Bluebelt
New member
Mas lá está, isso são meras convenções, e valem o que valem. O problema quanto a mim não está aí, acho que é uma questão falsa que desvia as atenções do que realmente interessa. E o que realmente interessa é que em Portugal dá-se demasiado valor ao culto do título. O que remete para um dos nossos defeitos, que consiste na aceitação tácita de uma estratificação social apriorística, que assume a existência de graus hierárquicos onde eles não têm necessariamente que existir. É uma tradição de deferência bacoca e bafienta, um "põe-te no teu lugar", que por cá temos há séculos, foi aprofundada nos tempos da ditadura e nunca mais desapareceu.
Basicamente os Doutores de hoje são os Nobres de "ontem", a inexistência de um titulo que distinga a pessoa de entre as de mais como acontecia com os títulos nobiliárquicos levas as pessoas a acharem que o facto de alguém ter perdido mais uns tempos a estudar é especial e melhor que as outras ao ponto de ser tratado de forma diferente, acho que quanto mais uma pessoa sabe mais humilde deve ser, vergar-se ao facto de saber que o que sabe não é nem metade do conhecimento que existe na sua área e no mundo e que ainda tem muito que aprender.
Como foi referido ali mais acima do amigo que entra no banco vestido de uma forma totalmente descontraida, e levanta atenções pela forma como é tratado. Também levanta a imagem do que se espera que uma pessoa com formação superior...
Além de ser doutor tem de vestir marcas super caras e andar sempre bem vestido e penteado.
Conheço um arqueologo que é tratado por doutor na câmara municipal, e as pessoas com quem trabalha não conseguem compreender o porquê de ele ter estudos superiores e andar 70% do ano metido em lama e pó.
Confusão de ideias mas tudo problemas ligados ao "estatuto de doutor"