Sr. Doutor

Mas lá está, isso são meras convenções, e valem o que valem. O problema quanto a mim não está aí, acho que é uma questão falsa que desvia as atenções do que realmente interessa. E o que realmente interessa é que em Portugal dá-se demasiado valor ao culto do título. O que remete para um dos nossos defeitos, que consiste na aceitação tácita de uma estratificação social apriorística, que assume a existência de graus hierárquicos onde eles não têm necessariamente que existir. É uma tradição de deferência bacoca e bafienta, um "põe-te no teu lugar", que por cá temos há séculos, foi aprofundada nos tempos da ditadura e nunca mais desapareceu.

Basicamente os Doutores de hoje são os Nobres de "ontem", a inexistência de um titulo que distinga a pessoa de entre as de mais como acontecia com os títulos nobiliárquicos levas as pessoas a acharem que o facto de alguém ter perdido mais uns tempos a estudar é especial e melhor que as outras ao ponto de ser tratado de forma diferente, acho que quanto mais uma pessoa sabe mais humilde deve ser, vergar-se ao facto de saber que o que sabe não é nem metade do conhecimento que existe na sua área e no mundo e que ainda tem muito que aprender.

Como foi referido ali mais acima do amigo que entra no banco vestido de uma forma totalmente descontraida, e levanta atenções pela forma como é tratado. Também levanta a imagem do que se espera que uma pessoa com formação superior...
Além de ser doutor tem de vestir marcas super caras e andar sempre bem vestido e penteado.
Conheço um arqueologo que é tratado por doutor na câmara municipal, e as pessoas com quem trabalha não conseguem compreender o porquê de ele ter estudos superiores e andar 70% do ano metido em lama e pó.
Confusão de ideias mas tudo problemas ligados ao "estatuto de doutor"

Passamos a fronteira e ali ao lado quando contamos que cá se tratam assim, dão umas boas gargalhadas... Mentalidade atrasada a nossa. Aqui onde estou é quase tudo dr, para aqui, dr. para ali... E a maior parte nem curso tem... O Afonso Henriques bem podia ter ficado quieto.

A única vez que isso me aconteceu e tratei alguém por senhor e me responderam "senhor não, Doutor", na primeira oportunidade devolvi-lhe, Rasec não, "Senhor Doutor", olhou-me de forma fulminante... mas foi remédio santo!

É daquelas patacadas que só num paísinho como Portugal é que faz sentido... falo com o CEO e VPs da empresa onde estou e trato-os a todos pelo primeiro nome... mentalidades.

Trato o administrador da empresa por tu. [:p]

E vai sendo cada vez mais frequente, este tipo de situações vão sendo mais frequentes entre a "velha guarda", função pública e empresas mais tradicionais.

Colegas meus já tiveram reuniões hilariantes na função pública tal é a quatidade de vezes que é referido "doutor" e "doutora". Aquela malta não muda. [:D]

Eu é ao contrário!
Tenho uma vizinha, já de idade, que insiste em tratar-me por Doutor.
Já lhe disse que não gosto e que também não a trato por senhora alfaiate!

Ela insiste... enfim!!

Essa dos médicos serem os únicos Doutores mete-me alguma impressão!
Ser tradição não é razão...
Agora, com Bolonha, quanto muito podem exigir ser tratados por Mestres!

Onde trabalho também é tudo varrido a "tu".

No outro dia recebi um telefonema da CGD, uma senhora pretendia fazer algumas questões por 2 minutos. Uma delas, era a minha profissão, formação académica e se desejava adoptar algum título...dispensei que aparecesse algum título porque me é indiferente e não quero trazer uma espécie de tabuleta a dizer que sou licenciada porque isso só interessa para os fins necessários.

Se as coisas estão assim (do sr dr para aqui e para acolá) é porque há muitas pessoas que tomam a posição contrária.

Este tópico é repost, logo vou repostar a minha resposta ao tópico anterior:

Vamos lá esclarecer uma coisa:

Os títulos académicos existem oficialmente
.
São atribuidos somente a quem tem formação superior, não tendo titulos oficiais quem tem somente a escolaridade até ao 12º inclusive.

São 4 os graus académicos existentes:
-Bacharelato
-Licenciatura
-Mestrado
-Doutoramento
-(agregado)

A estes graus académicos correspondem os TÍTULOS ACADÉMICOS OFICIAIS:

Bacharel
Licenciado(a)
Mestre
Doutor(a)
(Agregado(a))

Estes títulos são usados oficialmente.
São para ser usados e devem ser usados... MAS única e exclusivamente no contexto devido, e não seguramente no dia a dia entre pessoas fora do contexto profissional respectivo.

Por habito/erro/abuso de linguagem, a quem tem uma licenciatura tratam por Doutor, e escrevem Dr. . Aos verdadeiros doutores (doutorados), escrevem doutor por extenso, e tratam por prof.doutor, quando muitas vezes não são professores do superior.

Isto não é um exclusivo português, mas sim um costume latino, e em Itália é igual, em Espanha tratam um licenciado por licenciado e não por doutor.

Mas efectivamente e oficialmente HÁ títulos académicos honoríficos, correspondentes ao grau académico respectivo.

Uma coisa é o titulo/grau académico e as competências a ele associado, outra é o uso do titulo no dia a dia...

Pessoalmente acho ridículo em situações não profissionais /académicas fazer o uso do titulo..

O titulo é atribuído e para ser usado em contexto adequado, academicamente e se se justificar profissionalmente ..

O uso desadequado do titulo ( que é o mesmo que dizer, quase sempre em todas as situações do dia a dia) é um sinal um pouco saloio e mesquinho, e característica pouco abonatória para a pessoa..

Uma coisa é ter orgulho no seu grau, baseado no seu mérito e esforço para ser obtido, outra é vaidade e exibição do mesmo..

Passamos a fronteira e ali ao lado quando contamos que cá se tratam assim, dão umas boas gargalhadas... Mentalidade atrasada a nossa. Aqui onde estou é quase tudo dr, para aqui, dr. para ali... E a maior parte nem curso tem... O Afonso Henriques bem podia ter ficado quieto.

mas em espanha é uma falta de educação tremenda...tem algum jeito chegar a um hotel de 5* e ser tratado por tu??
se ainda fosse ali na residencial estrela ainda se compreendia mas hotel de 5* não.
O estatuto em certos casos faz sentido, mas por exemplo não faz sentido um eng tratar um eng, por engenheiro, ou um doutor por doutor,
PS. quem tem doutoramento é doutor... médico? é doutor.

Mas depois claro depende das situações imagine-se que se tem uma posição superior na empresa e de chefia e que os subordinados não têm respeito, ou que ganhando confiança perde-se o controlo sobre as coisas?
é tudo uma questão de gestão e não de arrogância isto claro a nível de gestão, agora ser tratado em casa por doutor ou eng.. ou mesmo no grupo de amigos é no mínimo ridículo.[;)]

mas em espanha é uma falta de educação tremenda...tem algum jeito chegar a um hotel de 5* e ser tratado por tu??
se ainda fosse ali na residencial estrela ainda se compreendia mas hotel de 5* não.
O estatuto em certos casos faz sentido, mas por exemplo não faz sentido um eng tratar um eng, por engenheiro, ou um doutor por doutor,
PS. quem tem doutoramento é doutor... médico? é doutor.

Mas depois claro depende das situações imagine-se que se tem uma posição superior na empresa e de chefia e que os subordinados não têm respeito, ou que ganhando confiança perde-se o controlo sobre as coisas?
é tudo uma questão de gestão e não de arrogância isto claro a nível de gestão, agora ser tratado em casa por doutor ou eng.. ou mesmo no grupo de amigos é no mínimo ridículo.[;)]

Muitas vezes quem nos trata por eng. ou dr. nestes casos está a ter menos respeito do que quem nos trata por tu.

Respeito está muito longe de tratar a pessoas pelo nome ou por dr., eng, etc.

Sinceramente acho que é mais uma questão enraizada na nossa cultura do que outra coisa.

O ano passado tive alunos de diversas nacionalidades, e dois deles que tinham chegado de Marrocos há poucos anos tratavam-me sempre por tu. Sempre com o maior respeito, mas percebia-se perfeitamente que na língua deles tratavam todos por tu.

Já outros que me chamavam sempre por professor, eram bem mal educados... [8b]

Sinceramente acho que é mais uma questão enraizada na nossa cultura do que outra coisa.

O ano passado tive alunos de diversas nacionalidades, e dois deles que tinham chegado de Marrocos há poucos anos tratavam-me sempre por tu. Sempre com o maior respeito, mas percebia-se perfeitamente que na língua deles tratavam todos por tu.

Já outros que me chamavam sempre por professor, eram bem mal educados... [8b]

hmmm... estas a dar aulas?

abraço

Muitas vezes quem nos trata por eng. ou dr. nestes casos está a ter menos respeito do que quem nos trata por tu.

Respeito está muito longe de tratar a pessoas pelo nome ou por dr., eng, etc.

mas isso é óbvio, mas por vezes estar a dirigir certos grupos é complicado, imagine-se um eng. civil na obra, quando os trabalhadores começam a tratar por tu a torto e a direito e deixam de fazer o trabalho e começam a beber umas minis, só porque estão à vontade?

claro que não significa que não trabalhem só porque se trata por tu mas é muito mais fácil de gerir a obra quando se tem uma certa distância emocional, e psicológica dos trabalhadores, consegue-se trabalhar melhor, mas é claro há obras e obras e trabalhadores e trabalhadores.[;)]

Parece-me que tens muito pouca experiência a este nível... isso que falas é gestão à antiga Portuguesa [;)]

O líder que se faz valer da sua posição hierárquica ou do seu título académico para ter respeito das suas "tropas" é um chefe (nota a diferença entre termos) a caminho do insucesso e da desmotivação das sua equipa.

Parece-me que tens muito pouca experiência a este nível... isso que falas é gestão à antiga Portuguesa [;)]

O líder que se faz valer da sua posição hierárquica ou do seu título académico para ter respeito das suas "tropas" é um chefe (nota a diferença entre termos) a caminho do insucesso e da desmotivação das sua equipa.

true..[;)]
mas há trabalhos e trabalhos, onde a vertente de liberdade e à vontade para trabalhar é diferente, e é diferente um grupo de engenheiros, de médicos ou advogados que têm um trabalho intelectual e têm conhecimentos iguais ou mesmo superiores aos do chefe ou líder do grupo onde o seu objectivo é de desenvolvimento de produto ou de criação de soluções,

e assim podemos também estar perante um grupo de funcionários que trabalham num centro de cópias dessa mesma empresa em que o único trabalho é tirar fotocópias e entrega-las a horas às pessoas neste caso a única função é operacional e não de desenvolvimento de produto ou de projectos e tendo que ter um controlo mais rigoroso e mais regular.
No segundo caso, se houver um à vontade e pouco controlo poderemos deixar o departamento que serve de apoio à principal, actividade desenvolvimento de produtos, parar devido ao pouco controlo, e este controlo depende sempre das pessoas que trabalham lá, e se temos pessoas que não conseguem cumprir o trabalho e ganham proximidade e depois deixam o trabalho por fazer é preferível não ter proximidade.
tem sempre muitos pontos em questão.[;)]

Passamos a fronteira e ali ao lado quando contamos que cá se tratam assim, dão umas boas gargalhadas... .

Quem pouco viajou sobretudo em ambiente empresarial ou de negócios pode por vezes pensar que nós os portugueses somos provincianos e antiquados nessa história dos títulos.

Nada de mais errado.

Existem países altamente desenvolvidos em que se usam os títulos como aqui. Por exemplo na Alemanha os engenheiros assinam como engenheiros e os doutores idem. e diz-se atéDr. tal tal a tipos licenciados.

É apenas uma questão cultural que não é exclusivamente nossa e que existe em todo o mundo.

Os media, quando estão em entrevistas tratam advogados por Dr., mas quando entrevistam o Mourinho, é ... Mourinho, afinal ele é Doutor (penso eu).

Um primo é engenheiro de rolhas (lool) e muitos dos familiares até o tratam por eng.

Isso do Mourinho é verdade, ele é licenciado em Educação Física e Doutor honoris causa na mesma área e ninguém o trata por Dr., porque será?

Quem pouco viajou sobretudo em ambiente empresarial ou de negócios pode por vezes pensar que nós os portugueses somos provincianos e antiquados nessa história dos títulos.

Nada de mais errado.

Existem países altamente desenvolvidos em que se usam os títulos como aqui. Por exemplo na Alemanha os engenheiros assinam como engenheiros e os doutores idem. e diz-se atéDr. tal tal a tipos licenciados.

É apenas uma questão cultural que não é exclusivamente nossa e que existe em todo o mundo.

Então porque é que em multinacionais alemãs a trabalhar em Portugal ninguém usa os títulos com ninguém? :confused:

Back