Sr. Doutor

Eu faço a minha parte para acabar com isso. Peço para acabarem com esse formalismo, e vou relembrando a pessoa até que ela o faça.

Cheguei a estar numa almoçarada de amigos com pessoas mais velhas, e tratarem-me a mim e a um professor meu por Srs. Drs. Avisámos a pessoa 2 vezes, à 3ª ameaçámos sair da mesa... [:D].

Eu acho que nem 8 nem 80.

A nível profissional e no exercer de funções acho correcto que se trate uma pessoa por Dr. ou Eng.. Se o são porque raio não devem ser assim tratados? por vezes é também o complexo de inferioridade de alguns a falar mais alto e sentirem-se incomodados por terem que dizer tais palavras (e eu conheço duas ou três pessoas assim), do que outra coisa.

Mas fora isso, fora de alguns condicionalismos profissionais da "hora de expediente" já não vejo razão para tal, senão caí-se no ridículo a que se chegou actualmente.
É como a "obrigatoriedade" de usar gravata. Felizmente que em muitos sítios já se adoptou o casual day à sexta-feira, o que torna as coisas muito mais leves e "frescas".

De uma forma geral, acho que por respeito se devia utilizar o último nome em situações hierárquicas bem demarcadas, mas sei de empresas onde o uso do sr. engenheiro é incentivado, muitas vezes porque o engenheiro é mais novo que a equipa de técnicos ou "assistentes operacionais"[:D] de que dispõe e é preciso marcar posição também dessa forma (é, aliás, incentivado a isso pelos colegas mais velhos).

De resto, com a facilidade que um zé ninguém tem que lhe chamem Doutor lá porque tirou um cursuzeco com equivalência ao 12º é tanta que ser "doutor" já não é nada...

Penso que uma têndencia para se deixar de utilizar títulos no tratamento das pessoas.

Já há muitos anos que a generalidade das multinacionais, principalmente as de origem americana incentivam o tratamento por "tu" internamente.

Estas coisas demoram a mudar, provavelmente demoram gerações.

No outro extremo, é importante manter o respeito e a cordialidade no trato o que me dá a ideia de que se está a perder.

Se por um lado acho bem que haja menos formalismos e salamaleques, acho que a educação e o respeito são muito importantes, nomeadamente quando nos dirigimos aos mais velhos.

Nao incentivam, obrigam ao tratamento entre todos por tu!

Comigo funciona da seguinte maneira...

Malta mais nova, é tu cá, tu lá. Malta mais velha, uso o você, Sr ou Sra.

O famoso Doutor, uso normalmente apenas quando falo com médicos.

Claro que nos exemplos que dei, haverá sempre excepções.

Eu não gosto que me tratem por tu quando não me conhecem de lado nenhum: uma coisa são pessoas em quem tenho confiança e outras que tem confiança comigo, outra coisa é tipos que me entram aqui pela porta e nunca me viram e o fazem por livre e espontanea vontade.

Eu não gosto que me tratem por tu quando não me conhecem de lado nenhum: uma coisa são pessoas em quem tenho confiança e outras que tem confiança comigo, outra coisa é tipos que me entram aqui pela porta e nunca me viram e o fazem por livre e espontanea vontade.

Isso acho que já roça a má educação.

Por norma trato todos pela 3ª pessoa (à excepção de crianças) e só passo para o tratamento informal por tu se a convivência ou a pessoa mo permitirem.

Isso também fez-me muita confusão quando cá cheguei...
No Brasil há 3 tipos de tratamento:
Tu ou Você - depende da região mas é igualmente informal
Sr(a) - pelo respeito à idade ou ascendência
Dr(a) - médicos, advogados e raríssimos doutorados que fazem questão

Com o tempo habitua-se mas nunca deixa de parecer inútil e frio. Num emprego anterior estive quase 3 anos e meu director fazia questão de tratar-me e ser tratado por você... criou-se uma distância que além de incómoda, atrapalhava muitas vezes a relação laboral.

Onde estou agora, a primeira pergunta na primeira entrevista foi "posso tratá-lo por tu?" :D

Mesmo que sejam pessoas mais velhas.

A isso chama-se má educação, também não gosto nada tendo em conta a minha actual idade. Se ainda fosse 1 puto, aí a coisa seria diferente.

Eu acho que nem 8 nem 80.

A nível profissional e no exercer de funções acho correcto que se trate uma pessoa por Dr. ou Eng.. Se o são porque raio não devem ser assim tratados? por vezes é também o complexo de inferioridade de alguns a falar mais alto e sentirem-se incomodados por terem que dizer tais palavras (e eu conheço duas ou três pessoas assim), do que outra coisa.

Também conheço alguns assim. [;)]

Última edição:
Eu não gosto de ser tratado por Sr. ou Engº e prefiro ser tratado por tu, mesmo por desconhecidos. Já não sou puto mas estou longe de me sentir velho :>

Acho que o respeito não está directamente associado ao pronome de tratamento.

E os amigos do meu irmão (19 anos), tratam-me (25 anos) por "você" e por "Sr." [:D]

É dificil fazer-lhes entender que sou pouco mais velho que eles...

Diria que tem muito a ver com o ambiente profissional em que estamos inseridos. Por exemplo, na política é muito raro as pessoas não gostarem (ou fazer questão) que os tratem por exmos. srs. drs. etc e tal demonstrando de certa forma o seu peso hierárquico aos restantes (ou porque simplesmente gostam da vassalagem), chamem-lhe marcação do território ou simplesmente complexo de inferioridade/superioridade.

Noutras áreas, opta-se pela palavra "colega" e não dr. nas comunicações pessoais e profissionais.
Já passei em locais em que o tratamento exigido era claramente informal desde que não estivesse ninguém exterior à empresa e nesse caso, recorria-se ao "dr."

Concordo que este excesso de formalismos não nos traz grandes vantagens. Prefiro o pragmatismo do "tu cá tu lá" mas o fundamental é o respeito e por vezes as pessoas misturam as coisas daí que talvez recorram aos títulos para manter a distância. :confused:

Cpts e Viagens Seguras[;)].

Então quando vais comprar caramelos ao outro lado da fronteira estas feito ao bife.

E os amigos do meu irmão (19 anos), tratam-me (25 anos) por "você" e por "Sr." [:D]

É dificil fazer-lhes entender que sou pouco mais velho que eles...

Eu trato sempre por "você" a não ser que seja um adolescente ou uma criança. Sempre fui educado assim e, mesmo sendo essa pessoa jovem, até me ser permitido por essa mesma o tratar "por tu", trato sempre por "você".

Acho que os amigos do teu irmão fazem muito bem, só prova que foram bem educados, coisa cada vez menos habitual nos dias de hoje nas crianças/jovens.

Última edição:
Pelo que tenho lido parece que há mais de 1500 doutorados por ano ou seja até para varrer vai ser necessário ter doutoramento obrigatório depois da escolaridade obrigatória ser até ao 12º ano.

Voltar
Superior