Sr. Doutor

Então porque é que em multinacionais alemãs a trabalhar em Portugal ninguém usa os títulos com ninguém? :confused:

Realmente... Na multinacional onde estive era tudo corrido a 1º nome e pronto. Salvo erro, o chefe do tasco era tratado por herr não-sei-quantos.

De facto também não sei que empresas alemãs são essas e já trabalhei com algumas. E então engenheiros alemães trabalho com nnn... são todos corridos ao 1º nome ou a um apelido.

Então porque é que em multinacionais alemãs a trabalhar em Portugal ninguém usa os títulos com ninguém? :confused:

Da mesma maneira que aqui no UK um médico é Dr., da mesma forma que se vez em quando se lembram de me chamar Dr., Doctor, Doc, etc[:p] ou então mate, dude[:)] e por aí fora.

5791.gif
mas às vezes trato-o por Sôtor.

Quem pouco viajou sobretudo em ambiente empresarial ou de negócios pode por vezes pensar que nós os portugueses somos provincianos e antiquados nessa história dos títulos.

Nada de mais errado.

Existem países altamente desenvolvidos em que se usam os títulos como aqui. Por exemplo na Alemanha os engenheiros assinam como engenheiros e os doutores idem. e diz-se atéDr. tal tal a tipos licenciados.

É apenas uma questão cultural que não é exclusivamente nossa e que existe em todo o mundo.

Na Alemanha nao sei, mas na UK, Dr. é aquele ligado ao ramo da medicina apenas. Aqui ninguem liga aos titulos, dao mais importancia a qualidade de trabalho do que titulos.
Deixem-me dar-vos o exemplo da minha empresa, onde o CEO é dos homens mais ricos da UK, com licenciatura e mestrado em Oxford e sabem como ele assina os emails? Por Michael apenas. Quando o vemos no elevador, trato pelo primeiro nome. Aqui tem pessoas com licenciaturas, doutoramentos e mestrados em varias areas, mas desde o trader/broker, ao CEO, ao da limpeza, todos tratam-se por tu ou primeiro nome.

Tratar alguem por tu, nao indicia falta de respeito, ao contrario do que alguns pensam. Nesse aspecto, com muita pena minha, reflecte o atraso da mentalidade em Portugal. Devido ao meu trabalho lido com varios paises Europeus e nunca nenhum tratou-me ou eu chamei de Dr. com excepcao de Portugal.

Lembro-me que fui a uma reuniao a um banco bem conhecido, em Lisboa, e durante a reuniao, eles tratavam-se por dr. e dirigiam-se a nos por drs. tambem. No fim da reuniao, um colega Ingles diz para um dos Portugueses: "De onde eu venho, Dr é o medico, essa formalidade para que"?

Parece que em Portugal as pessoas usam este termos para se sentirem superiores aos outros.

Parece-me que tens muito pouca experiência a este nível... isso que falas é gestão à antiga Portuguesa [;)]

O líder que se faz valer da sua posição hierárquica ou do seu título académico para ter respeito das suas "tropas" é um chefe (nota a diferença entre termos) a caminho do insucesso e da desmotivação das sua equipa.

Que competências, é que um líder precisa para ser respeitado pelos trabalhadores, de maneira a que não haja abusos?
Tipo como é que um líder é líder, no dia a dia na empresa?

Que competências, é que um líder precisa para ser respeitado pelos trabalhadores, de maneira a que não haja abusos?

Liderança é um assunto bastante discutido nos últimos tempos e cada evangelizador tem a sua abordagem.

Isso aqui em portugal tem que ser mesmo assim, eu no trabalho obrigo toda a gente a tratarem-me por "Broxelentissimo" Senhor Professor. Dr. Engenheiro.
[:)][:)]

É a mania dos títulos que temos aqui em portugal...

Last edited:
Os títulos e as modas são mais antigos que todos nós.

Para os nossos avós, Dr. era qualquer jovem com um curso universitário. Era alguém douto. No entanto o contexto mudou, isto é, se faria sentido nos anos 20 ou 30 reconhecer um licenciado, pois eram a clara minoria, actualmente até os encontramos nas caixas do Continente.

Também o título de Professor, independentemente do grau académico que leccionava, conferia um certo respeito social. Actualmente apenas os universitários têm alguma relevância. Todos os restantes são vistos como "recurso profissional", existindo algum paralelismo, para muitos, com a falta de capacidades intelectuais, e um total desrespeito pela profissão. Basta ver a forma como os pais de hoje tratam os docentes quando são chamados à escola, porque os filho fez asneiras.

Para juntar à festa temos ainda os problemas de tradução/equivalência dos títulos "Medical Doctor - MD", "Doctor of Medicine" "Teacher of Medicina", "Fellowship", "PhD" e "Doctorate".

Respondendo +/- ao que já foi dito, concordo inteiramente com os títulos dentro de um contexto profissional formal. Isto é, se eu vou falar com um médico na posição de "utente" dirijo-me a ele como "Sr. Dr", assim como a um advogado, gerente de um banto, etc.

No entanto, no dia a dia, e principalmente entre colegas, chega a ser ridículo.

Tipos de liderança

Líder autoritário:

· a sua acção centra-se mais na realização de tarefas ou objectivos do que nos aspectos emocionais ou interpessoais da interacção grupal.

· Planifica as actividades do grupo definindo os objectivos e o caminho para os alcançar

· Não utiliza um critério objectivo na distribuição de recompensas, elogios, críticas

· Não participa na realização de tarefas do grupo

· Decide sozinho e só depois informa os restantes membros do grupo e distribui as tarefas

» grande produção mas pouca satisfação com o ambiente e dos membros que realizam as tarefas

Líder democrático:

· A sua acção, dando importância à realização dos objectivos pretendidos, valoriza também de modo assinalável os aspectos emocionais da interacção do grupo

· Define objectivos mas sugere ou aceita sugestões sobre os métodos para as alcançar

· Procura ouvir opiniões antes de decidir e acompanha de perto a realização das tarefas que os membros do grupo escolheram

· Discute os problemas com o grupo preferindo decisões colectivas e consensuais

· Procura ser objectivo na atribuição de recompensas e nas apreciações do trabalho realizado

»Produz menos, mas a criatividade é maior; ambiente satisfatório e gratificante

Líder permissivo:

· Deixa o grupo decidir quais os objectivos a alcançar e os métodos utilizados
· Prefere não se envolver nas decisões
· Confia na capacidade de auto-sugestão do grupo e envolve-se muito pouco nas actividades
· Evita avaliar o comportamento dos elementos do grupo

[;)]

1. The message you have entered is too short. Please lengthen your message to at least 6 characters.

Mas depois claro depende das situações imagine-se que se tem uma posição superior na empresa e de chefia e que os subordinados não têm respeito, ou que ganhando confiança perde-se o controlo sobre as coisas?
é tudo uma questão de gestão e não de arrogância isto claro a nível de gestão, agora ser tratado em casa por doutor ou eng.. ou mesmo no grupo de amigos é no mínimo ridículo.[;)]

O respeito e admiração conquistam-se, não se impõem. Seja de baixo para cima, ou de cima para baixo.

Pena é que muitos "gestores" tugas ainda não o tenham percebido...

Há muitos e bons estudos, livros e cursos sobre esse tema, não estás à espera que eu debite tudo o que sei sobre o tema aqui pois não?

Cada estilo de liderança (e há quem defenda vários) deve alicerçar-se naquilo que considera ser mais valias no ambiente onde opera, eu pessoalmente gosto sempre mais da pessoa que lidera pelo exemplo, que gera valor através da motivação e não do receio e que a proximidade com um colaborador não deve ser mal vista. Mas esse é o meu estilo.

só o facto de ocupar o cargo de director/gerente da empresa já lhe dá umlugar bem definido entre o resto dos trabalhadores, não é preciso chamar-lhe ouras coisas além do nome dele.
e senhor é bem mais giro que doutor [:p]

No grupo de empresas com que lido não trato ninguém por doutor ou engenheiro... apenas a nível académico trato as pessoas consoante o grau académico. Há algumas pessoas mais peneirentas (na sua maioria, mulheres, curiosamente) mas seguem a mesma linha de tratamento. Ninguém se chateia, e a maior parte são bem simpáticos e não ligam a isso.

O respeito e admiração conquistam-se, não se impõem. Seja de baixo para cima, ou de cima para baixo.

Pena é que muitos "gestores" tugas ainda não o tenham percebido...

aí entramos muito no campo da comunicação não verbal em que há pessoas por maior facilidade conseguem ganhar admiração e respeito através de pequenos gestos, dado que 80% da comunicação é feita desta forma, ou seja um bom dia dado a todos os colaboradores fica bem e sabe bem às pessoas, telefonar a perguntar se está tudo bem caso falte, etc. etc...
E neste campo um pequeno pormenor pode deitar esse respeito e admiração por terra.
[;)]
e sim de facto há muitos gestores que estão onde não deviam estar, mas uma coisa é certa todas as pessoas têm a capacidade de chefia têm é que a desenvolver, uma pessoa não nasce a andar, mas há quem comece aos 9 meses e outros aos 13 meses, e não quer dizer que mais tarde o bebé de 13 meses não ande melhor que o de 9 meses.

As pessoas não podem é ter palas. e limitarem a visão apenas ao seu mundo de comer o croissant às 10 da manhã e o seu café e às 11 ter reunião com o patrão da maior multinacional do país e esquecer-se das pessoas que trabalham para ele.[;)]

Não trato ninguem nem por Doutor, Professor, Engenheiro ou outro titulo qualquer.

As pessoas devem ser chamadas pelo seu nome.

Outra coisa que mete impressão são os deputados e ministros, a chamarem-se uns aos outros por doutor e engenheiro. E então nos debates antes das eleições, cada vez que um se dirige a outro, é "O Sr. Engenheiro", ou "O Sr. Dr"... Ainda são obrigados a saber se o gajo é Dr ou Engº. Não seria muito mais fácil chamarem uns aos outros por SR? Que raio de complexo de inferioridade :sh)

Conheço uma historia de um amigo meu que trabalhou no bar da AR e que uma vez um Sr Deputado o chamou á atenção com modos pouco educados, que tinha obrigatoriamente de se dirigir a ele como Sr. Deputado e não apenas por Senhor.
O meu amigo, já farto dele, respondeu-lhe então, que só o atendia se o tratasse por Sr. Barman [:D][:D][:D][:D]

O que é que vocês acham sobre esse titulo?

Eu pessoalmente sou contra de tratar as pessoas assim, acho que cria logo um buraco entre as pessoas, para mim é um bocado arrogante alguém introduzir-se como doutor não sei quê ou engenheiro não sei quantas.... não faz sentido e acho piada ao facto de haver pessoas que ficam muito ofendidas por não se lhes referirem pelo titulo.

Isto tudo porque recebi um e-mail que começava exactamente por Dr.ª, ora eu ainda nem sou licenciada, e já tenho direito a titulo lol foi a piada para o resto do dia. [:)]
O país continua a viver no "culto do doutor" e da mania que esse conceito envolve.

Aqui há alguns anos coloquei neste fórum (dois formatos antes do vBulletin) um tópico com esse título (O culto do doutor) onde abordava essa questão e de como a mania da ostentação faz com que o ser-se "doutor" seja mais "importante" do que muitas das pessoas que exigem esse tratamento.

No fundo é uma "patobravice" mais abrangente que leva à "forma de cá andar" de muitos de nós, às escolhas que fazemos, à mania de que apenas certas marcas é que são... e aos preconceitos sociais que as escolhas pessoais traduzem.

Nada de novo, portanto!

O doutoramento é um nível académico ao qual só têm direito os que o alcançam. Ponto.

Back