Sr. Doutor

Eu trato sempre por "você" a não ser que seja um adolescente ou uma criança. Sempre educado assim e, mesmo sendo essa pessoa jovem, até me ser permitido por essa mesma o tratar "por tu", trato sempre por "você".

Acho que os amigos do teu irmão fazem muito bem, só prova que foram bem educados, coisa cada vez menos habitual nos dias de hoje nas crianças/jovens.

O que é que isso tem a ver com boa educação? Podem-te tratar por você e insultarem-te... não vamos por aí.

Estou há quase 6 meses a viver em Madrid e nada me dá mais gozo do que tratar toda a gente por tu... desde o meu patrão ao taxista. E não sou mal educado por isso. :)

Eu não uso o Sr.Doutor para os médicos...uso o Sr. Ponto. A menos que saiba que são doutorados. E já tive um que uma vez teve a lata de, numa consulta geral do SNS, perguntar porque não usava o doutor...lá lhe causou alguma confusão...eu respondi-lhe, pelo mesmo motivo que ele não me tratava por patrão, já que era eu que lhe pagava o salário...já se está a ver o silêncio incómodo até ao fim da consulta...

A partir desse dia admito que fiquei com um bocado de "pó" a chamar doutor a médicos não doutorados...

Não uso o você porque acho "pouco elegante"...mas "o sr./ a sra." é usual e acho que educado.

O que é que isso tem a ver com boa educação? Podem-te tratar por você e insultarem-te... não vamos por aí.

Estou há quase 6 meses a viver em Madrid e nada me dá mais gozo do que tratar toda a gente por tu... desde o meu patrão ao taxista. E não sou mal educado por isso. :)

São opiniões, eu não disse que me sentia ofendido, disse que não gostava até terem confiança comigo para o efeito. Em Espanha não existe, tanto quanto sei gramaticamente, a opção de tratar por "tu" ou por "você" por isso....é sempre da mesma maneira.

Por acaso conheço uma historia que envolve o chamar as pessoas ou não pelo seu titulo e também políticos.

Um amigo meu que trabalhou no bar da AR uma vez perguntou a um deputado educadamente o que era que ele desejava, ao que ele respondeu "Quando falar comigo trate-me por Sr Deputado"

Logo em seguida o Sr Deputado levou a merecida resposta do meu amigo: " O Sr quando quiser alguma coisa trate-me por Sr Barman" [:D][:D][:D]

São opiniões, eu não disse que me sentia ofendido, disse que não gostava até terem confiança comigo para o efeito. Em Espanha não existe, tanto quanto sei gramaticamente, a opção de tratar por "tu" ou por "você" por isso....é sempre da mesma maneira.

se bem me lembro das aulas de espanhol, Tu é tratamento informal e Usted tratamento formal...

Acho que está enraizado na nossa sociedade, o tratamento com a devida venerância, desde os tempos do médico de aldeia, João Semana.

O que noto é que, por exemplo, os médicos de outros países que vem para cá trabalhar como de Espanha ou Brasil é tudo corrido a "tu cá, tu lá" e não é por isso que o relacionamento profissional ou respeito fica comprometido.

Quem não me conhece e se é um relacionamento profissional, prefiro o recato e distanciamento da 3ª pessoa quer ao abordarem-me quer ao abordar os outros. Mas tb já tive doentes que me corrigiram dizendo "senhor não..doutor!". E eu, como é evidente, respeito. Alías quando me apresento a um utente começo geralmente pelo "como é que gosta que o trate?" desde que não me respondam "amordaçado e chame-me Bobbi...", por mim, tudo bem.[:D]

Sou, por norma, contra a utilização de graus académicos no tratamento das pessoas.
Para mim, um polícia é Sr., como o é o carpinteiro ou o jardineiro que vem cá a casa. Ou seja, parece-me correcto ir à escola e tratar o docente por Sr. Professor ou o Guarda que me faz uma operação STOP por Sr. Guarda.
Nas empresas acho que quem tem um cargo de chefia deve ser tratado por esse cargo ou pelo nome. Por exemplo: Sr. Director ou Sr. Fulano.
Com os médicos ainda condescendo o uso do Dr. apesar de o serem tanto como o Enfermeiro. Para mim deviam ser Sr. Médico e Sr. Enfermeiro.
Aliás, esta paranóia dos títulos é tal que um médico com Doutoramento é Professor e os outros Dr!

De resto, trato todos por Sr. a não ser malta que me pareça nova e que o tratamento por Sr. ou Sra. me pareça desajustado.

Mas, o que acho mais estúpido é o tratamento por colega, mesmo quando se conhece bem a pessoa. Do género: "Colega, atende este Senhor." ou "O meu colega é que trata desses assuntos..." Na minha terra sabe-se bem quem são as "colegas"...

Eu trato sempre por "você" a não ser que seja um adolescente ou uma criança. Sempre educado assim e, mesmo sendo essa pessoa jovem, até me ser permitido por essa mesma o tratar "por tu", trato sempre por "você".

Acho que os amigos do teu irmão fazem muito bem, só prova que foram bem educados, coisa cada vez menos habitual nos dias de hoje nas crianças/jovens.

Mesmo depois de eu insistir no tratamento por tu?

Obviamente que o primeiro tratamento deve ser por você, por uma questão de respeito (e isto não tem a ver com idades). Mas após a minha insistência, alguns continuam.

Tenho também o caso de uma miuda que estudou comigo na secundária, que me tratou por Dr. [8b]

Eu não uso o Sr.Doutor para os médicos...uso o Sr. Ponto. A menos que saiba que são doutorados. E já tive um que uma vez teve a lata de, numa consulta geral do SNS, perguntar porque não usava o doutor...lá lhe causou alguma confusão...eu respondi-lhe, pelo mesmo motivo que ele não me tratava por patrão, já que era eu que lhe pagava o salário...já se está a ver o silêncio incómodo até ao fim da consulta...

A partir desse dia admito que fiquei com um bocado de "pó" a chamar doutor a médicos não doutorados...

Não uso o você porque acho "pouco elegante"...mas "o sr./ a sra." é usual e acho que educado.

Eh pá, ainda nao tinha visto esse argumento...hoje!
Vê lá se começas a pagar mais que eu já merecia ser aumentado![:D]

Eu não gosto que me tratem por tu quando não me conhecem de lado nenhum: uma coisa são pessoas em quem tenho confiança e outras que tem confiança comigo, outra coisa é tipos que me entram aqui pela porta e nunca me viram e o fazem por livre e espontanea vontade.
Também não admito o tratamento por tu quando não me conhecem. Normalmente uso o Sr./Sra. com estranhos e o tu com pessoas próximas. Recorro muito ao tratamento pelo nome para evitar o tratamento por "você" que também me desagrada.

Última edição:
O pior de todos é o jovem!
Embora me massage o ego porque já começa a ser exagerado a denominação.
Quando me tratam por "jovem" não sei porquê mas acho que é um termo menos agradável.

Em relação ao tratamento por "tu" das "multinacionais".

Ora...como é a 2ª pessoa do plural em inglês?

Isso quer dizer que estejam a tratar por vós? Não. Exactamente como não quer dizer existe maior proximidade/intimidade/à vontade, logo à partida, veja-se o "tu à portuguesa".

O "significado do you" depende bastante da sintaxe e tanto pode revelar proximidade como a maior das distâncias gélidas anglo-saxónicas [:D]

Tratar pelo primeiro nome, isso sim, tem o significado que vocês estão a atribuir ao "you".

O pior de todos é o jovem!
Embora me massage o ego porque já começa a ser exagerado a denominação.
Quando me tratam por "jovem" não sei porquê mas acho que é um termo menos agradável.

[:D] Verdade... apesar de poder ser uma lisonja, acaba por ter uma conotação paternalista e condescendente em demasia.

Mal por mal prefiro o "menina". [:D]

Eu não uso o Sr.Doutor para os médicos...uso o Sr. Ponto.
Gostei de saber que não sou só eu que fujo ao Dr. mesmo no caso de médicos.

Piada teve a minha mulher que resolveu tratar por tu um médico do SNS que antes deu início à consulta tratando-a por tu. O homem à primeira até abanou mas depois o tratamento por tu acabou mesmo por prevalecer. [:D]

Existe sim! ;)

"Usted" usa-se normalmente no contacto com o cliente. Mas se abres um sorriso à pessoa que te está a atender o normal é mudaram logo para o "tu".

Deixo outro exemplo... no ano passado experimentei ser professor a alunos do 6º ano. Tinha dois marroquinos que não estavam há muito tempo em Portugal e tratavam-me sempre por tu. Eram dos miúdos mais impecáveis que tive como alunos. Havia muitos que me tratavam por Sr. Professor que eram uns mal educadões de primeira.

Aqui agora trato o meu patrão pelo diminutivo do nome dele: Paco! lol Em Portugal era impensável tratar um patrão por Toni ou Quim! ahahah

Voltar
Superior