SONDA LAMBDA - Alguém já a trocou?

Bem, o que me leva a vir aqui é que já a algum tempo que ando a ver, e em alguns "sitios", indicam que deve verificar o estado da Sonda Lambda, visto que as capacidades desta vão-se deteriorando.

A minha dúvida é se já alguém a trocou, com que quilometragem e valores respectivos que ficou. Já agora o carro em causa, se puder ser.

Abraços

A sonda lambda ou está boa ou avariada. Um dos sintomas que a dita está “mal” (poderá não ser dela) é os valores de CO estarem fora de especificação. Nesta altura a solução é a troca. (nada de sucateiros, ai é como se jogasse no totoloto)
Verificar o estado dela é apenas medir o CO, se estão bem então a sonda está bem.
O meu conselho, se é que vale alguma coisa... é não se preocupar com ela. Preocupe-se quando lhe der trabalho na realidade.

Caro Hugo Pereira
Não fosse a explicação que deu sobre a gestão electrónica de uma ignição e eu diria que não percebe rigorosamente nada de nada, depois de ter lido anteriormente uma frase sua onde... passo a transcrever:
“Sonda Lambda ou mais conhecida por MAF”
Desde quando a sonda lambda é conhecida por MAF?

Sobre esta frase: “O sistema é o mesmo, as sondas funcionam em conjunto. E sim, sei bem do que falo. A explicação foi para aprenderem um bocadinho.”

Será que o sistema é o mesmo ou são peças diferentes que trabalham ambas para o mesmo sistema?

Será que sabe? Independentemente de poder fazer projectos não interessa de quê para o caso, vou ficar sempre com a pulga atrás da orelha sobre se sabe ou não do que fala, ou se foi algo que na altura o tenha baralhado.

Sobre o aprenderem um bocadinho... Desculpe o meu atrevimento, mas coitados dos que alguma vez tenham de aprender algo consigo...

vw polo 1.2 Highline de 2002!mudou aos 15000 km!aumentava os consumos e aparecia sinal no controle de Bordo!a troca não envolveu custos, apenas a chatisse de ter de deixar o carro na oficina da marca!

quando o gti estava para sair da oficina depois de ser colocadas correias,junta e afins,começa o relanti a ir abaixo,desmontou-se tudo e era a sonda lambda.

nem sabia o que era isso,será que todos os carros têm,por ex um g40 ou um civic vti?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sonda_lambda

Nem todos os carros tem. Os carros com injecção a gasolina e com catalizador tem um computador (centralina) que comanda a injecção e a ignição (entre outras coisas), para tal precisam de ter sondas (entre elas a sonda lambda) que efectuem medições, de modo poderem efectuar os calculos necessários e portanto para ter valores correctos a serem enviados para os diversos actuadores. A sonda lambda mede a riqueza em oxigenio dos gases de escape. A necessidade de cumprir com os acordos sobre emissão de poluentes, vai daí o aparecimento das centralinas ODB I , ODB II, EODB . O link do wikipedia dá uma explicação muito clara e concisa.

os VTI's têm 2 sondas que custam a módica quantia de 125€ cada...[8b]
e que só há na marca!

foi estranho foi isso ter acontecido precisamente quando o veículo saiu da oficina...:sh)

já agora de que:confused: marca é ajunta?

os VTI's têm 2 sondas que custam a módica quantia de 125€ cada...[8b]
e que só há na marca!

foi estranho foi isso ter acontecido precisamente quando o veículo saiu da oficina...:sh)

já agora de que:confused: marca é ajunta?
ainda não sei,o gajo da electrónica diz que nos gtis e cups esta sonda tem a vida útil de 50/60 mil km em média,diz que surpreende-o que com 100mil km ainda seja a de origem!

quanto é a do meu?ainda não paguei.

enganei-te Carlos, os VTI's só têm uma sonda, no meu I-VT é que tenho 2!

e tem 2 porque apenas 1 não conseguia fazer o trabalho todo![;)]

Tem 2 sondas, uma antes do catalizador e uma depois.
A primeira analisa a quantidade de O2 na mistura saida do motor e a segunda o nivel de CO á saida do catalizador.

Tem 2 sondas, uma antes do catalizador e uma depois.
A primeira analisa a quantidade de O2 na mistura saida do motor e a segunda o nivel de CO á saida do catalizador

nope[;)]

no meu foi mesmo necessário meter duas antes do catalisador, porque como já afirmei elas em 1989 não eram muito evoluidas...

os VTI's de 93 até 95 têm apenas uma e antes do catalisador, penso que só a partir da versão VTI de 95/96 é que têm duas, uma antes e uma depois do catalisador![;)]

nope[;)]

no meu foi mesmo necessário meter duas antes do catalisador, porque como já afirmei elas em 1989 não eram muito evoluidas...

os VTI's de 93 até 95 têm apenas uma e antes do catalisador, penso que só a partir da versão VTI de 95/96 é que têm duas, uma antes e uma depois do catalisador![;)]
não deviam ter auto aquecimento,deviam aquecer só quando o escape aquecia,não?

não deviam ter auto aquecimento,deviam aquecer só quando o escape aquecia,não?

penso que não tinham capacidade para fazer a análise dos gases de uma forma rápida como as actuais![;)]
mas sinceramente não tenho a certeza pode também ser pela razão que disses-te!

Voltar
Superior