e o carro ficou ali nos 145Kms.
Comprei-o com 75 mil.
Será que o motor veio meio adormecido e precisa de uns esticanços ou há algum corte?

Essa teoria dos motores adormecidos e a precisar de esticanços acho muito estranho. Há muitos anos atrás a minha mulher tinha um cliozito 1.1, comprado novo, que era só usado por ela em circuito urbano. O desgraçado do carro nunca devia ter dado 80 durante os primeiros 3-4 anos de vida. Um dia precisei dele, porque o meu estava na oficina, e como apanhei um trajeto de auto estrada resolvi ver quanto aquilo dava. O bichito marcou 170, ou seja, devia ir a 160. Por isso acho que essa história dos carros ficarem atrofiados por só andarem devagar é um mito urbano.

Essa teoria dos motores adormecidos e a precisar de esticanços acho muito estranho. Há muitos anos atrás a minha mulher tinha um cliozito 1.1, comprado novo, que era só usado por ela em circuito urbano. O desgraçado do carro nunca devia ter dado 80 durante os primeiros 3-4 anos de vida. Um dia precisei dele, porque o meu estava na oficina, e como apanhei um trajeto de auto estrada resolvi ver quanto aquilo dava. O bichito marcou 170, ou seja, devia ir a 160. Por isso acho que essa história dos carros ficarem atrofiados por só andarem devagar é um mito urbano.

Pois normal falam em acumulação de algo que não bem o que é (o dito carvão) o que impede os carros de desenvolverem na sua plenitude. Realmente é um bom tema de conversa saber se isso é mito ou mesmo verdade.

Esticaste bem as mudanças? 160 devia dar pelo menos só em 4ª [;)]

Pode ser uma das hipóteses já que o carro em baixas rotações não é o melhor dos melhores, já em altas é outra conversa.

isso de motores adormecidos na tua situação è mito há ai uma diferença muito grande das reais capacidades de esse carro, 100% de certeza tens um problema esse carro deveria chegar aos 180 e sem problemas, vê as coisas mais simples como o filtro de ar, ele faz-te consumos normais? se tens um motor carbonizado è muito muito mal sinal com tão muito poucos klm. já vis-te se tens óleo?

Última edição:
Qual a mudança que utilizaste para atingir a velocidade máxima? Em muitos carros a velocidade máxima é atingida na penúltima mudança 4ª ou 5ª conforme a caixa seja de 5 ou 6 velocidades.

Sim supostamente 180 sem problemas porque sei de casos que já chegaram aos 210/220 embora com ajuda da descida segundo o condutor. Em termos de consumos ele anda nos 5.3 mas depende do percurso, porque de minha casa ao trabalho são 5kms o carro mal aquece e o consumo é bem maior.
Mas realmente ainda nem me lembrei de ver o filtro do ar, ver disso então.

Qual a mudança que utilizaste para atingir a velocidade máxima? Em muitos carros a velocidade máxima é atingida na penúltima mudança 4ª ou 5ª conforme a caixa seja de 5 ou 6 velocidades.

Pois foi a quinta a última mudança. Talvez não o deixasse esticar bem no inicio e não desse tempo de subir muito as rotações isto porque oiço dizer que ao passar as 4000rpm o oleo desaparece rápido.

Pois foi a quinta a última mudança. Talvez não o deixasse esticar bem no inicio e não desse tempo de subir muito as rotações isto porque oiço dizer que ao passar as 4000rpm o oleo desaparece rápido.

Não acredites em tudo o que ouves! O que costuma desaparecer mesmo rápido é gasolina e isso é normal. Já o óleo não... ou será que era um motor a 2tempos?!

O filtro de ar por si só não cortaria tão drasticamente a performance em alta velocidade a não ser que estivesse efetivamente colmatado mas isso seria percetível também em baixas. Já agora a reta que falas podes dizer onde é ?

A recta é bastante grande depois de Nelas se não estou em erro, sei que de um lado tem uma grande vinha penso que Casa de Santar e de um outro lado há depois umas bombas de gasolina já fechadas se não me engano.

A recta é bastante grande depois de Nelas se não estou em erro, sei que de um lado tem uma grande vinha penso que Casa de Santar e de um outro lado há depois umas bombas de gasolina já fechadas se não me engano.

Mas isso é numa nacional.
Mete-te na A25 e puxa isso...talvez não tenhas espaço nessa reta para dar a velocidade máxima do carro e nem é recomendável fazê-lo aí só mesmo em AE.

Mas mesmo assim é uma grande recta podem ver aqui na imagem a baixo (está a amarelo)

Ewnit2e.jpg

mete-te em uma autoestrada e vê isso e não te esqueças tem um pouco de amor a vida se prudente, andares assim acelerar em uma nacional estas a pedir [;)]

Amigo paulo3ooo eu no anterior carro que tive, tinha uns 8 anos na minha mão nunca o tinha experimentado ao limite a ver quando dava aquilo e nesses 8 anos foi só uma única vez, nessa mesma recta deu 160kms Opel Corsa Sport 90Cv de 1994. ( e acredito que dava mais eu é que já não sentia segurança)

Voltar
Superior