Sportscars/Protótipos/Endurance

A Peugeot está nesta semana no Estoril a fazer testes privados com 908, especula-se com uma versao hibrida e a testar pneus Michelin com pista molhada.

ILMC: Peugeot testou híbrido no Estoril
Data: 15/10/2011 08:00

Alexander Wurz, Nicolas Minassian e Stephane Sarrazin estiveram esta semana no Circuito do Estoril a testar o Peugeot 908 Diesel e a versãoo híbrida do mesmo protótipo que tem sido desenvolvida de uma forma muito discreta.

"Nós estivemos a testar alguns desenvolvimentos a curto e longo termo nos carros que vamos usar na corrida final na China e no próximo ano. É o normal processo de desenvolvimento ao longo da temporada da nossa equipa, principalmente antes de um corrida", disse fonte da Peugeot Sport ao SportMotores.com.

22596.jpg

Entre várias outras coisas, a Peugeot experimentou um LMP1 a Diesel que já preparado para obedecer às novas regras impostas pela organização de Le Mans, no que toca à capacidade do depósito de combustível e aos novos restritores que têm dimensões mais pequenas para o ano nos motores a diesel.

A Peugeot também esteve a testar entre nós o 908 Hybrid4 que utiliza um sistema baseado no princípio da recuperação da energia cinética da viatura durante as fases de travagem e da sua restituição nas fases de aceleração. A energia assim disponibilizada permite uma melhoria significativa do rendimento do grupo moto propulsor.

Após a apresentação do 908 HYbrid4, com a sua carroçaria branca, como novidade mundial no Salão de Genève, em Fevereiro, a Peugeot Sport pensava participar numa prova até final da temporada de resistência de 2011 com este LMP1. Contudo, a mesma fonte da marca que o piloto luso Pedro Lamy representou confirmou-nos que "este carro não irá à última corrida em Zhuhai."

Os pilotos da marca francesa tiveram ainda a possibilidade de testar a capacidade de resposta dos pneus a condições atmosféricas adversas. Para tal, os técnicos da Michelin, presentes no Circuito do Estoril desde o princípio da semana "encharcaram" a pista sujeitando máquinas e homens a testes limite em piso molhado, em condições de aderência aparentemente iguais.

Sportmotores.com

Agora que isto estava a ficar mais animado, a Peugeot vai-se embora:

Peugeot suspende programa para Le Mans

Numa péssima notícia para os adeptos das 24 Horas de Le Mans, a Peugeot anunciou hoje a suspensão com efeitos imediatos do seu programa desportivo de velocidade, com a marca gaulesa a justificar esta sua decisão pela conjuntura bastante difícil vivida na Europa.

f3088687.jpeg

A marca gaulesa anunciou hoje o final do seu envolvimento nas competições de resistência, invocando razões económicas. A marca de Sochaux preferiu concentrar os seus esforços a cem por cento nas vendas automóveis em 2012, tendo preferido concentrar recursos no lançamento de novos produtos para 2012.

A equipa havia ganho a primeira temporada do Intercontinental Le Mans Cup (ILMC) no ano passado, prevendo-se para este ano um grande duelo com a Audi e também com a Toyota no novo Mundial de Endurance e, sobretudo, nas 24 Horas de Le Mans.

Contudo, a severa crise financeira à escala global e a quebra nas vendas automóveis 'atiraram' a Peugeot para fora das competições de resistência.

Ler mais: Peugeot suspende programa para Le Mans - Autosport.pt
Peugeot suspende programa para Le Mans - Autosport.pt

Acaba por ser uma saída pela porta pequena. A única vitória em Le Mans acaba por saber a pouco face ao investimento da Peugeot. Esperemos que a Toyota atinja rapidamente um nível interessante de competividade para os Audi não andarem a correr sozinhos até chegar a Porsche.

Se Audi vs Peugeot já sabia a pouco, então Audi vs Audi... A Toyota com certeza não terá ainda andamento para lutar com eles. Mas surpreende-me o retorno da Toyota neste contexto a que o Japão também não está completamente imune. Quanto ao investimento da Peugeot, é assim mesmo... há quem invista e não chegue a ganhar uma única vez. Fica a curiosidade de saber como seria o novo Peugeot.

Esta doi, ainda que aquando da saída da Peugeot Portugal dos Rallies eu não auspiciasse nada de bom não esperava a desistência da Team Peugeot Total, se ainda fosse uma estrutura novata que estivesse a dar os primeiros passos ainda se percebia agora uma equipa experiente e competitiva manda-se assim para o lixo com o argumento que isto está mau? Para isso acabem com todo o desporto automóvel então! Porque quer dizer está mau está mau mas os modelos novos não param de nascer... :sh)

670x377image.jpg

Pode ser que a Peugeot use o dinheiro para fazer uns carritos mais bonitos, porque desde os 206 que eles me parecem todos iguais [:vm)]

Tenho pena é do Lamy, mas ele sendo um dos melhores pilotos em endurance facilmente arranjará um bom lugar numa equipa de topo. Ai se fosse alemão ou francês Lamy...

A FIA para mim deveria olhar para o futuro da modalidade e deveria impedir os protótipos de competir, qual a lógica desta classe??? esbanjar cerca de 70 milões de euros para correr com um carro destes?
È certo que exprimentam novas tecnologias e novas inovações técnicas mas as marcas tambem o podem fazer em carros derivados de série.Para mim estes protótipos são uma autentica aberração ainda mais com o clima de crise que se vai vendo sentido por todo o lado...
Carros derivados de série onde quase os podessemos ver quase todos os dias nas nossas estradas é que era... aliás um pouco como era nos anos 60, onde se podia comprar um Porsche num stand e correr com ele numa prova, claro que os tempos são outros, mas não seria nada impossível de se realizar e de certeza haveria o dobro ou triplo de marcas envolvidas a nível oficial.
Com esta realidade não irá ser só a Peugeot a dizer o adeus aos protótipos num futuro próximo quanto a mim.

A FIA para mim deveria olhar para o futuro da modalidade e deveria impedir os protótipos de competir, qual a lógica desta classe??? esbanjar cerca de 70 milões de euros para correr com um carro destes?
È certo que exprimentam novas tecnologias e novas inovações técnicas mas as marcas tambem o podem fazer em carros derivados de série.Para mim estes protótipos são uma autentica aberração ainda mais com o clima de crise que se vai vendo sentido por todo o lado...
Carros derivados de série onde quase os podessemos ver quase todos os dias nas nossas estradas é que era... aliás um pouco como era nos anos 60, onde se podia comprar um Porsche num stand e correr com ele numa prova, claro que os tempos são outros, mas não seria nada impossível de se realizar e de certeza haveria o dobro ou triplo de marcas envolvidas a nível oficial.
Com esta realidade não irá ser só a Peugeot a dizer o adeus aos protótipos num futuro próximo quanto a mim.

Desse ponto de vista a F1 também não deveria existir...

Aberração foi o que tu escreveste.
Em clima de crise? Se as marcas não gastarem o dinheiro no desporto automóvel achas que o vão gastar a comprar comida para pessoas? Vê se percebes de uma vez por todas que o que está em causa no desporto motorizado de mais alto nível não é quem faz o melhor produto para o consumidor mas sim a imagem vencedora da marca.
A culpa de não haver mais marcas prende-se com a mesmas, achas que é fácil haver 8 marcas a competir a investirem milhões para no final apenas uma ganhar e as outras ficarem vistas com perdedoras? A ter que derreter milhões criam um trófeu da marca que é da maneira que ganha sempre a mesma marca.
Porque achas que a Audi ascendeu tão rapidamente a uma imagem de tecnologia e qualidade? Grupo B, Le-Mans e DTM.

Apesar de os motores usados em competição não se assemelharem em mesmo nada aos de estrada essa imagem de vencedores e de "know-how" é plantada no subconsciente das pessoas, e como essa imagem está presente no subconsciente coletivo eles reservam-se ao direito de te cobrar um valor mais elevado. Valor esse que depois vai ser usado para investir nestas competições e campanhas para promover a imagem da marca. Aquele folclore todo é pago pelas pessoas que compram carros da marca. Mas com mais ou menos dinheiro todas as marcas têm projetos motorsport.

Última edição:
Voltar
Superior